Prefeito de Itabuna Augusto Castro e o líder na Câmara, Manoel Porfírio

Leia em: 2 minutos

O Pauta Blog ficou sabendo sobre a possibilidade do vereador Manoel Porfírio (PT) apoiar a pré-candidatura da primeira-dama, Andrea Castro, à Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), ainda no mês de dezembro. Quem também participou do diálogo, mas sem holofotes, foi um deputado do Partido dos Trabalhadores.

Quase dois meses depois, a ‘coisa’ começou a ganhar corpo na decisão do prefeito Augusto Castro (PSD). Da semana passada (fim de janeiro) para cá, a costura com o líder do governo municipal na Câmara parece, realmente, ter ganhado tração.

Antes de publicar essa matéria, o Pauta Blog ouviu outras três fontes e todas disseram: “Porfírio vai apoiar Andrea [Castro] em Itabuna”. Os sintomas são nítidos e um deles, inclusive, é que Porfírio intensificou (com unhas e dentes) a carga de defesa ao Governo Municipal.

Augusto (que já fez oposição ao governo petista quando deputado estadual), agora, vai ter que dançar forró na missa em que Porfírio tocar. Em outras palavras, vai ter que beijar a camisa vermelha do PT de Lula e Wagner, além de mostrar empenho na campanha de ambos em solo itabunense.

É o jogo. É o xadrez. É o 2022.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ Uma foto diz mais que mil palavras, não é, Enderson Guinho, Augusto Castro e Paulo Magalhães?

Leia em: < 1 minuto

O Diário Oficial Eletrônico desta 2ª feira (31.janeiro), traz mudança no secretariado do prefeito de Feira de Santana, Colbert Filho (MDB).

José Carneiro deixa a titularidade da pasta de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a pedido. Carneiro como é vereador, retorna à Câmara Municipal.

📷 Foto de Jorge Magalhães

//

Em todo o país, cerca de 24 mil segurados do INSS vão ficar sem realizar as perícias hoje

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda (31.janeiro), os peritos médicos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizam uma paralisação de 24 horas em todo o país. A categoria reivindica recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022, fixação do número máximo de 12 atendimentos presenciais diariamente, substituição das autoridades da Subsecretaria da Perícia Médica Federal, realização de concurso público para recomposição dos quadros da carreira, readequação das agências da Previdência Social e o fim da teleperícia.

Para hoje, a Associação Nacional dos Médicos Peritos convocou o Dia Nacional de Advertência pela valorização da categoria. Na última 3ª feira (25.janeiro), o órgão enviou um ofício ao Ministério do Trabalho e Previdência informando sobre a mobilização já que, segundo os profissionais, eles tentam negociar com o Governo Federal há 2 anos sem sucesso.

Com a paralisação em todo o Brasil, mais de 24 mil segurados do INSS vão ficar sem realizar as perícias para a disponibilização de benefícios previdenciários, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. De acordo com o INSS, as pessoas que deixarem de ser atendidas hoje devido à paralisação, vão ter os atendimentos remarcados posteriormente.

//

Dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) mostram que, em 2021, a Bahia respondeu por 71,30% do cacau recebido pelo setor; o Pará, segundo colocado, 25,21% // 📷 Foto de Pedro Moraes/GOVBA

Leia em: 3 minutos

A AIPC (Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau) divulgou, agora em janeiro, dados consolidados sobre o recebimento de amêndoas de todo o Brasil. Seus números mostram que a Bahia, em 2021, bateu um recorde histórico, com entrega de 140.928 toneladas de amêndoas de cacau, um aumento de 39,72% em relação ao ano anterior, quando o estado produziu 100.864 toneladas, quantidade que já o situava, com folga, como o maior produtor de cacau do Brasil. Os números de 2021 consolidam a liderança e ainda representam o melhor resultado da Bahia desde 2017.

