//

Leia em: < 1 minuto

Empreendedores baianos impactados pelas chuvas têm até a próxima 6ª feira (28.janeiro) para solicitar o crédito emergencial do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Os interessados devem procurar as prefeituras dos municípios que sofreram com as enchentes no final do ano passado.

As concessões de financiamento emergencial permitem parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para valores até R$ 150 mil. Após as verificações e avaliação simplificada de crédito, os contratos são elaborados e enviados para assinatura dos comerciantes e prestadores de serviço, que poderão utilizar os recursos para reconstruir suas atividades.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

O sepultamento de Valmir Gomes ocorrerá às 9h desta 3ª feira (25) em Jussari

Leia em: < 1 minuto

Faleceu nesta 2ª feira (24.janeiro), em Ilhéus, o guarda civil municipal Valmir Gomes do Nascimento Júnior, aos 52 anos. Gomes estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau, onde aguardava realização de procedimento cirúrgico.

Esposo de Adriana e pai de Daniel e Lucas, ele atuou durante 12 anos na corporação, cumprindo sua missão de forma valorosa e contribuindo para a segurança do patrimônio público.

O velório acontece no SAF, localizado na Conquista, até às 7h desta 3ª feira (25). O sepultamento ocorrerá às 9h, na cidade de Jussari.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, emitiu uma nota: “presto as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda, rogando a Deus que na sua infinita misericórdia conforte a todos”.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: 3 minutos

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou as Notas Técnicas que trazem orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados na vigência da pandemia pela Covid-19. Os documentos apontam recomendações sobre visitas nas unidades estaduais, acompanhantes, cirurgias eletivas e campanha vacinal contra a Covid-19.

De acordo com a Nota Técnica Nº 66, fica determinada a suspensão das visitas em todas as unidades de internação, sejam enfermarias ou em unidades fechadas como UTIs e Centro Cirúrgico por conta do aumento do número de casos de Covid-19 em toda Bahia. “As unidades de saúde devem incentivar as visitas virtuais, através de vídeo chamadas ou ligações, através da equipe multiprofissional, conforme o Manual de Orientações para reunião virtual com a equipe de assistência, disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia”, explica o documento. É autorizada a permanência de um acompanhante para pacientes acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, menores de 18 anos ou em cuidados paliativos.

A normativa técnica estabelece ainda que as unidades de saúde devem exigir comprovação de esquema vacinal completo, por meio de cartão de vacinação ou meio eletrônico, através do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde – ou aplicativo próprio do município de residência, caso exista. O esquema vacinal completo deve estar de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que recomenda a primeira, segunda e terceira doses, com intervalos entre a segunda e terceira dose de 150 dias.

CIRURGIAS ELETIVAS
Não há orientação para a suspensão de cirurgias eletivas em virtude da Covid-19. A recomendação permanece a mesma desde maio de 2021, cuja recomendação é que sejam realizados procedimentos de modo seguro. Cada unidade deve estabelecer estratégias de priorização da agenda cirúrgica, observando sempre as características inerentes a cada especialidade cirúrgica e as condições clínicas do paciente, cuja espera possa piorar o prognóstico da doença.

Os procedimentos devem ser cancelados, salvo casos de urgência e emergência, caso o paciente apresente febre ou qualquer outro sintoma respiratório nos últimos 10 dias, assim como tenha tido contato próximo com pessoa diagnosticada com Covid-19 nos 14 dias que antecederem a cirurgia.

GESTANTES E PUÉRPERAS
No caso dos acompanhantes de gestantes e puérperas, buscando reduzir o fluxo de pessoas circulando nas unidades de saúde, cada paciente passa a ter direito a um acompanhante durante toda a evolução do trabalho de parto, desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas presentes na sala, contando com a equipe de saúde e as outras parturientes. O acompanhante deve utilizar máscara cirúrgica durante todo o período que estiver na unidade de saúde e ser orientado quanto aos cuidados gerais de contato e higienização. Para as pacientes menores de 18 anos, o acompanhante deverá ser o pai, a mãe ou o responsável legal pelo mesmo.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Carga apreendida pode gerar prejuízo de mais de R$ 300 mil aos sonegadores

Leia em: < 1 minuto

Nesta 2ª feira (24.janeiro), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 210 placas voltaicas de geração de energia solar com origem chinesa e que estavam sendo transportadas descobertas e sem a documentação fiscal. A apreensão aconteceu na BR-242, trecho do município de Seabra.

