Danilo do Mercado, vereador de Duque de Caxias

Leia em: 2 minutos

O vereador de Duque de Caxias Danilo Francisco da Silva, conhecido como Danilo do Mercado (MDB), foi morto a tiros na última terça-feira (10.mar), no bairro Jardim Primavera, na Baixada Fluminense. O filho do político, Gabriel Francisco, de 25 anos, também morreu no local.

Os dois estavam a cerca de cinco quilômetros de casa quando um homem, ainda não identificado, atirou com um fuzil nos dois. Danilo foi o oitavo vereador mais votado da cidade da Baixada Fluminense, com 6.080 votos.

Em nota, a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) informou que investiga o caso. O delegado Uriel Alcântara afirmou à CNN que, a princípio, a investigação seguirá na linha de execução.

A DHBF também informou que Danilo do Mercado é investigado por homicídios, constituição de milícia e grupo de extermínio, esbulho possessório (grilagem de terras), extorsão e ameaça.

Fernanda Costa, do MDB, filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, assume a vaga que era de Danilo na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias.  

A dentista Fernanda Costa (MDB), vereadora de Duque de Caxias (RJ) e filha do traficante Fernandinho Beira-Mar assume vaga na Câmara de Duque de Caxias

//

Secretário da Saúde de Santo Antônio de Jesus autoriza compra de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19 // Foto: Reprodução/TV Subaé

Leia em: < 1 minuto

O secretário da Saúde de Santo Antônio de Jesus, Leonel Cafezeiro, autorizou a compra de ivermectina e azitromicina para tratar a Covid-19. No entanto, segundo estudos rigorosos realizados ao redor do mundo, esses remédios não têm eficácia comprovada contra a doença.

“Autorizamos a compra, já foi feita a licitação, porque não temos outra medicação a não ser essas. Muitas pessoas que tomaram tiveram bons resultados, então o que a gente não pode é não fazer nada”, disse.

Apesar da informação do secretário, a prefeitura de Santo Antônio de Jesus informou, por meio de nota, que a licitação não é direcionada ao combate do coronavírus de forma específica e que os medicamentos já são utilizados por médicos da rede municipal para tratar outras doenças e problemas respiratórios.

Ainda de acordo com a nota, não há um protocolo que obrigue os médicos a receitarem os medicamentos em caso de Covid-19, mas quem julgar necessário pode prescrever.

Segundo o secretário, ele tomou a medicação quando foi infectado pelo novo coronavírus e ainda disse que o melhor remédio é o cuidado que cada um tem que ter. Do G1

//

A subsecretária também acredita que a taxa de ocupação deve diminuir a partir da próxima semana

Leia em: < 1 minuto

As novas cepas do coronavírus possuem um poder de espalhamento maior e estão sendo mais agressivas com pessoas jovens, que estão sendo direcionados para leitos de UTI por conta do quadro clínico. A observação é da subsecretária da saúde da Bahia, Tereza Paim. Ela relata que tem se notado uma mudança no perfil dos pacientes acometidos pelo vírus.

A subsecretária afirma que o Governo da Bahia tem feito uma reorganização da rede de saúde para absorver os pacientes, inclusive em unidades de emergência que não são gripários.

Ela também volta a destacar que o momento é crítico, com regiões que registram 100% de ocupação dos leitos, mas ressalta que “vai continuar trabalhando e sem medir esforços”. 

//

Dos 417 municípios baianos, até as 17h desta terça-feira, 223 apresentavam taxas com 85% ou mais, se tornando elegíveis para receberem nova remessa de vacinas. O outros 194 estavam abaixo do estabelecido para que pudessem receber novo quantitativo de vacinas

Leia em: < 1 minuto

Foi definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne representantes de todas as secretarias municipais de saúde e da secretaria da saúde do Estado da Bahia, que apenas os municípios que tivessem utilizado 85% ou mais das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 receberiam os imunizantes vindos na remessa que chegou ao Estado na noite de terça-feira (9.mar).

