Segundo empresário, burocracia dificultou o processo e muitos empresários não conseguem saber se crédito foi liberado ou não

Leia em: 2 minutos

O empresário e presidente da ACI (Associação Comercial de Itabuna), Mauro Ribeiro, concedeu entrevista ao Programa do Bené e falou sobre a morosidade do Desenbahia em liberar o crédito emergencial para comerciantes afetados pela enchente do Rio Cachoeira em dezembro do ano passado. Segundo Mauro, há reclamações de empresários de vários segmentos sobre a demora para receber os valores liberados pela instituição.

De acordo com o presidente da ACI, a burocracia dificultou bastante o processo de solicitação do empréstimo: “As queixas dos comerciantes vem desde o início. O número de documentos solicitados foi muito grande e a gente sabe que as empresas sofreram com as enchentes e muitas delas perderam documentações. Isso dificultou para que muitas empresas dessem entrada. 330 empresas conseguiram dar entrada, mas existe um número muito maior de empresas prejudicadas, mas nem todo mundo conseguiu dar entrada por conta dessa burocracia”.

Além disso, o empresário questiona a demora para que os empresários obtenham uma resposta positiva ou negativa do Desenbahia: “Quem deu entrada, precisa do empréstimo. O que a gente está cobrando e eu acho que é justo é a morosidade. O nome do empréstimo é emergencial, mas, pela demora, já não é mais emergencial porque já está com o prazo de um banco comum. O que as pessoas precisam é de informação e transparência no sentido de informar quem vai poder e quem não vai poder. É melhor você dizer um não do que ficar nessa incógnita”.

Questionado sobre o papel da Associação Comercial nesse processo de acolhimento dos comerciantes, Mauro salientou que, desde o início, o órgão vem trabalhando para orientar essas pessoas: “Desde o início, a gente tem orientado e incentivado. Eu mesmo levei alguns comerciantes no SAC para dar entrada e auxiliamos mesmo porque havia desencontro de informações. A partir do momento em que o comerciante deu entrada no Desenbahia, a gente não tem mais nada a fazer. Após dar entrada, nem protocolo fica”.

Ao falar sobre a demora para que o dinheiro seja disponibilizado, o empresário salientou que muitas empresas não têm como esperar mais ainda: “Se demorar mais, esse empréstimo não faz mais sentido. Diante da dificuldade, as empresas vão suportar dois meses, três meses, aguardando uma resposta de um empréstimo?”.

//

Formulário de solicitação de matrícula vai estar disponível entre os dias 3 e 8 de março

Leia em: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) publicou o Edital 011/2022 que regulamenta o processo seletivo de candidatos(as) para o provimento de 1.746 vagas disponibilizadas nos cursos de graduação oferecidos pela Instituição, para ingresso no 1º e no 2° semestres de 2022, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os candidatos interessados em concorrer às vagas ofertadas devem consultar as informações constantes no Termo de Adesão da Uesc ao SiSU, oficializado no último mês de dezembro pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana. A seleção será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos ou candidata no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O formulário de solicitação de matrícula ficará disponível no período de 3 a 8 de março de 2022, contendo a declaração de veracidade, deve ser preenchido via site da Uesc. Após o preenchimento, será gerado um documento em formato PDF.

A documentação enviada fora do prazo estabelecido será desconsiderada sob qualquer circunstância. Vale salientar que o deferimento da matrícula e a homologação dos documentos apresentados pelo candidato (a) são de competência e responsabilidade do Colegiado do respectivo Curso.

Serviço de manutenção da Coelba afeta fornecimento de água pela Embasa

Leia em: < 1 minuto

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que, nessa terça-feira (15.fevereiro), o abastecimento de água vai ser interrompido na zona norte de Ilhéus devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

A interrupção do fornecimento se deve à manutenção da rede e a Coelba estima que o serviço seja concluída até às 18h de amanhã, quando será iniciada a retomada gradativa do abastecimento de água. Nesse período, orienta a Embasa, é interessante que os moradores façam uso racional e consciente da água para evitar o desabastecimento.

