Prefeito Ferlú esteve na localidade ao lado dos secretários Hyan Victor e Renato Freitas

Leia em: 2 minutos

Ontem (3.abril), foi dia de muito trabalho em Arataca. As equipes da secretaria de Obras e Transportes estiveram na região São Joaquim, onde iniciaram as intervenções na estrada que dá acesso ao local.

O prefeito da cidade, Ferlú Mansur (PSD), juntamente com o secretário de Obras, Hyan Victor, e o secretário de Governo, Renato Freitas, conferiram de perto o início da realização de uma promessa feita ainda durante a campanha eleitoral de 2020. A população que mora naquela área demonstrou entusiasmo com a presença dos representantes do poder municipal já que os moradores se sentiam esquecidos há muito tempo.

De acordo com o prefeito, o objetivo é beneficiar o povo sem esquecer do que foi assegurado aos eleitores: “Nosso foco é conseguir dar dignidade às pessoas que confiaram em nosso trabalho e na força da nossa gestão. Vamos continuar priorizando a qualidade de vida da população durante o nosso governo”.

Prefeito Ferlú Mansur ouvindo as demandas da comunidade.

//

Leia em: 3 minutos

O MDB de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, emitiu uma nota para esclarecer a atual situação da legenda frente ao cenário de sucessão estadual na Bahia. Desde quando o MDB indicou o candidato a vice-governador da chapa do PT, Geraldo Júnior, os diretórios municipais de várias cidades começaram a se mobilizar até porque muitos deles não simpatizaram com a ideia de apoiar Jerônimo Rodrigues (PT) a governador.

Em Vitória da Conquista, especificamente, a sigla demonstrou que parecia estar alinhada com os interesses do pré-candidato ACM Neto (União Brasil) uma vez que a prefeita da cidade, Sheila Lemos, faz parte da legenda e tem proximidade com o ex-prefeito de Salvador. No entanto, na nota emitida pelo MDB e assinada pela presidente municipal, vereadora Lúcia Rocha, é explicitado que não houve acordo entre as partes.

De acordo com Lúcia, o grupo de ACM Neto teria exigido que ela se desfiliasse do MDB para se juntar a algum partido ligado ao União Brasil. Ainda na nota, a líder do partido afirma que essa condição é inaceitável porque o MDB tem história em Vitória da Conquista e não pode, simplesmente, deixar tudo para trás em nome das eleições de outubro.

A vereadora afirma, ainda, que a prefeita Sheila Lemos estaria exonerando pessoas ligadas ao MDB que faziam parte do governo municipal demonstrando, assim, que a decisão do partido em não aceitar as condições de ACM Neto promoveu retaliações. Dessa forma, o MDB de Vitória da Conquista decidiu seguir a decisão da Executiva estadual, ou seja, marchar ao lado do grupo do PT.

Deixamos o espaço aberto para a manifestação da prefeita Sheila Lemos.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA ⤵️
Nota à Imprensa
É de conhecimento público que o MDB Estadual estava em franca negociação com o União Brasil e com o Partido dos Trabalhadores e ouvindo os Diretórios Municipais. Resultado das negociações, o MDB Estadual compôs com o Partido dos Trabalhadores para concorrer a eleição ao Governo do Estado, inclusive com indicação do pré-candidato a vice-governador da Bahia, o MDBista, edil e Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior.

Neste sentido, a Executiva Estadual, em observância aos princípios norteadores do Estado Democrático de Direito, não vinculou a Executiva Municipal do MDB de Vitória da Conquista a seguir a orientação Estadual e concedeu total autonomia para que esta pudesse apoiar qualquer pré-canditato ao governo do Estado.

A Executiva do MDB de Conquista iniciou diálogo com o pré-candidato ao Governo do Estado ACM Neto, através da sua representante local a Prefeita Sheila Lemos, com o objetivo de firmar apoio. Contudo, apesar da disponibilidade do MDB de Conquista, não foi possível prosseguir, vez que foi colocado como condição inegociável para início das tratativas que a Presidente do MDB Conquista, Embaixadora Regional do MDB e Pré- Candidata à Assembleia Legislativa pelo MDB, a vereadora Lúcia Rocha se desfiliasse imediatamente do MDB e se filiasse em um partido ligado ao União Brasil.