Os números da AIPC mostram que a Bahia entregou, em 2021, 71,30% do total de amêndoas recebidas pelas indústrias produtoras. O estado segundo colocado, o Pará, entregou, em 2021, 25,21% do total da amêndoa processada, apresentando uma produção total de 49.821 toneladas. Enquanto de 2020 para 2021 a produção baiana de cacau cresceu 39,72%, a do Pará decresceu 24,67% (foram 66.133 toneladas em 2020).

A cadeia produtiva do cacau vive um momento de incremento na Bahia. Além da ótima performance de produção e do agigantamento do número de marcas de chocolate no estado, há também um reconhecimento internacional à qualidade dessa amêndoa.

No último mês de dezembro, as amêndoas de cacau da Bahia foram destaque no Cocoa Of Excellence – COEX2021. O produtor João Tavares, da cidade de Uruçuca, recebeu a Medalha de Ouro no concurso realizado em Paris, na França. E a produtora Angélica Maria Tavares, também de Uruçuca, ganhou a Medalha de Prata no renomado evento internacional, considerado o mais importante no mundo para o setor. Um mês antes, em novembro, durante a III Edição do Concurso Nacional do Cacau, a produtora Cláudia Calmon de Sá, de Itabuna, havia levado o primeiro lugar na categoria Varietal; o segundo lugar também ficou na Bahia, premiando a produção da Fazenda Vale do Juliana Fruticultura, localizada no município de Igrapiúna.

AIPC
A Associação das Indústrias Processadoras de Cacau atua no mercado desde 2014. Seu Conselho Diretor é composto pelas empresas Barry Callebaut, Cargill e Olam, que, juntas, respondem por aproximadamente 95% da compra e moagem do cacau no Brasil.

O setor do cacau responde por mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, sendo um dos elos de uma cadeia de mais de 250 mil pessoas, na qual estão incluídos desde produtores rurais até trabalhadores das indústrias de chocolate. Estima-se que esse setor represente cerca de R$ 23 bilhões anuais de valor gerado ao país.

Atualmente, a produção de cacau no Brasil está concentrada nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia. Dados da AIPC mostram que cerca de 93 mil produtores rurais se dedicam ao cacau em terras brasileiras, sendo a maior parte pequenos produtores que praticam a agricultura familiar em áreas entre 5 e 10 hectares .

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Bahia é o maior produtor de diamantes do país

//

Encontro debateu várias questões ligadas à categoria, assim como a necessidade de valorizar os militares veteranos

Leia em: 2 minutos

Nesse domingo (30 de janeiro), cerca de 90 policiais militares do sul, extremo sul e sudoeste baiano participaram do VI Encontro de Veteranos da Polícia Militar. Neste ano, a comemoração aconteceu em um sítio localizado no Bairro Banco da Vitória, em Ilhéus.

Durante o encontro, a categoria debateu sobre os direitos de militares aposentados e pensionistas, mas também sobre a atuação dos veteranos em relação às políticas para este ano. Na reunião, foi discutido, também, a desvalorização dos policiais que fazem parte da reserva e o fortalecimento do núcleo feminino. Além disso, foi definida a criação de um fundo para financiar os próximos encontros do grupo.

Entre os convidados especiais, estavam o médico e também soldado da Polícia Militar, Isaac Nery, o empresário Raimundo Júnior, o enfermeiro José Messias e o chefe de segurança do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Capistrana.

//

Leia em: 2 minutos

O governador Rui Costa se reuniu hoje (31) em Salvador, com diretores da competição de motos aquáticas ‘Rally dos Mares’, para agradecer o apoio dado por participantes do evento no resgate de centenas de pessoas desabrigadas pelas enchentes, durante as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia, em dezembro de 2021.

