Heráclito Arandas lembrou fidelidade desde que o pré-candidato a governador era deputado; ex-prefeito de Sátiro Dias, do mesmo partido, também anunciou adesão

Leia em: < 1 minuto

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) recebeu 2ª feira (1.agosto) o apoio de mais um prefeito filiado ao PSD, partido que integra a base governista. Heráclito Arandas, de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, juntou-se ao ex-prefeito de Salvador visando as eleições de outubro. Da mesma legenda, o ex-prefeito de Sátiro Dias, Marivaldo Alves, também aderiu à pré-campanha.

O prefeito de Jaguaripe destacou as qualidades de Neto enquanto gestor público. “Desde os tempos de deputado federal que ele já era um político de destaque nacional, e depois que tornou-se prefeito de Salvador comprovou a sua aptidão para governar, enfrentar grandes desafios e transformar a vida das pessoass. Por isso que deixei bem claro a todos que, entre Neto e o alinhamento do partido a que estou filiado, eu prefiro ficar com ACM Neto”, disse.

Arandas está em seu quarto mandato como prefeito de Jaguaripe, sendo eleito em 2020 com 57,21% dos votos. Ele já havia participado de uma agenda de ACM Neto na cidade vizinha de Nazaré, em junho, e indicado que ficaria ao lado do ex-prefeito de Salvador.

ACM Neto, Jerônimo Rodrigues e João Roma

Leia em: 2 minutos

As eleições de outubro se aproximam e cada candidato busca se empenhar no jogo como pode para conquistar a tão sonhada vitória. Nesta etapa, ACM Neto, Jerônimo Rodrigues e João Roma mantêm o sinal amarelo aceso com o intuito de errar menos e lançar a melhor jogada.

ACM Neto (União Brasil), de acordo com as últimas pesquisas divulgadas, está na liderança e vem de duas gestões seguidas à frente da prefeitura de Salvador. Portanto, sabe jogar, é calculista e vem levantando a bandeira da neutralidade quando o assunto é a sucessão na Presidência da República. A senha desta tática, no entanto, deve se revelar após as eleições.

Jerônimo Rodrigues (PT) é ex-secretário de Educação na gestão do padrinho Rui Costa (PT) e corre para se aprumar diante de um jogo onde ainda é amador. O ex-presidente Lula (PT) chegou a dizer que não o conhecia na convenção partidária realizada em Salvador, mas Jerônimo busca a herança eleitoral de Rui e a alta aprovação de Lula nas pesquisas. O disco é o mesmo!

João Roma (PL) é atual deputado federal e ex-ministro da Cidadania do presidente Jair Bolsonaro (PL), além de fiel escudeiro dos bolsonaristas na Bahia e ex-aliado de ACM Neto. Roma caminha para inibir a oxigenação da rejeição do presidente além de eleger a esposa como deputada federal.

A primeira avaliação deste viés é que Jerônimo e Roma começaram muito tarde as pré-candidaturas. Neto vem percorrendo os municípios baianos desde o início do ano passado. Outra questão importante é que Jerônimo bate em Neto na tentativa de linkar o nome dele ao de Bolsonaro. Tática ineficaz, mas ainda utilizada.

Na última semana, surgiu a informação de que o União Brasil estaria negociando com Lula o apoio do partido. Com isso, o União retiraria a candidatura à Presidência e o PT recuaria com algumas candidaturas, inclusive a de Jerônimo na Bahia. Porém, o Partido dos Trabalhadores só estancou a sangria da informação depois de 24 horas com a divulgação de uma nota oficial.

Segundo os bastidores petistas, o grande esforço é para manter a base de prefeitos aliados sem dispersar. ACM sabe que o Governo do Estado é uma máquina importante com poder de causar uma explosão nuclear politicamente a qualquer momento e tirar o conforto de uma grande vantagem. Roma fica esperando o empenho dos bolsonaristas para propagar a campanha que, até agora, não chegou.

Não é exagero dizer que ACM Neto é quem vem errando menos e tem a maior possibilidade de ganhar no primeiro turno, mas é proibido criar expectativas. Lancem suas apostas, cruzem os dedos e até outubro!

