Zé Alberto e o prefeito Augusto Castro; Zé é ex-secretário municipal de Gestão e Inovação.

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), precisa apertar o passo se quiser mesmo se reeleger nas eleições municipais de 2024. Em ‘’apertar o passo’’ entende-se, por exemplo, alterar o time de secretários que atuam na gestão e colocar os escolhidos para trabalharem a favor do povo e não da manutenção do status.

O advogado Zé Alberto (PSB) vem sendo cotado pelo prefeito para retornar ao Centro Administrativo Firmino Alves e comandar uma das pastas. Nas eleições deste ano, Zé Alberto concorreu a uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) e obteve 41.798 votos em todo o estado, mas apenas 16.905 foram da cidade de Itabuna. Anteriormente, o advogado atuou como secretário de Gestão e Inovação do município.

Outro secretário que merece pedir para sair é o engenheiro civil e titular da secretaria de Infraestrutura, Almir Melo Júnior (MDB), que não atendeu às expectativas da população. Em alguns bairros, Almir garante que o asfalto vai chegar, então as máquinas chegam, mas o serviço não passa da etapa da terraplanagem.

Castro poderia pegar o embalo e trocar, também, o secretário de Transporte e Trânsito e possível candidato a vereador, Thales Silva. No início da gestão, Silva afirmou que os semáforos antigos seriam trocados, mas nenhuma mudança foi realizada até então. Além disso, as sinalizações horizontais devem ser feitas com material descartável porque as faixas de segurança vivem apagadas.

No caso do titular da secretaria de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos (PSD), o que vai acontecer? O delegado de Polícia Civil aposentado fez campanha pela eleição de ACM Neto (União Brasil) mesmo fazendo parte de uma gestão que apoia o projeto petista de Jerônimo Rodrigues (PT). E aí?

O prefeito Augusto Castro tem tudo para conquistar a reeleição, mas os aliados não ajudam. Não teria, de uma vez por todas, chegado a hora de passar um pente fino na gestão, se livrar das ervas daninhas e focar, seriamente, em 2024? Caso contrário, o brilho do gestor vai se apagar.

CLIQUE AQUI E LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Vereadores de Itabuna não concordam com reforma proposta pelo presidente Erasmo Ávila; custos podem ultrapassar os R$ 3 milhões

Curso tem espaço para 40 estudantes, mas apenas 28 pessoas vão se formar nessa turma

Leia em: 1 minuto

O professor de Biologia, Dorival Junior, utilizou as redes sociais para denunciar uma situação que, segundo ele, é inconcebível, mas está acontecendo na Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), em Ilhéus. De acordo com Dorival, a turma do 1º ano do curso de Medicina está com apenas 28 alunos quando, na realidade, 40 vagas são disponibilizadas.

Ainda segundo o educador, isso acontece porque os selecionados para estudar no curso são de várias partes do país graças ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Acontece que esses estudantes, após a convocação, também são selecionados para estudar em outros lugares do Brasil e acabam optando por essas vagas, porém a Uesc não faz uma nova convocação para oportunizar que outras pessoas tenham acesso à instituição.

Conforme Dorival, a situação precisa ser revista pela UESC uma vez que pessoas da região que se dedicam aos estudos há anos estão perdendo a chance de ingressar na unidade de ensino por causa dessa situação, no mínimo, injusta. Ora, se a Uesc foi criada para atender o Sul do estado, a função não está sendo cumprida. 

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

Outras 23 pacientes de Feira de Santana estão na "fila da morte" do Sistema de Regulação Estadual

Leia em: 2 minutos

Um homem de 58 anos de idade está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mangabeira, em Feira de Santana, há 17 dias após ser diagnosticado com hemorragia intestinal. O paciente precisa ser transferido, com urgência, para uma unidade hospitalar para continuar o tratamento, mas está na conhecida “fila da morte” da regulação estadual.

Além desse homem, outras 23 pessoas com problemas de saúde estão internadas em UPAs do município aguardando a boa vontade do governo estadual em transferi-las para hospitais. A justificativa do sistema é sempre a mesma: aguarda-se o surgimento de vagas nas unidades para que os pacientes sejam, finalmente, transferidos.

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que tem o objetivo de disponibilizar vagas em unidades públicas de acordo com o critério de gravidade do paciente. Após realizar uma triagem na unidade onde foi atendida, a pessoa é colocada nessa fila de espera e aí, então, começa o “Deus, nos acuda!”.

Infelizmente, há alguns anos, essa fila ficou popularmente conhecida como “fila da morte”. Isso porque muitas pessoas não têm a chance de chegar até os hospitais e acabam morrendo antes mesmo de iniciar o tratamento adequado. Uma das promessas de campanha do governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), foi justamente rever essa situação e dar mais celeridade ao processo.

Pelo visto, o atual governador, Rui Costa (PT), não pretende rever a situação e vai deixar esse pepino para o próximo gestor descascar. Enquanto isso, a população sente na pele o preço de depender do poder público e, muitas vezes, ser decepcionada.

CLIQUE AQUI E LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Professor denuncia que curso de Medicina da Uesc está com apenas 28 alunos na turma do 1º ano; Assista o vídeo!

Abraão é o nome mais cotado para ocupar cargo

Leia em: < 1 minuto

Está prevista para acontecer nos próximos dias a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Na ocasião, vão ser escolhidos os novos nomes que vão suceder a atual gestão do presidente Jerbson Moraes (PSD).

Jerbson, inclusive, se destacou bastante durante a atuação como presidente da Casa Legislativa e, como o Pauta Blog adiantou, deve ser indicado como sucessor do prefeito da cidade, Mário Alexandre (PSD).

Nos bastidores, o nome do vereador Abraão (PDT) vem sendo cogitado como novo presidente da Câmara. Agora, a articulação segue para angariar mais votos para o edil, mas, ao que tudo indica, ele é o nome favorito do prefeito Marão para ocupar a cadeira.

Neto e União Brasil devem tentar ajudar Reis a se reeleger em 2024

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Salvador e ex-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), declarou, em entrevista ao Metro1, que não pretende voltar ao cargo de prefeito da capital baiana. De acordo com Neto, a intenção é que o grupo apoie a tentativa de reeleição de Bruno Reis (União Brasil).

Ainda segundo Neto, o apoio a Reis é fruto da atuação dele durante a campanha deste ano: “O nosso candidato em 2024 é Bruno Reis. As pessoas enxergaram nessa campanha a lealdade e o companheirismo dele”.

Marão chega a Brasília nesta terça

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), desembarca na capital federal hoje (8.novembro) para buscar recursos federais junto aos deputados.

Após o ritmo intenso da campanha eleitoral, o gestor está empenhado em conseguir novos investimentos para o município, afinal, chegou a hora de cobrar os apoios firmados durante o processo eleitoral.

CLIQUE AQUI E LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Vereadores de Itabuna não concordam com reforma proposta pelo presidente Erasmo Ávila; custos podem ultrapassar os R$ 3 milhões

Ferlú foi um dos grandes incentivadores pela vitória de Jerônimo para governador do estado

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), foi um dos políticos convidados para jantar no Palácio de Ondina, em Salvador, ao lado do governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), e do atual governador, Rui Costa (PT). O encontro fez parte das comemorações pela campanha bem sucedida da base aliada nas eleições gerais.

Durante o período de campanha, Ferlú fez questão de reafirmar, em vários momentos, o apoio irrestrito à eleição de Jerônimo e à continuidade do projeto petista na Bahia. Inclusive, Ferlú foi o grande responsável pela votação expressiva de Jerônimo e Lula (PT) em Arataca.

De acordo com Ferlú, agora é momento de olhar pra frente e viabilizar investimentos no município: “Nós e o governo do estado estamos alinhados com o mesmo pensamento, que é trazer melhorias para a vida do povo. A partir de agora, Rui passa o bastão para Jerônimo, mas o empenho por melhorias continua o mesmo”.

Hilton Coelho disse que apoio do PSOL à candidatura de Jerônimo Rodrigues foi "apoio crítico" e que "não há como participar da gestão"

Leia em: < 1 minuto

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) se pronunciou a respeito da informação que circula e afirma que o partido vai assumir cargos no governo de Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com o parlamentar, essa discussão ainda não foi pautada dentro da legenda e, quando isso acontecer, o seu pronunciamento será absolutamente contrário.

Vale salientar que, durante o 2º turno, o candidato do PSOL ao governo, Kleber Rosa, apoiou a candidatura de Jerônimo, o que, segundo o deputado, foi um “apoio crítico para evitar um mal maior”: “Sempre fui oposição programática de esquerda ao governo Rui Costa, mas não poderia me abster de lutar pela democracia em uma eleição tão difícil quanto a que enfrentamos em 2022”.

Além disso, Coelho disse que existem muitas discordâncias entre o PSOL e o PT e, por isso, não há como participar da gestão. Para ele, a colocação do nome de Kleber era uma oportunidade da população mudar essa realidade: “Nosso intuito foi apresentar uma alternativa popular e socialista para a Bahia. Não vemos sentido em participar da estrutura governamental agora, algo que dentre outras coisas, impedirá nossa independência de ação e crítica”.

//

Ação quer sensibilizar pessoas sobre importância de garantir pleno atendimento ao direito de convivência familiar

Leia em: < 1 minuto

Ontem (7.novembro), o Ministério Público da Bahia, em parceria com o Tribunal de Justiça e com a Defensoria Pública do Estado, lançou uma campanha para estimular a adoção de crianças com mais de 6 anos de idade e adolescentes. O tema escolhido para a campanha é “O amor não tem tamanho”.

Essa ação faz parte do projeto institucional do MP intitulado como “Tecendo o Amanhã”. O projeto quer sensibilizar as pessoas sobre a importância de garantir o pleno atendimento ao direito à convivência familiar e comunitária, especialmente diante de situações que impliquem no afastamento da família natural.

Atualmente, existem cerca de 214 crianças e adolescentes na Bahia aptas à adoção. Desse total, 177 têm acima de 6 anos de idade. Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que quase 70% dos aptos à adoção, em todo o Brasil, têm idade acima de 6 anos.

De acordo com o Sistema Nacional da Adoção e Acolhimento, a maior quantidade de crianças e adolescentes disponíveis para adoção concentra-se na faixa etária de 6 a 17 anos. Esse perfil, no entanto, não corresponde ao mais desejado pelos habilitados à adoção já que mais de 50% dos 39.957 pretendentes cadastrados têm preferência por até três anos.

Operação Parker investiga 50 boletins de ocorrência, totalizando prejuízo superior a R$ 500 mil das vítimas

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (8.novembro), a Polícia Civil de Vitória da Conquista cumpriu mandados de busca e apreensão durante uma operação de combate às fraudes mediante consórcios. A Operação Parker é relacionada aos crimes de estelionato e associação criminosa.

De acordo com a polícia, cinco inquéritos policiais foram instaurados para apurar os crimes e, aproximadamente, cinquenta boletins de ocorrência foram registrados, totalizando um prejuízo superior a R$ 500 mil. Na ação de hoje, cerca de 50 policiais entre delegados, investigadores e escrivães estão envolvidos. 

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Notícias mais lidas

Outros assuntos