//

Missão empresarial estimulou boas práticas de fabricação em panificação e confeitaria

Leia em: 2 minutos

Entre os dias 21 e 23 de outubro, um grupo composto por 13 empreendedores s das cidades de Itabuna, Ilhéus e Canavieiras, sul do Estado, participaram do VII Encontro de Panificadores do Estado da Bahia, em Feira de Santana. A participação no evento foi viabilizada por meio de uma missão empresarial, que teve como objetivo estimular boas práticas de fabricação e processos em panificação e confeitaria para garanti a qualidade final do produto.

Considerado o maior evento da área de panificação do estado, o encontro foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), em parceria com Sebrae e contou com oficinas para capacitação e palestras sobre inovação e gestão, com a presença, dentre outros, do especialista Nilson Fonseca.

O evento contou ainda com espaço para negócios, com participação de fornecedores que expuseram matérias-primas, insumos e equipamentos para o setor. Os empresários participaram de palestras temáticas sobre atendimento, tendências de mercado, produtividade e redução de custos; além de oficinas temáticas em confeitaria e panificação.

A gestora do projeto de Indústria de Alimentos do Sebrae em Ilhéus, Karla Peixoto, que também integrou o grupo, juntamente com o consultor do Núcleo de Padarias do Projeto Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Lucas Cardoso Andrade, contou que o encontro tem cumprido o papel de promover negócios, networking e levar informação aos panificadores do interior do estado. “O encontro foi bastante oportuno e produtivo para o grupo. Já tínhamos participado em outros momentos, porém, este ano, com a pandemia, retornar aos encontros presenciais tem sido bastante produtivo para todos”, completou.

📷 Foto de Divulgação

//

Leia em: 3 minutos

A vida por trás dos sorrisos nas redes sociais, especialmente quando trabalhamos nelas e com elas, tem perrengues que quase ninguém vê. Há exatamente um mês um acidente doméstico virou a minha vida pelo avesso, por exemplo. Uma queda, sensação de deslocamento do ombro, o braço e mão soltos, raio-x e o tão temido diagnóstico: fratura! Não muito pequena! A dias da inauguração da minha casa de eventos, o Casarão Cola Na Manu!

Um profissional sugeriu que não operasse no desespero, lembrando que estava em jogo a minha mão direita, força e principalmente escrita. “Como assim?! Eu sou escritora!”, foi a única coisa que passava na minha mente. Quando essa euforia de eventos passar, me vejo escrevendo mais livros, sonho escrever algo que vire filme ou novela, e só chorei pensando nisso. “Está sentindo muita dor?”, perguntavam. Mas o choro era da dor na alma, pensando no futuro. A dor física se fez minha amiga, quando entendi que dependia da minha mente ser forte ou não!

Passei por um turbilhão e hoje nem sei como. Sei que Simon Cavalcante, fisioterapeuta, foi uma luz com todas as suas orientações. Lembro da sensação de desmaio após o diagnóstico no hospital. Lembro da minha família ao meu redor dizendo que eu precisava reagir, e foi quando liguei para Dr. Eric Júnior e escutei “Deixe que eu resolvo tudo da cirurgia e do Plansul”, meu plano de saúde, e assim aconteceu! E eu só pedia a Deus que o médico sugerido por todos, mas que eu não conhecia até então, me desse a segurança que precisava para ficar bem, porque estudei comportamento humano e reconheço gente insegura a quilômetros de distância. (Tá aí um arrependimento na vida, inclusive!) Mas Dr. Alexandre Bulhões, especialista na área, me passou total segurança, a que eu precisava. “Isso é com ele!”, pensava. E segui! Sofri o que jamais conseguirei descrever, mas inaugurei o Casarão, com apoio de Marama, e três dias depois me internei.

Oi, Deus, sou eu de novo! Chegando na vida agora, mais uma vez. Não lembro de muita coisa, apenas que foram 30 dias dormindo sentada e acordando com câimbras; que fui muitíssimo bem tratada no hospital e que todos falavam do show de Harmonia; que não consegui deitar na maca do centro cirúrgico, tamanha dor; que fiz um pequeno escândalo lá dentro pedindo que chamassem logo o meu médico e todos riam afirmando que todos eles eram médicos também, até ele entrar e aí apaguei; Mas lembro da selfie na manhã seguinte, que tirei após banho e batom, o que me rendeu muitas risadas com amigos e familiares no WhatsApp. “A mulher acabou de sair de uma cirurgia e tá toda maquiada!”. São coisas assim que distraem a mente e não nos permite surtar com tudo o que está passando! Hoje, usando as duas mãos, escrevo este primeiro artigo emocionada. A reabilitação segue me causando inúmeros sentimentos, mas o principal deles é de profunda gratidão pelo renascimento. Senti a sua presença o tempo todo, mesmo ainda tendo um longo caminho de tratamento pela frente! Obrigada por tudo! Obrigada por TANTO!


