//

O velório acontece no SAF até 10 horas da manhã de hoje (4ª feira) e dali o corpo segue para o Cemitério Campo Santo

Leia em: 2 minutos

Os servidores da Câmara de Itabuna, junto com os vereadores, registram sentimento de pesar pela despedida à colega Manuela Weberling Carvalho. Aos 38 anos, ela não resistiu a um infarto, por volta das 19 horas de 2ª feira (28.fevereiro). Manu, como era carinhosamente chamada, tomou posse como servidora efetiva do Legislativo em 2019, com vaga conquistada no concurso de 2015.

A profissional, de sorriso largo, olhar atento e postura elegante, atuava na Ouvidoria da Casa – setor por meio do qual a população pode levar demandas à apreciação dos edis. Mas ela unia dedicação ao serviço público ao igual empenho na faculdade de Psicologia. Por isso, a garota, que nasceu em Teótilo Otoni (MG) e veio morar em Itabuna aos 3 anos,
enchia a família e os amigos de orgulho.

“Era uma menina fantástica, bonita, alegre, inteligente, doce e atenciosa com todos ao seu redor. Era muito dedicada; sempre que tinha um objetivo, ela seguia até o fim. Sua sabedoria ajudava todo mundo, motivando e desejando tudo de melhor para as pessoas que amava. Uma filha, irmã, sobrinha, prima e amiga muito querida, que buscava dar conselhos e se manter disposta a amparar quem precisasse. Manu era um ser de luz que estará sempre em nossos corações, acompanhada de ótimas lembranças, eternamente a nossa princesa!”, afirmou a tia Marilene Ferreira da Luz Alencar.

Com tais palavras, ela expressou o sentimento compartilhado pelo pai de Manuela, Manoel Carvalho Filho; pela mãe, Ivone Maria Weberling Carvalho, e pela irmã, Andrea Weberling Carvalho. Ela, inclusive, mora no Canadá e veio ontem para despedir-se da irmã, ao lado da família. Da mesma forma, amigos e colegas da Câmara destacaram a alegria de ter
convivido com Manu. Entre tantas características marcantes, o amor pela leitura, pela diversão, sensibilidade, preocupação e respeito com o próximo. “Era muito inteligente e percebia o outro sem julgar ou conceituar, apenas nos aceitava como éramos”, diz uma das mensagens.

//

Leia em: 2 minutos

Líder em suinocultura, a multinacional portuguesa Euroeste investe R$ 139 milhões em projeto agropecuária com 6,2 mil hectares no município de Barra. Atualmente, o projeto tem 2,4 mil bois criados com auxílio de tecnologia de pivô de irrigação. A meta é alcançar 27 mil cabeças daqui a três anos. O planejamento é evoluir também para o cultivo de grãos. O local já conta com 4 hectares (ha) de área experimental de caju superadensado, além de fábrica de ração e galpão para armazenamento de insumos. Para o futuro, existe um projeto de criação de suínos em regime intensivo, processados localmente em frigorífico próprio.

Para o investidor português José Coimeiro, sócio-gerente da Euroeste, a região tem potencial extraordinário, dado o dinamismo que o Governo do Estado tem criado em volta dos municípios. “O exemplo que temos a dar também serve para que quem deseja vir investir entenda o potencial da região. Além disso, trouxemos para trabalhar no projeto um conjunto de pessoas que tem nos ajudado tanto no planejamento, quanto na operação”, afirma.

Atualmente, o empreendimento português na Bahia inclui dois pivôs centrais que ocupam área de 194 ha, 40 parques sob os pivôs para 2 mil bois, oito parques de confinamento para 800 bois. No primeiro semestre de 2022, serão instalados três novos pivôs – um de 42 ha, um de 80 ha e outro de 100 ha. A estimativa é que sejam gerados 100 empregos, 60 diretos e 40 indiretos.

📷 Foto da ACE Solutions

//

Ferlú Mansur (PSD), prefeito de Arataca e o governador da Bahia, Rui Costa (PT)

Leia em: < 1 minuto

Ordem de serviço para obras de abastecimento de água e novos projetos serão autorizados.

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD) irá recepcionar, nesta 4ª feira (2.fevereiro), às 9h, o governador Rui Costa (PT) no município de Arataca. Costa vai autorizar uma série de obras e projetos, dentre eles, vai assinar ordem de serviço para construção de sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Assentamento Rio Aliança e Assentamento Grupo Santo Antônio. O trabalho será realizado pela Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia).

