Equipes das polícias Civil e Militar continuam em diligências nas cidades baianas de Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho e Teixeira de Freitas, cumprindo ordens judiciais

Leia em: < 1 minuto

O líder de uma das organizações criminosas alvos da Operação Tupinambá foi capturado, na manhã desta terça-feira (16), na cidade fluminense de Duque de Caxias. O traficante de 34 anos possuía mandados de prisão e foi localizado por equipes da Bahia com apoio da polícia do RJ.

Com passagens por Delegacias e pelo Sistema Prisional, o criminoso determinava o comércio de entorpecentes e mortes de rivais. Ele também é suspeito de envolvimento em roubos contra instituições financeiras. 

//

Secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas

Leia em: < 1 minuto

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, acredita que se o cronograma de imunização apresentado pelo Ministério da Saúde for executado toda a população brasileira será vacinada até meados de 2022.

Na Bahia, com a aquisição de doses da vacina Sputinik V, o secretário afirma que é muito provável que até julho de 2021 todos os grupos de risco sejam imunizados e se inicie a vacinação à população em geral.  

//

O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril, garante o governador Rui Costa

Leia em: < 1 minuto

O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias.

Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho e com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”.

O CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria com o Governo da Bahia. “Esta parceria é muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível. Lembramos que a Sputnik V já foi vendida para 51 países”, afirmou Kirill Allexandrovich Dmitriev.  

//

O provedor Francisco Valdece, afirma que aquisição dos equipamentos era um sonho antigo e que agora se concretizou. “Resultado de muito empenho e negociação, sobretudo porque enfrentamos um momento de poucos recursos financeiros”, conta

Leia em: 2 minutos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna acaba de colocar em funcionamento 52 máquinas modernas para assegurar mais conforto para os pacientes do Centro de Diálise, que atende moradores do sul da Bahia. Os equipamentos são de última geração e oferecem, dentre outras vantagens, um sistema que possibilita a sua configuração conforme o perfil e a necessidade de cada usuário.

O coordenador do Serviço de Nefrologia, Rodolfo Silva Nascimento, destaca que, com a troca das máquinas, os pacientes vão esperar menos tempo para entrar no programa de terapia substituição de renal, evitando-se assim internação prolongada ou piora dos sintomas. O médico explica que a redução no tempo de espera ocorrerá também porque haverá um número maior de máquinas em funcionamento.

ESTRUTURA FÍSICA
As substituições das máquinas, informa o provedor, não impactarão somente na qualidade de atendimento para o paciente, mas também possibilitam um aumento na oferta de serviços. “Porque teremos mais máquinas disponíveis e funcionando por mais tempo”, explica.

De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa, Wagner Alves, além da aquisição das máquinas novas, foram feitos investimentos na estrutura física do Centro de Diálise, que funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho. “Estamos trabalhando para proporcionar ainda mais conforto não somente para os pacientes, mas melhores condições de trabalho para os funcionários”, relata.

A cerimônia de entrega das novas máquinas e revitalização do espaço contou com a participação de funcionários, diretores da SCMI e hospitais Calixto e Manoel Novaes; membros da irmandade; diretora do Núcleo Regional de Saúde, Domilene Borges Costa, que representou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas; e a subsecretária de Saúde de Itabuna, Lânia Peixoto.  

//

Nova diretoria da Academia de Letras de Ilhéus promete muito trabalho

Leia em: 2 minutos

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI), regimentalmente, definiu a data de 14 de março para iniciar os seus trabalhos, cuja data é também a de nascimento do poeta Castro Alves. A nova diretoria que assumirá o comando no biênio 2021-2023 foi empossada durante ato transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube.

A professor André Rosa deixa o comando da entidade com uma série de ações importantes, como por exemplo, o nascimento do Festival literário de Ilhéus, que posteriormente tornou-se a Festa Literária, com apoio da Editus, o Prêmio Sosígenes Costa, que se tornou uma referência no Estado, e a colaboração da diretoria da ALI e alguns de seus membros para a organização do Festival Literário Sul-Bahia (Flisba).

Agora o comando será do escritor Pawlo Cidade, gestor cultural por formação e por vivências. Ele chega com vontade de trabalhar: “A Academia será conhecida como um centro de referência ao estímulo da escrita e da leitura na Bahia. Servir a pátria, cultuando as letras, não será somente um lema, será uma missão em nossa gestão. Tenho absoluta certeza que esta nova diretoria, que estará à frente deste próximo biênio, nunca esteve tão próxima desse desejo.”

O vice -presidente será Gustavo Cunha, ocupante da cadeira n. 5. Ele é médico, professor universitário e autor do livro “Chácara das Tormentas”. Um cidadão ativo no campo da saúde. Na sequência, Jane Hilda Badaró, advogada, professora universitária, artista plástica e jornalista; o professor Sebastião Maciel, a dinâmica Luh Oliveira, professora Anarleide Menezes, e o professor Leônidas Azevedo, médico de formação.

//

Para este atendimento que ocorrerá exclusivamente na Rede de Frio, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), será das 9 às 14 horas

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio, da Secretaria Municipal de Saúde, vai imunizar nesta quarta-feira, dia 17, idosos com 78 ou mais com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O atendimento descentralizado será das 8 às 15 horas nas Unidades Básicas de Saúde.

Nesse mesmo dia será aplicada a segunda dose do imunizante nos trabalhadores de saúde e idosos com 80 anos ou mais.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que ao comparecer às unidades de saúde as pessoas dessa faixa etária, familiares ou cuidadores apresentem carteira de identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência.  

Fechamentos de loja com vínculos empregatícios no comércio varejista baiano ficou negativo em 4,14 mil unidades em 2020

Leia em: < 1 minuto

O Indicador de Confiança do empresariado baiano (Iceb), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em janeiro, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Com este recuo, o primeiro após sete altas mensais consecutivas, o pessimismo aumentou e a confiança empresarial interrompeu a trajetória de recuperação iniciada em junho passado. Dessa forma, a confiança do empresariado local se manteve na zona de Pessimismo Moderado.

De acordo com levantamento realizado pela CNC, o saldo entre aberturas e fechamentos de loja com vínculos empregatícios no comércio varejista baiano ficou negativo em 4,14 mil unidades em 2020 – maior retração na quantidade de estabelecimentos com estas características desde 2016 (-3,09 mil).

O dado segue em linha com a retração de 4,3% nas vendas do varejo em 2020, conforme apurado pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE – realizada em âmbito nacional – e analisada pela SEI. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), o faturamento atingiu 102 bilhões de reais, o pior resultado em uma década.

O teste do bafômetro constatou um teor quase cinco vezes maior o limite considerado crime

Leia em: 2 minutos

A Polícia Rodoviária Federal flagrou o condutor em uma motocicleta CG 150 Titan, realizando ultrapassagem proibida ontem, domingo (14.mar), em Barreiras.

O motociclista desobedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a segurança de todos.

Durante o acompanhamento tático, o condutor transitou em velocidade incompatível com as vias, sem observar as normas gerias de circulação e conduta prudente no trânsito, bem como desrespeitou às sinalizações dos trechos durante a fuga.

Após 19 dezenove quilômetros, os policiais interceptaram a moto após o motociclista adentrar uma vicinal e perder o controle do veículo.

Durante a abordagem identificaram no condutor sinais de que ele havia ingerido bebida alcoólica, olhos avermelhados, forte odor de álcool no hálito. Ele foi submetido ao teste com etilômetro, cujo resultado aferiu 1,57 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez.

O alto teor de nível alcoólico foi uma das características observadas pelos policiais, quase 5 vezes maior que o limite considerado crime.

Ele foi preso em fragrante pelos crimes, em tese, de embriaguez na direção e dirigir veículo automotor, gerando perigo de dano (art. artigo 306 e 309, da Lei nº 9.503/97 – CTB). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras e apresentado à autoridade policial de plantão. Entre os débitos já existentes no sistema e as multas aplicadas nesta ocorrência somaram mais de 5.500 reais.

Além de detenção por crime de trânsito, a multa por alcoolemia custa R$ 2.934,70, valor que é duplicado em caso de reincidência. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.

O recrudescimento da pandemia que conspira contra a recuperação interna, o dólar alto e as incertezas da economia podem ter contribuído para o desempenho negativo no mês

Leia em: 2 minutos

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou a semana passada, que no bimestre, as exportações baianas totalizaram US$ 1,06 bilhão, contra US$ 1,20 bilhão em igual período do ano anterior, uma redução de 11%. Em relação às importações, também houve queda de 19,2% na comparação com fevereiro de 2020 (US$ 389,4 milhões), enquanto no acumulado do ano houve aumento de 21,1%, graças ao grande volume – principalmente de combustíveis, referente às compras de janeiro.

Impactada por volumes sensivelmente menores de embarques de derivados de petróleo, as exportações baianas tiveram redução de 23,5% em fevereiro, comparadas a igual mês de 2020. As vendas externas totalizaram no mês passado, US$ 448,8 milhões, contra US$ 587,1 milhões em fevereiro do ano passado.

Em fevereiro, alguns aspectos foram importantes para definir a queda nas exportações. O principal deles foi no segmento de derivados de petróleo que recuaram 97% ante fev/2020. Segundo principal segmento de exportação da Bahia no ano passado, o setor que tem a Petrobrás como único exportador, está passando por definições quanto à privatização da Rlam, assim como campos terrestres de exploração e produção, o que pode ter tido reflexos nos embarques. Também houve paralisações de trabalhadores.

Contribuíram também com o desempenho negativo, a queda de 19,7% nas vendas de papel e celulose motivada por recuos nos embarques e nos preços além de problemas que o setor atravessa com escassez de insumos. O setor automotivo, que deve ir perdendo espaço contínuo após a venda da Ford, também teve queda de 35,5%, além dos minerais (-75,6%) e das máquinas e equipamentos para a indústria eólica com recuo de 57,6% nas exportações em fevereiro.

Os meses de janeiro e fevereiro são insuficientes para traçar tendência do ano, mas os preços já mostram que devem fazer a diferença, principalmente quando começar os embarques do agro. Vários segmentos tiveram valorização no bimestre em comparação com igual período do ano anterior, o que resultou em um aumento médio dos preços dos produtos de exportação do estado em 22,2% no período. O desmembramento de volumes e preços deixa mais claro que os preços têm sobressaído no desempenho das exportações do bimestre, ao contrário do observado no ano passado. Enquanto a quantidade embarcada caiu 27,2%, as receitas caíram menos (11%), resultado da valorização, principalmente da soja, algodão, metalúrgicos e produtos minerais.

Depois de uma acentuada alta em janeiro (71,3%), as importações registraram recuou de 19,2% em fevereiro puxadas pelos bens de capital (-33,1%) e de bens intermediários (-23,5%).

No bimestre, a alta puxada por janeiro deveu-se ao reflexo da lenta, hoje improvável retomada da economia, pelo menos no primeiro semestre. Embora ainda seja alvissareiro o aumento das importações no bimestre, os dados seguem voláteis e é prematuro afirmar que a melhora mostrada no primeiro mês do ano, traga algum sinal quanto ao dinamismo da demanda interna o que fica confirmado com os resultados colhidos em fevereiro.

Tags: , ,

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos

Leia em: < 1 minuto

Um soldado da Polícia Militar suspeito de efetuar os disparos que resultaram na morte do então coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Itabuna, Pablo Matos Barros, ocorrida em fevereiro, apresentou-se na Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública, na sexta-feira (12.mar).

O policial é o terceiro envolvido no crime, investigado pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e Delegacia de Homicídios daquela cidade. Após cumprimento do mandado de prisão temporária, ele foi transferido para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.

Conforme as investigações, a motivação do crime foi uma dívida contraída pela vítima com proprietários de máquinas caça-níqueis. Câmeras de vigilância contribuíram para a identificação dos suspeitos. Mais dois envolvidos estão presos – entre eles, outro policial militar, que também está no Batalhão de Choque.

Notícias mais lidas

Outros assuntos