Danilo não poupou críticas ao descaso de Rui sobre a construção das 1.100 casas

Leia em: 2 minutos

Na sessão ordinária realizada hoje (10.agosto) na Câmara de Vereadores de Itabuna, o vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) fez questão de relembrar a promessa feita pelo governador Rui Costa (PT) de que ajudaria o município a construir 1.100 moradias para a população afetada pela enchente do Rio Cachoeira. Após 8 meses, não há sinal de que as casas estão sendo construídas ou sequer planejadas.

Recentemente, o Pauta Blog tentou falar com o governador sobre o assunto, mas ele disse que não iria dar declarações sobre as obras. O que dá a entender que não há novidades, ou seja, nada de imóveis para quem ficou sem teto em dezembro.

Satirizando a promessa feita por Rui, Danilo levou uma miniatura de casa para o plenário e não poupou críticas ao gestor estadual: “No dia 24 de dezembro, ele [Rui] veio a Itabuna e não colocou os pés na lama e só sobrevoou a cidade e a região. Ele só falou que Itabuna estava passando por um momento de desgraça, mas que iria ajudar a cidade porque ele iria reconstruir Itabuna junto ao prefeito Augusto Castro. A preocupação do nosso governador foi que estaria doando para Itabuna 1.100 casas, mas essas 1.100 casas foram construídas de festa. (…) Até hoje, ninguém vê nada! Ninguém ouve falar mais nada sobre esse povo da enchente! Se a prefeitura não desse o Auxílio Aluguel, esse povo estaria aonde? Até quando nós vamos ficar aqui dizendo que está tudo lindo e perfeito e o governador brincando com a cara do pobre? A única casa que Rui conseguiu fazer, só se foi uma dessa, porque a que ele prometeu, até hoje não chegou!”.

Ainda de acordo com o vereador, é preciso que o prefeito Augusto Castro cobre respostas do governo estadual: “O prefeito dessa cidade precisa chamar o governador Rui Costa para uma conversa. O povo continua sofrendo! As casas não chegaram!”.

DÊ PLAY E ESCUTE O ÁUDIO ⬇️

"Lívia vem tentando quebrar as amarras e projetar a nossa saúde para que ela corresponda aos interesses dos itabunenses", declara Xavier sobre médica titular da pasta

Leia em: 2 minutos

Na sessão realizada 4ª feira (10.agosto) na Câmara de Itabuna, o vereador Ricardo Xavier (Cidadania) defendeu a atuação da atual secretária municipal de Saúde, Dra Lívia Mendes, que, na semana passada, foi duramente criticada por vários vereadores. De acordo com Ricardo, fazer gestão em saúde não é fácil e a médica está enfrentando muitas dificuldades.

No começo da fala, o edil declarou que respeita o posicionamento dos colegas, mas não concorda com as críticas. Além disso, Xavier disse que a secretária está lutando para promover mais qualidade nos serviços ofertados à população: “Entendo que a secretária Lívia tem enfrentado uma situação que não é específica da cidade de Itabuna. Gestão de Saúde não é fácil! Nós temos números e dados a nível nacional e estadual, acompanhamos os noticiários e a gente sabe que, fazer gestão no atual modelo administrativo, não é fácil. Lívia, em minha modesta opinião, vem tentando quebrar as amarras e projetar a nossa saúde a curto, médio e longo prazo no sentido de ter uma saúde de excelência e que corresponda aos interesses dos itabunenses. Sei que problemas existem, mas quero deixar clara a minha posição”.

DÊ PLAY E ESCUTE O ÁUDIO ⬇️

"Está virando bagunça a Câmara de Salvador! Geraldo Júnior tem rasgado a Lei Orgânica daquele município", declara Israel após viagem a Salvador // 📷 Foto de João Victor Blohem

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itabuna, Israel Cardoso (Agir), esteve em Salvador na semana passada para acompanhar o lançamento do nome da empresária Ana Coelho (Republicanos) como candidata a vice-governadora na chapa de ACM Neto (União Brasil). Na ocasião, segundo o edil, ele soube da atuação do atual presidente da Câmara de Salvador e candidato a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e criticou as atitudes do político.