De acordo com John Nascimento, um dos diretores do Rally dos Mares, cerca de 40 voluntários participaram das ações de salvamento em cidades como Itabuna e Dário Meira. “Foi um trabalho coletivo. Nós conseguimos mobilizar as motos aquáticas para atingir o máximo possível de pessoas, chegando mais rapidamente nos lugares de difícil acesso. Navegamos a noite inteira pelas ruas das cidades. Dessa forma, conseguimos dar aquele socorro imediato auxiliando o trabalho prestado pelo Corpo de Bombeiros”.

COMPETIÇÃO
A primeira edição do Rally dos Mares foi realizada em 2015. Ao longo dos anos, a competição ganhou amplitude nacional com prospecção internacional e se tornou a maior em navegação de mar aberto do mundo. Mais de 100 pilotos participam do evento, que percorre 400 quilômetros pelo litoral baiano, com largada na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, passando por Morro de São Paulo, Barra Grande, Península de Maraú e Itacaré.

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Itabuna realiza, a partir das 14 horas de 3ª feira (1º.fevereiro), no Teatro Municipal Candinha Doria, sessão de abertura do Ano Legislativo 2022.

A solenidade, que deverá ter a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), marca o segundo ano da atual mesa-diretora, cujo presidente é o vereador Erasmo Ávila (PSD).

Estado detém a segunda maior reserva de gemas do país e é o segundo colocado na produção de esmeraldas

Leia em: 2 minutos

A beleza das gemas fascinam e encantam milhares de pessoas pelo mundo e o Brasil possui grande destaque neste setor. Atualmente o país é reconhecido como um dos mais importantes pólos de gemas do planeta, ocupando a primeira posição entre os países latino-americanos na produção e comercialização desse bem mineral sob a forma bruta. Já a Bahia, dados de 2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, mostram que o estado detém a segunda maior reserva de gemas do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

A Bahia é o primeiro produtor de diamantes em kimberlitos (extraído na rocha matriz), o segundo maior produtor de esmeralda e o principal produtor de quartzo rutilado do Brasil. Grande parte da produção do estado é voltada especialmente para o mercado externo, tendo como principais setores de consumo a indústria de lapidação e a joalheria.

O diamante, por exemplo, uma das pedras mais cobiçadas para a fabricação de joias e também considerado o material mais duro do mundo é encontrado na cidade de Nordestina, e produzido pela empresa Lipari Mineração. A Mina Braúna é considerada a primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida em depósito kimberlítico, rocha fonte primária de diamante.

A mina entrou em operação comercial em julho de 2016 e atualmente é a maior produtora de diamantes do Brasil. A empresa é responsável por mais de 80% da produção nacional, em termos de volume, que seguem os trâmites do Sistema de Certificação Processo Kimberley (SCPK), certificação internacional que estabelece os requisitos para controlar a produção e o comércio internacional de diamantes brutos.

Para os próximos três anos, a Lipari prevê novos investimentos na região. Estima-se que algo na ordem US$5.5 milhões (cerca de R$29 milhões) seja destinado a estudos de viabilidade da mina subterrânea e pesquisa mineral em novas áreas.

Outro grande destaque na produção de gemas é a Cooperativa Mineral da Bahia (CMB). Situada na Serra de Carnaíba, em Pindobaçu, a cooperativa é responsável pela produção de esmeraldas, que assim como o diamante, é uma das gemas mais valiosas do mundo. Fundada em 2006, a Cooperativa possui uma Permissão Lavra Garimpeira (PLG). Os requerimentos minerários concentram-se em Pindobaçu, mas se estendem parcialmente pelos municípios de Saúde e Mirangaba.

Conforme a CMB, cerca de 8 mil pessoas da região de Pindobaçu estão ligadas diretamente às atividades de mineração e mais de 2.000 pessoas trabalham diretamente na extração de pedras preciosas. Além disso, milhares de outras pessoas da região são beneficiadas indiretamente pela extração de esmeraldas.

