//

Rosalvinho Sales é ex-prefeito de Amargosa

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Amargosa e candidato a deputado estadual, Rosalvinho Sales (PL), teve o registro da candidatura impugnado pelo Ministério Público Federal (MPF). Sales, inclusive, é apoiado pelo candidato a deputado federal e ex-candidato a prefeito de Itabuna, Dr Mangabeira (PL).

A impugnação da candidatura está baseada na condenação de Sales na época em que ele era prefeito de Amargosa e foi punido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por causa de irregularidades encontradas em um convênio firmado entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além disso, na época, foram encontradas inconsistências relacionadas ao repasse de verbas federais do Fundo Nacional de Saúde.

Se a situação não for revertida junto ao MPF, Sales vai ter a candidatura indeferida e não vai poder concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nas eleições deste ano. Com informações do site Política Livre.

"O transporte escolar é pago com nossos impostos e está uma vergonha!", declara vereador

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Eunápolis, Pastor Renato Bromochenkel (Avante), publicou um vídeo nas redes sociais em que critica, veementemente, a situação do transporte escolar no município do extremo sul. Segundo ele, o serviço está deixando a desejar e é preciso que o poder público tome alguma atitude para resolver a situação.

De acordo com o edil, a situação atual é fruto de vários problemas que já vêm acontecendo e não são solucionados: “O transporte escolar é pago com nossos impostos e está uma vergonha. Pra vocês terem ideia, nós tivemos uma parada por falta do pagamento do transporte. Os ônibus pararam porque estavam sem receber! Logo em seguida, nós tivemos outro capítulo desta novela, que foram os motoristas sem receber. Agora, mais um capítulo está surgindo, que é a qualidade do transporte escolar”.

O vereador foi além e convocou a prefeita da cidade, Cordélia Torres (União Brasil), para conhecer os veículos que estão sendo utilizados para transportar os estudantes: “Faça uma visita à garagem dos ônibus e veja a qualidade dos veículos que estão sendo contratados para transportar os nossos filhos. É uma vergonha!”.

Rufino tem 60 anos de idade e foi visto pela última vez em Itambé

Leia em: < 1 minuto

A família do comerciante Edijôfre Miranda, mais conhecido como “Rufino”, de 60 anos de idade, está desesperada. O homem saiu de Itabuna na última terça-feira (16.agosto) dizendo que ia buscar um caminhão em Vitória da Conquista, mas não chegou ao local nem entrou em contato com os familiares.

Segundo a família, a última vez em que ele mandou notícias foi quando estava passando pelo município de Itambé. Imagens de câmeras de segurança de um posto de combustíveis registraram o momento em que o comerciante abasteceu o veículo e saiu tomando rumo ignorado.

Familiares apelam para que quem tiver informações sobre o possível paradeiro de Rufino, entre em contato pelos telefones 73 99114-1225 e 73 999180-8406.

Homem foi localizado em uma fazenda e não resistiu à voz de prisão

Leia em: < 1 minuto

Nessa quinta-feira (18.agosto), um homem de 56 anos de idade foi preso pela Polícia Militar na zona rural de Tremedal, no sudoeste do estado. De acordo com a polícia, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pela suspeita de que tenha estuprado a própria neta de apenas 3 anos de idade.

Ainda segundo a polícia, o suspeito foi localizado em uma fazenda depois que os militares o procuraram em vários endereços. Durante a abordagem, ele não resistiu à voz de prisão e foi levado para a delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

//

Para votar em branco, digite a tecla "branco" e confirme; para votar nulo, digite um número inexistente e confirme

Leia em: 2 minutos

O voto em branco significa que o eleitor optou por não votar em nenhum candidato. Para fazer isso, ele aperta a tecla “branco” na urna eletrônica e depois confirma. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número inexistente de candidato ou de legenda e depois confirma. Votos brancos e nulos são computados, mas não interferem na soma que elege quem obtiver mais votos válidos.

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam que, nas eleições gerais de 2018, houve um aumento nesses tipos de votos em relação aos pleitos anteriores. Nesse ano, o percentual de votos nulos foi de 6,14% no primeiro turno e 7,43% no segundo. Já os votos em branco somaram 2,65% no primeiro turno e 2,14% no segundo.

Vale lembrar que votar nulo ou em branco é completamente diferente da abstenção, que é quando o eleitor não comparece às urnas e depois precisa regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Mesmo optando por anular o voto ou votar em branco, o cidadão cumpriu a obrigação prevista para quem tem entre 18 e 70 anos de idade e não é analfabeto.