O governador também vai liberar a Secretaria de Educação do Estado a dar início a processo de licitação para construção de nova unidade escolar que vai abrigar o Colégio Estadual Bráulio Xavier, com implantação de bloco com dez salas, refeitório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e campo society.

Já a Conder, empresa vinculada à Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), será autorizada a firmar convênio com a Prefeitura de Arataca para revitalização e urbanização do entorno do Mercado Municipal.

Leia em: 2 minutos

O Partido dos Trabalhadores da Bahia discutiu a tática eleitoral de 2022 em reunião extraordinária com a presença do senador Jaques Wagner, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e dirigentes na tarde desta 2ª feira (28.fevereiro). Na ocasião, Wagner anunciou às lideranças sua decisão política de não concorrer ao Governo do Estado. A partir de agora, o Diretório Estadual passará a debater a nova tática eleitoral.

“A retirada da minha candidatura não implica na retirada da candidatura do PT. Quem decidirá se terá candidatura ou não, não sou eu, será o Partido”, afirmou Wagner, que falou sobre a importância da união dos partidos na Bahia para as eleições deste ano.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, comentou a reunião: “É claro que respeitamos a decisão do companheiro Wagner, mas não a recebemos com alegria. Nossas instâncias se reunirão intensamente nos próximos dias para atualizar nossa posição”.

Os dirigentes petistas reafirmaram decisão do sétimo Congresso do PT que aponta para a presença do Partido encabeçando a chapa majoritária. “Nossa decisão será fruto do debate interno, mas também do imprescindível diálogo com os demais partidos e lideranças da base, como Otto, Leão, Lídice e PCdoB”, ressaltou Éden.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ Jaques Wagner pode ser responsável pela “morte” do PT na Bahia; caprichos de Rui Costa também são prejudiciais

Segundo Davidson Magalhães, disse também, que o PCdoB foi pego de surpresa com a notícia da reunião realizada com a presença do ex-presidente Lula (PT)

Leia em: 2 minutos

O ex-deputado estadual, Davidson Magalhães (PCdoB), pegou ar na manhã deste sábado (26.fevereiro), em nota publicada nas redes sociais sobre definição das candidaturas majoritárias da base do governo do Estado. “Não é admissível que os partidos do campo do governo não sejam consultados e só tenham conhecimento de articulações e supostas definições tāo importantes pela imprensa”.

Magalhães é aliado e secretário do governador Rui Costa (PT), porém, já havia declarado, em entrevista ao site O Tabuleiro, que a candidatura do senador Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia estava com os dias contados. “Acho difícil a manutenção da candidatura de Jaques Wagner”, pontuou ao saber da reunião, da base, com o ex-presidente Lula. Profetizou?

A construção da chapa-tripé PT-PSD-PP para corrida eleitoral até o Palácio de Ondina parece mais uma novela. Enquanto isto, vai ‘dando pano para manga’ sem previsão para o término.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA ⤵️

Nota do PCdoB sobre a definição da candidatura da base do governo 👇

1 – Primeiramente registramos considerar equivocado o processo em curso de discussão e definição das candidaturas majoritárias da base do governo estadual. Não é admissível que os partidos do campo do governo não sejam consultados e só tenham conhecimento de articulações e supostas definições tāo importantes, pela imprensa.

2 – O PCdoB não teve participação nas soluções especuladas que vieram a público. Consideramos fundamental o envolvimento de todos os partidos do bloco do governo para as decisões, o que vai ajudar na construção da unidade necessária para a batalha eleitoral que se avizinha.

3 – Achamos inadequado que o debate sobre a sucessão seja feito pela imprensa, quando o caminho mais correto seria a convocação do Conselho Político das forças que alcançaram vitórias sucessivas no passado recente.

4 – Esclarecemos que o partido não tomou posição ainda sobre a composição da chapa majoritária conforme divulgado por alguns meios de comunicação, e que só o fará após diálogos com os partidos e debate interno na nossa direção estadual, ao tempo que afirmamos não ter veto aos
nomes levantados para a disputa.

5 – Por fim, conclamamos a base aliada a debater o processo em curso nos fóruns adequados, forma mais correta de alcançarmos mais uma vitória contra as forças do atraso.

Salvador, 26/02/2022

Comissão Executiva Estadual
Davidson Magalhães – Presidente 

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ Jaques Wagner pode ser responsável pela “morte” do PT na Bahia; caprichos de Rui Costa também são prejudiciais

"Acredito que a Bahia precisa passar por uma renovação", disse Enderson Guinho declarando apoio a ACM Neto

Leia em: 2 minutos

O vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (União Brasil) é um grande aliado do pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), e sabe usar muito bem as redes sociais.