Foto montagem 📷 com Foto de Ulisses Dumas e Foto de Max Haack

Prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann e o ACM Neto

Leia em: < 1 minuto

Uma fonte ligada ao pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), confessou ao Pauta Blog que está batido o martelo para que o prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (União Brasil), seja escolhido como coordenador da campanha na região Sul do estado. A decisão teria sido divulgada durante a passagem de Neto por Itabuna na semana passada.

Ao Pauta Blog, Ibrann, que também é presidente da Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia), disse está à disposição do grupo: “Eu estou à disposição do grupo e o que o grupo me pedir para fazer, vou estar à disposição. Estou às ordens da campanha para qualquer coisa!”.

Recentemente, o jovem político concedeu entrevista ao Pauta e falou que, mesmo marchando ao lado de Neto até outubro, vai cobrar investimentos em Buerarema assim que ele assumir a cadeira de governador: “A partir de 1º de janeiro, vou dar uma colher de chá e 15 dias para ele e, depois, vou estar na porta dele antes mesmo de se consolidar no cargo para poder cumprir os compromissos que firmou comigo”.

Prefeito Ferlú Mansur (PSD)

Leia em: 2 minutos

No último fim de semana, milhares de pessoas se reuniram na Avenida Principal, centro de Anuri, distrito de Arataca, para acompanhar as apresentações de vários artistas no Pedrão de Anuri. Entre as atrações mais aguardadas, estavam La Fúria, San Dias, Pipoco do Trovão, Sinho Ferrary, Gabriel K e Pablo.

Durante a festa, a segurança foi reforçada no circuito para garantir que quem estivesse curtindo a festa pudesse curtir com tranquilidade. Equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, secretarias de Administração, equipes de limpeza e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) marcaram presença no evento que já é tradição na cidade.

Para o prefeito Ferlú Mansur (PSD), promover um evento desse porte é sinônimo de alegria e satisfação: “O trabalho que é feito com seriedade, também dá espaço para o lazer e a promoção da cultura. O povo merece, depois de tanto tempo, curtir uma festa grandiosa como essa e ter a certeza de que tudo é pensado com muito carinho e responsabilidade”.

Ao lado da primeira-dama do município, Ayka Barros, Ferlú demonstrou sintonia com a população e não deixou de arriscar alguns passos de dança durante a apresentação de algumas bandas. Entusiasmado com o sucesso da festa, garantiu que 2023 tem mais: “A intenção é aperfeiçoar esse evento, que é responsável por movimentar a economia da nossa cidade e apresentar Arataca para toda a região”.

La Fúria, Sinho Ferrary e Pablo foram atrações mais esperadas da festa.

Zé Alberto e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro

Leia em: < 1 minuto

O renomado advogado Zé Alberto (PSB), ex-secretário de Gestão e Inovação de Itabuna e com forte ligação no movimento católico, oficializou no sábado (30.julho), a candidatura a deputado estadual homologada em convenção partidária, realizada no Parque de Exposições de Salvador.

“Vamos intensificar nossas andanças do baixo sul ao extremo, focando o sul da Bahia, para levar nossa mensagem e o compromisso de representar essas regiões do Estado. Comprometido com o povo que mais precisa e colaborar de forma efetiva na Assembleia Legislativa com o desenvolvimento das cidades que englobam essas regiões”, disse Zé Alberto.

A candidatura de Zé Alberto conta com o apoio de diversas lideranças políticas, entre elas o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que acredita que o candidato terá uma expressiva votação na cidade.

//

"Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo", disse Ivan ao se referir aos ministros do STF

Leia em: < 1 minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acatou o pedido da Polícia Federal e decretou a prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, que é investigado por ameaçar o Estado Democrático de Direito e por associação criminosa. De acordo com a polícia, a perícia realizada no material apreendido com Ivan constatou mensagens e vídeos com notícias falsas, ofensas, intimidações, ameaças e uso intenso de violência.

