O incêndio na Aldeia Velha envolve o reconhecimento de outras vias de acesso pela rodovia estadual

Leia em: < 1 minuto

Para chegar aos locais de difícil acesso onde há focos de fogo, por conta do solo com grande quantidade de depósito de matéria orgânica, nesta sexta-feira (12.mar), o plano de ação para controlar o incêndio na Aldeia Velha envolve o reconhecimento de outras vias de acesso pela rodovia estadual, uso de sete viaturas, veículos como pick-up, uma auto incêndio florestal e uma unidade de resgate UR.

Um helicóptero está sendo empregado no suporte operacional e reconhecimento da área queimada, além disso, a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro disponibilizou trator retroescavadeira, máquinas patrol, combustível para motosserras e bombas, alimentação e água, além de pessoal para colaborar com a ação.

Segundo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel. Adson Marchesine, já são 200 hectares de área atingida. “O sol quente, ventos fortes e o terreno propício ao atolamento dos veículos têm sido os principais dificultadores para apagarmos o foco durante a operação”, concluiu.

O julgamento de preço será realizada no dia 4 de maio

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura Vitória da Conquista publicou sexta-feira (12.mar), o Edital de Licitação 002/2021. A concorrência pública tem como objetivo contratar as empresas que vão operar o sistema de transporte coletivo urbano em Vitória da Conquista, que está sendo operado pela Administração Municipal, em caráter emergencial.

A avaliação da documentação, habilitação das empresas participantes do processo licitatório e abertura dos envelopes de julgamento de preço será realizada no dia 4 de maio, de forma presencial, na Rede de Atenção e Defesa da Criança do Adolescente.

Estudos técnicos e audiência pública antecederam a elaboração do edital. O coordenador municipal de Transporte, Micael Silveira, lembrou que a redução do número de passageiros causada pela pandemia do coronavírus impossibilitou a abertura da concorrência pública há alguns meses. “O sistema de transporte foi fortemente impactado e teve uma queda no número de passageiros que chegou à 80% se comparado ao número de pessoas transportadas em dezembro de 2019”, disse.

O gestor também ressaltou a importância desse momento. “Vencidas todas as adversidades, o município agora chega nesse marco importante, que é a apresentação da concorrência pública que irá definir os próximos dois concessionários do sistema de transporte coletivo”.

Deputado será monitorado por uma tornozeleira eletrônica

Leia em: < 1 minuto

Preso desde 16 de fevereiro, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi solto neste domingo (14.mar), para cumprir pena em casa, com tornozeleira eletrônica.

O parlamentar saiu da prisão na tarde de hoje após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro negou o pedido de liberdade provisória feito pela defesa do parlamentar e estabeleceu uma série de restrições a Silveira.

O deputado só poderá exercer o seu mandato na Câmara de forma remota, não poderá deixar sua residência, está proibido de receber visitas sem prévia autorização judicial e de ter contato com os investigados nos inquéritos dos atos antidemocráticos e das fake news.

Silveira foi detido em flagrante por crime inafiançável, após publicar um vídeo com ataques ao STF. Ele é alvo do inquérito que investiga ataques aos ministros do tribunal.

BA-VI não acontecia há mais de um ano

Leia em: < 1 minuto

Pela 3ª rodada do Nordestão, o Vitória superou o Bahia por 1 a 0, neste sábado (13.mar), no Estádio Barradão. Com o resultado, o Leão chegou à vice-liderança do Grupo B, enquanto o Esquadrão de Aço estacionou no quarto lugar do Grupo A. As duas equipes jogaram pela última vez em primeiro de março de 2020 e vinham embaladas pela classificação, no meio da semana, para a segunda fase da Copa do Brasil. O Tricolor goleou o Campinense-PB por 7 a 1 e o Rubro-Negro passou por 1 a 0 pelo Águia Negra (MS). Na próxima quarta (17.mar), tem BA-Vi novamente, desta vez pelo Campeonato Baiano.

O primeiro tempo reservou poucas emoções. O Vitória teve mais iniciativa e posse de bola, mas não conseguiu traduzir este domínio em chances de gol. O Bahia mais recuado, apostou no contra-ataque e pouco incomodou o arquirrival.

Na etapa final, os donos da casa enfim foram efetivos. Aos 12, Samuel recebe a bola dentro da meia-lua e chuta forte no canto direito do goleiro Douglas. O gol muda a cara do jogo. Os visitantes saem pro ataque e o Vitória se defende como pode até o fim da partida para garantir preciosos três pontos.

