BASTIDORES DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA

Este foi os bastidores da sessão de terça-feira, na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 3 minutos

“Vamos correr…”
Tem-se a impressão de que a missão de quase todos os vereadores da Câmara de Itabuna quanto à Reforma Tributária era: “vamos correr, aprovar e tudo certo”. Mas quem correu mesmo foram as redes sociais, dando um recado à Câmara de forma negativa.

Quem correr mais rápido, vence
Quando as instituições (ACI, ABIH, CDL, CRC, MESB, OAB e SINDICONTASUL) acordaram, eles (os 95% dos vereadores) correram para reajustar, deram um cavalo de pau e reordenaram a aprovação. Resumindo: não basta ser rápido, tem que ser bom em articular. E as instituições mostraram que são boas em ambas partes.

Falta de transparência
Vários jornalistas disseram que não sabiam ao pé da letra as alterações da Reforma Tributária, na Câmara de Itabuna. Não foi por falta de buscar as informações, foi por falta de transparência da Câmara. Teve jornalista investigativo que fuçou tudo e até esta quarta (29) não achou (no website da Câmara) nada para opinar sobre isso ou aquilo.

O certo mesmo…
Um empresário de Itabuna esperneou no gabinete do presidente da Casa: “se o projeto é tão bom mesmo como vocês tanto dizem, por que não deu publicidade”?

A reforma atabalhoada
E um outro empresário soltou o verbo: “Foi um processo ‘atabalhoado’, corrido sem nenhuma transparência e que deixou toda a sociedade cheia de dúvidas”.

Os mestres em doutorado
Muitos vereadores são mestres ou doutores em publicidade. Uns pegam na colher de pedreiro para tirar foto, outros pegam na enxada… cada segundo é um flash. Mas quem se manifestou antes da votação?

Teve sim 1
Vários vereadores querendo transparecer que o vereador que estiver contra a reforma é por falta de conhecimento da matéria ou que foi induzido por assessores.

Teve sim 2
O que teve mesmo foi um cidadão a indagar: “eu desafio que se cada vereador sabe no que foi votado”. Escamou! O engraçado que tinha uns dez vereadores em torno dele. E todos, calados estavam, calados ficaram.

Teve sim 3
Teve advogados, pessoas que entendem dos processos e andamentos na Câmara dizendo: “foi tudo muito rápido”. Inclusive…os próprios vereadores assumiram a rapidez.

Teve sim 4
Um dos vereadores, ao terminar a sessão, foi bater boca com um empresário. Que nível!

Estranho
Causou estranheza antes da sessão iniciar: no plenário só estava APENAS um vereador. Quando a sessão ia iniciar, os 20 chegaram de vez. Juntinhos!

Ideia cheque
Ou a Câmara se apruma em prol da população itabunense ou os edis irão ficar de mal com a população. Uns até disseram, na tribuna, que isso dói. A ideia cheque é: o tribunal do “povo” não perdoa. Tá na rede!

Fiquem atentos 1
Aguardemos os próximos movimentos do Legislativo e no Executivo. O porquê? Não existe almoço de graça. Xi…

Fiquem atentos 2
Até amanhã, 6ª feira (1º.outubro), o Pauta Blog irá publicar uma matéria de um “mal exemplo” cometido por um vereador de Itabuna.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos