Leia em: < 1 minuto

Ao que tudo indica, os planos do ex-presidente Lula (PT) são realmente grandes para o governador Rui Costa (PT). Isso porque, de acordo com o Jornal Estado de Minas, caso eleito presidente no próximo ano, Lula pretende elevar Rui à categoria de Ministro da Economia do Brasil.

Além de Rui, o ex-ministro do Planejamento e da Fazenda, Nelson Barbosa, é outro nome que está sendo estudado para assumir o cargo.

Leia em: 3 minutos

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD) oficializou agora à tarde a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar um acordo feito entre a Prefeitura e as duas empresas concessionárias do serviço público de Transporte, que concede uma ajuda de 15 milhões de reais à Viametro e São Miguel, sob a justificativa de prejuízos causados às empresas durante a pandemia. Protocolada por sete vereadores – Tandick Resende (PTB), Enilda Mendonça e Augusto Cardoso (PT), Abrãao Santos (PDT), Vinícius Alcântara (PV), Edvaldo Gomes (DEM) e Baiano do Amendoim (PSDB) – a CEI foi aprovada por unanimidade, com a anuência dos 21 parlamentares.

Além dos 15 milhões de reais de ajuda, estão previstos no acordo assinado pelo governo e as empresas a não obrigatoriedade de 100 por cento da frota voltar a circular, aumento da tarifa, com valores diferenciados para as tarifas urbanas e rurais (mais caras, obviamente) e redução ainda maior da frota em caso de não cumprimento da parcela acordada e que, também, a prefeitura se abstenha de instaurar processo administrativo em desfavor das empresas visando apurar eventual descumprimento do contrato de concessão, bem como não sejam adotadas quaisquer medidas coercitivas, sanção política, direta ou indireta, visando a retaliação das empresas de ônibus. Também está acordado aprovar uma isenção de ISS que deverá ter período mínimo de vigência de mais ou menos 2 anos e 4 meses e combater o transporte alternativo.

No pedido da CEI foram protocoladas 10 páginas de questionamentos, onde os autores valorizam a cobertura da imprensa sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas, os compromissos assumidos em campanha pelo prefeito Mário Alexandre, que teria prometido cancelar o contrato, lembra, até, da ocupação de estudantes, nos idos de 2013, por mais de 100 dias no Palácio Paranaguá, em uma manifestação que ficou conhecida como “Reúne Ilhéus”, impedindo que o então prefeito pudesse sentar na cadeira de chefe do Executivo. O documento também lembra que as empresas a ser investigadas já atuam no município há mais de 17 anos, sem manutenção condizente da frota.

Os autores lembram portas caindo, corrimão de apoio soltando, superlotação e uma infinidade de irregularidades “suficientes para ensejar a rescisão do contrato de concessão”. Alegam falta de entrega de relatórios do Executivo quando solicitados pelos vereadores e lembra que o governo municipal segue mudo para os questionamentos que continuam sem resposta. Para os autores do pedido, a situação que era caótica há muitos anos, piorou em 2020, com a pandemia.

Ainda segundo o pedido, ao invés de o governo acordar judicialmente o pagamento de indenização às empresas, este deveria agir no processo da mesma forma como agiu no processo que despediu centenas de servidores municipais, bem como em todos os processos judiciais de requerimentos de exames, remédios e cirurgias. “Mas a Procuradoria Jurídica ao invés de agir ordinariamente, como sempre fez em seus processos, recorrendo de tudo, preferiu transacionar um acordo em que se comprometeu a pagar uma quantia milionária (…)”. Para os vereadores que assinam o pedido, a Prefeitura vai na contramão de outras cidades que cumprem com o seu dever de defender o interesse público e fazem auditoria, bem como rescindem os contratos descumpridos por concessionárias de transporte coletivo público, principalmente durante a pandemia.

Desde o início da tarde, representações populares foram para a entrada do Palácio Teodolindo Ferreira, sede da Câmara, apoiar a iniciativa dos parlamentares. O plenário Gilberto Fialho também foi ocupado por populars para acompanhar a histórica sessão.

O grupo pede um prazo de 120 dias para concluir a investigação da CEI. Líderes do bloco da maioria e da minoria, intimados pela presidência, anunciaram a relação dos vereadores membros, atendendo ao princípio da proporcionalidade. A CEI ficou formada pelos vereadores Alzimário Belmonte, o Gurita, e Fabrício Nascimento (bloco da maioria) e Cláudio Magalhães (bloco da minoria), ficando Fabrício como presidente, Gurita como relator e Cláudio como membro. Amanhã, a presidência publicará a resolução formalizando a Comissão Especial de Inquérito.

//

Alteração tem o objetivo de diminuir quantidade de acidentes e congestionamentos no local

Leia em: 2 minutos

A Settran (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) está realizando várias intervenções na cidade de Itabuna e uma delas é o fechamento de um retorno da Avenida Aziz Maron, nas proximidades do Shopping Jequitibá. Os motoristas que passam pelo local já perceberam a mudança e sabem que, agora, é preciso fazer a volta após a Câmara de Vereadores.

O Pauta Blog entrou em contato com o secretário responsável pela pasta, Thales Silva, para entender o que foi feito no local. De acordo com ele, a medida tem o objetivo de diminuir a quantidade de acidentes e os congestionamentos: “Foi realizada uma análise na localidade, a qual constatou que, principalmente em horários de grandes fluxos de veículos, há uma trava enorme no trânsito, causando grandes índices de acidentes e congestionamentos. Inicialmente, fizemos esse teste com fechamento e tivemos um resultado positivo”.

Ainda segundo o secretário, a alteração ainda não é definitiva e novos estudos serão realizados pela secretaria com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito itabunense: “Há possibilidade de uma nova alternativa, os estudos já foram realizados e o projeto é para que haja uma mudança significativa no local”.

ACM Neto e o vereador Pancadinha em Salvador, ontem (25)

Leia em: < 1 minuto

Um fonte que conhece as profundezas das águas políticas que correm em Salvador, ligou para o Pauta Blog, ontem (25.outubro) e informou: “Pacandinha segue firme e forte”. Dando a entender que a pré-candidatura a deputado estadual tem sido construída na capital baiana.

Também, nos bastidores, comenta-se que há medalhões empresários já firmados. Ou seja, não faltará estrutura para o vereador de Itabuna, Fabrício Pancadinha (PMN), em 2022.

O mesmo informante garantiu que ACM Neto (Democratas/União Brasil) soltou a voz na reunião de ontem: “Quem cedo chega, bebe a água mais limpa”. Com isso, ‘fincou’ ainda mais as esperanças do edil para os caminhos de uma cadeira na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Na semana passada o ex-prefeito de Salvador chegou a chamar Pancadinha de “Meu deputado”, em Ibicaraí. E, ontem, foi a vez do prefeito de Salvador, Bruno Reis, bater continência para o vereador itabunense.

O pitaco que fica é: Pancadinha é a peça no tabuleiro que irá marcar a primeira-dama de Itabuna.

Caetano disse que segurança pública era muito mais sucateada na gestão de Paulo Souto

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Camaçari e atual Secretário Estadual de Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano, rebateu as críticas recebidas sobre a atuação da Polícia Militar durante a gestão petista. As declarações do secretário foram feitas nesta 3ª feira (26.outubro) durante assinatura da ordem de serviço para construção de uma escola em Capela do Alto Alegre, onde esteve ao lado do governador interino, Adolfo Menezes (PSD).

Segundo o site BNews, Caetano afirmou que a situação da PM da Bahia já foi muito mais sucateada quando Paulo Souto era governador do estado: “Eu lembro que, quando eu era prefeito de Camaçari, em 2005 e 2006, o governador era Paulo Souto e não tinha nem viatura na Polícia Militar. A gente dizia que a polícia nem arma tinha, não havia apoio. As escolas estavam acabadas, sucateadas, todas. Eles não construíram um hospital em 20 anos. Entrou Wagner, trouxe o Água para Todos, começou a modernizar Salvador, trouxe o metrô, melhorou a capital do estado e os outros municípios”.

Ainda de acordo com o BNews, na época em que governou Camaçari, ele chegou a alugar quatro viaturas para que a Polícia Militar conseguisse cobrir toda a área da cidade.

As malas podem rolar, ou as cadeiras

Leia em: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Ilhéus vem emitindo sinais de que a Rural das Malas irá passar pelo Palácio do Paranaguá. Lembra da musiquinha “Arruma a mala aê!”?

A quebra de braço será aberta nesta 3ª feira (26.outubro) à tarde com a (possível) abertura da CPI dos Transportes.

De Verde somente o sinal de seguir em frente

O vereador Vinícius Alcântara (PV), disse que não retirar sua assinatura do pedido de investigação do acordo judicial que representará 15 milhões de reais, de recursos públicos em Ilhéus.

O edil não irá obedecer à determinação do diretório municipal do partido de retirar a assinatura. Confira 👇

O barato que pode sair caro

Augustão (PT), além de vereador, é presidente da Comissão de Transporte, chegou a elaborar um relatório sobre o que foi levantado das discussões, em audiências públicas, da situação caótica do transporte público ilheense.

O problema é que Augustão tentou entregar o relatório ao prefeito Mário Alexandre, mas o vereador disse: “Até hoje, não conseguimos entregar esse relatório para Marão. O prefeito finge não saber o que acontece e se faz de mudo sendo que ele não gastaria um centavo para receber o documento”.

Foram quase oito meses de tentativas, mas agora o barato pode sair caro.

Movimentação popular na Câmara de Ilhéus

Um movimento criado no WhatsApp, o #CPIdosTransportesJA!, já convocou a população para comparecer à Câmara de Vereadores na tarde dessa 3ª feira (26 de outubro) para clamar ao Legislativo que investigue a situação.

//

Capacidade será aumentada de 30% para 50%

Leia em: < 1 minuto

Em publicação nas redes sociais nesta 3ª feira (26.outubro), o governador do estado, Rui Costa (PT), anunciou que será ampliada a capacidade de público nos estádios de futebol. Agora, a capacidade vai subir de 30% para 50%.

Um decreto será publicado pelo governador em exercício, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), autorizando as mudanças. Os torcedores, é claro, estão satisfeitos com a flexibilização e não vêem a hora de curtir os times do coração nos estádios.

Ainda segundo Rui, a medida é um incentivo para os times do Bahia e do Vitória: “Estou nos E mirados Árabes com a cabeça na Bahia. Eu e o governador em exercício, Adolfo Menezes, vamos conversar hoje para a publicação de um novo decreto que aumenta a capacidade do público nos estádios para 50%. Que a medida seja um estímulo ao Bahia e ao Vitória”.

//

Barroso disse que é preciso ter controle sobre conteúdos que desinformam e representam perigos à sociedade

Leia em: < 1 minuto

Nesta 3ª feira (26.outubro), durante a abertura do Seminário Internacional sobre Desinformações e Eleições, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, voltou a falar sobre a importância da regulamentação de plataformas digitais como forma de combater desinformações que comprometem a democracia e disseminam mentiras.

Quando o ministro cita ‘desinformações’, ele se refere às famosas e temidas fake news, responsáveis por acarretar inúmeros problemas para quem é vítima, mas também para quem se deixa levar por notícias inverídicas. De acordo com Barroso, elas representam um risco à sociedade: “É preciso ter algum tipo de controle de comportamentos, conteúdos ilícitos e da desinformação que ofereça perigos para valores caros da sociedade como a saúde e a democracia”.

O ministro também citou o ocorrido na última semana quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma live para falar que dados apontam que pessoas vacinadas estão desenvolvendo a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids) com mais facilidade. A informação, rapidamente, foi rebatida por profissionais de saúde e plataformas como Facebook, Instagram e Youtube retiraram o conteúdo do ar por analisar que as declarações do Chefe do Executivo não tinham fundamento científico.

//

Conselheiros do TCE apontaram irregularidades na gestão de Coronel à frente da Alba

Leia em: < 1 minuto

O senador Ângelo Coronel (PSD) foi multado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) em R$ 20 mil reais. A multa é referente ao período em que Coronel era deputado estadual e foi presidente da Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia) durante o ano de 2018.

De acordo com os conselheiros do TCE, foram encontradas irregularidades como o aumento de 20,28% dos gastos com Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) em relação ao exercício anterior, acúmulo ilegal de cargos por servidores da Alba, descumprimento da ordem cronológica de pagamentos a credores e transferências indevidas de recursos para a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba) através de subvenções sociais.

//

Na região, seis cidades aderiram ao programa que visa à transformação local em eixos estratégicos

Leia em: 2 minutos

Os municípios de Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna e Uruçuca aderiram ao Programa Cidades Empreendedoras, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução oferecida pelo Sebrae para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios. Na última semana, os consultores regionais apresentaram um diagnóstico positivo das ações desenvolvidas.

Em resumo, todos os municípios avançaram após a aplicação do conjunto de soluções comuns que compreendem os eixos: liderança, sala do empreendedor, compras públicas, desburocratização, educação empreendedora focando sua atuação no desenvolvimento econômico e na melhoria do ambiente de negócios.

Nas cidades do sul baiano que participam do projeto, o investimento no eixo Cidade Agro, por exemplo, tem melhor desenvolvido a agricultura familiar com ampliação das informações sobre repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar; melhoria das informações sobre o percentual de aquisições da agricultura familiar com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, as regiões tiveram conhecimento, através dos consultores, dos principais desafios, pontos fortes e oportunidades existentes para o fomento às aquisições da agricultura familiar, bem como os parceiros para a realização das atividades inerentes.

Para o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o retorno do trabalho tem deixado foi bastante satisfatório. “As ações de desenvolvimento previstas dentro do programa cidades empreendedoras são fundamentais para que o município consiga criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios, principalmente das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Então, a gente fica feliz por ver o avanço das consultorias e a partir dessas consultorias a gente acredita que as diversas secretarias envolvidas nesse processo possam estar contribuindo para a criação desse ambiente favorável”, concluiu.

Notícias mais lidas

Outros assuntos