Na próxima rodada, o Vitória vai até São Luís (MA) para encarar o Sampaio Corrêa no domingo (21.mar), às 18h, no Castelão. Já o Bahia recebe o Sport de Recife (PE), em Pituaçu, no sábado (20.mar) às 16h.

//

Aproximadamente 1,5 milhão de filhotes de caranguejo na segunda fase de desenvolvimento serão repovoados

Leia em: < 1 minuto

Os mangues do distrito de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, terão mais vida a partir de hoje (13.mar). A Bahia Pesca realizará o repovoamento de aproximadamente 1,5 milhão de megalopas (filhotes de caranguejo na segunda fase de desenvolvimento) nos manguezais da região, a partir das 15h.

As megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa. As fêmeas utilizadas para a reprodução são capturadas no próprio manguezal e devolvidas ao habitat natural assim que as larvas nascem.

“Durante sua estada em nosso laboratório, as fêmeas foram nutridas com alimentos à base de peixes e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que ‘nasce’, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas então são colocadas em tanques onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingir o estágio de megalopas”, explica a técnica da Bahia Pesca, Eliane Hollunder.

O prefeito Herzem Gusmão está internado em São Paulo

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), precisou ser intubado nesta sexta-feira (12.mar), após ter um agravamento do seu quadro de saúde. Ele havia sido transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês no último sábado (06), mas o seu quadro clínico piorou nas últimas 12 horas.

Os filhos seguem em viagem a São Paulo na tarde desta sexta-feira para acompanhar o tratamento do pai que, no momento, está na companhia da primeira dama Luci Freire Gusmão.

A família agradece as orações de todos e pede que a população continue intercedendo pela recuperação do prefeito.

//

Devem ser entregues 400 mil doses até abril

Leia em: < 1 minuto

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pelo instituto russo Gamaleya em parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

O contrato foi assinado e as doses deverão ser disponibilizadas no primeiro semestre. Devem ser entregues 400 mil doses até abril, 2 milhões até maio e 7,6 milhões em junho.

A vacina deve ser produzida em plantas em São Paulo e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda está em análise a celebração de um outro acordo comercial de aquisição de imunizantes.

“Isso resultará na circulação maior de pessoas. Pessoas que dependem exclusivamente do transporte público”, assegura a vereadora Enilda

Leia em: 2 minutos

Uma situação preocupa a vereadora Enilda Mendonça (PT) caso não haja uma urgente intervenção da Prefeitura de Ilhéus para que as empresas de transporte público voltem a funcionar imediatamente com 100 por cento da frota. Se a situação já está complicada para a população que reside na área urbana, com registro de ônibus circulando lotados em plena pandemia, o quadro tende a piorar a partir desta segunda-feira (17.mar), especialmente na zona rural. O município iniciará o ano letivo.

A vereadora Enilda explica que apesar de, neste primeiro momento, as aulas não ocorrerem de forma presencial, o modelo de ensino formatado pela Secretaria Municipal de Educação implica em, a cada 15 dias, os professores disponibilizarem aos pais de alunos o material impresso para que, de casa, eles possam estudar e responder as atividades que serão devolvidas para acompanhamento dos professores. “Isso resultará na circulação maior de pessoas. Pessoas que dependem exclusivamente do transporte público”, assegura.

A parlamentar lembra que na maioria da zona rural de Ilhéus há apenas um ônibus circulando no turnos de 24 horas. “Imagina o caos”, alerta, sobre o perigo de proliferação do vírus por conta da grande procura dos usuários. “São mais de 21 mil alunos matriculados na rede municipal e se o transporte público não estiver funcionando com 100 por cento da frota e, em especial no campo, a família terá dificuldade de ter acesso às escolas”, completa.

Solicitada pelo líder do PT na Câmara, o vereador Augusto Cardoso, a instituição realizará no próximo quarta-feira (17.mar), às 16 horas, uma Audiência Pública Remota para debater a regularização do funcionamento das linhas de ônibus, serviço seriamente afetado durante a pandemia, mas que não voltou à funcionar na sua totalidade mesmo diante do decreto municipal determinando que 100 por cento da frota estivesse, nesse momento, nas ruas.

Para a audiência pública foram convidadas representações da Justiça, do Ministério Público, da Superintendência de Trânsito, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Mobilidade Urbana, dentre outras autoridades. A audiência será transmitida pelas redes sociais da Câmara de Ilhéus, através da TV Câmara, em full HD, e a população poderá interagir com o Poder Legislativo, durante a transmissão.

//

As doses dos imunizantes passarão a ser aplicadas nos 31 postos de saúde de Itabuna, garantiu a secretária Lívia Mendes

Leia em: 2 minutos

Na sessão especial dessa quinta (11.mar), presidida pela vereadora Wilma (PCdoB), a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, anunciou o início da vacinação descentralizada contra a covid a partir de 16 de março. Isso significa que as doses dos imunizantes passarão a ser aplicadas nos 31 postos de saúde do município. Conforme o vacinômetro exibido na Câmara, até a última quarta-feira (10.mar), haviam sido vacinados 11.144 itabunenses, cobrindo cerca de 80% das 14.064 doses recebidas até o momento.

Conforme a prévia do Plano Municipal de Vacinação, apresentado aos vereadores, a imunização nos postos de saúde será voltada, inicialmente, para idosos acima de 70 anos, mas haverá busca ativa daqueles com mais de 80 anos que ainda estão com pendência na vacina. Entre as estratégias que a Secretaria deve adotar estão agendamento de horário e de vacinação por agentes de saúde, distribuição de senhas, vacinação domiciliar e drive thru na porta das unidades de saúde.

Lívia apresentou as ações desenvolvidas para prevenção e enfrentamento do coronavírus. A gestora destacou a ampliação de 40 leitos (entre clínicos e de UTI) quando o Hospital de Campanha for concluído; o aumento das testagens (incluindo o teste de antígeno), sanitização de espaços públicos e o que a secretária chamou de “resgate do papel da atenção básica” por meio do Sinmcov, programa criado para detecção e monitoramento da pandemia em Itabuna. “Vai ser muito promissor. É a participação mais ativa da atenção básica no isolamento precoce e no acompanhamento [dos infectados]”, acredita Mendes.

Vários vereadores reforçaram o discurso de que a pandemia ainda não acabou. Eles alertam sobre a importância das medidas sanitárias de segurança como o distanciamento social, uso de máscara e a higienização das mãos (com água e sabão e álcool em gel). “O espírito é de dar as mãos para salvar vidas. É uma luta de todos”, pontuou Wilma. “A população precisa abraçar a causa. Já perdemos muitas pessoas”, ressaltou Francisco (PSD) que preside a Comissão de Saúde na Câmara.

O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, usou a experiência dele como vítima da covid e fez um apelo para que todos respeitem as orientações dos médicos. “Não sejam irresponsáveis como eu fui. Porque eu dizia que era parente do homem do ferro e não precisava usar máscaras”, salientou Valdece que ficou 40 dias hospitalizado, “alguns deles entre a vida e a morte”.

Também participaram da sessão especial o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Eduardo Kowalski e o conselheiro de saúde Paulo Eduardo Santana.

O serviço de delivery, também autorizado no decreto, estará disponível no sábado até as 22 horas e no domingo até às 20 horas. A programação o Cinemark deve ser consultada no site do cinema

Leia em: < 1 minuto

Com o novo decreto publicado pela Prefeitura de Itabuna, que autoriza a abertura do comércio no final de semana, o Shopping Jequitibá definiu os horários de funcionamento neste sábado e domingo.

As lojas abrem sábado das 9 às 19 horas e no domingo das 13h às 19 horas e a Praça de Alimentação das 10h às 19 horas e das 12h às 19 horas respectivamente. Já o Big Bompreço, a Farmácia e a Barbearia funcionam das 8h às 19 horas nos dois dias.

A lotérica abre das 8h às 19 horas no sábado e das 13h às 19 horas no domingo e a academia das 8h às 16h30min no sábado e das 8h às 14 horas no domingo.

Para prevenir o avanço da pandemia, o O Shopping Jequitibá vem reforçando todos protocolos de prevenção da Covid 19 determinados pela Organização Mundial de Saúde e referendadas pela Associação Brasileira de Shopping Centers, validadas por especialistas do Hospital Sírio Libanês, visando garantir a segurança de lojistas, clientes e colaboradores.

Entre as medidas adotadas estão a instalação de termômetros digitais para medição de temperatura corporal, colocação de dispensers com álcool gel e pias para lavagem das mãos, obrigatoriedade do uso de máscaras, sinalização para o distanciamento social e higienização permanente.

Notícias mais lidas

Outros assuntos