De acordo com Israel, é vergonhosa a situação da Casa Legislativa uma vez que o presidente tem atuado com falta de ética: “Geraldo Júnior tem rasgado a Lei Orgânica daquele município. Ele está fazendo sessões, dando quórum sem ter quórum, aprovando votações sem nenhum tipo de seriedade. É preciso que o baiano fique atento em quem vai escolher!”.

Israel classificou a situação como bagunça e disse que é preciso intervir junto à postura do emedebista: “É preciso que faça uma capacitação nesse cidadão porque, realmente, está virando bagunça a Câmara de Salvador! Eu quero ser solidário aos meus colegas da base e ao prefeito Bruno Reis pelo ato desrespeitoso desse candidato a vice-governador que, infelizmente, está presente na Câmara da capital”.

Marcone Amaral é também candidato a deputado estadual

Leia em: 2 minutos

O ex-prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral recebeu nesta 2ª feira (8.agosto), o Título de Honra Ao Mérito na Câmara Municipal de Itabuna. A indicação para o recebimento deste título foi realizada pelo vereador Danilo da Nova Itabuna e foi aprovado por unanimidade pelos demais edis, em reconhecimento aos serviços prestados por Marcone para o município.

O evento, foi marcado pelo destaque a trajetória esportiva e política de Marcone, tanto na cidade de Itabuna quanto na região e fora do país. Macone foi prefeito de Itajuípe por duas vezes, presidente da Amurc (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), entre 2021 e 2022, além de ter sido jogador de futebol, saindo do juvenil do Itabuna Esporte Clube, chegando ao Vitória e ganhando o mundo, jogando na Europa e no Oriente Médio.

Marcone encerrou a carreira em 2015 e se tornou prefeito de Itajuípe em 2016. Em 2020, foi reeleito com folga e, após realizar um grande trabalho para o desenvolvimento do município vizinho, renunciou demonstrando não ter apego ao cargo de prefeito, saindo agora como candidato à Deputado Estadual para poder ajudar toda a região.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento destes nobres edis, em especial ao Vereador Danilo pela indicação e a todos os vereadores que aprovaram este título de Honra ao Mérito. Itabuna é a cidade mais importante em geração de emprego e renda da nossa região e agradeço muito por este título e pelo reconhecimento que recebo hoje. Fico feliz também por já ter recebido no passado o título de cidadão itabunense e prometo, se Deus assim me permitir de estar na Assembleia Legislativa da Bahia, lutar por Itabuna e por toda a nossa região, trazendo desenvolvimento e melhorias para a condição de vida das pessoas”, salientou Marcone.

Deputado Jonga Bacelar discute cara a cara com agente da Transalvador

Leia em: 2 minutos

Na tarde de hoje (10.agosto), o site Política Livre teve acesso a um vídeo que mostra o deputado federal Jonga Bacelar (PL) se envolvendo em uma verdadeira confusão no aeroporto de Salvador. No registro, é possível ver o parlamentar discutindo com os agentes da Transalvador e, em determinado momento, tomando o celular de um deles para que o funcionário não filmasse a discussão.

Clique aqui e assista ao vídeo!

Jonga toma o celular do agente da Transalvador para que ele não filmasse a confusão.

Em uma atitude completamente questionável, Jonga grita para os agentes ‘’não vou dar’’ quando o grupo pede para que ele devolva o aparelho telefônico. Nesse momento, os agentes gritam que vão chamar a polícia para resolver o assunto já que o deputado está agindo de forma descontrolada.

De acordo com a apuração do site Política Livre, Jonga alegou que, ao chegar de Brasília, o espaço para desembarque estava lotado e, por esse motivo, o motorista dele encostou o veículo e, em seguida, foi surpreendido pelos agentes enquanto guardava as malas no carro. Ainda segundo o site, o parlamentar classificou a atitude dos funcionários da Transalvador como abuso de autoridade.

Até o momento, a Transalvador ainda não se pronunciou sobre o episódio.

Confusão generalizada no aeroporto de Salvador; Jonga Bacelar discute aos gritos com funcionários da Transalvador.

Zé Ronaldo esperava ser escolhido como candidato a vice-governador, mas vai atuar como coordenador da campanha

Leia em: < 1 minuto

O candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), convidou o ex-prefeito de Feira de Santana e antigo aliado político, Zé Ronaldo (União Brasil), para atuar como coordenador da campanha dele ao governo do estado. Nas redes sociais, Neto aparece ao lado de Zé dizendo que o amigo não pode ficar de fora desse momento tão importante.

A dupla, visivelmente emocionada, dá um longo abraço após as declarações de gratidão de Neto. Aliados dizem que a atitude de Zé em continuar ao lado do ex-prefeito de Salvador mesmo após ser preterido como vice foi uma grande demonstração de lealdade.

Neto não economizou elogios ao ex-gestor de uma das maiores cidades da Bahia: “Zé é uma das lideranças mais respeitadas da Bahia, conhece o nosso estado como poucos e será fundamental para construirmos um novo futuro para os baianos e baianas. Tamo junto sempre, meu amigo”.

Entorpecentes estavam escondidos em porta-malas de veículo

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (10.agosto), policiais rodoviários federais prenderam um suspeito de tráfico de drogas na BR-285, trecho de Ijuí. A prisão aconteceu depois que os policiais deram ordem de parada ao veículo e, durante a abordagem, foram encontrados 170 quilos de maconha no porta-malas.

O motorista do veículo é um jovem de 26 anos natural de Tuparendi e, segundo a PRF, ele já possuía várias passagens pela delegacia pelo crime de tráfico de drogas.

//

Até ontem, mais de 33 mil pessoas já tinham sido chamadas para atuar nas eleições de outubro

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal Regional Eleitoral baiano (TRE-BA) está convocando os mesários que vão atuar nas eleições de outubro por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Mesmo com o encerramento do período oficial de convocação de mesários, as notificações continuam sendo enviadas por meio do aplicativo com o objetivo de preencher as vagas destinadas àqueles que não responderam ao chamamento.

No caso de recusa da convocação, a justificativa deve ser apresentada ao cartório eleitoral em um prazo de cinco dias a partir da data de notificação. As convocações por meio do aplicativo são feitas por um sistema próprio desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e, até ontem (8.agosto), mais de 33 mil pessoas já tinham sido chamadas.

A notificação enviada possui informações sobre o local em que a pessoa deve se apresentar no dia da eleição, além de orientações sobre como acessar a carta de convocação. Além do WhatsApp, o TRE baiano informa que os mesários podem ser convocados por outros meios, como e-mail e carta.

//

Leia em: < 1 minuto

Um motociclista perdeu a vida em um grave acidente registrado na BR-101, trecho de Itabuna. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o jovem estava trafegando de motocicleta quando colidiu com um caminhão que transportava bois e, em seguida, foi atropelado e não resistiu.

Ainda de acordo com a PRF, a vítima era moradora de outra cidade e estava a caminho do trabalho quando a tragédia aconteceu.

//

Ao todo, 10 cédulas fraudulentas totalizando R$ 1 mil foram apreendidas pela PF

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de ontem (9.agosto), um jovem de 18 anos foi preso em flagrante por comprar cédulas falsas em Ibirataia. A prisão do suspeito faz parte de uma operação realizada pela Polícia Federal para combater crimes de falsificação e aquisição de moeda falsa.

De acordo com a PF, o rapaz foi preso enquanto retirava uma suposta encomenda na agência dos Correios. Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Federal em Ilhéus e, posteriormente, levado para a Justiça Federal em Jequié.

Ainda segundo a polícia, foram apreendidas dez cédulas fraudulentas totalizando o valor de R$ 1 mil. As investigações seguem para tentar identificar os responsáveis pela falsificação da moeda, além de outras pessoas que teriam comprado o material ilícito.

A pena para quem falsifica e adquire moedas falsas varia de 3 a 12 anos de prisão, além da aplicação de multa.

Notícias mais lidas

Outros assuntos