Municípios geridos por Sheila Lemos e Miguel Coelho tiveram, juntos, saldo de 13,7 mil vagas de trabalho e ficaram à frente de todas as capitais brasileiras

Leia em: < 1 minuto

As gestões democratas de Vitória da Conquista, Bahia, e Petrolina, Pernambuco, estão entre as 10 cidades com população superior a 200 mil habitantes que mais geraram, percentualmente, vagas de emprego em 2021. Os municípios nordestinos cresceram 11,27% e 10,70%, respectivamente, na comparação com o ano anterior. O ranking foi publicado pelo Estadão, com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da ferramenta Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Em quinto lugar, Vitória da Conquista, gerida pela prefeita Sheila Lemos, teve saldo de 6.929 oportunidades de trabalho, levando em conta contratações e demissões. Já Petrolina, comandada pelo prefeito Miguel Coelho, ocupa a oitava posição, com saldo de 6.800 vagas. São as únicas cidades da região Nordeste que figuram no top 10.

Segundo Coelho, o resultado é um indicativo de como a localidade tem avançado nos últimos anos. “Petrolina ficou à frente de todas as capitais do país. Mostra que a cidade está no caminho certo, sabendo que temos muito a avançar. É a prova de que a boa política, com gestão, trabalho e transformação também pode ser feita em Pernambuco. Quem sabe, no próximo ano, podemos ser o estado que mais vai gerar emprego no Brasil”, apontou.

Alex da Piatã é colega de partido do senador Otto Alencar e afirma ter conversado com ele sobre eleições de outubro

Leia em: < 1 minuto

O deputado estadual pelo PSD e presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Regional da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), Alex da Piatã, usou as redes sociais para confirmar a candidatura do senador Otto Alencar (PSD) à reeleição.

De acordo com o parlamentar, ele conversou com Alencar e não há dúvidas sobre as eleições de outubro: “Conversei muito com o senador ontem à noite e não existe plano B. Dr. Otto é candidato ao Senado. A Bahia e o Brasil querem o nosso senador nos representando por mais oito anos. Rumo à Vitória”.

Desde a semana passada, são muitas as especulações sobre a formação da chapa majoritária na Bahia. Estava tudo mais ou menos certo, mas uma reunião realizada em São Paulo na presença do ex-presidente Lula (PT) colocou tudo em xeque. Até março, muita água vai passar debaixo dessa ponte!

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

REVIRAVOLTA❗ Empresário Alipinho e Adriano Meireles deixam PMN e migram para o Solidariedade mirando eleições de outubro; nova estratégia envolve ACM Neto, Luciano Araújo e Pancadinha

//

Leia em: < 1 minuto

Ontem (23.fevereiro), o presidente do PCdoB de Itabuna, Wenceslau Júnior., perdeu o irmão, Ronaldo Augusto, em um acidente de trânsito. Nas redes sociais, Wenceslau agradeceu as mensagens de carinho recebidas nesse momento de dor e disse que o irmão “estava no melhor momento pessoal e profissional”.

A vereadora de Itabuna pelo PCdoB, Wilmaci Oliveira, fez uma breve declaração de apoio ao colega de partido na sessão da Câmara: “Quero expressar a minha solidariedade ao presidente do partido, que perdeu o irmão hoje em um acidente de carro. Quero externar a nossa solidariedade ao camarada Wenceslau. Força, camarada!”.

Deputados alegam que chegada da variante Ômicron piorou situação da pandemia

Leia em: < 1 minuto

Em sessão extraordinária realizada terça (22.fevereiro), a Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia) aprovou a renovação do reconhecimento do estado de calamidade pública em 40 cidades devido à pandemia da Covid-19. Os projetos de decreto legislativo foram apresentados pelos parlamentares e têm validade até o dia 30 de junho com efeito retroativo a janeiro.

De acordo com a justificativa apresentada pela mesa diretora, apesar dos esforços do governo do estado e dos gestores municipais para atenuar os efeitos da pandemia, a situação voltou a ficar grave com a chegada da variante Ômicron no Brasil.

A lista com os nomes dos 40 municípios contemplados com a renovação pode ser consultada no site da Alba.

"Quando esse povo perder a cabeça e começar a colocar fogo em transporte coletivo, vão procurar essa Casa para fazer novo contrato e eu fico contra", declara vereador Ronaldão sobre más condições dos ônibus de Itabuna

Leia em: 2 minutos

O vereador Ronaldão (PL) relatou, em sessão ordinária na Câmara de Itabuna hoje (23.fevereiro), que tem recebido denúncias da população sobre as péssimas condições do transporte coletivo que circula na cidade. Segundo o veterano, já existe tempo suficiente para que o serviço ofertado tivesse melhorado, no entanto, após um ano, isso não aconteceu.