Na decisão, tomada de forma colegiada, ficou pactuado que 50% das doses desses munícipios não elegíveis serão encaminhadas para as secretarias municipais de saúde que administraram 90% ou mais, para evitar interrupção da vacinação, e 50% serão direcionados para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição – CEADI – para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.

A medida tem o objetivo de evitar que o estado fique com doses ociosas, acelerando a estratégia de imunização na Bahia.  

Segundo a polícia, Carlos Samuel Freitas Costa Filho estava solto desde 24 de fevereiro e teria ameaçado outra ex-companheira, no mesmo dia que saiu da prisão. Ele está sendo investigado por outros quatro casos de violência contra a mulher // Foto: Reprodução/TV Santa Cruz 

Leia em: < 1 minuto

O homem flagrado em vídeo agredindo uma mulher com 11 socos no rosto, em 2020, foi preso novamente na manhã desta quarta-feira (10) em Ilhéus, sul da Bahia, suspeito de ameaçar uma ex-companheira, com quem teve um relacionamento em 2018.

De acordo com a polícia, Carlos Samuel Freitas Costa Filho havia sido preso em 21 de outubro de 2020, mas foi liberado em 24 de fevereiro deste ano. Ele foi preso no condomínio Morada do Porto, no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus.

Ainda conforme a polícia, ele encontrou a mulher no mesmo dia que saiu da prisão e passou a ameaçá-la, exigindo o retorno do relacionamento.

Carlos Samuel passou exame de corpo delito e foi levado para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, onde permanece à disposição da Justiça aguardando audiência de custódia.

A previsão é de que a Polícia Civil leve 10 dias para finalizar o inquérito. De acordo com o delegado Evy Paternostro, estão em investigação outras quatro denúncias de mulheres que teriam sido agredidas por Carlos Samuel.  

//

Dr. Rodolfo Silva Nascimento é o coordenador do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Itabuna

Leia em: 2 minutos

No mês da campanha pelo Dia Mundial do Rim, celebrado neste ano em 11 de março, o coordenador do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Itabuna, o médico Rodolfo Silva Nascimento, orienta a população quanto aos sintomas da doença renal e alerta que o uso de medicamentos, anabolizantes e suplementos alimentares, sem orientação de um especialista, pode até deixar a pessoa dependente de uma máquina de hemodiálise.

De acordo com o médico, as doses inadequadas de remédios podem causar complicações graves de saúde. O efeito acumulado gera lesão nos rins, por exemplo. “Essas lesões podem ser causadas não somente pelos anti-inflamatórios e antibióticos, mas também pelo uso de vitaminas D em excesso. Essa situação pode agravar-se naquele paciente que já tem uma disfunção renal. Ele não sabe da alteração nos rins, toma medicação e tem a sua situação agravada”.

O especialista afirma que as pessoas devem ter cuidado para o uso excessivo de vitaminas e observa que, nos últimos 12 meses, com a pandemia da Covid-19, aumentou muito o consumo delas. “O excesso de vitamina D, por exemplo, causa intoxicações, que podem ser leves ou até mais graves, com paciente precisando fazer hemodiálise. Por isso, é preciso ter muito cuidado na administração e dosagem dessas vitaminas”, alerta.

Nascimento relata que quase toda a semana são atendidas, na unidade, pessoas que fizeram automedicação, colocando a vida em perigo. “Há muitos casos de uso de medicamentos sem prescrição médica. Estamos tendo cada vez mais lesões renais. Pacientes que entram em hemodiálise por causa do uso impróprio de remédios durante um longo período (por até cinco anos)”.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
As pessoas, alerta Rodolfo Nascimento, podem adotar alguns cuidados para o bom funcionamento dos rins, a exemplo de alimentação saudável, com cardápio que priorize frutas, verduras e legumes. “Além disso, atividades físicas e tomar água na medida certa também ajudam no processo”, explica o coordenador da Nefrologia da Santa Casa de Itabuna.