📷 Foto: Divulgação/Lipari Mineração

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Bahia se consolida como maior produtora de cacau do Brasil

//

Leia em: 2 minutos

O Calixto Midlej Filho tornou-se o primeiro hospital do sul da Bahia a entrar para um seleto grupo de unidades de saúde brasileiras com o Selo de Qualificação da Ona (Organização Nacional de Acreditação), nível 1. A entrega do certificado foi feita pela diretora e fundadora do Ibes (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), Vivian Giudice, durante a festa dos 105 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O evento foi no auditório do Teatro Candinha Dória.

Durante a cerimônia, Vivian Giudice destacou que no país existem 370 hospitais com selo de qualidade, dos quais somente 11 mantidos por Santas Casas. No sul da Bahia, o Hospital Calixto Midlej Filho conquistou a certificação depois de um rigoroso e longo processo de avaliação iniciado em 2018, suspenso no ano seguinte por causa da pandemia do novo coronavírus. O processo foi retomado em 2021, quando a unidade conquistou o Nível 1 de Acreditação.

Para obter o certificado, o Hospital Calixto Midlej Filho teve verificado mais de 1.700 requisitos relacionados a estrutura hospitalar, processos, padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente. A diretora do IBES observou que a conquista do Calixto pode inspirar outras instituições regionais de saúde que planejam conquistar a certificação de qualidade.

CONQUISTA HISTÓRICA
Para o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, o selo é uma conquista histórica para a centenária instituição. “A acreditação é um processo rigoroso sobre a qualidade dos serviços ofertados ao usuário. Sempre tivemos uma enorme responsabilidade e compromisso em oferecer atendimento humanizado e de qualidade. Esse selo nacional veio confirmar e validar o nosso trabalho, que é referência em vários setores”, disse o provedor.

A certificação ONA é válida por dois anos. Nesse período, os processos serão acompanhados de perto por avaliadores da entidade certificadora, que fazem visitas periódicas de manutenção. A certificação é um reconhecimento de que a organização de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas em todas as áreas de atividades da instituição.

//

Ilheense, Marcelo Sá, morreu neste domingo em Salvador

Leia em: 2 minutos

Morreu aos 56 anos o ator e produtor cultural, Marcelo Hoog de Sá, neste domingo (30.janeiro) em Salvador.

Da cidade de Ilhéus, Sá era muito reconhecido no circuito artítisco na Bahia, e também, responsável e fundador do Circuito de Cinema Saladearte. A causa de sua morte ainda é desconhecida.

COMPETÊNCIA
“Nos anos 80, participamos de uma mostra de teatro no teatro municipal de Ilhéus. Ele na peça ‘O gato malhado’, eu em ‘Dois perdidos numa noite suja’. A cultura sente um baque muito forte, com a partida de Marcelo Sá, pela sua competência na cena artística da Bahia”, lamentou o ator e escrito, Antônio Maciel, de Itapetinga.

“Inquieto, provocante, atuante!. Parceiro de muitos projetos, espetáculos e ideias. Uma pessoa ímpar em cultura e arte por toda parte. A Bahia perde um ícone no teatro nas artes plásticas e audiovisual!”, disse a atriz e produtora cultural, Eva Lima.

NOTA DO CINEMA SALADEARTE

“Ele representava a personificação da Saladearte, dedicando-se, desde a fundação do Circuito, a manter vivo o sonho tornado realidade, enfrentando fases difíceis, realizando projetos especiais de abrangência cultural e social, imprimindo sempre uma alegria muito própria em tudo o que fazia. Na pandemia, a Saladearte enfrentou o seu momento mais difícil. A campanha “Juntos pela Saladearte”, que contou com o apoio solidário de milhares de pessoas, possibilitou que o Circuito continuasse. Marcelo Sá, com heroísmo, assumiu papel fundamental na campanha e o Circuito Saladearte é um legado para Salvador e para a Bahia, que mantém vivos sua energia e dinamismo”.

📷 Fotos de Reproduçã/Redes Sociais

Notícias mais lidas

Outros assuntos