Ainda de acordo com Ronaldão, a acessibilidade também não é o ponto forte dos ônibus da Atlântico Transportes: 📌 “Estou aqui para falar sobre as denúncias que têm chegado a essa Casa. Entendo a luta desta Casa e a luta do senhor prefeito para governar a cidade e sei que já tive a oportunidade de citar, em outros momentos, que o transporte coletivo no Brasil quebrou. O aplicativo chegou e o transporte quebrou. Mas, Itabuna necessitava de transporte naquele momento porque 11 meses sem transporte e a ideia era trazer o transporte de emergência, uma emergência que está completando 12 meses. As pessoas que, hoje, vieram até esta Casa para fazer a reclamação, fazem uso do transporte, mas aquele que tem o elevador e esse elevador está quebrado. A empresa não tem outro transporte para colocar para circular na cidade”.

Ronaldão ressaltou que é preciso atender as demandas da comunidade porque o povo pode se revoltar contra os agentes públicos: 📌 “São 12 meses das pessoas sofrendo e chamando a atenção dos vereadores. Os vereadores, hoje, não têm condição de circular pelos bairros da cidade ou não sabem que estamos aí há 2 anos com essa pandemia, mas as pessoas estão procurando os senhores também. Quando esse povo perder a cabeça e começar a colocar fogo em transporte coletivo em Itabuna, vão procurar essa Casa para fazer novo contrato e eu fico contra. Eu vou ficar contra porque 12 meses já tem condição de ter quantidade de transporte de ônibus circulando na cidade. Em alguns bairros, o transporte não chega e não tem resposta”.

Para Ronaldão, há pessoas no governo que não estão preocupadas com a cidade: 📌 “Eu sou um rolo compressor. Eu estou chamando a atenção do transporte, mas tem outras secretarias para chamar a atenção e que não estão ajudando o prefeito. Tem outras secretarias que não querem nada com Itabuna e o transporte está tapando buraco não sei de quem”.

DÊ PLAY E ASSISTA O DISCURSO ⤵️

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

QUEM LEVA❓ Nova mesa diretora da Câmara de Itabuna: Erasmo Ávila vs Solon Pinheiro

Chefe da quadrilha e outras cinco pessoas foram presas; outros quatro integrantes do grupo são considerados foragidos

Leia em: 1 minuto

Na manhã de hoje, a Polícia Civil deflagrou a Operação Thêmis no município de Iguaí, no sudoeste baiano, com o objetivo de cumprir dez mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão. Segundo a polícia, as investigações apontaram que os nove suspeitos eram chefiados por uma traficante que criou e instituiu o “tribunal do crime” para torturar inimigos e usuários de drogas, além de ordenar mortes e torturar pessoas.

Ainda de acordo com a polícia, uma dessas sessões de tortura foi filmada pelo grupo criminoso e divulgada amplamente nas redes sociais. As imagens chocantes mostram a vítima amarrada e levando uma surra com fios elétricos em uma localidade conhecida como “caixa d’água”, no Bairro Novo.

A polícia informou, também, que a quadrilha é envolvida diretamente no tráfico de drogas, roubos, porte de arma de fogo e há indícios que tenham ordenado um homicídio, além de envolvimento na explosão de uma agência bancária da cidade ocorrida em dezembro do ano passado.

Entre os presos durante a operação, estão a chefe da quadrilha e outras cinco pessoas, mas os outros quatro integrantes não foram localizados e são considerados foragidos da justiça. Armas, munições, drogas, balanças de precisão, embalagens para acondicionar drogas, aparelhos celulares, rádios comunicadores e uma motocicleta foram apreendidos pela polícia.

Cerca de 40 policiais de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista participaram da operação e o nome Themis faz referência à deusa da justiça na mitologia grega.

"Começa hoje a nossa caminhada por uma jornada que foi Deus que abriu e a gente está cumprindo essa ordem", declara Dra Raíssa sobre decisão de disputar o Senado

Leia em: < 1 minuto

Nesta 4ª feira (23.fevereiro), o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), e a médica e ex-secretária de saúde de Porto Seguro, Dra Raíssa Soares (PL), se encontraram com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. A reunião serviu para definir a chapa majoritária para as eleições de outubro deste ano.

De acordo com um vídeo divulgado por Dra Raíssa nas redes sociais, o encontro definiu que João Roma vai, realmente, ser pré-candidato ao governo da Bahia e ela será pré-candidata ao Senado Federal. O objetivo, segundo a médica, é “defender os interesses da Bahia”.

