//

Igreja Batista Teosópolis inicia a 1ª Etapa do Mutirão Cabra-Macho com exames de próstata gratuitos

Leia em: 3 minutos

O Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, Sul da Bahia, deu início no último domingo (31.julho), a Primeira Etapa Mutirão Cabra-Macho, projeto que visa a identificação e prevenção do Câncer de Próstata. Foram selecionados 320 homens e realizados 280 exames de PSA, no Ambulatório do Novo Complexo Social Teosópolis, no bairro da Conceição, em Itabuna. Os exames do toque serão realizados em etapas aos sábados, para que os médicos urologistas possam dar uma maior atenção.

Todas as pessoas, a exemplo dos profissionais de saúde, atuam de forma voluntária no projeto, de acordo com Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da Igreja. “Estamos chegando a décima edição do projeto com êxito e centenas de pessoas atendidas. Nossa gratidão a todos que estão ajudando nesse projeto, aos médicos e voluntários que se empenham em ajudar o próximo”, conta ele. O mutirão nasceu de uma ideia do Pastor Hélio Lourenço que por várias décadas dirigiu a igreja.

“Demos início ao atendimento no nosso ambulatório com o Mutirão Cabra-Macho, projeto que, ao longo dos anos, se consolidou como um dos maiores projetos sociais do interior da Bahia e um dos maiores do Brasil”, disse o Pastor Geraldo Meireles, da Teosóplis.

O agricultor João Moreira Benigno de 68 anos, morador da Fazenda Coaraci aprovou o atendimento, ele que pela segunda vez é contemplado pelo projeto. “Atendimento nota 10. Fui muito bem atendido, graças a Deus”, conta ele. Lailson Barbosa de Oliveira, mecânico de 68 anos disse “o atendimento foi muito bom e eficiente. Temos que cuidar da nossa saúde” disse ele que pela primeira vez participa do projeto.

O magarefe José Selmo Alves Santos de 58 anos, morador do bairro São Caetano em Itabuna afirmou “tá bom demais”, disse ele que pela primeira vez faz o exame. Para o agricultor Gerson Moreira Brito de 81 anos: “O mutirão foi muito bom. Fui muito bem atendido”, disse. Para Crispim Elano dos Montes, aposentado de 81 anos: ”O atendimento aqui é nota 10”, disse ele que foi atendido pela terceira vez. Morador do bairro Jaçanã, em Itabuna, Geovane Brito de 51 anos, reserva da Policia Militar: “atendimento excelente”, afirmou.

Morador do Distrito de Sequeiro Grande em Itajuípe, o pequeno produtor José Ailton de Braz Lourenço, de 46 anos, foi fazer o exame acompanhado da esposa, Lucineide, para ele: “O atendimento foi muito, agradeço por aqueles que não possuem plano de saúde e não podem pagar por um exame como esse. Agradeço a todos que me atenderam”, disse.

Notícias mais lidas

Outros assuntos