Leia em: 10 minutos

ANÁLISE❗ Quem será o vice de Augusto Castro nas eleições de 2024?

Calma que as eleições municipais ainda estão bastante distantes, então essa avaliação é apenas uma “ventilada” de possibilidades! Em uma análise nua e crua, quem será o candidato a vice na chapa de Augusto Castro (PSD) em 2024: Zé Alberto (PSB), Erasmo Ávila (PSD) ou nenhum dos dois?

Zé Alberto é advogado conceituado e ex-secretário municipal de Gestão de Itabuna. Já Erasmo Ávila é empresário e atual presidente da Câmara de Vereadores. Sem precisar bajular, Alberto tem um alto prestígio com o prefeito que vai ficar ainda maior após as eleições de outubro, onde vai concorrer ao cargo de deputado estadual. Já Ávila corre pra lá e pra cá para tentar demonstrar que está indo bem, mas as ações na Câmara Municipal mostram que ele não passa de um ventríloquo do líder do Executivo.

A Coluna Balão teve acesso a informações que dão conta que o nome de Zé Alberto, de longe, é o preferido, mas vai depender muito do pleito deste ano. Uma fonte nos confirmou, sob a condição de anonimato, que Augusto Castro escalou Zé Alberto somente para manter as bases eleitorais visando as eleições de deputado em 2026.

Em relação ao presidente da Câmara, é melhor lutar e buscar a reeleição, pois quem conhece Augusto, sabe que ele não daria essa “corda toda” a Erasmo Ávila. Exceto se o vereador decidir romper com o prefeito e concorrer contra ele em 2024, entretanto, o desejo é ser escolhido como vice para que o prefeito se afaste em 2026 (caso seja reeleito) e ele assuma a cadeira e a caneta do gestor. Empolgado e bajulador número um, dorme e acorda pensando nisso!

Se o prefeito Augusto Castro preferir não escalar nenhum dos dois, tem a melhor opção (e a sugerida da Coluna Balão) que é o nome do atual secretário de Educação, Júnior Brandão (Rede). O educador leva vantagem porque caminha bem entre a classe evangélica, já foi vereador e está “mostrando a que veio” desde que assumiu o cargo de secretário de uma das pastas mais importantes do município. Sem dúvidas, dois nomes (Brandão e Alberto) de peso que colocariam o presidente da Câmara, facilmente, “no bolso”!

⬆️ Tá com moral!

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), esteve na capital baiana e recebeu a notícia de que as obras vão deslanchar na cidade. O governador Rui Costa (PT) selou acordo com os gestores do interior de que a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) vai fiscalizar as obras prometidas e os pagamentos vão ser feitos logo após as eleições de outubro.

Ferlú continua demonstrando prestígio ao conseguir selar acordos importantes para garantir o desenvolvimento de Arataca.

✅ A suplência de Otto Alencar

O ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), vai ocupar a vaga de primeiro suplente na chapa do senador Otto Alencar (PSD) na tentativa de reeleição. A composição também é apoiada pelo senador Jaques Wagner (PT).

🌬️ De vento em popa (1)

Pré-candidato a deputado estadual, Marcone Amaral (PSD) caiu nas graças do seu Partido, o PSD, e pode se consagrar como um líder regional caso saia vitorioso em outubro. O ex-prefeito de Itajuípe está forte politicamente na capital baiana e em diversas cidades do interior. O faz o Ⓜ️ está de vento em popa!

🌬️ De vento em popa (2)

De ex-jogador do Vitória a presidente, Marcone Amaral revelou o desejo de ser presidente do clube onde defendeu a posição de zagueiro por vários anos: “Meu coração é totalmente rubro-negro e é um dos meus objetivos, um dia, ser presidente do Esporte Clube Vitória. A política, desde que eu cheguei ao Brasil, não me deixou ainda me preparar. Eu não tenho ainda a preparação adequada que eu gostaria. Tenho a experiência de ter conhecido 40 países através do futebol, de ter disputado competições internacionais de altíssimo nível e tenho, também, a experiência de ter sido gestor público com excelência em Itajuípe. No futuro, essa é uma das minhas vontades, mas não agora porque eu tenho outro projeto. Eu tenho o Vitória guardado em meu coração e se eu puder, um dia, colaborar com o clube que eu amo, será uma grande felicidade”.

💪 Queda de braço (1)

O TJ-BA derrubou a decisão da Justiça de Ilhéus e manteve a cassação de Luca Lima (PSDB). Com a decisão do TJ, o vereador Baiano do Amendoim (PSDB) – que assumiu uma cadeira na Câmara de Ilhéus após a saída de Luca Lima – continua exercendo o cargo até 2024. O presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), saiu vitorioso nesta queda de braço.

💪 Queda de braço (2)

Esta vitória da atual gestão respinga positivamente nos pré-candidatos apoiados por ele, Soane Galvão (PSB) para deputada estadual e Paulo Magalhães (PSD) para deputado federal.

🅱️ Bastidores ilheense

Jerbson Moraes ganha tração na política ilheense como possível nome a candidato a prefeito em 2024 já que Marão (PSD) está cumprindo o segundo mandato e em busca de um sucessor.

🦘 Pulou a corda

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Almir Melo Júnior (MDB), “pulou a corda” e vai apoiar o ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas (MDB), na tentativa de se tornar deputado federal. O apoio é forte na cidade de Canavieiras e, nos bastidores, já se comenta sobre a “coragem” de Almir em não apoiar Paulo Magalhães, candidato à reeleição e parceiro político fortíssimo do prefeito Augusto Castro.

🧾 A fatura chegou

A sangria política de Augusto Castro (PSD) chegou ao nível mais alto desde que assumiu o Centro Administrativo Firmino Alves. Nos bastidores, ronda o zum zum zum de que a tensão vai aumentar (AINDA) de vez. Quem viver, verá!

💣 Dando soltou… 

O vereador Dando Leone (PDT) perdeu a paciência com Augusto Castro e esbravejou: “Este vereador foi eleito pelo povo. Não tenho medo de retaliações. Eu vim para fiscalizar e vou fiscalizar Augusto Castro”. Dando chegou pra valer ou vai evaporar na primeira conversa com o gestor? ASSITA O VÍDEO!

💣 …os cachorros

Ao que tudo indica, Dando Leone está indo para o tudo ou nada. Ou o vereador rachou de vez ou o prefeito vai atender as demandas. Leone voltou valente após a passagem dos festejos juninos, hein?

🔥 Armação

Dr. Mangabeira confidenciou ao Pauta Blog que a foto com Augusto Castro 👆 não passou de uma “armação”. Ué, alguém forçou o médico a posar para a foto?

🧐 De fato (1)

Por falar em Mangabeira, ele não economizou críticas à gestão do prefeito Augusto Castro em entrevista concedida ao Pauta Blog. Nas entrelinhas, chamou o gestor de incompetente.

🧐 De fato (2)

Incompetência número um: “Nós esperávamos que, depois de 1 ano e meio, Itabuna já tivesse resolvido uma parte da saúde pública, mas a saúde continua um caos”, pontuou Dr. Mangabeira. De fato, milhões foram gastos no ItaPedro e o banheiro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães está caindo aos pedaços.

🧐 De fato (3)

Sobre a avaliação da gestão de Augusto Castro, Dr. Mangabeira destacou: “Eu acho que ele ainda está entre 5 ou 6. Ele não decolou ainda e acho que ele precisa rever as pessoas com quem ele está trabalhando”. Nota 5 ou 6 é ruim ou está caminhando para péssima?

ENTREVISTA❗ Pré-candidato a deputado federal, Dr Mangabeira avalia atual cenário político itabunense: “Itabuna não pode errar mais, mas ela continua errando, votou errado e vai perder por causa disso!” 🔈 Escute os áudios!

🤡 Pão e circo (1)

“É assim ‘vamos enganar a população porque a população de Itabuna gosta de festa’ e, se você não fizer festa, ela vai te condenar. Eu não teria medo!”, soltou o verbo Dr. Mangabeira.

Para atestar, de uma vez por todas, que o modelo de gestão de Augusto Castro é “pão e circo”, agora, ele planeja fazer outra festa no dia do aniversário da cidade, comemorado em 28 de julho. O slogan da campanha “a mudança que o povo quer” ficou ‘diferente’ e não passa de discurso ensaiado.

🤡 Pão e circo (2)

O que sabemos é que a pressa foi no volume máximo para a montagem da estrutura do ItaPedro. Entretanto, cadê o mesmo empenho para a construção das 1.100 casas para os afetados pela enchente do Rio Cachoeira, melhorias na saúde, no transporte público, nos bairros e feiras municipais? O prefeito Augusto Castro é bom mesmo de prometer, mas, para cumprir, até agora, é “tudo no gogó”.

👀 Não faz nada! 

O médico e ex-candidato a prefeito de Itabuna, Isaac Nery (Republicanos), criticou Dr. Mangabeira pelas declarações, mas ele vive no lado da inércia da política itabunense. Por ser médico, por que se calou diante da Saúde de Itabuna? É aquela máxima de quem não faz nada (leia-se oposição) e não deixa ninguém fazer.

🤐 Nasintoca (1) 

Transparência que é bom, nada! Solicitamos ao secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Thales Silva, a cópia do contrato firmado entre o município e a empresa Atlântico Transportes. Nem enrolou, e nem respondeu! Por que será? Enquanto isso, a população vai sofrendo com a péssima qualidade do serviço no transporte público. Esse contrato está parecendo mais uma perna de cobra, ou seja, ninguém acha ou vê.

🤐 Nasintoca (2) 

O que está, também, “nasintoca”, é a agilidade na troca da sinalização semafórica municipal. Itabuna do marketing é uma coisa, mas, na vida real, são muitos os semáforos quebrados ou caindo aos pedaços. Ou Itabuna não tem jeito ou nasceu para sofrer!

😵 Gestão da mentira (1) 

Vereador Ronaldão e o secretário Almir Melo

Há um ano, o secretário de Infraestrutura, Almir Melo Júnior, esteve na vistoria da Praça Antonino Queiroz, no bairro de Fátima. Após 365 dias, nada mudou!

Que o secretário é o mais inoperante da gestão de Augusto Castro, todo mundo já sabe! O mais difícil de entender é porque o prefeito o mantém no cargo. Vergonhoso!

Augusto Castro viabilizará reforma da praça do bairro de Fátima a pedido do vereador Ronaldão

😵 Gestão da mentira (2) 

Outra incompetência é a reforma da Passarela da Ilha do Jegue. Em agosto do ano passado, nós questionamos sobre a situação ao superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, e ele justificou: “Estamos esperando as licitações”. Um ano depois e nada feito! Nem as tartarugas andam tão lentas como essa gestão em resolver os problemas da população.

Passarela da Ilha do Jegue precisa de manutenção em Itabuna

😵 Gestão da mentira (3)  

Ou o prefeito Augusto Castro acorda para a vida ou vai deixar o Centro Administrativo Firmino Alves com o título de “irmão da mentira”. Os argumentos são para defender o indefensável! Por favor, menos marketing e mais ações, prefeito!

🤜🤛 Os gêmeos do gás 

O vereador de Itabuna, Danilo da Nova Itabuna (União Brasil), e o de Itajuípe, Ivan Júnior (PP), são parecidos ou irmãos gêmeos? Brincadeiras à parte, comenta-se que a dupla vem dando um gás de primeira na campanha de Marcone Amaral rumo à Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

4️⃣ Quarteto fantástico 

Joseildo Ramos já contava, em Itabuna, com os apoios dos vereadores Manoel Porfírio (PT), Sivaldo Reis (PL) e Luizinho da Saúde (DC). Agora, quem chegou para fechar o quarteto fantástico foi o vereador Cosme Resolve (PMN). Ramos segue em pré-campanha rumo à Câmara Federal.

A conta ficou alta, mas, se não ganhar, é o ri$co que se corre!

🌴 De galho em galho 

Dayane Pimentel (União Brasil) se elegeu na era do bolsonarismo, porém, logo após a vitória, rompeu a parceria. Tentou “pongar” em Sergio Moro na pré-candidatura à Presidência, mas o ex-juiz “pinotou” para ser candidato ao Senado no estado do Paraná. Agora, a deputada federal busca a reeleição colando em ACM Neto (União Brasil). Essa não é engenheira ambiental, mas manja de galho!

🤣 Empolgado 

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD) está super empolgado com a promessa de Augusto Castro de conceder entre 10 a 12 mil votos itabunenses na tentativa de reeleição. Será que a aprovação do prefeito está lá essas coisas para jogar tão alto? Tem gente na mesa apostando o próprio veículo de que a promessa é furada. Vixe!

🧘‍♂️ o Guru da política

❎ Multiplicaçõe$ 

De um prefeito para outro prefeito no interior da Bahia: “Fulano de tal vai sair da prefeitura multi-milionário”. Alô, Ministério Público da Bahia! “Acode” aquela população lá!

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

"Para se ter uma ideia, apenas 30% da população baiana conhece ou já ouviu falar em Jerônimo enquanto o nosso adversário [ACM Neto], 94% já ouviu falar ou conhece", dispara Rosemberg no modo "sincerão"

Leia em: 2 minutos

O deputado estadual e líder do governo na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), Rosemberg Pinto (PT), concedeu entrevista ao programa Frequência Política e comentou as diferenças entre os pré-candidatos a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). Pinto ativou o modo “sincerão” e assumiu que o escolhido da ala petista é “desconhecido” pela população.

Rosemberg foi além e trouxe dados de uma pesquisa que aponta a disparidade entre os dois postulantes ao Palácio de Ondina: “Ele [Jerônimo] ainda tem um nível de desconhecimento muito alto. O nosso principal adversário tem um nível de conhecimento alto. Para se ter uma ideia, apenas 30% da população baiana conhece ou já ouviu falar em Jerônimo enquanto o nosso adversário [ACM Neto], 94% já ouviu falar ou conhece”.

Ainda na entrevista, o deputado falou sobre a esperança de que o nome de Jerônimo se torne mais popular quando a campanha começar: “É algo extremamente desigual, mas estamos trabalhando para dar um nível maior de conhecimento, mas isso só vai acontecer na campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão que vai massificar o nome e a estratégia de vincular a relação de Jerônimo com o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, o senador Otto Alencar e o ex-presidente Lula”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

Zé Alberto, Erasmo Ávila, Júnior Brandão, Marcone Amaral, Almir Melo, Augusto Castro e Dr. Mangabeira, Isaac Nery, Sousa Lino, Dayane Pimentel, Ferlú Mansur, Otto Alencar, Dando Leone, Ivan Júnior, Paulo Magalhães, Rui Costa

Mais uma vez, prefeito Ferlú demonstra prestígio com governo estadual e garante realização das obras em Arataca

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), está na capital do estado, onde se reuniu com o governador Rui Costa (PT) para tratar questões importantes relacionadas às obras autorizadas no município. Na reunião, ficou decidido que a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) vai acompanhar as licitações e garantir que as intervenções prometidas saiam do papel.

Pelo fato de estarmos em um ano eleitoral, o pagamento da primeira parcela das obras autorizadas deveria ter acontecido no dia 1º de julho. Quando isso não ocorreu, Ferlú tomou as rédeas da situação e entrou em contato com o governo estadual para entender o que havia acontecido e, então, foi agendado o encontro com Rui.

Hoje (11.julho), ficou definido que a Conder vai continuar prestando todo o apoio necessário para que as mudanças benéficas para Arataca aconteçam, mas o início dos pagamentos vai ser feito logo após as eleições. Mais uma vez, Ferlú demonstrou ter bastante prestígio com o governo do estado e, além disso, preocupação com o futuro da população arataquense. Inclusive, a tão sonhada pavimentação da estrada que dá acesso ao distrito de Anurí está quase saindo do papel.

A notícia ainda melhor é que, ainda hoje, o governo estadual está entregando um ônibus escolar para que os estudantes de Arataca sejam transportados até as escolas de forma segura. O veículo será levado para o município amanhã (12.julho) e, em breve, vai passar a atender o povo merecedor da cidade.

Na sede da secretaria estadual de Educação, o prefeito Ferlú compareceu acompanhado pelo prefeito de Camacã, Paulo do Gás (Podemos), juntamente com o secretário de Agricultura de Camacã, Everton, e os vereadores de Camacã, Juliano Ferreira (PSB), Fábio da Bios (PSB) e Renato Freitas (secretário de Governo de Arataca). A comitiva foi recebida pela assessora especial, Rowenna Brito.

Satisfeito com a viagem, Ferlú disse que a prioridade da gestão continua sendo promover parcerias em prol do povo: “Isso aqui não é para mim, mas para a população que me elegeu e confiou a missão de levar Arataca para a frente. Estamos unidos para fazer com que a cidade continue avançando e jamais olhe para trás”.

Além do parlamentar, ex-candidato a prefeito de Maracás, ex-coordenador do Dnocs e radialista foram penalizados

Leia em: < 1 minuto

O deputado federal Leur Lomanto Júnior (União Brasil) está inelegível após uma decisão da Justiça Eleitoral da Bahia. A decisão foi tomada após a Justiça acatar um pedido do PDT de Maracás que diz que o parlamentar cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

De acordo com a acusação, no dia 25 de setembro de 2020, aconteceu um evento em Maracás com a chegada de máquinas e trabalhadores para promover a campanha de Leur e, na ocasião, foi concedida entrevista a veículos de comunicação falando sobre o caso. Além do deputado, também foram penalizados o ex-candidato a prefeito de Maracás, Fábio Penna, o ex-coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Lucas Lobão, e o radialista Arivaldo São Paulo.

A decisão foi proferida em primeira instância e ainda cabe recurso. Se confirmada a interpretação judicial, Leur Lomanto Júnior fica impedido de disputar eleições pelo período de 8 anos a partir das eleições de 2020, que foi quando, supostamente, os fatos aconteceram. Com informações do Bahia Notícias.

Juiz José Batista e o advogado Ícaro Werner

Leia em: < 1 minuto

Candidatos e eleitores têm uma série de regras a cumprir, sobretudo neste ano em que serão escolhidos representantes nos âmbitos estadual e federal. Uma oportunidade para esclarecimentos é o seminário sobre Direito Eleitoral 5ª feira (14.julho), na Câmara de Itabuna.

O evento, promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Muniz de Góes Advogados Associados, acontecerá das 16 às 19 horas.

PROGRAMAÇÃO
A palestra principal do seminário será proferida pelo juiz José Batista Júnior, do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Ele terá um papel crucial no pleito de 2022, porque julgará os processos relativos a registros, impugnação de candidaturas, propaganda eleitoral e afins.

Em seguida, o advogado Ícaro Werner de Sena Bitar, especialista em Direito Eleitoral, abordará sobre perspectivas para as eleições de 2022 a partir das recentes mudanças na legislação eleitoral.

“É uma grande oportunidade para tirar dúvidas sobre questões como cota de gênero, e sobre eleição ainda em tempo de Covid”, comentou o advogado Allah Góes, que também participa da organização do seminário.

//

Prefeitura de Itabuna nega dispensa de médicos na UBS do São Caetano

Leia em: < 1 minuto

Mesmo tendo recebido mais dois profissionais, um pelo Programa Médicos pelo Brasil e outro por contratação na última 6ª feira passada (8.julho), a Secretaria Municipal de Saúde, dispõe de ao menos cinco novas vagas para médicos que tenham disponibilidade para 40 horas semanais. As vagas são decorrentes da saída para residência médica em outros estados ou mudança de município por aprovação no programa que substituiu o Mais Médicos.

A secretária da pasta, Lívia Mendesconfirmou que há disposição para a contratação de médicos clínicos para suprir vagas abertas nas Unidades de Saúde da Família para que se mantenha o propósito de oferecer serviços à população. “Estamos buscando contratações, mas há falta de médicos disponíveis”, justificou.

“É falsa a informação de que a Prefeitura tenha demitido profissionais da Unidade Básica de Saúde José Édites dos Santos, no São Caetano, já que os médicos que deixaram o posto foram aprovados em concurso para residência médica e para outro município pelo Programa Médicos pelo Brasil”, afirmou a enfermeira Alessandra Lopes, diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo explicou há uma vaga para a USF Fátima I, outra para a UBS Dilson Cordier e três para a UBS José Édites dos Santos, no PSF (Programa Saúde da Família).

Notícias mais lidas

Outros assuntos