As localidades afetadas são: Iguape, Distrito Industrial, São José, Novo Ilhéus, Jardim Savóia, Barra, São Domingos, São Miguel, Sambaituba, Aritaguá, Urucutuca e adjacências.

Leia em: 2 minutos

O secretário de Esporte e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho confirmou para as 19 horas desta 3ª feira (15.fevereiro), a cerimônia de lançamento do Campeonato Interbairros de Futebol 2022, em evento programado para o Teatro Municipal Candinha Dória. O evento contará com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), secretários e dirigentes municipais, lideranças empresariais e representantes de associações de moradores, além de dirigentes esportivos.

No evento, será anunciada a data para as inscrições das equipes que disputarão os jogos do certame esportivo. A expectativa dos organizadores é de que até a realização da competição, cerca de 60 times representando os bairros da cidade sejam inscritos. “Estamos pensando em cada detalhe, desde segurança, à organização dos campos, com roçagem, limpeza e pintura visando oferecer boas condições para os atletas e o público que sempre prestigiou o campeonato”, frisou o secretário Enderson Guinho.

Todos os detalhes estão sendo definidos, inclusive a questão da segurança pública que foi amplamente discutida num encontro com representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, associações de moradores e dirigentes esportivos, conforme adiantou o secretário.

Enderson Guinho lembra que o Campeonato Interbairros de Futebol é um dos mais importantes eventos esportivos da região, porque consegue movimentar os quatro cantos da cidade, revelar atletas, oportunizar  lazer e diversão e, principalmente, impulsionar  a economia informal com a comercialização de lanches e bebidas como suco, água e refrigerantes.

Por conta da epidemia do Covid-19, há dois anos Itabuna não realiza o Campeonato Interbairros, que surgiu em 1993, se tornando o maior evento esportivo da cidade. As partidas acontecem todas as manhãs de domingo, sempre em campos previamente definidos pela coordenação. A previsão é que pelo menos 1.300 atletas participem dos jogos divididos por cada uma das equipes.

//

Leia em: < 1 minuto

Uma sessão especial na noite desta 4ª feira (16.fevereiro) marcará o reconhecimento de Itabuna ao trabalho heroico realizado por voluntários desde a devastadora enchente de dezembro. Proposta pelo presidente da Câmara, vereador Erasmo Ávila (PSD), a solenidade será a partir de 19 horas, no Teatro Candinha Doria.

O edil explica que a intenção do Legislativo é expressar o sentimento de toda a população, com repercussão em várias partes do estado e do país. Assim, serão laureados desde a turma do jet-ski e os irmãos pescadores, que socorreram várias vítimas numa canoa, até grupos de diferentes religiões e não religiosos a postos em “QGs” – espaços para onde foram levados desabrigados e desalojados.

Leia em: 2 minutos

O Programa Partiu Estágio está com inscrições abertas para 2.505 vagas direcionadas à Secretaria da Educação da Bahia, conforme Edital n° 001/2022, publicado Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (11). Os estudantes universitários interessados devem realizar as inscrições a partir hoje (14), até 14 de março deste ano, pelo site do programa:

As oportunidades relacionadas às estruturas da SEC em 214 municípios baianos são para estudantes de 65 cursos de nível superior. O Estado oferece bolsa de R$ 455, além do auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado. Ao todo, o Partiu Estágio oferece 4.761 vagas, neste edital, em 59 órgãos estaduais, distribuídas em 221 municípios baianos. São oportunidades em 151 cursos de nível superior diferentes.

Quem pode participar – Para participar, os interessados precisam estudar e residir na Bahia; possuir idade mínima de 16 anos; e ter concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. Estudantes de Ensino à Distância (EAD) também podem participar, desde que façam o curso em uma sede ou polo de EAD localizado no Estado.

