O gestor municipal foi questionado sobe a situação e limitou-se a dizer que foi ''uma atitude infeliz''

Leia em: < 1 minuto

Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais um vídeo do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), imitando pessoas com deficiência visual em um camarote do Carnaval carioca. Nessa quinta-feira (19.janeiro), o gestor municipal foi questionado sobe a situação e limitou-se a dizer que foi ”uma atitude infeliz”.

As imagens causaram uma repercussão negativa, principalmente entre o público cego, que alegou ter sido alvo de preconceito. Ao declarar que houve uma ”infelicidade” no fato, Paes encerrou o assunto sem muitas justificativas.

>>ASSISTA AO VÍDEO:

A Mpox é uma doença causada por um vírus da mesma família da antiga varíola, transmitida, principalmente, pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada ou contato com secreções e compartilhamento de objetos pessoais

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou ontem (19.janeiro) que dois casos de Mpox foram diagnosticados no estado este ano. Um dos registros é de Vitória da Conquista e o outro de Salvador.

Ainda segundo a Sesab, no caso de Conquista, a paciente é uma mulher que não reside na cidade, mas deu entrada no Hospital Geral com os sintomas da doença. Ela permanece em isolamento e tem evoluído bem.

O outro paciente é um homem que mora em Osasco, no estado de São Paulo, mas foi atendido em uma unidade de saúde da capital baiana. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

A Mpox é uma doença causada por um vírus da mesma família da antiga varíola. Trata-se de um vírus transmitido, principalmente, pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada, especialmente quando há feridas, mas também é possível contrair a doença em contato com secreções e compartilhamento de objetos pessoais.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) quer ouvir o banqueiro sobre contratos de empréstimos consignados do Master

Leia em: < 1 minuto

O depoimento do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi antecipado para a próxima segunda-feira (23.fevereiro), às 16h, no Senado Federal. O anúncio foi feito pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos).

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) quer ouvir o banqueiro sobre contratos de empréstimos consignados do Master, que teriam sido suspensos pelo INSS por falta de comprovação da anuência dos aposentados.

Inicialmente previsto para o dia 26, o depoimento foi remarcado para garantir prioridade aos trabalhos da CPMI, “cujo foco central é a investigação das irregularidades envolvendo empréstimos consignados e os prejuízos causados a viúvas, órfãos e aposentados do INSS”.

O Comitê Gestor de Crise já está em campo para avaliar a situação e adotar as providências necessárias

Leia em: < 1 minuto

O temporal que caiu sobre a cidade de Vitória da Conquista nessa quinta-feira (19.fevereiro) causou muitos estragos. As fortes chuvas provocaram danos em imóveis, quedas de árvores e problemas na rede elétrica em alguns trechos do município.

O Comitê Gestor de Crise já está em campo para avaliar a situação e adotar as providências necessárias. De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o centro de Conquista foi a região mais afetada, com quase 30 milímetros de chuva em um curto intervalo de tempo.

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite trafegar em áreas sujeitas a inundações e não se abrigue debaixo de árvores. Em caso de emergência, o órgão deve ser acionado pelos números 77 3229-3456 ou 77 98856-5070.

Jota fez carreira no jornalismo televisivo nos anos 80 e 90

Leia em: < 1 minuto

O jornalista José Borges da Silva, mais conhecido como Jota Borges, morreu hoje (19.fevereiro) aos 72 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

Jota fez carreira no jornalismo televisivo nos anos 80 e 90. Além de atuar na tv, trabalhou como radialista em várias emissoras da região.

O sepultamento acontecerá amanhã (20.fevereiro) em Ilhéus. Nossos sentimentos aos familiares!

 

//

Segundo a gestora, essa foi a primeira vez que ela deixou clara a possibilidade de abrir mão do comando da prefeitura de Vitória da Conquista

Leia em: < 1 minuto

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), afirmou, em entrevista ao jornalista Vitor Pinto, que se colocou à disposição para compor a chapa de ACM Neto (UB) na condição de candidata a vice-governadora. Segundo a gestora, essa foi a primeira vez que ela deixou clara a possibilidade de abrir mão do comando da prefeitura para integrar o projeto oposicionista nas eleições de outubro.

//

Para que ocorra a emissão de anuência do Iphan na etapa de Licença de Instalação, o empreendimento deve apresentar medidas de mitigação e compensação que serão adotadas para a proteção de bens culturais

Leia em: < 1 minuto

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia decidiu não fazer manifestação favorável à licença de instalação da ponte Salvador-Itaparica. O instituto analisa um relatório sobre os impactos da construção da ponte para as comunidades tradicionais, tema que vem sendo denunciado por moradores da ilha.

Para que ocorra a emissão de anuência do Iphan na etapa de Licença de Instalação, o empreendimento deve apresentar medidas de mitigação e compensação que serão adotadas para a proteção de bens culturais. O instituto aponta que o Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Imaterial, apresentado por empresa contratada pelo consórcio da ponte, é insuficiente para que o órgão dê aval para a licença.

O Iphan orienta que um novo relatório seja elaborado e que seja feita a análise de impactos em outros 12 municípios que não foram citados no documento inicial. O objetivo do Iphan é preservar comunidades tradicionais, manifestações populares e pessoas que podem sofrer os impactos da construção da ponte.

Um dos principais pontos levantados é a delimitação da área de influência da ponte. Enquanto o estudo de impacto ambiental, aprovado junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), reconhece uma área de 16 municípios, o relatório apresentado pelo consórcio restringiu a análise a cinco municípios (Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Maragogipe e Jaguaripe). Para o Iphan, a redução do espaço analisado compromete a avaliação, pois impactos sobre o patrimônio imaterial não se restringem à proximidade física da obra, mas envolvem transformações na dinâmica urbana, na mobilidade regional, na valorização imobiliária, no turismo e no uso do território.

Geraldinho já se consolidou como o vice que mais vezes esteve à frente da pasta

Leia em: < 1 minuto

O vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB), assumiu interinamente o cargo de chefe do Executivo estadual por causa da viagem de Jerônimo Rodrigues (PT) à Ásia para acompanhar o presidente Lula (PT). Geraldinho já se consolidou como o vice que mais vezes esteve à frente da pasta.

Nesta quinta-feira (19.fevereiro), Geraldinho posou ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), durante visita a Seabra, onde a dupla visitou as obras da Barragem de Baraúnas. Com R$ 158,2 milhões em recursos do Novo PAC, a estrutura integra o Eixo Água para Todos e já foi 90% executada.

o lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo visitará instalações de empresas e firmará acordos para fechar uma parceria para que cerca de quatro medicamentos sejam produzidos em solo baiano

Leia em: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) embarcou em uma missão internacional para uma agenda estratégica, na Índia, voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e à consolidação da Bahia como referência na produção de medicamentos no Brasil, por meio da Bahiafarma. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo visitará instalações de empresas e firmará acordos para fechar uma parceria para que cerca de quatro medicamentos sejam produzidos em solo baiano.

“Estamos trabalhando para que a Bahia se consolide como um polo estratégico da indústria farmacêutica pública no Brasil. Produzir aqui significa reduzir custos para o Sistema Único de Saúde, ampliar o acesso da população a tratamentos de alta complexidade e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, afirmou Jerônimo.

A iniciativa fortalece a cooperação internacional por meio das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), consolidando a Bahia no protagonismo nacional da produção de medicamentos, inclusive para o tratamento do câncer.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, acompanhou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em agenda técnica na Índia voltada ao fortalecimento da produção nacional de medicamentos biológicos e à ampliação do acesso a terapias de alto custo no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira (19.fevereiro), a comitiva visitou a Biocon Biologics Limited, um dos principais players globais em biológicos, para conhecer de perto a planta industrial e os processos relacionados ao pertuzumabe, medicamento indicado ao tratamento do câncer de mama, que integra as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) aprovadas pelo Ministério da Saúde.

Durante a visita à Biocon, em Bengaluru, o foco foi a etapa técnica que antecede a transferência de tecnologia para produção no Brasil, em parceria com a Bahiafarma e a Bionovis, empresa nacional selecionada em chamada pública para atuar como parceira privada no processo de internalização e nacionalização da produção de biológicos.

Além do pertuzumabe, a missão envolve outras três PDPs consideradas estratégicas para doenças e agravos críticos do SUS: eculizumabe (doenças raras), bevacizumabe (diversos tipos de câncer) e nivolumabe (diferentes tipos de câncer). As parcerias internacionais incluem Samsung Bioepis (Coreia do Sul), Biocon (Índia) e Dr. Reddy’s (Índia), com a Bionovis e a Bahiafarma no arranjo nacional.

O indicador representa o acompanhamento das famílias beneficiárias pelas equipes da Atenção Primária, incluindo a verificação do calendário vacinal, avaliação do estado nutricional de crianças e monitoramento de gestantes

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza, informa que o município alcançou 77,45% de cobertura na condicionalidade da saúde do Programa Bolsa Família, referente à 2ª vigência de 2025. O indicador representa o acompanhamento das famílias beneficiárias pelas equipes da Atenção Primária, incluindo a verificação do calendário vacinal, avaliação do estado nutricional de crianças e monitoramento de gestantes.

Devem realizar o acompanhamento nas Unidades de Saúde as crianças menores de 7 anos, além das gestantes beneficiárias do programa e mulheres entre 14 e 44 anos que recebem o benefício. As ações contemplam a atualização do cartão de vacinação, avaliação nutricional, acompanhamento do pré-natal e atualização das informações de saúde no sistema.

Os beneficiários enquadrados nos critérios devem comparecer às unidades a fim de evitar o bloqueio do benefício. A 1ª vigência de 2026 será encerrada no final do mês de junho, tornando fundamental a regularização dentro do prazo.

No comparativo entre o último semestre de 2024 e o ano de 2025, o município registrou aumento superior a 10% no acompanhamento das famílias no perfil das condicionalidades de saúde, consolidando avanços na proteção social e no cuidado com a população.

Notícias mais lidas

Outros assuntos