Uma dúvida recorrente é se existe a possibilidade de votar nulo ou em branco em alguns cargos, mas escolher candidatos para outros. A resposta é sim! Neste ano, a população vai escolher deputados, senadores, governadores e presidente e, portanto, pode anular ou votar em branco em algum desses cargos, mas, nos outros, votar em alguém sem problema algum.

//

Projeto inclui, também, organização de concursos de monografias sobre violência doméstica e familiar

Leia em: < 1 minuto

Está tramitando no Senado Federal o Projeto de Lei 2.112/2022, que estimula a pesquisa sobre violência contra as mulheres e inclui a organização de concursos de monografias sobre o tema. A Lei prevê a instituição do Registro Unificado de Dados e Informações sobre Violência contra as Mulheres, que vai conter informações e dados sobre os registros administrativos referentes ao tema, serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência e sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência.

De acordo com a senadora e criadora do projeto, Maria do Carmo Alves (PP), a inovação é um convite amplo à sociedade civil para que participe do combate à violência doméstica e familiar. Ainda segundo a política, a Lei Maria da Penha somente se tornou possível porque foi idealizada por um consórcio de entidades não governamentais de promoção dos direitos das mulheres.

//

Anvisa diz que atual cenário epidemiológico permite flexibilização

Leia em: < 1 minuto

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou quarta (17.agosto) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19 nos aeroportos e aviões nos voos do Brasil. A partir de agora, apenas vai ser recomendada aos passageiros a utilização do equipamento.

Com o fim da obrigatoriedade da máscara, medidas como disponibilização de álcool em gel, avisos sonoros com adaptações recomendando o uso de máscaras, procedimentos de limpeza, sistemas de climatização e desembarque por fileiras vão ser mantidos.

De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada porque o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas tomadas em 2020 sejam flexibilizadas. Além do Brasil, países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal também tiraram a obrigatoriedade das máscaras.

Eduardo Cunha não pode se candidatar nas eleições deste ano

Leia em: < 1 minuto

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, suspendeu a decisão do Tribunal Regional Federal da 1º Região que transformava o ex-deputado federal, Eduardo Cunha, elegível. Com essa decisão, Cunha não pode se candidatar no pleito deste ano.

Cunha foi cassado pela Câmara dos Deputados em 2016 por quebra de decoro parlamentar depois de algumas denúncias que davam conta de que ele ocultou contas bancárias no exterior. Além disso, o ex-deputado mentiu sobre a existências dessas contas durante um depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a Petrobras.

Secretário Júnior Brandão e o pró-reitor da UFSB Sandro Augusto

Leia em: < 1 minuto

O pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), Professor Doutor Sandro Augusto Ferreira, anunciou que a instituição de ensino superior vai doar 14 novos microcomputadores para o Grupo Escolar Frederico Smith Lima, no Bairro Urbis IV, em Itabuna. Ele recebeu em audiência, o secretário municipal da Educação, professor Júnior Brandão, quinta (18.agosto).

A unidade escolar da Rede Municipal de Ensino sofreu as graves consequências das fortes chuvas e das enchentes do Rio Cachoeira que causaram destruição e inundações em cerca de 40% da zona urbana no final de dezembro do ano passado.

O Grupo Escolar Frederico Smith Lima, que foi requalificado e entregue à população pela Prefeitura de Itabuna, na semana passada, teve o seu Laboratório de Informática danificado.

Depois da tragédia que se abateu sobre o Sul e Extremo Sul da Bahia, no final de dezembro, a UFSB realizou uma mobilização em nível nacional para arrecadação de recursos, com o intuito de colaborar com a população itabunense e de outras cidades. Atualmente, a instituição tem sido parceira do município em diversos projetos.

Está em execução um programa de reforma e requalificação de creches e unidades escolares, a exemplo da Escola Flávio Simões, incluindo a construção da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que será a primeira unidade escolar do Sul da Bahia, e de uma escola no Bairro do Zizo, com 70 salas de aulas.

Jonilson era segundo suplente de vereador pelo Podemos

Leia em: < 1 minuto

Na última terça-feira (16.agosto), o segundo suplente de vereador de Ilhéus, Jonilson Souza (Podemos), assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores. Ele ficou com a vaga deixada por Sérgio do Amparo, que foi nomeado secretário municipal de Juventude, Esportes e Lazer.

Nas eleições de 2020, Jonilson teve 657 votos válidos, principalmente na região da zona norte da cidade, que é o local onde possui bastante representatividade. Com a oportunidade de atuar no Legislativo, vai lutar para se manter por lá nas eleições de 2024.

Notícias mais lidas

Outros assuntos