INSCRIÇÃO
O estudante que deseja fazer a inscrição deve fazer o login no site do programa e preencher uma ficha cadastral, fornecendo seu nome e CPF, além de outros dados pessoais como e-mail, endereço residencial e local onde estuda. Na sequência, o candidato deve escolher três opções de órgãos onde deseja estagiar. Importante ressaltar que a área do estágio deve ser a mesma do curso em que o aluno está matriculado. Posteriormente, em data a ser divulgada, os universitários selecionados para o Partiu Estágio receberão a convocação no endereço de e-mail que forneceram no ato da inscrição.

As vagas serão prioritariamente para estudantes universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e para aqueles que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. O programa reservará 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme Lei Federal nº 11.788/2008.

//

Estudantes de nível médio e superior podem participar da seleção

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia publicou um edital para formação de cadastro reserva de estágio remunerado. As vagas são para ensino médio e superior e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o próximo dia 25 por meio do site da Super Estágios.

O concurso vai ser aplicado de forma online entre às 10h do dia 3 de março e às18h do dia 4 de março. O resultado final vai ser divulgado no dia 15 de março, a partir das 17h.

Para participar da seleção, o estudante deve ter disponibilidade para estagiar por, no mínimo, seis meses, a partir da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), estar matriculado e frequentando o curso de nível médio ou superior em instituições de ensino oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Para o estudante de nível superior, é necessário, ainda, ter cursado o mínimo de 50% (cinquenta por cento) dos créditos e não estar matriculado no último semestre desse curso.

Outros requisitos são ter disponibilidade para estagiar em regime de 4 a 6 horas diárias, limitado a 20 horas semanais, ter idade mínima de 16 anos no ato da assinatura do TCE, ser brasileiro ou estrangeiro, observando, neste caso, o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável.

"Eu faço parte de um grupo liderado pelo senador. Eu tenho compromisso com o senador", declarou Augusto em novembro do ano passado

Leia em: 2 minutos

O senador Otto Alencar (PSD) afirmou, nesta 2ª feira (14.fevereiro), que vai apoiar o ex-presidente Lula na tentativa de ocupar, novamente, a Presidência da República. “Eu apoio Lula aqui e vou apoiar como candidato do meu partido ou não. Não há palavra minha que não seja cumprida”, declarou Otto ao portal da Salvador FM.

Em novembro do ano passado, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse que tem um compromisso com o senador. Segundo o gestor, tudo faz parte da corrente política à qual eles estão ligados: “Meu compromisso, hoje, é com o senador Otto Alencar. É isso que eu penso e acho que a política, a gente tem que construir ligado a um grupo político. Eu faço parte de um grupo liderado pelo senador. (…) Eu tenho compromisso com o senador. Então, dentro da corrente política em que nós estamos hoje, dentro de um alinhamento, eu vou caminhar com o grupo do governo. A não ser que o senador Otto mude o posicionamento, o que eu acho muito difícil esse grupo dividir”.

Se Otto vai marchar ao lado de Lula e o prefeito disse que o compromisso dele é com o senador, então, o apoio ao petista é mais que esperado. Será

Difícil acreditar que o ex-carlista Augusto Castro vai marchar de praguinha vermelha no peito ou, até mesmo, subir em palanque para pedir votos para Lula.

A bolsa de apostas ainda tem muitas dúvidas, mas, no jogo político, tudo pode acontecer.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Augusto Castro, José Carlos Araújo, Sivaldo Reis, Geraldo Simões, Sandro Régis, Edson Negócios, Enderson Guinho, Rosemberg Pinto, Pancadinha, André Jatobá, Humberto Mattos

"Esse vereador, ele tem medo do povo, tem medo de ir pra rua e não vê as pessoas", dispara José Carlos sobre Sivaldo Reis

Leia em: 2 minutos

Na última sexta-feira (11.fevereiro), o vereador de Itabuna, Sivaldo Reis (PL), declarou ao site Políticos do Sul da Bahia que o presidente estadual do PL, José Carlos Araújo, “visita a cidade de ano em ano”.

Reis bateu forte ao dizer que o comandante do partido no estado quase não vem à Itabuna e saiu em defesa do prefeito Augusto Castro. Segundo o vereador, o gestor municipal tem méritos: “Sou da base do prefeito Augusto Castro e aprovo o governo dele. O presidente do partido estadual visita a cidade de ano em ano, por isso não sabe a realidade da cidade”.

