//

CONFUSÃO, CONFUSÃO❗ MDB de Vitória da Conquista emite nota sobre tratativas relacionadas à sucessão estadual na Bahia

Leia em: 3 minutos

O MDB de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, emitiu uma nota para esclarecer a atual situação da legenda frente ao cenário de sucessão estadual na Bahia. Desde quando o MDB indicou o candidato a vice-governador da chapa do PT, Geraldo Júnior, os diretórios municipais de várias cidades começaram a se mobilizar até porque muitos deles não simpatizaram com a ideia de apoiar Jerônimo Rodrigues (PT) a governador.

Em Vitória da Conquista, especificamente, a sigla demonstrou que parecia estar alinhada com os interesses do pré-candidato ACM Neto (União Brasil) uma vez que a prefeita da cidade, Sheila Lemos, faz parte da legenda e tem proximidade com o ex-prefeito de Salvador. No entanto, na nota emitida pelo MDB e assinada pela presidente municipal, vereadora Lúcia Rocha, é explicitado que não houve acordo entre as partes.

De acordo com Lúcia, o grupo de ACM Neto teria exigido que ela se desfiliasse do MDB para se juntar a algum partido ligado ao União Brasil. Ainda na nota, a líder do partido afirma que essa condição é inaceitável porque o MDB tem história em Vitória da Conquista e não pode, simplesmente, deixar tudo para trás em nome das eleições de outubro.

A vereadora afirma, ainda, que a prefeita Sheila Lemos estaria exonerando pessoas ligadas ao MDB que faziam parte do governo municipal demonstrando, assim, que a decisão do partido em não aceitar as condições de ACM Neto promoveu retaliações. Dessa forma, o MDB de Vitória da Conquista decidiu seguir a decisão da Executiva estadual, ou seja, marchar ao lado do grupo do PT.

Deixamos o espaço aberto para a manifestação da prefeita Sheila Lemos.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA ⤵️
Nota à Imprensa
É de conhecimento público que o MDB Estadual estava em franca negociação com o União Brasil e com o Partido dos Trabalhadores e ouvindo os Diretórios Municipais. Resultado das negociações, o MDB Estadual compôs com o Partido dos Trabalhadores para concorrer a eleição ao Governo do Estado, inclusive com indicação do pré-candidato a vice-governador da Bahia, o MDBista, edil e Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior.

Neste sentido, a Executiva Estadual, em observância aos princípios norteadores do Estado Democrático de Direito, não vinculou a Executiva Municipal do MDB de Vitória da Conquista a seguir a orientação Estadual e concedeu total autonomia para que esta pudesse apoiar qualquer pré-canditato ao governo do Estado.

A Executiva do MDB de Conquista iniciou diálogo com o pré-candidato ao Governo do Estado ACM Neto, através da sua representante local a Prefeita Sheila Lemos, com o objetivo de firmar apoio. Contudo, apesar da disponibilidade do MDB de Conquista, não foi possível prosseguir, vez que foi colocado como condição inegociável para início das tratativas que a Presidente do MDB Conquista, Embaixadora Regional do MDB e Pré- Candidata à Assembleia Legislativa pelo MDB, a vereadora Lúcia Rocha se desfiliasse imediatamente do MDB e se filiasse em um partido ligado ao União Brasil.

Destarte, o MDB de Conquista não aceita tal imposição, uma vez que o MDB local possui trajetória, história e peso no nosso município. Sendo responsável, inclusive, pela reeleição da Chapa Herzem Gusmão e Sheila Lemos, com 97.364 mil votos, chapa esta que hoje tem Sheila Lemos como prefeita de Vitória da Conquista.

Resta destacar que após a partida prematura do nosso líder Herzem Gusmão, o partido sofreu perdas sobretudo em se tratando de membros do MDB que foram convidados a se desfiliarem do partido para migrarem a outro de interesse da gestão, conforme já amplamente divulgado pela mídia, além de exonerar técnicos MDBistas com relevante trabalho prestado, tudo isso gerando a diminuição da participação do partido no governo.
Mesmo assim, o partido se manteve fiel e em silêncio, tendo como escopo continuar fortalecendo o projeto político iniciado em 2017, visando a manutenção da atual gestão nos anos vindouros.

Recentemente, de forma repentina, a Prefeita exonerou cargos ligados a Executiva local do MDB, demonstrando de maneira contundente o desinteresse do governo de continuar recebendo o apoio do MDB.

Contudo, diante dos acontecimentos relatados e da opção que nos foi dada: ou abandona o MDB ou não compõe a base para as eleições 2022. O MDB de Conquista, partido que elegeu quatro vereadores e a atual gestão municipal, vem manifestar que seguirá firme e com unidade com o MDB Estadual. E que não aceitará qualquer exigência que tenha como objetivo sucumbir o MDB em Vitória da Conquista!

Vitória da Conquista-Ba, 02 de abril de 2022.

Maria Lúcia Santos Rocha
Presidente

Notícias mais lidas

Outros assuntos