Componentes de Casa Legislativa de importante cidade da Bahia estão confiantes na profissão de vereador

Leia em: < 1 minuto

Alguns vereadores de uma importante Câmara Municipal baiana estão “empolgados” com o mandato de primeira viagem e já começaram a esbanjar. Um drone confidenciou a este Pauta Blog que os edis contrataram empréstimos financeiros para mudar a realidade financeira em que viviam.

Não se sabe se esses políticos estão achando que o cargo de vereador é vitalício ou algo do tipo, mas o fato é que já se comprometeram com as instituições bancárias. Se eles vão honrar o compromisso, já é outra história! Será que usaram o dinheiro para comprar a bola de cristal que aponta que eles serão reeleitos até as parcelas dos empréstimos acabarem? Vai saber!

 

Procon de Ilhéus está localizado na Avenida Canavieiras, no Bairro Teresópolis

Leia em: < 1 minuto

Na tarde desta quarta-feira (5.fevereiro), o Procon de Ilhéus emitiu uma nota para informar que tomou conhecimento da ocorrência de descontos indevidos em benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo o órgão, os descontos podem ocorrer por diversos motivos, como cobranças por serviços ou produtos não contratados, planos de saúde ou empréstimos consignados não autorizados, além de erros administrativos.

A orientação à população é que, caso identifique descontos não reconhecidos, solicite a revisão do benefício e peça a devolução desses valores. Os beneficiários podem, ainda, formalizar uma reclamação na sede do órgão, localizada na Avenida Canavieiras, Bairro Teresópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para formalizar a denúncia, é necessário levar documentos que comprovem o desconto indevido, como extratos bancários, comprovantes de recebimento do benefício e demais documentos pertinentes. Em seguida, o Procon vai analisar e investigar as denúncias recebidas e orientar os consumidores sobre os próprios direitos e as formas de solicitar a devolução dos valores.

Técnicos do TCM apontaram irregularidades encontradas no fornecimento da merenda ofertada aos alunos dos ensinos fundamental e infantil

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros da 2ª Câmara julgadora do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram as conclusões contidas no relatório de auditoria feito no município de Vitória da Conquista para avaliar a infraestrutura e condições da oferta de merenda escolar aos alunos dos ensinos infantil e fundamental em 2022. A prefeita Sheila Lemos (UB) foi advertida por causa das irregularidades encontradas no serviço.

Durante a inspeção, os técnicos do TCM avaliaram a qualidade das instalações das cozinhas, o abastecimento de água, a adequação do quadro de nutricionistas, a elaboração, disponibilização e cumprimento do cardápio e o controle dos gêneros alimentícios. Entre as irregularidades, foi destacada a quantidade insuficiente de 12 nutricionistas para atender as escolas, além da irregularidade de quatro desses profissionais, contratados provisoriamente, enquanto dois atuam sem comprovação de cadastro de PNAE do Conselho Regional de Nutricionistas.

A equipe técnica também constatou a inexistência de controle de qualidade da água utilizada para o consumo humano e preparo da merenda escolar, além do fato dos distritos rurais não estarem interligados à rede de distribuição de água do município, dependendo exclusivamente do fornecimento via carros pipas. Os auditores ainda destacaram que a merenda fornecida não segue o cardápio proposto pela nutricionista, além de constatar a ausência de disponibilização do cardápio em murais ou locais de fácil visualização pelos alunos e seus responsáveis.

Apesar da advertência aplicada à gestora municipal, ainda cabe recurso da decisão.

Aderval atuava na empresa há 16 anos e era muito querido pelos colegas

Leia em: < 1 minuto

O funcionário da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), Aderval Lima Gomes, faleceu hoje (5.fevereiro) no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. O profissional estava internado desde novembro do ano passado por causa de insuficiência respiratória e pneumonia nosocomial.

Aderval era servidor público e atuava como fiscal de cadastro há 16 anos. Muito querido pelos colegas, deixa uma lacuna na empresa municipal.

Nossos sentimentos à esposa, filho, colegas e amigos.

Justiça acatou pedido do MP, que argumentou que processos seletivos contrariavam a Constituição Federal, que exige realização de concurso público

Leia em: < 1 minuto

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Estado da Bahia e determinou a suspensão imediata dos processos seletivos simplificados promovidos pela prefeitura de Poções. A decisão atende à ação que apontou irregularidades nos editais de nº 01/2025, 02/2025 e 03/2025.

Na ação, o MP argumentou que os processos seletivos contrariavam o artigo 37 da Constituição Federal, que exige a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos. Segundo o órgão, a prefeitura tem adotado, há pelo menos duas décadas, práticas de contratações temporárias e terceirizações ilícitas, desconsiderando as exigências legais.

Além da suspensão dos processos seletivos, a Justiça determinou que a prefeitura nomeie os candidatos aprovados no concurso público para os cargos de assistente social, psicólogo, facilitador social, fisioterapeuta, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal, professor fundamental I, professor fundamental II de educação física, matemática e inglês, e motorista D e E, respeitando os limites de vagas previstas em lei.

A prefeitura deverá divulgar a suspensão dos processos seletivos no Diário Oficial, no site oficial e em outros meios de comunicação, garantindo ampla publicidade à decisão judicial, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 100 mil até o efetivo cumprimento.

Tiago tentou entrar na casa de político, foi contido pela PM, mas estava agressivo e precisou ser medicado no hospital; ele morreu após receber atendimento

Leia em: < 1 minuto

Um homem identificado como Tiago Cruz da Silva, de 39 anos, morreu depois de resistir à voz de prisão da Polícia Militar em Itapebi, no extremo sul do estado. A Polícia Militar foi acionada pela população após Tiago tentar invadir a residência do ex-prefeito Juarez da Silva Oliveira.

Ao chegar ao local, os policiais deram ordem de rendição ao suspeito, mas ele não obedeceu e tentou agredir os PMs com um pedaço de madeira. Durante a tentativa de contenção, Tiago caiu e bateu a cabeça.

Ele foi encaminhado à unidade hospitalar para receber atendimento, mas apresentava comportamento agressivo e precisou ser medicado. Após receber a medicação, ele sofreu convulsões e não resistiu mesmo após várias tentativas de reanimação da equipe médica.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da ocorrência.

Recepção foi realizada no salão da escola e contou com a presença de alunos, pais, funcionários, direção, professores e colaboradores

Leia em: < 1 minuto

O Colégio Batista de Itabuna iniciou hoje (5.fevereiro) o ano letivo de 2025 com uma recepção especial aos alunos, além da apresentação de novas regras sobre o uso de celulares na escola. A recepção foi realizada no salão da escola e contou com a presença de alunos, pais, funcionários, direção, professores e colaboradores.

A diretora do CBI, professora Graça Guimarães, abordou as novas regras que proíbem o uso de celulares na escola, conforme determina a legislação. A partir deste ano, os alunos poderão utilizar os dispositivos apenas para finalidades pedagógicas. Ela explicou que pesquisas realizadas mundialmente apontam que o uso excessivo de celulares causa distração, além de destacar a importância da interação social no ambiente escolar.

Um momento de reflexão foi proporcionado aos presentes com música, louvores e uma oração. Todos os dias, antes do início das aulas, o CBI realiza uma oração, pedindo paz e sucesso para o dia.

O CBI inicia o ano letivo com motivos para celebrar, já que, nos últimos anos, a escola tem se destacado pelas excelentes notas na redação do Enem, obtendo consistentemente os melhores resultados entre as escolas particulares da cidade.

No pronunciamento, o chefe do Executivo destacou a importância da união dos poderes e anunciou ações para 2025

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou, nesta terça-feira (04), a Sessão Solene que marcou o início oficial do ano legislativo. A solenidade contou com a presença do prefeito Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, dos secretários municipais e de outras autoridades locais.

Em seu discurso, o prefeito cumprimentou os vereadores e ressaltou a importância da relação entre os poderes Executivo e Legislativo para o avanço da cidade:

“Reconhecemos e respeitamos a autonomia e a independência dos poderes, mas também acreditamos na força da cooperação e da união. Por isso, espero que esta Casa seja também uma extensão do diálogo para viabilizarmos projetos que impactem positivamente a vida de todos os cidadãos e cidadãs ilheenses”.

O chefe do Executivo também falou sobre o plano dos primeiros 100 dias, já em curso, citando as ações do primeiro mês da gestão. Anunciou, ainda, uma série de projetos a serem realizados ao longo do ano, como a revitalização das feiras da Central de Abastecimento do Malhado e da Urbis, a abertura de um Pronto Atendimento 24 horas no Teotônio Vilela e investimentos em turismo e cultura, mencionando a entrega do Teatro Municipal e a realização do São João.

“Nossos esforços serão recompensados ​​ao vermos a cidade se reerguendo e recuperando toda a sua autoestima, que nunca deveria ter sido perdida. Nosso futuro depende da garra e do compromisso de cada um de nós”, concluiu.

Por iniciativa do prefeito Ferlú, Herlon vai colocar várias ações em prática

Leia em: < 1 minuto

O secretário da Juventude de Arataca, Herlon Novais, esteve em Salvador em busca de parcerias e apoio técnico para desenvolver atividades junto ao governo estadual. Herlon foi recepcionado pelo coordenador estadual da Juventude, Nivaldo Millet, que fez questão de elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

Nivaldo elogiou, também, a iniciativa do prefeito Ferlú Mansur (PSD), que dá protagonismo aos jovens com desejo de fazer mais por Arataca. Em breve, Nivaldo vai visitar o município para dialogar sobre outros projetos voltados ao público jovem.

Nas redes sociais, Herlon e Nivaldo apareceram juntos para falar sobre o encontro proveitoso que tiveram na sede da governadoria.

Notícias mais lidas

Outros assuntos