Segundo a PRF, o material estava dentro de um caminhão e, durante a abordagem, o condutor do veículo afirmou que recebeu a carga sem a nota fiscal. Ainda de acordo com a polícia, as placas causam um prejuízo de cerca de R$ 315.000,00 aos sonegadores.

A carga e o veículo foram encaminhados à Receita Federal Brasileira para os procedimentos cabíveis.

ACOMPANHE TAMBÉM A POLÍTICA NA CIDADE DE ITABUNA ⤵️

Guinho, Andrea Castro, Capitão Azevedo, Geraldo Simões, João Roma, Thiago Martins, Diego Pitanga, Ronaldão, Danilo da Nova Itabuna, Pancadinha, Charliane Sousa

Protestantes interditaram dois trechos da BR-415 na manhã de hoje

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (24.janeiro), moradores dos Bairros Salobrinho e Banco da Vitória, em Ilhéus, interditaram dois trechos da BR-415, para pedir respostas do poder público a respeito da situação enfrentada por eles após a enchente do mês de dezembro. Segundo os moradores, eles perderam as moradias com as fortes chuvas e, desde então, focam colocados em unidades escolares municipais, porém vão ter que deixar esses locais com o início do período escolar no início do próximo mês.

O protesto contou com a presença de equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros. Nos locais, galhos de árvores e pneus foram queimados, então as forças de segurança precisaram conter os ânimos dos manifestantes e organizar o tráfego durante toda a manhã. Por volta das 11h, o protesto foi encerrado.

O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Rubenilton Silva, esteve no local para dialogar com os moradores. Segundo ele, ainda hoje (24.janeiro), uma reunião entre as partes envolvidas vai definir o que pode ser feito a partir de agora com essas pessoas que não têm para onde ir porque perderam as casas.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: 2 minutos

A Câmara de Feira de Santana quer debater a crise no transporte público da cidade, mas, de acordo com o presidente da Casa, Fernando Torres (PSD), o Poder Executivo tem dificultado ao máximo essa discussão. Ele lembra que, ao longo de 2021, a nova legislatura tratou com prioridade os problemas de locomoção dos feirenses por meio de ônibus, mas enfrentou o desinteresse do prefeito Colbert Martins Filho e da Secretaria de Transportes.

Há vários requerimentos aprovados com pedidos de informações sobre as razões da crise e cobrando do Governo ações contra o desrespeito dos empresários ao contrato com o Município, mas nenhuma resposta. O Legislativo convidou o secretário Saulo Figueiredo a comparecer em plenário para dialogar com os vereadores em busca de soluções para os problemas, mas como tantas outras propostas, está é mais uma a não receber atenção governamental.

Tamanho descaso pode levar a Câmara a instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as responsabilidades das empresas e da Prefeitura. O vereador Professor Jhonatas Monteiro (PSOL) obteve as assinaturas regimentalmente necessárias e apresentou ofício à Mesa Diretora para criar a CPI, o que pode ocorrer logo no retorno das atividades legislativas, em fevereiro.

RISCO DE CALOTE
“As empresas estão indo embora, vão dar o calote nos trabalhadores e na população”, diz o vereador Edvaldo Lima (MDB), diante de medida adotada pela empresa Rosa, que “tirou metade dos seus ônibus de Feira sem que o Governo tenha se manifestado”. Ele é o autor do requerimento cobrando a presença do secretário da pasta de Transportes na Câmara e ainda não atendido. Edvaldo anunciou que recorreria ao Ministério Público e também à Justiça para “impedir que os desmandos continuem”.