Segundo o ministro, “é fato público e notório que a prática criminosa ora investigada está inserida em um contexto mais abrangente de acirramento dos ânimos, do estímulo ao enfrentamento a oponentes políticos e de tentativas de enfraquecimento do Poder Judiciário”.

Ivan Rejane tem 46 anos de idade e, recentemente, ameaçou os ministros da Corte e o ex-presidente Lula (PT). Ele foi preso em Minas Gerais há quase 15 dias e, na semana passada, a prisão foi prorrogada por mais 5 dias, mas, agora, não tem previsão para acabar.

Convenção reuniu cerca de 50 mil pessoas no Parque de Exposições

Leia em: 2 minutos

A Convenção Lula Presidente, Jerônimo Governador, Geraldo Júnior Vice-Governador e Otto Senador contou com a presença de 50 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador no último sábado (30.julho). Na ocasião, foi confirmado o nome de Jerônimo Rodrigues (PT) como candidato a governador da Bahia.

Em um discurso emocionado, Jerônimo disse que a Bahia e o Brasil não podem marchar para trás: “A dificuldade que a gente passou, o povo pobre desse país, sem a oportunidade de ter uma casa decente, uma casa com energia e um prato com comida na mesa. Achávamos que já era do passado, mas a fome voltou ao país. Não podemos aceitar que o Brasil continue no mapa da fome. A volta de Lula é a volta da esperança, do emprego, do Minha Casa, Minha Vida e de projetos estruturantes do PAC”.

O ex-presidente Lula, em vídeo, reafirmou para milhares de pessoas que seu candidato na Bahia é Jerônimo Rodrigues: “Aqui na Bahia, eu tenho candidato e meu candidato é o companheiro Jerônimo. E eu quero terminar dizendo que o povo baiano junto com o povo brasileiro, com a alegria que vocês demonstram na fisionomia, a gente vai derrotar o ódio e a gente vai trazer amor, a gente vai derrotar as armas e a gente vai trazer um livro, a gente vai trazer cultura com biblioteca porque somente com educação é que esse país se transformará numa grande nação”.

Ao liderar as pastas estaduais de Desenvolvimento Rural e Educação, Jerônimo implantou agroindústrias beneficiando mais de 700 mil pequenos produtores rurais e gerando renda para cerca de 3 milhões de baianos. Na área de educação, criou os programas Primeiro Emprego, o Partiu Estágio e a maior ação de Educação Profissionalizante da história da Bahia.

//

Leia em: 3 minutos

O Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, Sul da Bahia, deu início no último domingo (31.julho), a Primeira Etapa Mutirão Cabra-Macho, projeto que visa a identificação e prevenção do Câncer de Próstata. Foram selecionados 320 homens e realizados 280 exames de PSA, no Ambulatório do Novo Complexo Social Teosópolis, no bairro da Conceição, em Itabuna. Os exames do toque serão realizados em etapas aos sábados, para que os médicos urologistas possam dar uma maior atenção.

Todas as pessoas, a exemplo dos profissionais de saúde, atuam de forma voluntária no projeto, de acordo com Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da Igreja. “Estamos chegando a décima edição do projeto com êxito e centenas de pessoas atendidas. Nossa gratidão a todos que estão ajudando nesse projeto, aos médicos e voluntários que se empenham em ajudar o próximo”, conta ele. O mutirão nasceu de uma ideia do Pastor Hélio Lourenço que por várias décadas dirigiu a igreja.

“Demos início ao atendimento no nosso ambulatório com o Mutirão Cabra-Macho, projeto que, ao longo dos anos, se consolidou como um dos maiores projetos sociais do interior da Bahia e um dos maiores do Brasil”, disse o Pastor Geraldo Meireles, da Teosóplis.

O agricultor João Moreira Benigno de 68 anos, morador da Fazenda Coaraci aprovou o atendimento, ele que pela segunda vez é contemplado pelo projeto. “Atendimento nota 10. Fui muito bem atendido, graças a Deus”, conta ele. Lailson Barbosa de Oliveira, mecânico de 68 anos disse “o atendimento foi muito bom e eficiente. Temos que cuidar da nossa saúde” disse ele que pela primeira vez participa do projeto.

O magarefe José Selmo Alves Santos de 58 anos, morador do bairro São Caetano em Itabuna afirmou “tá bom demais”, disse ele que pela primeira vez faz o exame. Para o agricultor Gerson Moreira Brito de 81 anos: “O mutirão foi muito bom. Fui muito bem atendido”, disse. Para Crispim Elano dos Montes, aposentado de 81 anos: ”O atendimento aqui é nota 10”, disse ele que foi atendido pela terceira vez. Morador do bairro Jaçanã, em Itabuna, Geovane Brito de 51 anos, reserva da Policia Militar: “atendimento excelente”, afirmou.

Morador do Distrito de Sequeiro Grande em Itajuípe, o pequeno produtor José Ailton de Braz Lourenço, de 46 anos, foi fazer o exame acompanhado da esposa, Lucineide, para ele: “O atendimento foi muito, agradeço por aqueles que não possuem plano de saúde e não podem pagar por um exame como esse. Agradeço a todos que me atenderam”, disse.

Legenda: Marcone já é considerado um dos nomes mais fortes da política regional na atualidade

Leia em: 2 minutos

No último sábado (30.julho), aconteceu a convenção partidária que confirmou a candidatura do ex-prefeito de Itajuípe e ex-presidente da Amurc, Marcone Amaral (PSD), a deputado estadual. Muita gente saiu da região Sul da Bahia para acompanhar de perto o momento e mostrar apoio ao ex-jogador de futebol, que já é considerado uma das grandes revelações da política atual.

Desde que renunciou ao cargo de prefeito para se candidatar, Marcone tem sido apoiado por diversas lideranças que acreditam que o nome dele é um dos mais fortes para o pleito de outubro. Tanto o governador Rui Costa (PT) como o candidato a governador, Jerônimo Rodrigues (PT), elogiaram a multidão que Marcone arrastou até a capital do estado para presenciar mais um importante passo na carreira do itajuipense.

Em entrevista recente ao Pauta Blog, o ex-jogador de futebol disse que decidiu se candidatar a deputado porque acredita que a região cacaueira precisa ter representatividade: “Nossa região precisa de alguém para ter vez e voz na Assembleia Legislativa e brigar pelo desenvolvimento já que nós estamos, há muitas décadas, parados em relação a outras regiões da Bahia. Eu acredito que precisamos unir forças para que a gente tenha representatividade local”.

Engenheiros do Hospital de Base de Itabuna, Guilherme Malta, Sailon Souza e Pedro Silva, reunidos com a equipe da AMW Engenharia

Leia em: < 1 minuto

A Comissão Fiscalizadora que acompanha o processo de concessão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães recebeu na 4ª feira (27.julho), os projetos Contra Incêndio e Pânico e Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas.

Os documentos foram atestados pela comissão e protocolados pela AMW Engenharia, empresa escolhida através de licitação para elaboração do projeto, junto ao 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Essa foi mais uma etapa cumprida do edital que busca atender todas as exigências da legislação e as normas de segurança.

O próximo passo é aguardar a análise técnica da corporação para aprovação do projeto. A partir daí, a instituição recebe da corporação o Atestado de Conformidade de Projetos (ACP) e avança para a segunda etapa, que é a da execução do projeto, seguido do AVCB.

O Auto de Vistoria é obrigatório para a regularização das edificações e áreas de risco, entre outras situações e certifica que uma edificação cumpre todas as condições de segurança e combate a incêndios, estando habilitada para a circulação e a permanência de pessoas.

Fazem parte da Comissão Fiscalizadora da Fasi (Fundação de Atenção à Saúde), entidade mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, quatro engenheiros (civil, ambiental, clínico e de segurança do trabalho), uma enfermeira do trabalho e um técnico de segurança do trabalho, com a finalidade de acompanhar todo o processo de elaboração do projeto.

Notícias mais lidas

Outros assuntos