Hoje (14.fevereiro), em entrevista ao Programa de Maria Alice na Rádio Difusora, José Carlos Araújo rebateu o edil sobre a frequência que vem à cidade de Itabuna: “Embora tenha vereadores que dizem que vou uma vez por ano, mas, no ano passado, eu fui à Itabuna umas quatro ou cinco vezes. Esse vereador, ele tem medo do povo, tem medo de ir pra rua e não vê as pessoas. (…) Todo mundo que anda em Itabuna, vê o estrago da cidade. O que eu falei não foi nada demais, eu falei que a cidade está suja e a cidade está mal cuidada. É verdade e todo mundo vê isso!”.

O vereador de Itabuna está correndo sérios riscos por infidelidade partidária ao bater de frente com o presidente estadual da sigla e ‘comandante’.

Será que o caldo vai entornar de vez?

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

RECADO DADO❗ Ao lado do vice-prefeito Guinho, Pancadinha manda recado: “Para derrubar os ‘Pretinhos’ é difícil”; Assista o vídeo!

O encontro foi Itacaré, no último sábado (12.fevereiro)

Leia em: 2 minutos

O PDT iniciou por Itacaré, no último sábado (12.fevereiro), uma série de encontros municipais para traçar estratégias visando as eleições de 2022, discutir a construção de um projeto de desenvolvimento para a Bahia e formar novas lideranças locais. O evento, realizado no Centro Cultural do histórico bairro do Porto de Trás, contou com a presença do presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior, e do deputado estadual Alan Sanches, que é do União Brasil.

Também estiveram presentes os presidentes municipais do PDT, Ramon Setúbal, do União Brasil, Luiz Quadros, e do MDB, Vladimir Reis, além do presidente da Limpurb de Salvador, Omar Gordilho, que é da Executiva pedetista no estado. “Todos aqueles que não estão satisfeitos com os indicadores da Bahia na segurança, na educação, na geração de emprego e renda, no turismo e em outros setores devem se unir para construir um projeto de transformação em nosso estado. Precisamos de mudança”, discursou Félix.

Durante o evento, lideranças locais e populares cobraram, por exemplo, a complementação asfáltica da BA-654, que liga o distrito de Taboquinhas, em Itacaré, à BR-101. Além disso, a comunidade pediu mais investimentos no turismo e o perdão das dívidas dos pequenos e médios cacauicultores atingidos pelas chuvas.

“Já fizemos uma solicitação ao governo federal sobre o perdão das dívidas dos produtores de cacau. A situação da lavoura já era delicada, e as chuvas só fizeram piorar este quadro. Estamos unindo forças suprapartidárias para aumentar a pressão, inclusive com o apoio dos prefeitos”, salientou Félix, que participa na sexta-feira (18) de uma audiência pública, em Itabuna, para debater esta questão, organizada com o apoio da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).

CENTRO CULTURAL

Félix assumiu, no encontro, o compromisso de destinar emenda parlamentar para a obra de requalificação do Centro Cultural do Porto de Trás, que desenvolve uma série de atividades para o público jovem, a exemplo de aulas de capoeira e dança. O compromisso de ser parceiro da entidade também foi feito pelo deputado Alan Sanches.

“Vocês ganharam dois amigos hoje aqui. Seremos parceiros do Centro Cultural e da comunidade. Vamos trabalhar para trazer benefícios para Itacaré. As lideranças que estão aqui hoje têm esse objetivo em comum. Juntos, somos mais fortes e faremos política de uma forma que resulte em melhorias na qualidade de vida desse bairro e de todo o município”, afirmou o parlamentar do União Brasil.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Augusto Castro, José Carlos Araújo, Sivaldo Reis, Geraldo Simões, Sandro Régis, Edson Negócios, Enderson Guinho, Rosemberg Pinto, Pancadinha, André Jatobá, Humberto Mattos

Notícias mais lidas

Outros assuntos