Manu Berbert é publicitária e e empresária

Blog: www.manuelaberbert.com.br / Instagram: @manuelaberbert

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br
Leia em: < 1 minuto

Na última 6ª feira (22.outubro), a Prefeitura de Ilhéus realizou a inauguração das obras de pavimentação da Rua das Oliveiras, no bairro São Francisco. A ação faz parte de uma série de obras pela cidade e o momento foi marcado por muita alegria, já que esse era um sonho alimentado por décadas pelos moradores do local.

O momento contou com a presença do Prefeito Mário Alexandre, o vice prefeito Bebeto Galvão e Secretários, que juntos realizaram a entrega da rua nova e pronta aos moradores.
“Há 15 anos os moradores dessa rua aguardam uma resolução, era horrível o lamaçal que existia aqui. Estamos empenhados em fazer o máximo de melhorias para nossa Ilhéus”, disse o prefeito Mário Alexandre.

//

Leia em: 2 minutos

As fortes chuvas que caem no interior do estado têm colaborado de forma considerável no combate aos incêndios florestais. É o que mostram os dados divulgados pela Sala de Situação de Monitoramento Ambiental do Inema.

O boletim de focos de calor é emitido diariamente, municiando a equipe da Operação Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, que combate os incêndios florestais em todo território baiano.

Durante este período 14 aeronaves do modelo air tractor para lançar água nas áreas atingidas, que ajudaram a combater os incêndios florestais nos municípios atingidos, além de dos esforços das equipes de campo, Secretaria do Meio Ambiente, Inema, Defesa Civil, Bombeiro Militar e brigadistas voluntários.

Ainda segundo o meteorologista, esta condição favorável à ocorrência de chuvas na maior parte do Estado deve se manter no decorrer deste sábado. Já no domingo (24), os maiores volumes deverão ficar restritos ao oeste baiano.

Sobre os incêndios ainda em combate, apenas o município de Barra, localizado a cerca de 650 km de Salvador, requer atenção, pois ainda tem um foco de incêndio em monitoramento e outro em fase de rescaldo; duas aeronaves auxiliam na ação.

Leia em: 2 minutos

Em comunicado oficial, as lideranças dos partidos que integram a base da gestão do prefeito Mário Alexandre (Marão) declararam posicionamento desfavorável à assinatura do requerimento para abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) em Ilhéus. O procedimento visa verificar o acordo judicial firmado entre a Prefeitura e empresas concessionárias do transporte coletivo da cidade.

De acordo com os diretórios estaduais, a decisão foi fiscalizada pelo Ministério Público e não há ocorrência que culmine em crime a ser apurado. De igual modo, a CEI não sustenta o inquérito por não evidenciar a existência de fato delituoso. Os parlamentares favoráveis à investigação são orientados a retirar o seu apoio à abertura do processo.

Uma fonte revelou ao Pauta Blog que a nota são de TODOS os partidos da base do Governo de Ilhéus.

ENTENDA O CASO ⤵️

Câmara de Ilhéus: Presidente Jerbson Moraes vai acatar pedido da CEI para investigar transporte público

Leia em: 2 minutos

Itacaré que já conta com uma diversidade de praias e outras belezas naturais, ganhará um novo atrativo turístico. O município contará com o turismo rural de base comunitária, no Assentamento Pancada Grande, localizado próximo à sede de Itacaré, onde vivem cerca de 70 famílias, em um local de natureza preservada.

No assentamento, os turistas poderão contar com cachoeira, uma trilha entre cacaueiros, cultivados no sistema cabruca, caracterizado pelo sombreamento de árvores nativas da Mata Atlântica, a degustação da culinária típica local, além de conhecerem a história do assentamento, entre outros atrativos, a exemplo de uma cozinha comunitária para o beneficiamento do chocolate.

Tudo isso se tornará realidade a partir do apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional). Para viabilizar o turismo rural, os investimentos, da ordem de R$ 648,7 mil, estão sendo aplicados em ações como a da reforma da sede do assentamento; criação de um espaço memorial; a construção de uma cozinha comunitária para o beneficiamento de chocolate de alta qualidade, além de refeitório e uma loja para vender os produtos locais.

