Além de prefeito de Itajuípe, Marcone também era presidente da Amurc

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito reeleito da cidade de Itajuípe, Marcone Amaral, é a única aposta do PSD para disputar uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia) na região cacaueira. Marcone, que também era presidente da Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia), renunciou aos dois cargos recentemente já mirando as eleições deste ano.

Marcone Amaral foi eleito prefeito de Itajuípe nas eleições de 2016 e, em 2020, foi reeleito com grande margem de aprovação. Dentro do grupo, é considerado um nome de peso, além de alguém jovem e determinado a somar forças em prol da população baiana.

Renata Nilo foi renomeada para o cargo comissionado no governo

Leia em: < 1 minuto

Na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6.abril), a filha do deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), a veterinária Renata Pinto Santana Nilo, foi renomeada para assumir o cargo comissionado na secretaria de Meio Ambiente do estado.

A decisão foi tomada após a repercussão negativa de que, mesmo grávida de 8 meses, Renata teria sido exonerada da função que exerce no governo. Pela legislação, a mulher tem os direitos trabalhistas garantidos por lei até 5 meses após o parto.

Além de Renato, outras pessoas ligadas a Marcelo Nilo também já foram tiradas do governo. Isso porque o deputado rompeu com a base atual e anunciou apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) a governador da Bahia.

Randerson Leal e Alberto Braga assumem nas vagas de Henrique Carballal (PDT) e Júlio Santos (Republicanos)

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), vai dar posse aos vereadores Randerson Leal (PDT) e Alberto Braga (Republicanos). O ato será nesta 4ª feira (6.abril), às 14h, no Salão Nobre da Casa, no Paço Municipal.

Suplentes, eles assumem, respectivamente, as vagas dos vereadores Henrique Carballal (PDT) e Júlio Santos (Republicanos). Carballal solicitou licença para coordenação de campanha política e Júlio Santos assumiu a Secretaria de Infraestrutura do Município.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

VIXE❗ Empresário Alipinho da Doce Mel afirma que prefeito Bruno Reis assediou candidatos do Solidariedade

"Houve uma movimentação por parte do prefeito de Salvador assediando alguns candidatos nossos", dispara Alipinho sobre Bruno Reis

Leia em: < 1 minuto

O empresário Alipinho da Doce Mel, pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade, concedeu entrevista à Rádio Interativa FM e afirmou que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assediou alguns candidatos do partido para que eles mudassem de lado.

De acordo com Alipinho, o trabalho de formação da chapa vem sendo feito desde o ano passado e, depois de todas as articulações, houve políticos tentando se aproveitar da situação: “Houve uma movimentação por parte do prefeito de Salvador assediando alguns candidatos nossos. (…) Adriano Meireles começou o trabalho em janeiro de 2021. Nós não pedimos a ninguém para montar a nossa chapa, não pedimos verba e não pedimos cargo, nós fizemos o nosso trabalho”.

Alipinho, que já foi candidato a prefeito de Ipiaú, não houve debandada da sigla porque o Solidariedade dá oportunidades muito boas aos filiados: “Depois de tudo pronto, vem um ataque muito grande em cima de nossos candidatos, mas eles perderam tempo porque o nosso partido dá muitas oportunidades de ganhar”.

O Pauta Blog tentou contato com o prefeito de Salvador, mas, até o fechamento dessa edição, não obtivemos retorno.

Capitão Azevedo, Glebão, Cosme Araújo e Edson Dantas são as apostas do PDT para as eleições de outubro

Leia em: < 1 minuto

O PDT está com expectativa de eleger deputados estadual e federal na região das cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. Para federal, existem três pré-candidatos na lista e, para estadual, há dois políticos com esperança de conseguir as vagas.

Para tentar uma vaga na Câmara Federal, estão o ex-prefeito de Itabuna e recém-filiado à sigla, Capitão Azevedo, além do ex-vereador de Itabuna, Glebão, e o já deputado e pré-candidato à reeleição, Félix Mendonça Jr. Félix, inclusive, é o líder do PDT na Bahia e promete fazer campanha em solo grapiúna após o afastamento de Dr Mangabeira da vida pública.

Em relação às vagas na Assembleia Legislativa da Bahia, estão no páreo o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Ilhéus, Cosme Araújo. O advogado, considerado um multipolítico, também já foi candidato a deputado federal e estadual. Além dele, o médico Edson Dantas, que já foi vereador de Itabuna, está tentando se tornar deputado estadual.

Leia em: < 1 minuto

Amanhã (6.abril), o médico cardiologista e ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, chega a Itabuna para cumprir agenda como pré-candidato a deputado estadual pelo MDB.

Fábio tem caminhado por várias cidades do interior baiano na tentativa de se aproximar do eleitorado e adquirir a confiança necessária para obter a maior quantidade de votos possível.

"Eu estou fazendo pela população e, se fazer pela população for isso, então, realmente, em Itapé, eu me defino como oposição a Naeliton", declara Jatobá após discussão com gestor municipal

Leia em: 3 minutos

O caldo azedou de vez na cidade de Itapé! Nesta 3ª feira (5.abril), o Pauta Blog conversou com o vice-prefeito da cidade, André Jatobá (PP), que relatou detalhes sobre a confusão envolvendo ele e o prefeito do município, Naeliton Rosa (PP). De acordo com Jatobá, ele estava beneficiando a população na requalificação de uma localidade conhecida como Rua do Brejo quando o gestor municipal subiu o tom e os dois discutiram em via pública.

Após o ocorrido, o vice-prefeito disse que cortou relações com Naeliton e, hoje, se declara como oposição ao líder municipal: 📌 “Eu estou fazendo pela população e, se fazer pela população for isso, então, realmente, em Itapé, eu me defino como oposição a Naeliton”.

Segundo Jatobá, tudo começou quando ele resolveu pegar o cascalho da prefeitura para utilizar nas obras da Rua do Brejo. Esse cascalho, segundo o vice-prefeito, estava sendo vendido e doado pelas ruas de Itapé, então ele não viu problema em utilizar para requalificar uma rua do município: 📌 “Hoje pela manhã, resolvi pegar esse cascalho por ser mais próximo que a pedreira. Consegui pegar 6 carros ontem e, hoje, na minha primeira viagem, eu estava no carro. Quando eu consegui carregar, o prefeito estava lá pessoalmente e disse que não havia doação de cascalho lá porque eu estava fazendo politicagem. Falei para o prefeito que eu estava fazendo uma rua, que é obrigação do município, e, mesmo assim, ele disse que não iria permitir. Eu disse ao prefeito que o pessoal estava vendendo cascalho na cidade e por que eu não poderia utilizar para fazer uma rua? Ele se exaltou, isso está gravado, e, no momento oportuno, vou postar os vídeos nas redes sociais mostrando as agressões verbais do prefeito”.

O amor acabou entre o vice-prefeito André Jatobá e o prefeito Naeliton Rosa.

Jatobá disse, ainda, que, mesmo com a alteração no tom de voz de Naeliton, ele tentou manter a calma, mas os ânimos continuaram exaltados: 📌 “A todo momento, eu estava calmo e sereno questionando a ele o porquê ele não poderia me dar esse cascalho. Ele me agrediu verbalmente e me xingou quando eu questionei a ele se estava preocupado com os inúmeros processos que ele responde. Aí ele se revoltou, partiu para cima de mim e, se não fossem os seguranças dele para segurá-lo, ele teria vindo me agredir fisicamente. Ele ainda chegou perto de mim, me segurou e me puxou e isso tudo está gravado em vídeo”.

Mesmo após o bate-boca, o vice-prefeito disse que pretende continuar com as obras na localidade, mas sem utilizar o material da prefeitura: 📌 “Eu vou terminar a Rua do Brejo com recursos próprios. Tenho depoimentos de pessoas dizendo que, se não fosse eu, a rua não existiria. Tenho fotos do antes e de como está agora, sendo que o material foi todo levado de minha pedreira. (…) Tenho depoimentos de pessoas que compraram o cascalho, tudo bem, ele pode até não saber que estavam vendendo o cascalho, mas, em Itapé, existem caçambas da prefeitura vendendo cascalho”.

O Pauta Blog tentou contato com o prefeito Naeliton Rosa, mas, até o fechamento dessa edição, não obtivemos retorno.

Zem Costa e a vereadora Índia da Saúde

Leia em: < 1 minuto

O itabunense, educador físico e servidor público de carreira da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Zem Costa Rodrigues, recebeu o título de cidadão itapeense pelos serviços prestados ao município de Itapé. A cerimônia de entrega do título aconteceu na sede da Câmara de Vereadores da cidade e Zem recebeu o prêmio das mãos da vereadora Índia da Saúde (PCdoB).

Zem foi escolhido pelo PSOL como pré-candidato a Senador da República nas eleições de outubro deste ano. O jovem ativista político foi escolhido pela sigla por representar os interesses de transformação social que norteiam o plano de governo da legenda esquerdista.

Ednaldo Ribeiro elogiou o trabalho desempenhado pelo presidente e pelo pré-candidato a governador da Bahia

Leia em: < 1 minuto

O prefeito da cidade de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), esteve em Brasília e posou ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Cidadania e, possivelmente, pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (PL).

Nas redes sociais, o prefeito elogiou o trabalho desempenhado pela dupla: “Na Presidência da República com o nosso presidente Jair Bolsonaro, que tem feito muito pelo Brasil, e também com o nosso brilhante ministro da Cidadania João Roma, que se afasta hoje do ministério, com vistas a concorrer às eleições deste ano. Meu amigo João Roma representou tão bem os baianos no governo federal e nos orgulha muito”.

Operários da Emasa recuperam rede de esgoto no Centro de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

A Gerência de Saneamento da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) realizou reparo em uma galeria da rede de esgotamento sanitário da Rua Mariá Ferreira em frente à Praça Otávio Mangabeira (Camacan).

Houve a conexão indevida da rede de drenagem pluvial com a rede de esgoto que sai da Avenida Fernando Cordier, passa por um pequeno trecho da Mariá Ferreira e entronca na rede geral da Avenida do Cinquentenário, o que provocou ao rompimento e levou o pavimento a sucumbir.

A equipe de operários da Emasa reconstituiu a rede de esgoto, refazendo a conexão entre os poços de visita (PV) e desfazendo a interligação com a galeria de drenagem, deixando a vala pronta para que a Prefeitura possa construir um poço de visita. Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, as ligações mistas, sistema sanitário de drenagem e esgoto, terminam por comprometer a infraestrutura de saneamento da cidade.

“O lançamento indevido de água de chuva na rede de esgoto sanitário pode causar extravasamentos, já que a mesma não comporta está vazão. Parte da população costuma confundir as redes de coleta de esgoto com as redes de drenagem pluvial. Por essa razão, utilizam os sistemas de forma inapropriada”, adverte o engenheiro civil, sanitário e ambiental, Tauan Sampaio.

Notícias mais lidas

Outros assuntos