Destarte, o MDB de Conquista não aceita tal imposição, uma vez que o MDB local possui trajetória, história e peso no nosso município. Sendo responsável, inclusive, pela reeleição da Chapa Herzem Gusmão e Sheila Lemos, com 97.364 mil votos, chapa esta que hoje tem Sheila Lemos como prefeita de Vitória da Conquista.

Resta destacar que após a partida prematura do nosso líder Herzem Gusmão, o partido sofreu perdas sobretudo em se tratando de membros do MDB que foram convidados a se desfiliarem do partido para migrarem a outro de interesse da gestão, conforme já amplamente divulgado pela mídia, além de exonerar técnicos MDBistas com relevante trabalho prestado, tudo isso gerando a diminuição da participação do partido no governo.
Mesmo assim, o partido se manteve fiel e em silêncio, tendo como escopo continuar fortalecendo o projeto político iniciado em 2017, visando a manutenção da atual gestão nos anos vindouros.

Recentemente, de forma repentina, a Prefeita exonerou cargos ligados a Executiva local do MDB, demonstrando de maneira contundente o desinteresse do governo de continuar recebendo o apoio do MDB.

Contudo, diante dos acontecimentos relatados e da opção que nos foi dada: ou abandona o MDB ou não compõe a base para as eleições 2022. O MDB de Conquista, partido que elegeu quatro vereadores e a atual gestão municipal, vem manifestar que seguirá firme e com unidade com o MDB Estadual. E que não aceitará qualquer exigência que tenha como objetivo sucumbir o MDB em Vitória da Conquista!

Vitória da Conquista-Ba, 02 de abril de 2022.

Maria Lúcia Santos Rocha
Presidente

//

Após 20 edições pelo Brasil, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina desembarca na capital baiana

Leia em: < 1 minuto

O Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau chega a Salvador, pela primeira vez, entre os dias 09 e 12 de junho no Centro de Convenções.

O maior evento de chocolate e cacau da América Latina já passou, desde 2009, por diversas cidades do Brasil, entre elas, Ilhéus, Bahia, Belém do Pará e São Paulo.

A grande novidade da edição em Salvador é o lançamento de outros eventos, com conceitos parecidos e complementares, de outras cadeias produtivas: o Salão do Café, o Origem Brasil e o Bahia Descobre a Bahia, mostrando produtos e destinos turísticos aos soteropolitanos e turistas.

Este conjunto de eventos forma o Origem Week, projeto inovador, que fará parte do calendário de eventos da Bahia.

SOBRE O CHOCOLAT FESTIVAL
Voltado para consumidores e profissionais da área, o Chocolat Festival atrai anualmente milhares de visitantes. Durante os dias de evento, reúne diversas marcas de chocolate, derivados de cacau, confeiteiros e fornecedores do segmento, além de promover cursos de capacitação, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse!

//

Leia em: < 1 minuto

A Associação Comercial de Itabuna vai voltar a realizar o seminário que é referência em toda a região nordeste do Brasil, como uma oportunidade única de agregar conhecimento e buscar inspiração a partir da participação de grandes nomes do marketing.

O presidente da ACI, Mauro Ribeiro confirmou que pretende realizar a 25ª edição, nos dias 4 e 5 de agosto, no teatro Candinha Doria, em Itabuna. “Vamos fazer um grande seminário, reunindo renomados palestrantes e especialistas”.

O Seminário de MKT teve a sua última edição em 2016 e retorna agora, em 2022 em parceria com a M21, agência de Marco Lessa, especialista na realização de grandes eventos. 

Partido de Bolsonaro mais do que dobrou de tamanho; mais trocas já feitas na Justiça Eleitoral ainda poderão ser comunicadas à Câmara nos próximos dias

Leia em: 2 minutos

Com o fim da janela partidária, na 6ª feira (1º de abril), o PL se tornou a maior bancada da Câmara, com 73 deputados no momento. É mais do que o dobro do que o partido tinha na época da posse, quando contava com 33 deputados.

A janela partidária permite que deputados federais e estaduais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato. Mesmo com o fim do prazo, os números ainda podem mudar, já que filiações registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral até sexta-feira podem ser comunicadas posteriormente à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.

Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM. Antes da janela partidária, o União contava com 81 deputados, mas agora está com 47, atrás do PT (com 56) e PP (50). Outros partidos que cresceram foram o Republicanos, atualmente com 45 deputados, e o PSD, com 43.

Desde o início da legislatura até o momento, 123 deputados trocaram de partido. O número é menor em comparação com a legislatura passada, quando 154 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 1º de abril de 2018).

Fonte: Câmara dos Deputados

Tags: , , ,

//

A guia pode ser solicitada via WhatsApp, pelo número (73) 98825-6126, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o dia 30 de abril, com desconto de 15% em cota única. Se optar pelo parcelamento, o contribuinte poderá fazê-lo, sem o desconto previsto, desde que a primeira parcela seja paga na mesma data da parcela única, e a última, não ultrapasse o exercício em curso.

A guia pode ser solicitada via WhatsApp, pelo número (73) 98825-6126, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O boleto também está disponível no site oficial da Prefeitura, na aba serviços ou pode ser retirado de forma presencial no setor de Tributos, localizado no Palácio Paranaguá, nos mesmos dias e horários.

O vencimento da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos foi prorrogado para a mesma data, cota única e parcelado, porém sem o desconto.

//

Até o momento, a segunda dose já foi aplicada em 85,51% da população vacinável com idade igual ou acima de 12 anos

Leia em: < 1 minuto

Ilhéus tem 133.046 pessoas vacinadas com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde. Até o momento, a segunda dose já foi aplicada em 85,51% da população vacinável com idade igual ou acima de 12 anos.

Conforme a Sesau, no período compreendido entre 1º e 31 de março foram ministradas 16.870 unidades da vacina, das quais 927 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 2.176 referem-se ao segundo ciclo (D2), além de 11.286 doses de reforço (terceira dose), aplicação de 134 vacinas relativas à 4ª dose e 2.347 doses pediátricas.

Soane e Marão; A primeira-dama já desincompatibilizou do cargo de secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação para ser candidata à Alba

Leia em: < 1 minuto

Ficou decidido que a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, vai ser candidata à deputada estadual pelo PSB. Recentemente, o prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), confessou ao Pauta Blog que a candidatura estava confirmada, mas ainda não havia confirmação sobre o partido pela qual ela concorreria porque Otto ainda estava definindo e articulando sobre a sigla.

Diante do atual cenário das eleições estaduais, mesmo com a desistência do senador Otto de disputar o governo da Bahia, a matemática foi feita e a primeira-dama deve ser uma forte candidata à Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia) para representar o Sul da Bahia. Na região, a dobradinha vai ser com o deputado federal e candidato à reeleição, Paulo Magalhães (PSD).

A primeira-dama já desincompatibilizou do cargo de secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação para legitimar a pré-candidatura nas eleições de outubro. Até o momento, Soane tem sido elogiada pela desenvoltura à frente da pasta e demonstra bastante garra para se lançar na campanha.

//

Leia em: < 1 minuto

A medida foi anunciada neste sábado (2.baril), durante agenda no município de Brejões. A dispensa da máscara vale apenas para áreas abertas, incluindo os estádios de futebol. Em espaços fechados, a exemplo do transporte público, a máscara segue obrigatória.

De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado, ocorrida na noite de ontem.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Capitão Azevedo deixa o PL

Leia em: < 1 minuto

Mais um capítulo emocionante na novela envolvendo as articulações políticas que giram em torno das eleições gerais de outubro. O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, saiu do PL e se filiou ao PDT para concorrer ao cargo de deputado federal.

Ultimamente, muito se comentava sobre o futuro político do Capitão e sobre as possibilidades que envolviam o ex-prefeito. Agora, foi batido o martelo e, com certeza, a matemática foi feita.

Como já dissemos, o que faz os adversários “tremeram na base” é o incontestável carisma do Capitão e proximidades com as comunidades mais carentes.

Um dos capitães desta articulação, da ida ao PDT, de Azevedo é o amigo pessoal, Fernando Netto, mais conhecido como Fernandinho, e também, do ex-deputado José Carlos Araújo.

ATUALIZAÇÃO ÀS 9H56MIN, SÁBADO (2.ABRIL): O ex-prefeito Capitão Azevedo (ex-PL) disse à Rádio Interativa que ainda está decidindo a sua filiação entre três partidos, inclusive o PDT. O Pauta Blog sustenta a informação da matéria acima.

Notícias mais lidas

Outros assuntos