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD) vai acatar o pedido de criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as empresas de transporte coletivo do município e as condições do acordo judicial firmado entre a Prefeitura e as concessionárias, que garantiram um repasse de 15 milhões de reais à Viametro e São Miguel, sob a alegação de prejuízos pelo período de paralisação do sistema por conta da pandemia.

Confira a notícia com exclusividade em www.jornalbahiaonline.com.br

LEIA TAMBÉM ⤵️

Ilhéus: Diretório do Partido Verde orienta bancada a não assinar requerimento para abertura de CEI do Transporte

Leia em: 2 minutos

O soldado do Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria) da PM de Itabuna, Paulo Ricardo Alves, 31 anos, garantiu o 5° lugar, no Campeonato Mundial de Judô, realizado em Portugal, na 6ª feira (22.outubro). O militar baiano lutou com os principais judocas do mundo, na categoria 73 kg.

Logo na primeira disputa, o brasileiro enfrentou o russo Vladimir Kobzar – atleta de carreira olímpica, com títulos mundiais e europeus. O PM acabou perdendo, foi para a respecagem e chegou até a disputa da medalha de bronze. Ele enfrentou o mongol Thumunk Bradakh mas, após um erro de estratégia, acabou perdendo.

“Ser o quinto melhor do mundo é uma vitória. Não fiquei ansioso nem com medo em momento algum. Pelo contrário. As minhas derrotas foram por punições simples, mas, consegui manter a calma e dei o meu melhor”, contou.

O PM baiano treinou com a equipe de judô do Sport Lisboa e Benfica, além de colegas da Seleção Brasileira.

“Eles foram tão atenciosos e me fizeram propostas tentadoras [risos]. Agora vou me preparar para o próximo mundial, que acontecerá na Polônia, na cidade de Cracóvia, em 2022”, comentou o PM.

Leia em: < 1 minuto

O presidente do Partido Verde de Ilhéus informou ontem, 6ª feira (22.outubro), que a bancada do partido será orientada a não assinar o requerimento para abertura da CEI (Comissão Especial de Inquérito), com a finalidade de apurar fatos oriundos do acordo judicial firmado entre a Prefeitura e empresas concessionárias do transporte coletivo urbano municipal.

Conforme a decisão, o processo foi fiscalizado pelo Ministério Público e não há nenhum fato delituoso a ser apurado que sustente a CEI. O documento orienta ainda os parlamentares que por ventura já tenham assinado favorável à investigação retirar o seu apoio à abertura do processo.

Ainda ontem (22), oito vereadores assinaram um requerimento para instaurar a CEI, dentre eles, o Vinícius Alcântara (PV).

Vixe! E agora? 

LEIA TAMBÉM ⤵️

José Oduque, Pancadinha, PT de Itabuna, Augusto Castro, Câmara de Itabuna, Augustão, DEM-e-PSL de Itabuna, Capitão Azevedo e Charliane Sousa, Dr. Mangabeira, Isaquias Queiroz

De um lado, o prefeito Augusto Castro (PSD), e do outro, o vereador Manoel Porfírio (PT): seguem ligados

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse ao programa de Bené que irá solicitar a Câmara de Itabuna uma nova mudança para reforma administrativa e que será enviada no final deste ano.

Castro ainda admitiu que fará alterações no seu primeiro e segundo escalão. E sacou o argumento: “Ainda estou estudando [nomes]”. Mas pontuou que a dança das cadeiras será apenas em 2022, e dando a entender que será logo no início do ano.

A entrevista foi na manhã neste sábado (23.outubro) pela Rádio Interativa 93.7 FM. Participou também o fidelíssimo escudeiro e líder do Governo na Câmara, o vereador Manoel Porfírio (PT), onde confessou que não será candidato à presidência da Câmara de Itabuna em 2022.

Porfírio segue super obediente ao prefeito Augusto Castro. Assim, por ora, o candidato [da Câmara] será quem o prefeito direcionar/escolher.

LEIA TAMBÉM ⤵️

José Oduque, Pancadinha, PT de Itabuna, Augusto Castro, Câmara de Itabuna, Augustão, DEM-e-PSL de Itabuna, Capitão Azevedo e Charliane Sousa, Dr. Mangabeira, Isaquias Queiroz

Notícias mais lidas

Outros assuntos