Leia em: 2 minutos

Pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão (PSB) caminhou ao lado de Jerônimo e do governador Rui Costa durante diversas entregas do Governo do Estado à cidade de Ibicuí. Dirigida pelo prefeito Marcos Galvão, Ibicuí foi contemplada com a autorização da construção da nova sede do Colégio Estadual Doutor Manoel Novaes, entrega da ponte sobre o Rio Novo, na rodovia BA-130, entre Ibicuí e o distrito de Ibitupã e com a licitação para implantar novo sistema de abastecimento de água e mais obras de melhoria e ampliação do sistema da cidade.

No estilo do governo correria, outra importante entrega foi realizada, como a inauguração das obras de reforma e ampliação da Escola municipal Navarro de Brito.

“Eu estudei nessa escola durante o período em que morei aqui em Ibicuí, até os meus 12 anos de idade. Foi nesta cidade, que é governada pelo meu querido primo Marcos Galvão, onde eu aprendi a respeitar o professor, a entender o princípio da hierarquia e a exercitar a gratidão. É uma enorme satisfação retornar ao Navarro de Brito, reencontrar colegas e participar de uma entrega tão importante, que traz dignidade aos alunos. Parabéns governador Rui Costa por cuidar dos baianos tão bem, e ao nosso então secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que soube semear e hoje estamos aqui colhendo esses frutos do permanente trabalho de educar e cuidar da nossa gente”, declarou Soane.

Soane Galvão é muito querida pelo governador Rui Costa. Não foi por um acaso que em seu discurso, ao cumprimentar os prefeitos, Rui deixou escapolir: “o prefeito Marão, de Ilhéus, está aqui acompanhado de sua esposa, Soane. Por onde eu ando agora, Soane está. Não sei porque!”, arracando risos do público.

//

Capitão Azevedo pretende ser candidato a deputado neste ano

Leia em: < 1 minuto

Parece que o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, resolveu tomar chá de sumiço ou não está muito interessado nas eleições de outubro. Primeiro, ele se filiou ao PDT, mas “esqueceu” e disse que ainda estava analisando outras legendas. Segundo, a pré-campanha deve estar acontecendo na surdina porque não se tem notícias dele.

Mesmo já tendo assinado a ficha de filiação ao PDT, o ex-prefeito se achou no direito de negar a informação, mas o Pauta teve acesso ao documento que comprova que ele escolheu a sigla. Inclusive, segundo o ex-presidente do PL baiano, José Carlos Araújo, foi o pré-candidato a governador, ACM Neto, que aconselhou Azevedo a tornar-se pedetista.

Como perguntar não ofende, será que esqueceu que é pré-candidato a deputado ou o sumiço é estratégico depois da lambança?

O Pauta Blog ligou para o Capitão algumas vezes para saber sobre o motivo de tanta discrição, mas nossa chamada não foi atendida.

"Eu venho com essa nova proposta e não tem como trazer uma proposta nova com uma pessoa que contribuiu para o desgaste da política itabunense", dispara Guinho sobre Gomes

Leia em: < 1 minuto

Em entrevista ao programa Frequência Política, o vice-prefeito e secretário de Esportes de Itabuna, Enderson Guinho (União Brasil), admitiu que não aceita dividir o mesmo palanque que o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Agir). Guinho é apoiador do pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), e foi questionado sobre a possibilidade pelo fato do ex-prefeito da cidade, no passado, ter sido muito ligado a ACM.

De acordo com Guinho, ele representa a renovação do partido e não faz sentido ser aliado a um antigo político da cidade: “Eu acredito que Fernando Gomes não estará, mas, se estiver, a gente não tem dificuldade em fazer dois palanques pra gente subir. (…) Com todo respeito à história, mesmo tendo sido oposição, ele tem uma história a ser preservada com acertos e erros, na minha opinião, mais erros. (…) A questão política precisa ter lado e ACM Neto tem total convicção disso. Eu deixei bem claro quando ele pediu que eu assumisse o Democratas em Itabuna, ele disse que o objetivo era para refazer e reformular o partido aqui na cidade. Eu venho com essa proposta e não tem como você trazer uma proposta nova com uma pessoa que contribuiu para o desgaste da política itabunense”.

//

Randolfe espera conseguir 29 assinaturas até quarta-feira

Leia em: < 1 minuto

O senador da República, Randolfe Rodrigues (Rede), está em busca de apoio para instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é investigar possíveis irregularidades no órgão mesmo com as pressões do governo federal para que isso não aconteça.

Para que a CPI seja instalada, é necessário que 27 senadores assinem o documento. O número havia sido atingido na última 6ª feira (8.abril), mas alguns voltaram atrás e desistiram de apoiar a decisão de investigar o ministério.

Nesta 2ª feira (11.abril), Randolfe afirmou que espera conseguir 29 assinaturas até a próxima 4ª feira (13.abril): “Talvez não tenhamos a margem que esperávamos, mas temos a pretensão de chegar pelo menos a 28 ou 29 assinaturas”.

//

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, fará a entrega dos peixes e Kits Semana Santa nesta 3ª feira (12.abril), das 9 às 16 horas, no Parque de Exposições Antonio Setenta, Quadra do Colégio Ciso, Grapiúna Tênis Clube e na Usemi.

Os vouchers que garantem os Kits já foram entregues aos beneficiários marcados o local para retirada e para receber os peixes. As pessoas devem levá-los ao ponto determinado. O kit da Semana Santa é composto por 2 kg de peixe, arroz, dendê, leite de coco e chocolate.

A secretária Andrea Castro lembra que a ação integra o Programa Comida na Mesa que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social. “É a primeira vez que, além do peixe, essas famílias vão receber o complemento da ceia para garantir a alimentação na Semana Santa. Ao todo são 20 mil kits para as famílias que estão com cadastro ativo no CadÚnico e em situação de vulnerabilidade social”, declarou Andrea Castro.

Encontro do trio aconteceu em Salvador

Leia em: < 1 minuto

O prefeito reeleito de Itamaraju, Dr Marcelo (PSDB), utilizou as redes sociais para declarar apoio ao deputado federal e líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana, e ao deputado estadual, Tiago Correia (PSDB).

O gestor esteve com a dupla em Salvador para celebrar o apoio aos correligionários: “Na capital baiana, alinhando projetos e reforçando o apoio às pré-candidaturas de Adolfo Viana e Tiago Correia. Vamos em frente”.

Bolsonaro acredita que presença de militar na chapa traz ‘’credilidade e respeitabilidade’’

Leia em: < 1 minuto

Nesta 2ª feira (11.abril), o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, durante entrevista a uma emissora de rádio, que o ex-ministro da Defesa, General Braga Netto, tem “90% de chances” de ser candidato a vice-presidente na chapa dele. Isso porque, segundo Bolsonaro, a presença de um membro do Exército traz “credibilidade e respeitabilidade”.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro afirmou que acredita que a disputa pela Presidência vai ficar entre ele e o ex-presidente Lula (PT). Na ocasião, ele criticou a aliança firmada entre o petista e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB): “O Lula já fechou o time, escalou o vice ali, que é o Geraldo Alckmin. O Alckmin era um ferrenho opositor do Lula por décadas. E atacava o PT de tudo que era maneira e com ataques positivos. Agora mudou, né? Pelo poder, se uniram. Ou seja, se eram inimigos lá atrás e são amigos hoje, ou mentiam lá atrás ou mentem atualmente”.

Adilson Leite é do Avante; Neto visitou o município no último sábado (9.abril)

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Jandaíra, Adilson Leite (Avante), declarou apoio ao projeto eleitoral de ACM Neto ao Governo da Bahia. Neto visitou o distrito de Coqueiro, em Jandaíra, no último sábado (9.abril).

O Avante, partido de Leite, compõe a base do atual governo. Entretanto, o prefeito de Jandaíra já garantiu que vai caminhar ao lado de Neto nas Eleições de 2022.

Prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD): "Precisamos valorizar os profissionais que atuam no dia a dia dentro das escolas"

Leia em: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Arataca aprovou, com unanimidade, o projeto de Lei enviado pelo prefeito Ferlú Mansur (PSD) e que autoriza o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da rede pública de ensino municipal. Após aprovação da Casa Legislativa, foi sancionada a Lei que garante, ainda, o pagamento retroativo do reajuste referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.

A votação realizada em sessão ordinária na Câmara, inclusive, foi acompanhada pelos professores do município, que comemoram a aprovação da Lei. A partir de agora e até o mês de julho, eles devem receber os valores reajustados referentes aos três primeiros meses deste ano.

O reajuste de 33,24% aos educadores foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no início do mês de fevereiro, no entanto, nem todos os municípios acataram a determinação do governo federal. Em Arataca, o prefeito Ferlú fez questão de beneficiar a categoria ao reconhecer que o aumento dos salários, além de necessário, é justo e merece ser repassado: “Precisamos valorizar os profissionais que atuam no dia a dia dentro das escolas repassando aos estudantes não só conhecimentos, mas valores de vida”, declarou o gestor.

Professores vão receber reajuste retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março.

//

Anúncios foram feitos durante visita do governador a Ibicuí

Leia em: < 1 minuto

O governador do estado, Rui Costa (PT), está visitando o município baiano de Ibicuí nesta 2ª feira (11.abril), para assinar a autorização de algumas obras. Durante discurso na cidade, Rui anunciou que os festejos juninos, após dois anos de paralisação, vão ser autorizados neste ano.

Além de anunciar que, até a próxima sexta-feira (15.abril), vai ser publicado um edital com as regras para realização das festas de São João, o governador disse que a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados vai acabar. Segundo Rui, o estado da Bahia registrou menos de 1.000 casos ativos da Covid-19 pelo segundo dia consecutivo e esse boletim permite que as restrições comecem a ser diminuídas.

A notícia segue a linha de outros estados do Brasil que, gradualmente, passaram a retirar o uso da máscara de proteção contra o coronavírus. Agora, é claro, o que permanece é o incentivo para que as pessoas se vacinem e completem o esquema vacinal contra a doença.

Notícias mais lidas

Outros assuntos