Ainda segundo a médica, os últimos meses foram enfrentados com dificuldade porque ela adquiriu inimigos políticos, mas não vai desistir: “Diante de tudo o que vivi nesses últimos dois anos lutando para cuidar de vidas, infelizmente, criei inimigos por ideologia política. Muitos me perguntaram e pediram que continuasse lutando pelo povo baiano e eu vou continuar lutando”.

DÊ PLAY E ASSISTA A PALAVRA DA DRA RAÍSSA SOARES ⤵️

Danilo critica publicamente a atuação de Sousa Lino

Leia em: < 1 minuto

Não é de hoje que o vereador de Itabuna, Danilo da Nova Itabuna (União Brasil), aproveita o espaço destinado a ele na tribuna da Câmara para tecer críticas ao Superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino. A ‘bronca’ de Danilo é pelas solicitações feitas reiteradas vezes e que, segundo ele, não foram atendidas por Sousa.

Depois de muitas queixas públicas, uma fonte ligada ao Pauta Blog afirma que as relações entre o vereador e o superintendente estão cortadas e não adianta fazer reunião porque nenhum dos dois parece se importar com o ‘climão’ instaurado. Então, literalmente, não convidem para a mesma mesa o edil nem um dos braços direitos do gestor municipal porque o caldo pode engrossar!

Erasmo Ávila e Solon Pinheiro, por enquanto, são os únicos que colocaram os nomes à disposição

Leia em: 2 minutos

Os bastidores da eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna estão a todo vapor. Os de dentro e os de fora já sabem que existe uma tendência para antecipar a nova formação e, por enquanto, quem se arrisca no páreo é o atual presidente, Erasmo Ávila (PSD), e o vereador Solon Pinheiro (Solidariedade).

Os dois concorrentes são da base do prefeito Augusto Castro (PSD) e a matemática das articulações é intensa de ambos os lados. Enquanto Ávila conta com a máquina já que está no comando, Pinheiro pode ser apoiado pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e vereador licenciado, Ricardo Xavier, que pode voltar para a Casa após a reforma administrativa municipal.

A antecipação da mesa já tem pouso certo. Isso porque, se deixarem para depois do pleito de outubro, a reeleição de Erasmo Ávila, dizem alguns envolvidos, vai encontrar dificuldades. Além disso, o xadrez que conta com uma martelada exata de votos para os dois lados ainda pode ser surpreendido pelo posicionamento de três vereadores.

Mas, como recordar é viver, quem se lembra da eleição do vereador Ruy Machado? Ele dormiu presidente eleito com 11 votos e acordou derrotado, ou seja, mais um sinal de que o jogo só termina quando acaba.

Existe, também, um fator muito relevante que deve ser levado em consideração, mas, por enquanto, não temos autorização para divulgar. Diria, inclusive, que é o maior peso de toda a história, mas vamos aguardar o “timing” da eleição.

//

Leia em: 2 minutos

A água sempre foi um recurso caro ao povo nordestino. E é por isso que o governo do presidente Jair Bolsonaro segue trabalhando, arduamente, na ponta, para reescrever esta história. Ontem (22.fevereiro), o ministro da Cidadania, João Roma, participou da assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano e sua interligação com o Projeto de Irrigação Salitre.

Nascido e criado do Nordeste, Roma lembrou, na ocasião: “Desde muito meninos, ouvimos cânticos, orações, aboios que traziam lamentos em relação à seca na nossa região, ao sofrimento da nossa população, por conta da escassez”. O ministro da Cidadania ainda complementou: “A água nos impulsionou, fez um povo cada vez mais forte, resiliente, valoroso, que faz a diferença no Brasil inteiro. Fico muito feliz de estar vivendo esse momento de transformação, que vai melhorar a vida das pessoas”.

O Canal do Sertão Baiano terá 300 quilômetros de extensão e vai distribuir as águas do Rio São Francisco como instrumento para melhorar a qualidade de vida de cerca de 1,2 milhão de pessoas, além de permitir a geração de 45 mil empregos diretos e indiretos e renda nas áreas atendidas.

A obra ainda receberá investimentos totais de R$ 4,62 bilhões e poderá garantir o abastecimento de água para consumo humano, industrial e de animais em 44 cidades do interior da Bahia, bem como incentivar o desenvolvimento de cadeias produtivas como a da mineração e agrícola. O empreendimento também servirá para o suprimento hídrico das bacias hidrográficas do Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta que está à frente da execução.

A ordem de serviço que firma o início do projeto básico do Canal do Sertão Baiano foi assinada pelo ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira.

Notícias mais lidas

Outros assuntos