ACOMPANHE TAMBÉM A POLÍTICA NA CIDADE DE ITABUNA ⤵️

Guinho, Andrea Castro, Capitão Azevedo, Geraldo Simões, João Roma, Thiago Martins, Diego Pitanga, Ronaldão, Danilo da Nova Itabuna, Pancadinha, Charliane Sousa

"Eduardinho", como era mais conhecido, governou Arataca de 1989 a 1992

Leia em: < 1 minuto

Nesta 2ª feira (24.janeiro), o ex-prefeito de Arataca, Eduardo Bomfim, mais conhecido como “Eduardinho”, morreu de causas naturais aos 89 anos de idade. Eduardo governou o município entre os anos de 1989 e 1992.

O atual gestor de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), lamentou a perda do político e o agradeceu pelos inúmeros serviços prestados enquanto servidor da comunidade arataquense.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos do ex-prefeito.

 

Rompimento de adutora próximo a ETA afeta fornecimento de água em Itabuna.

Leia em: 2 minutos

O rompimento de uma adutora nas proximidades da ETA (Estação de Tratamento de Água), da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), na noite de ontem (23.janeiro), vai interromper o abastecimento de água nos bairros das zonas leste, sul e sudeste da cidade. Equipes da Emasa tentaram solucionar o problema ainda ontem, porém, o difícil acesso ao local não possibilitou o reparo.

De acordo com o gerente de Distribuição de Águas, Moisés Ferreira, na manhã desta 2ª feira (24.janeiro), técnicos e operários da Emasa estarão se deslocando ao local para realizar o reparo na rede. “Vamos analisar o caso para buscar o meio mais eficaz para viabilizar o conserto. No local existe um conjunto de adutoras, caso o rompimento tenha ocorrido em uma rede na parte de cima fica mais fácil o conserto, coso contrario irá demandar um pouco mais de tempo”, explica.

BAIRROS AFETADOS ⤵️
O rompimento da adutora vai afetar os moradores dos bairros Vila Zara, São Judas Tadeu, Conceição, Góes Calmon, Banco Raso, São Caetano, Sarinha Alcântara, Jardim Vitória, Carlos Silva, Jardim Primavera, Vila Anália, São Pedro, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro, Zizo e Fonseca.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Guinho, Andrea Castro, Capitão Azevedo, Geraldo Simões, João Roma, Thiago Martins, Diego Pitanga, Ronaldão, Danilo da Nova Itabuna, Pancadinha, Charliane Sousa

Magalhães também foi ex-presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras

Leia em: 2 minutos

A ex-deputada estadual Kelly Adriana Magalhães (PCdoB) faleceu aos 53 anos, na noite deste domingo (23), em Salvador. Ela luvata contra o câncer.

Kelly foi eleita deputada estadual pelo PCdoB, para o período 2011-2015, depois de brilhante atuação como vereadora em Barreiras, chegando a presidir o parlamento municipal em duas ocasiões, também pelo PCdoB, entre 2005-2008 e 2009-2012, renunciando ao mandato em 2010 para assumir uma cadeira no Palácio Luís Eduardo Magalhães. Ela também era professora e líder sindical.

TRAGETÓRIA NA ALBA
Como deputada, Kelly foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público (2011); e titular das Comissões: Direitos da Mulher (2011, 2013-2014), Especial da Promoção da Igualdade (2011-2014), Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (2011-2014), Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos (2013-2014), Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público (2013-2014), CPI Tráfico de Pessoas (out/2013 – 2014 ). Foi também suplente das Comissões: Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos (fev./out.2011), Educação, Cultura, Ciencia e Tecnologia e Serviço Publico (fev-ago/2013), Especial de Desenvolvimento Urbano (2013-2014); membro da Sub-comissão Especial de Águas e Bacias Hidrográficas Baianas (2011), e membro efetivo do Código de Ética e Decoro Parlamentar (set.2012).

PRESIDENTE DA ALBA LAMENTA
“Kelly Magalhães reunia duas grandes características opostas em uma só pessoa: a combatividade e a amabilidade. Era durona, guerreira, mas de uma empatia enorme, de uma amabilidade extrema, levando ao pé da letra o que pregou um de seus grandes ídolos, o Comandante Che Guevara: ‘endurecer, mas sem jamais perder a ternura’. Meu abraço solidário ao seu marido Jorge, aos seus filhos Maria Eduarda e Felipe, aos familiares e aos seus conterrâneos de Barreiras”, declarou Adolfo Menezes e decretou três dias de luto oficial na Casa.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos