Leia em: < 1 minuto

Um delivery de drogas sintéticas para clientes de classes média e alta, na praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, foi desmontado pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar. Comprimidos de ecstasy foram apreendidos com o criminoso.

Os militares promoviam rondas preventivas, visando a desmobilização de aglomerações, na praia, quando perceberam o nervosismo de um homem. A abordagem foi realizada e com ele localizados 50 comprimidos de ecstasy e cinco porções de maconha.

Aos PMS, o traficante informou que combinava com os clientes, através do whatsapp, e realizava a entrega dos entorpecentes, na praia.

O criminoso foi apresentado, na 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas, onde foi autuado por tráfico de drogas.

O nome da Lei é uma homenagem, em vida, para o músico e baterista Adalmiro Leôncio da Silva, mais conhecido como Mestre Sabará, representando a valorização do seu legado artístico e reconhecimento do patrimônio cultural Itabunense.

Leia em: < 1 minuto

A Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) iniciou nesta hoje (24.setembro), o pagamento da primeira parcela do auxílio financeiro cultural, promovido pela Lei Mestre Sabará. Ao total, 313 agentes culturais serão beneficiados com o auxílio, que será depositado entre sexta e segunda. As datas se estendem devido ao procedimento padrão do Banco do Brasil, responsável por realizar os depósitos em diferentes contas e agências bancárias.

Estiveram aptos a receber o auxílio os agentes culturais que residem em Itabuna, atuam há mais de três anos na área artística/cultural, possuem renda familiar mensal de até meio salário e estão cadastrados e homologados no CADCULTI. Ao total, serão 3 parcelas de 300 reais, pagos com recursos próprios arrecadados no ano de 2021.

A conquista do auxílio financeiro para os profissionais Itabunenses de Cultura, foi instituída pela Lei Mestre Sabará, sancionada no dia 7 de agosto de 2021.

Ex-prefeita foi multada em R$ 10 mil

Leia em: < 1 minuto

Uma auditoria realizada pelos técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) apontou irregularidades e inconsistências nos processos de compra, armazenamento e distribuição de medicamentos pela Prefeitura de Porto Seguro durante a gestão da ex-prefeita Cláudia Silva Santos Oliveira.

A auditoria temática na área da Saúde foi realizada pelo TCM em 17 municípios baianos para averiguar os gastos com a compra de medicamentos que são distribuídos, as condições de armazenamento, validade e instalações físicas das farmácias e dos equipamentos indispensáveis à conservação dos remédios.

Em Porto Seguro, os técnicos do TCM analisaram processos licitatórios referentes ao período de janeiro a outubro de 2019, que tinham como objeto a aquisição de medicamentos. Os processos fiscalizados envolveram recursos no montante de R$20.011.031,40.

Foi formulada uma representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato ilícito pela gestora. Além disso, Cláudia foi multada em R$10 mil. A decisão cabe recurso.

//

Governador alerta que pandemia ainda não acabou e cuidados precisam ser mantidos

Leia em: < 1 minuto

O governador do estado, Rui Costa (PT), disse estar preocupado com a volta dos casos ativos da Covid-19 na Bahia. Segundo Rui, em menos de uma semana, foram constatados 700 novos casos ativos de coronavírus e esse não é um bom sinal.

Em publicação nas redes sociais, o petista defendeu, mais uma vez, o avanço da vacinação contra a doença: ‘’Estou preocupado porque, em uma semana, constatamos o aumento de 700 casos ativos de #coronavírus na Bahia. Isso não é um bom sinal. Não quero desanimar ninguém, mas o vírus ainda não foi embora. Precisamos acelerar a vacinação e continuar com a prevenção, usando máscaras’’.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia tem 9.698.519 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou a dose única, o que equivale a 76,67% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Primeira-dama e secretária Andrea Castro

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza apresentou na reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a equipe que atuará no apoio institucional às Organizações da Sociedade Civil. O grupo é formado por técnicos multidisciplinares das áreas de Direito, Contabilidade e Assistência Social.

Caberá a estes profissionais orientar as instituições municipais em relação à documentação, títulos de utilidade pública, parcerias institucionais e empresariais, além de auxiliar no acesso a editais de financiamento e convênios em nível municipal, estadual e federal.

A iniciativa do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e da Semps é pioneira na cidade, como conta a Secretária Andrea Castro: “Pela primeira vez no município de Itabuna a gestão tem esse olhar e preocupação em relação às instituições”, afirma.

A secretária acrescenta que, com o apoio da Prefeitura, foram quitados débitos dos repasses de recursos estadual e federal dos anos anteriores que se encontravam pendentes de três instituições que possuem convênio com o município. “A Semps já está iniciando a formalização dos convênios do ano de 2021”, conta Andrea Castro.

Desde 2018, a APAE, o Núcleo Cuidar e o Abrigo São Francisco de Assis estavam sem receber os recursos aos quais tinham direito. A partir do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, neste mês de setembro a situação foi normalizada.

Como destacou a secretária Andrea Castro, o município através da Semps já iniciou o procedimento para formalização de convênios para o ano de 2021 com estas instituições e incluiu a AGP (Associação Grapiúna de Paraplégicos), que foi contemplada em 2019 com uma emenda constitucional, mas ainda não tinha sido firmado o convênio.

//

Leia em: 2 minutos

O ex-candidato a prefeito de Itaquara, Léo de Edinho (PP), declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na disputa pelo governo da Bahia em 2022.

A reunião foi intermediada por Claudio Tinoco (DEM), que também será apoiado pelo grupo político de Itaquara em 2022 para deputado estadual da Bahia.

Além de Léo de Edinho, também estavam na reunião Agenálio Filho de Deus, que foi candidato a vice-prefeito de Itaquara e é presidente municipal do PP, e José Messias (Zezinho), presidente do PSOL de Itaquara.

Leonardo Chagas Barreto teve 45,59% dos votos em sua última eleição, ficando pouco atrás do atual prefeito da cidade, Marco Aurélio (PSB), que teve 54,22%.

“A oposição de Itaquara se fortalece buscando o melhor para o futuro da cidade, que é ACM Neto governador da Bahia”, afirmou Léo de Edinho.

“Hoje demos um importante passo no Vale do Jiquiriçá com o apoio de Léo de Edinho e o grupo que tem uma grande atuação não só em Itaquara, como também em toda a região. Vamos trabalhar juntos pelo futuro dos itaquarenses, da região e de todo o estado da Bahia”, disse Tinoco.

Em caso de situação de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa

Leia em: < 1 minuto

Rajadas de ventos de até 26,77 km/h, 14 nós, podem acontecer até a próxima sexta-feira, 24, em Ilhéus, é o que prevê e alerta a secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil da Prefeitura, em razão do mau tempo que chegou na região Sul.

Com temperatura variante entre 19°C e 29°C na cidade, a probabilidade de chuva é de 80%, podendo chover até 13mm.

Em caso de situação de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Ilhéus por meio do telefone (73) 98836-2753 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. Em caso visita técnica, vistorias e elaboração de laudos, o atendimento acontece em horário comercial.

Prefeito Augusto Castro pediu audiência ao governador Rui Costa // Foto de Lucas Matos

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), com outras lideranças da região sul do Estado, recepcionou o governador Rui Costa (PT) em Almadina. Horas antes, o Chefe do Executivo estadual cumpriu agenda oficial na cidade de Itapitanga, para assinar Ordem de Serviço autorizando a restauração da pavimentação da BA-651.

Augusto Castro aproveitou o encontro de Rui Costa para solicitar uma audiência para a apresentação de uma pauta com projetos de obras estruturantes para Itabuna e também de geração de empregos com foco no polo logístico.

“Ao longo desses oito meses, trabalhamos em projetos de obras importantes para Itabuna, como requalificação de vias e a melhoria de alguns bairros. Vamos marcar uma audiência com o governador Rui Costa e apresentar essas demandas”, disse o prefeito Augusto Castro.

Segundo o mandatário itabunense, um dos grandes problemas do Brasil é a retomada do crescimento no pós-pandemia. “Com o avanço da vacinação e um certo controle da pandemia, a geração de postos de trabalho passa ser a prioridade. Os prefeitos têm um papel importante em fomentar emprego e renda e o apoio do Governo do Estado é essencial”, observou.

Augusto lembrou que vem trabalhando na atração de empresas e que em breve Itabuna receberá dois grandes empreendimentos do setor atacadista. Além disso, observou que a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, tem atuado junto ao segmento empresarial de várias regiões do país na atração de investimentos e de novas empresas.

“O Governo do Estado e o município podem atrair novos empreendimentos, ao apontar investimentos estruturantes e incentivos fiscais. O advento do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) é uma oportunidade para Itabuna se transformar em uma grande polo logístico, gerando inúmeros postos de emprego”, ressaltou o prefeito Augusto Castro.

//

Contrato entre empresa coletora e Prefeitura foi encerrado e população sofre com acúmulo de lixo nas ruas. Ilhéus agora passa a ser reconhecida como a Rainha do Lixo

Leia em: 3 minutos

A cidade de Ilhéus, mais conhecida como a “Princesinha do Sul da Bahia”, parece ter mudado o título para “Rainha do Lixo”. Isso porque o município está sem coleta desde a semana passada e as ruas têm se transformado em verdadeiros depósitos de sujeira.

A interrupção do serviço aconteceu porque o contrato emergencial entre a empresa prestadora, a CTA, e a Prefeitura, foi encerrado. Desde então, o município informou que haverá um processo licitatório para contratação de outra empresa e que, em breve, o novo nome será anunciado.

Enquanto a prefeitura não decide qual será a futura prestadora do serviço – que, inclusive, é essencial e jamais deveria ser paralisado – a população sofre com a falta de coleta. O lixo acumulado se tornou um grande exemplo de descaso com a saúde pública já que, como todos sabem, sujeira é sinônimo de aparecimento de animais indesejados e, consequentemente, doenças.

Durante esta semana, moradores do centro chegaram a bloquear as vias com o lixo acumulado em protesto pela situação, no mínimo, desrespeitosa. Já o pessoal de um condomínio popular chegou a fazer uma “vaquinha” para pagar o recolhimento da sujeira. O Pauta Blog circulou pelas ruas ilheenses nesta 5ª feira (23.setembro) e flagrou o acúmulo de resíduos em várias partes da cidade, como é possível conferir nas fotos.

Se o contrato emergencial da prefeitura com a empresa CTA estava se encerrando, por que o município não iniciou o novo processo licitatório mais cedo?

Esse desgaste da gestão com o eleitorado pode não soar bem para 2022. #Ficaadica!

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

//

A ordem de serviço para a restauração da pavimentação na BA-651 foi assinada na manhã desta quinta

Leia em: 2 minutos

O governador Rui Costa visitou o município de Itapitanga, na zona cacaueira da região sul, nesta 5ª feira (23.setembro), onde assinou a ordem de serviço para a restauração da pavimentação na BA-651. A obra será realizada pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Estado), com valor de mais de R$ 11 milhões, e vai promover a recuperação de 26 km no trecho da rodovia que liga os municípios de Itapitanga a Coaraci, beneficiando mais de 58 mil habitantes da região.

“A recuperação da estrada significa segurança das pessoas, desenvolvimento, geração de emprego, isso juntamente a outras obras urbanas, como pavimentação de ruas”, afirmou o governador Rui Costa.

Rui visitou o terreno onde será construída a nova sede do Colégio Estadual Alcides David, que terá seis salas, dois laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo society. Com a nova estrutura, a escola poderá funcionar como unidade de ensino de tempo integral. “É uma obra pra cuidar de gente, e estimular que as pessoas cuidem do futuro dessa cidade, do nosso estado e país, que é através da educação. Por isso nós estamos fazendo um grande investimento pra requalificar a infraestrutura da escola, pensando em práticas esportivas e culturais”, acrescentou o governador.

ENTREGAS
Segundo o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, a intervenção na BA-651 é a realização de uma promessa. “Antes da pandemia o governador se comprometeu em recuperar o trecho que agora vai se concretizar com 26 km de pista entre Itapitanga e Coaraci”.

Foram entregues, através da Seagri Secretaria de Agricultura do Estado) equipamentos para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul). Ao todo foram mais de R$ 2,1 milhões em duas motoniveladoras, um trator de esteira, um caminhão pipa e uma escavadeira hidráulica que vão contribuir na manutenção, recuperação de estradas e na produção agrícola.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos