//

José Adauto (Sindicom), Mauro Ribeiro (ACI), Ulysses Maynard e Carlos Leahy (CDL)

Leia em: < 1 minuto

Representantes da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista) de Itabuna estiveram reunidos nesta segunda-feira, 12, com o juiz Ulysses Maynard, da 28ª Zona Eleitoral, com o objetivo de debater sobre a poluição sonora dos eventos políticos no centro da cidade.

De acordo com os representantes das entidades, o comércio do centro vem sofrendo com a falta de estacionamento, sem a Zona Azul e o comércio ambulante na calçada. Com a eleição, essa dificuldade se agravou, a partir da quantidade de eventos políticos que acontecem no centro e a utilização de equipamentos de sons que ultrapassam o limite permitido de até 80 decibéis, e com potência nominal de amplificação acima de 20.000w (vinte mil watts).

Durante a reunião, o juiz Maynard destacou que será expedida pela Justiça Eleitoral (28ª ZE/BA) uma portaria que disporá sobre o auxílio de demais órgãos de fiscalização, especialmente à Secretaria de Segurança e ordem Pública, no controle de eventuais irregularidades na veiculação de propaganda eleitoral, notadamente em relação à carros de som.

//

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde divulga o calendário de vacinação do período de 12 a 16 de Setembro, que contempla a população em diferentes faixas etárias.

COVID-19 ADULTOS E IDOSOS
A vacinação de adultos e idosos contra o covid-19 ocorrerá na terça-feira,13 e quinta-feira, 15, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Vale destacar que as unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h em razão da necessidade de evitar desperdício de doses. A vacinação da primeira, segunda, terceira ou quarta dose contra o covid-19 serão aplicadas para pessoas maiores de 18 anos.

MULTIVACINAÇÃO INFANTIL
Prossegue em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil concomitante à covid-19, Influenza e vacinação da Poliomielite. As imunizações acontecem esta semana na segunda-feira 12, na quarta-feira,14 e na sexta-feira, 16, nas Unidades Básicas de Saúde das 08h às 11h e das 13h às 16h.

MULTIVACINAÇÃO CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Esta campanha visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do calendário de imunização nacional para crianças a partir do nascimento a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Estão sendo ofertadas todas as vacinas para este público, o qual era imunizado com as vacinas que faltam para completar seu esquema vacinal da caderneta de vacina após avaliação do enfermeiro(a) da unidade.

POLIOMIELITE
Também na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, ocorre a vacinação da Poliomielite. O público alvo são crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

COVID-19 CRIANÇAS
Prossegue a vacinação contra o covid-19 de primeira ou segunda dose para crianças de 03 a 11 anos. Nesta semana, ocorre na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, acompanhando o cronograma da multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde das 08h às 11h e das 13h às 16h.

MENINGITE C
Também prossegue vacinação contra a meningite C , na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira para crianças de 1 ano de idade a 19 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinadas contra meningo C.

A documentação necessária para vacinação da criança e adolescente é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente, que deverá estar acompanhado do seu responsável.

//

Médico disse que ambulância que estava estacionada no pátio do Samu não poderia socorrer idoso com dores de coluna

Leia em: 3 minutos

O editor do Pauta Blog passou por uma situação, no mínimo, revoltante, no último domingo (11.setembro). Ao telefonar para a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para solicitar atendimento para um idoso de 79 anos de idade, que sofria com fortes dores na coluna e não conseguia se mexer, o médico plantonista disse que não poderia enviar a ambulância, mas que poderia receitar um medicamento por telefone.

A informação, claro, foi contestada porque não havia interesse em medicar o paciente sem, antes, passá-lo pela devida avaliação clínica. O funcionário disse, no entanto, que as ambulâncias do Samu só devem ser deslocadas em casos iminentes de morte, mesmo que o veículo esteja disponível naquele momento: “A gente destina para casos mais graves como doença pulmonar, traumas e acidentes. Nesse caso, ficamos impossibilitados de mandar uma base para um quadro como esse, que é uma dor na coluna. É um quadro que irrita e incomoda, mas, dentre outros quadros com risco iminente de morte, a gente seleciona a base para casos mais urgentes”.

O médico disse, ainda, que poderia receitar alguma medicação por telefone: “Eu oriento você a medicá-lo. Você tem medicação aí? Eu posso passar um medicamento e, ele melhorando, você leva para o hospital. Eu posso orientar você. Eu sou médico e posso orientar você a medicar ele. Você poderia diminuir a dor com esse medicamento e ele ir ao hospital”.

O editor ficou bastante relutante com a ideia de oferecer um remédio para o idoso sem ao menos saber do que se tratava o quadro, mas o médico insistiu que o Samu não poderia ajudar: “Nesse momento, nós temos apenas uma base, que é ambulância básica e está reservada para outros casos de maior valência, como o caso de um idoso que caiu de uma altura, uma crise convulsiva ou uma suspeita de AVC”.

O funcionário não aceitou ouvir críticas sobre a postura do Samu e subiu o tom ao dizer que o editor era egoísta por solicitar atendimento para um caso que ele, mesmo sem avaliar o paciente, não considerava grave: “O senhor é egoísta! O senhor está querendo que a gente mande uma ambulância, que deixe de mandar para um infarto ou um AVC ou para um trauma de um senhor de 92 anos de idade que caiu de uma altura. A ambulância do Samu é para urgência e emergência, ela não é uma ambulância social. Isso é um absurdo! Qualquer pessoa com o mínimo de noção de saúde pública, não iria permitir isso! O Samu é uma ambulância de UTI!”.

ABSURDO!
É bom esclarecer que, em nenhum momento, o editor sugeriu que o médico deixasse de prestar atendimento para alguém com risco de morte e priorizasse a prestação do serviço para o paciente com fortes dores de coluna. O questionamento, desde o princípio, foi sobre o porquê da ambulância não poder se deslocar sendo que ela estava estacionada no pátio da base do Samu, ou seja, disponível para socorrer qualquer pessoa. Foi lamentável ouvir um médico dizer, também, que poderia receitar algum remédio sem ter tido nenhum contato com o paciente que, diga-se de passagem, tem 79 anos e merecia uma atenção especial.

Além de lidar diariamente com pessoas doentes, os funcionários do Samu precisam aprender, também, a lidar com os familiares dos pacientes. É preciso considerar que ninguém pede ajuda quando não precisa, sendo assim, praticar a empatia não custa nada, é nobre e faz bem para a alma e para o coração.

4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR
Após negativa do médico do Samu, idoso foi socorrido até o hospital em uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar graças à sensibilidade do comandante do 4º GBM, Tenente Coronel Manfredo Santana.

Candidato do União Brasil ainda sugeriu transmissão pelo Youtube e redes sociais

Leia em: < 1 minuto

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) aceitou o desafio do também postulante ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT) e disse para o ex-secretário da Educação marcar a data do debate entre os dois. Em publicação em sua conta no Twitter, Neto sugeriu que o evento seja transmitido pelo Youtube e pelas redes sociais.

“Já que o ex-secretário de educação, Jerônimo, tem falado tanto em debate, gostaria de propor que ele definisse data, local e horário para um debate entre nós dois. Sugiro que seja transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais do dois”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.

ACM Neto lidera as pesquisas de intenção de votos para o governo do estado, enquanto Jerônimo aparece na segunda posição. A diferença entre os dois varia de 30 a 40 pontos nos levantamentos.

Homem disse que estava indo vender os animais em Jequié

Leia em: 2 minutos

Na madrugada de hoje (12.setembro), os policiais rodoviários federais conseguiram resgatar cerca de 900 aves silvestres durante uma fiscalização na BR-101, trecho do município de Itabuna. Os animais estavam sendo transportados dentro do porta-malas de um veículo de passeio com placa de Francisco Morato, em São Paulo.

De acordo com a PRF, as aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas em uma situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada, que dificultava respiração, mobilidade e descanso dos pássaros. Dezenas de aves, inclusive, já estavam mortas quando os agentes as encontraram.

Aos policiais, o motorista do carro disse que não possuía autorização nem guia de transporte para criação das aves. Ele disse, também, que saiu de Itabela, no extremo sul do estado, e seguia sentido à cidade de Jequié, onde pretendia vender os animais.

Conduzido à delegacia, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e vai responder na Justiça por crime contra o meio ambiente, previsto na Lei 9.605/98. Já os animais foram encaminhados ao CETAS de Cruz das Almas para receberem o tratamento adequado já que estavam bastante debilitados.

Passageiros iriam embarcar para África, Europa, Índia e Rio de Janeiro portando drogas

Leia em: < 1 minuto

Entre os dias 9 e 11 de setembro, a Polícia Federal apreendeu quase 40 quilos de drogas no aeroporto internacional de São Paulo. O material estava com passageiros que embarcariam para a África, Europa, Índia e Rio de Janeiro.

Na primeira ocorrência, os policiais conseguiram encontrar nove quilos de cocaína que estavam escondidos dentro de produtos e utensílios. Segundo a PF, os entorpecentes estavam com uma mulher da Namíbia que pretendia seguir para a Angola e só foi possível encontrar o material com o auxílio de cães farejadores.

Em outra ocorrência, os policiais localizaram um fundo falso na bagagem de um passageiro do Suriname que iria para a Índia e tentava levar dois quilos de cocaína. Outros dois homens de Bangladesh apresentaram uma Carta de Transbordo Marítimo falsa às autoridades migratórias e também foram detidos.

Um brasileiro que pretendia embarcar para Paris e outro que queria seguir para Portugal foram flagrados com doze quilos de cocaína escondidos em fundos falsos de bagagens.

Em outra ação, uma mulher da Ucrânia que viajava com destino a Paris foi presa com quinze quilos de maconha. Além disso, uma brasileira que pretendia ir para o Rio de Janeiro foi flagrada pelo controle migratório tentando embarcar com uma porção de maconha.

Em todos os casos, os detidos vão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

//

Mônica Burgos

Leia em: < 1 minuto

Na próxima 5ª feira (15.setembro), a sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos, integrará o painel “O poder transformador das lideranças femininas”, durante o encontro para formação de lideranças promovido pela FCDL (Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas) Bahia, pela CDL Salvador e Sebrae.

O evento acontecerá no espaço Cerimonial Rainha Leonor, em Salvador, e visa contribuir para o desenvolvimento das competências de liderança, preparando gestores para os desafios do mundo atual. Mônica divide o espaço do talk-show com a empresária Rosemma Maluf e a consultora Rosangela Angonese, co-autora do livro “Liderança Tóxica”. As inscrições para o 1º Encontro de Lideranças do Movimento Empresarial do Estado são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma do Sympla.

"A gente sabe que ela tem o carinho, a gratidão e o reconhecimento do seu povo", disse Neto sobre gestora

Leia em: < 1 minuto

O candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), fez questão de elogiar a atuação da ex-prefeita do município de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP). Neto estava acompanhando da candidata a vice-governadora, Ana Coelho (Republicanos), e do candidato a senador, Cacá Leão (PP).

Nas redes sociais, Liu agradeceu o carinho de Neto e disse que estava de “alma lavada” com o comentário do candidato sobre ela. O ex-prefeito de Salvador tem retribuído bastante o carinho dos prefeitos que demonstram fazer campanha para que ele ocupe o Palácio de Ondina.

“A gente sabe que ela tem o carinho, a gratidão e o reconhecimento do seu povo. Um beijo, Liu! Obrigado pelo seu apoio!”, disse Neto enquanto estava em cima de um carro de som discursando para os apoiadores.

Liu Andrade (PP) e o vereador João do Som (PSD)

Leia em: 2 minutos

A Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) tem atuado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, no Programa de Reestruturação da Cidade, que está realizando a requalificação asfáltica em ruas e avenidas da cidade. Além de avaliar as redes de água e esgoto das vias que estão recebendo novo pavimento, a empresa tem realizado o nivelamento dos Poços de Visita (PV), popularmente conhecidos como bueiros.

Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, o trabalho de recapeamento de ruas e avenidas provoca o desnível da via em relação ao poço de visita, que acarreta prejuízos aos donos de veículos e a própria Emasa.

“O poço tem que estar na mesma elevação da rua. Conforme o asfalto aumenta de altura, a entrada do poço de visita fica abaixo do nível do pavimento e isso acarreta danos aos proprietários de veículos e a própria Emasa”, explica Tauan.

Vale ressaltar que esta ação em conjunto evita que os poços de visita fiquem fora do nível e venha obrigar a Emasa a substituir o conjunto de tampa dos bueiros. Além disso, também evitar que as suspensões dos carros sejam danificadas.

Dentro do Programa de Reestruturação da Cidade estão sendo pavimentados com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), 42 Km de ruas e avenidas, em parceria do município com o governo do estado. O programa já chegou aos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, São Caetano, Castália, São Roque, Santo Antônio, Antique e Santa Inês.

Notícias mais lidas

Outros assuntos