Neste sábado (26.fevereiro), em uma postagem no seu Instagram, disse: “A galera tá quebrando cabeça, tô achando que 2022 vai ser W.O!”, provocou o vice-prefeito à respeito das candidaturas majoritárias da base do governo do Estado. Uma referência a desistência do ex-governador Jaques Wagner (PT) e a possível candidatura do senador Otto Alencar (PSD) rumo ao Palácio de Ondina, nas eleições de outubro.

Em entrevista ao Pauta Blog no início de fevereiro, Guinho que também é pré-candidato a deputado federal, fez questão de reiterar que, mesmo após a sondagem de outros partidos políticos, vai marchar ao lado de ACM Neto na tentativa de se tornar governador da Bahia.

Para o vice-prefeito, a parceria entre ele e o ex-prefeito de Salvador é uma questão de honra: “Eu dei a minha palavra a ACM Neto que estaria com ele e não volto atrás. Aconteça o que acontecer, estou com ele. Acredito que a Bahia precisa passar por uma renovação, independente do resultado, ele vai ter a certeza de que tem um apoiador e alguém que vai fazer a campanha dele em Itabuna. Vou para 2022, até o dia 2 de outubro, ao lado de ACM Neto para que, com fé em Deus, ele seja o governador dessa Bahia”.

Com pouso certo na chapa de Neto, e para quem conhece o perfil do ex-vereador Guinho, sabe que ele é de manter a palavra. A conferir!

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ Jaques Wagner pode ser responsável pela “morte” do PT na Bahia; caprichos de Rui Costa também são prejudiciais

Jaques Wagner e Rui Costa: do lado esquerdo, o Fujão e à direita, o vaidoso Correria

Leia em: 4 minutos

Um bate-cabeça que vai ficar registrado na história do petismo e da política baiana. Para começar, o senador Jaques Wagner (PT) é o principal responsável pelo pedestal onde o atual governador Rui Costa (PT) está, tanto pelo poder alcançado como pela situação no partido.

Wagner, mais conhecido pelos íntimos como Galego, era o maior líder do PT no estado até Rui entrar em cena. Costa foi eleito com o apoio e o empurrão do senador, mas conseguiu a reeleição com folga e, para não sair desmoralizado por não ir à eleição em outubro, resolveu mostrar as garras e deu a senha: “Quero concorrer ao Senado!”. Mesmo mentindo que iria até o fim da gestão como governador, resistiu até que Wagner não aguentasse e, daí, veio o recuo. Estratégia certeira!

Já dizia Maquiavel: “Dê o poder ao homem e descobrirá quem ele realmente é”. Papo reto: Wagner ajudou a construir o poder de Rui e, agora, levou a bolada nas costas. Ou será que fugiu da pressão? De certo, a imposição veio por meio de uma brecada, mas parece ter sido providencial já que os mais ligados ao senador dizem que ele não queria concorrer ao Governo.

O petista Rui Costa, que não é bobo, quer garantir uma imunidade ao ser eleito em outubro. O seguro morreu de velho e a história de que ele pode ser ministro de Lula conta, ainda, com o SE. E SE Lula não levar? Ora, uma vez estando no Senado, a posição significa uma sobrevida de mais 8 anos na vida pública, asas e fôlego para alçar novos voos. Quem sabe, ser candidato a prefeito de Salvador já que a candidatura da Major Denice Santiago foi pífia e ele pode querer uma revanche com o grupo carlista.

O cenário atual pressupõe que Wagner está fragilizado e vai carregar o peso de quem acabou com a história do PT na Bahia. No auge do turbilhão (pré-campanha), o fato dele pedir para sair significa colocar o partido na berlinda, além, é claro, de todo o grupo. A militância do PT, dificilmente, vai aderir à campanha e o ex-presidente Lula (PT) não vai marchar com o mesmo empenho pela eleição do senador Otto Alencar (PSD).

A lição tirada dessa confusão na construção da chapa-tripé PT-PSD-PP é que Wagner sabia que ia ser difícil derrotar ACM Neto (União Brasil) porque, até agora, o ex-prefeito de Salvador desponta como líder nas pesquisas de intenção de voto. Ou você acha que, se a eleição estivesse garantida, Wagner recuaria?

Vamos resumir a ópera:

Com isso (1): Rui demonstrou, mais uma vez, que o jeito de governar a Bahia é sisudo e unilateral. Isso agrada alguns petistas enquanto outros não querem ver a cara dele.

Com isso (2): Otto vai para o sacrifício porque, se perder, pode ficar sem mandato e sem apito. Líder do PSD no Brasil, Gilberto Kassab atribuiu a candidatura como “uma punição” ao senador, mas o partido pode ficar robusto com um acréscimo na bancada da Alba e da Câmara Federal.

Com isso (3): Wagner deve entrar de cabeça na campanha de Lula para massagear o próprio ego. De quebra, ganhou o apelido de Fujão.

Com isso (4): João Leão está comprando fogos e preparando a caneta com uma tinta especial para governar a Bahia por nove meses. Ele pode, inclusive, jogar o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) para ser o vice de Otto.

Com isso (5): Os deputados petistas estaduais e/ou federais vão ter bastante dificuldades.

Com essa definição e o enredo montado, do anúncio da chapa governista à sucessão estadual, tendo o senador Otto Alencar como candidato ao governo da Bahia, por ora, podemos dizer “bye-bye, confusão”.

Que se iniciem os jogos de outubro, mas já foi decretada a “morte” do Partido dos Trabalhadores na Bahia. Os “coveiros” são Jaques Wagner, o Galego, e Rui Costa, o Correria.

Um petista ‘da gema’ relatou, recentemente, que esse é ‘um momento delicado para o partido’ ou, no linguajar esquerdista, “adeus, companheiros e companheiras!”.

STATUS sobre a candidatura ao Governo da Bahia do senador Otto Alencar: “Probabilidade grande!”, disse uma fonte renomada de Salvador. A apuração foi realizada às 16h51min desta 6ª feira (25.fevereiro) pelo Pauta Blog.

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog.

E-mail: matheus@pauta.blog.br

//

Retorno das cirurgias é uma parceria entre prefeitura, Santa Casa e Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica

Leia em: < 1 minuto

As cirurgias bariátricas voltaram a ser feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O retorno do serviço, suspenso desde 2016, ocorre com 15 procedimentos agendados para hoje (25.fevereiro) e amanhã (26.fevereiro) e realizados por uma equipe coordenada pelo médico-cirurgião do aparelho digestivo, Fabrício Messias.

A partir de agora, os procedimentos vão ser custeados com recursos do Fundo Municipal de Saúde em uma parceria entre a prefeitura, o Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica e a SCMI. Os procedimentos cirúrgicos, que vão acontecer no Hospital Calixto Midlej Filho, já estão agendados para o mês de março também.

De acordo com Dr Fabrício, para ser submetido ao procedimento cirúrgico, o paciente deve se enquadrar em alguns critérios de saúde, observando a situação em que a obesidade tem causado doenças. Geralmente, os selecionados são pessoas que estão com comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade grave.

//

"O médico defensor da vida" e "o professor defensor da ciência" diz o vídeo publicado no Instagram de Otto Alencar

Leia em: < 1 minuto

Nesta 6ª feira (25.fevereiro), uma postagem na rede social do senador Otto Alencar (PSD) acendeu ainda mais indícios de que ele deve ser candidato ao governo da Bahia nas eleições de outubro. No vídeo publicado no Instagram, uma retrospectiva da atuação de Otto durante a CPI da Covid relembra os momentos e falas marcantes do político em defesa da ciência.

Há quem diga que a estratégia é começar a trazer à tona a imagem de um homem experiente e comprometido, principalmente, com a saúde das pessoas. Pesa o fato do senador ser médico e ter dedicado boa parte da vida a salvar vidas, então o posicionamento diante da pandemia não poderia ser outro.

Mesmo sem a confirmação oficial do partido e do senador, muitos já tratam Otto como candidato ao Palácio de Ondina. A reviravolta vem sendo delineada desde a semana passada, mas, até então, panos quentes abafavam a situação, que ficou insustentável com a confissão de Jaques Wagner (PT) a aliados de que não gostaria de concorrer ao governo e do desejo de Rui Costa (PT) de concorrer ao Senado.

"Antes de dizer, tem que chegar com os benefícios, que nunca chegaram", dispara Alcântara sobre críticas dos adversários

Leia em: 4 minutos

O presidente do PSD de Itabuna e secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pellegrini, concedeu entrevista ao Pauta Blog nesta 6ª feira (25.fevereiro). Por telefone, Alcântara falou sobre as mudanças no cenário da sucessão estadual e sobre as críticas feitas ao governo do prefeito Augusto Castro (PSD).

Em relação às notícias divulgadas nas últimas horas sobre a reviravolta no cenário da chapa majoritária da Bahia, Alcântara elogiou a visão do PT e disse que é importante que haja uma mudança depois de tantos anos: 📌 “O que eu observo é que o PT sinaliza uma ampliação, um fortalecimento da base aliada aqui na Bahia. Sinal de que, realmente, o PT tem essa avaliação de que é necessário que se fortaleça essa união que já vão mais de 16 anos que governa a Bahia. Foi uma atitude muito diplomática do PT e que nós temos, na verdade, é que ampliar isso para o município. Nós temos alguns problemas de aliados nos municípios, principalmente aqui em Itabuna, onde o PSD vem sofrendo sérias críticas e ataques do diretório do PT. A gente tem que buscar alinhar esse discurso, nós estamos no mesmo barco. Pra você tentar destruir quem comanda um barco, esquece que estamos dentro dele. No caso, o PT está no mesmo barco que o PSD na Bahia. Não só o PT, o PSD, o PCdoB, todo que estão aliados no estado, temos que trazer essa força porque, só assim, podemos fortalecer a candidatura ao governo da Bahia, ao Senado e ao governo Federal, isso perpassa pelos municípios”.

Mesmo com os indicativos de que o senador Otto Alencar (PSD) vai concorrer ao governo da Bahia, o líder do PSD itabunense disse que a decisão definitiva ainda não foi tomada: 📌 “É o que está posto, mas a decisão ainda não foi tomada em tempo certo. A gente só vai saber disso quando Otto declarar. Ele ainda não disse claramente nem oficialmente que aceitará o desafio. Conversei com ele há 15 dias e ele demonstrava a vontade de ir ao Senado, mas, com essa nova perspectiva de Rui ir ao Senado, Otto cedendo esse passo, automaticamente, encabeça a majoritária. Ele ainda não discutiu isso com os filiados aqui no sul do Estado”.

Alcântara avaliou, também, que a estratégia do grupo é eficaz porque atrai votos de pessoas desfavoráveis ao PT que, anteriormente, votariam nos adversários da base: 📌 “Wagner já veio de uma gestão de 8 anos e está no Senado com uma grande força do partido no Senado. Na Bahia, nós temos um grupo que não vota no PT por questões de domínio dos 16 anos na política baiana e isso causa, automaticamente, uma rejeição natural. Com a vinda de Otto e do PSD, nós desmistificamos isso, sinalizamos para o eleitor que há uma mudança na condução do governo da Bahia. Nós trazemos a ala do PT, que é muito forte na Bahia, e dos seus aliados, e trazemos, também, uma grande parte do eleitorado dos adversários, que votariam em Neto, Roma, e pegaríamos uma fatia grande desses eleitores”.

Questionado sobre as críticas que o prefeito Augusto Castro vem recebendo de rivais políticos, o secretário declarou que considera comuns os posicionamentos negativos. Mas, segundo Alcântara, antes de criticar, é preciso ajudar o município: 📌 “Eu acho natural. Eu sou respeitador de todas as opiniões, mas, algumas vezes, elas extrapolam. É política e o adversário tem que buscar o combate. O que eu digo sempre é que eu sou favorável ao bom combate porque, aqui em Itabuna, teve a situação de um líder, o José Carlos, que, infelizmente, chegou detonando a cidade e dizendo que a cidade estava horrível, feia e precisava de melhorias. Todo mundo acha, mas, primeiro, antes de dizer, tem que chegar com os benefícios, que nunca chegaram. (…) Nós estamos trabalhando para melhorar, mas nós não vamos entregar um projeto de quatro anos em apenas um ano. É impossível! (…) É uma pessoa que eu respeito muito pela trajetória dele na Bahia e na política baiana, mas ele tinha que chegar aqui trazendo recursos para a nossa cidade e entregando para a população ter menos sofrimento e não atacando a cidade”.

Sobre as alfinetadas recebidas dos aliados políticos, ele foi breve ao dizer que isso também contribui para o crescimento da gestão: 📌 “A gente também faz as críticas junto ao governo. O prefeito ouve e tenha certeza de que Rosemberg está muito preocupado com Itabuna também. A crítica que ele faz é sempre positiva e é um parceiro muito forte”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

REVIRAVOLTA❗ Empresário Alipinho e Adriano Meireles deixam PMN e migram para o Solidariedade mirando eleições de outubro; nova estratégia envolve ACM Neto, Luciano Araújo e Pancadinha

Notícias mais lidas

Outros assuntos