De uma maneira geral, observa o nefrologista, a pessoa saudável, que se alimenta bem, com frutas, legumes, verduras, e não faz uso excessivo de gorduras, açúcar e sal e alimentos embutidos, teoricamente, não precisa fazer uso de vitaminas. “A não ser que essa pessoa esteja passando por um processo de doença, esteja com alteração de algum sistema, seja ele cardíaco e hepático”.

Ele explica que fazer exercícios físicos é excelente alternativa para a manutenção da saúde, mas pontua que existem tipos diferentes de exercícios para cada grupo de pessoas. “Isso depende de fatores, como idade, problemas de saúde. O exercício pode ser leve, como caminhadas, e traz vários benefícios, como prevenção de doenças cardiovasculares, infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de ajudar na questão da depressão”.  

Doses recebidas 9.487 (1ª) e 4.193 (2ª dose), respectivamente

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde vai atender nesta quinta-feira (11.mar), em três pontos da cidade por drive-thru idosos com 85 anos ou mais, dando sequência ao Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Será aplicada a segunda dose da vacina

A coordenação da Rede de Imunização informa que o atendimento será na modalidade drive-thru com pontos de vacinação na Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima, e na Praça do Rotary, no Góes Calmon. Também haverá um ponto fixo, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp).

Nas duas modalidades, a vacinação será realizada entre as 9h e 14 horas. A recomendação é que os idosos, familiares ou seus cuidadores portem documento de identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência.

VACINAS
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde até a tarde de terça-feira, dia 9, já foram aplicadas 10.520 doses, das quais 9.487 primeira dose e 4.193 em segunda dose nos trabalhadores da Saúde. Em idosos acima de 90 anos, 679 (1ª dose) e 426 (2ª); idosos de 85 a 89 anos, 991; idosos de 80 a 84, 1.444 (1ª ), e 4 (2ª dose). Idosos asilados, 234. 

Os R$ 500 milhões tomados junto ao Banco do Brasil integra a estratégia de captação de recursos da empresa para os próximos cinco anos (2021-2025)

Leia em: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, ontem (9.mar), o projeto de lei que autoriza a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) tomar empréstimo de R$ 500 milhões do Banco do Brasil, para realização de obras de esgotamento sanitário em municípios baianos. A captação desse recurso pela empresa foi possível graças aos excelentes indicadores de eficiência empresarial, evidenciados por sua margem de geração de caixa (magem Ebitda) e crescimento da receita operacional líquida, que demonstram sua solidez financeira e crescente capacidade de pagamento.

A Embasa, desde 2007, vem realizando investimentos para ampliar o acesso aos serviços de água e esgoto em sua área de atuação na Bahia que já somam R$ 6,1 bilhões, sendo que a média anual de investimentos gira em torno de R$ 500 milhões, entre recursos próprios e financiados. A meta da empresa para 2021 é ir além, pois pretende investir R$ 1 bilhão na implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, de forma a buscar atingir as metas de atendimento do novo marco regulatório do saneamento básico, vigente desde julho do ano passado, que determina índice de cobertura de 90% para o serviço de coleta e tratamento de esgoto e de 99% para o serviço de abastecimento de água tratada até 2033.

Os R$ 500 milhões tomados junto ao Banco do Brasil integra a estratégia de captação de recursos da empresa para os próximos cinco anos (2021-2025) e será aplicado na implantação de sistema de esgotamento sanitário (SES) nos municípios de Serrinha, Barra do Choça, Capim Grosso, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Amargosa e Conceição do Coité e na ampliação do SES de Jequié. Organizações de fomento ao desenvolvimento econômico e social e parcerias com o setor privado também integram a estratégia de captação de recursos da Embasa.

//

O pedreiro Rosenildo Moura dos Santos

Leia em: 3 minutos

O pedreiro Rosenildo Moura dos Santos tinha 18 anos de idade quando uma médica informou que ele precisava iniciar, com urgência, sessões de hemodiálise porque os seus rins deixaram de funcionar. No início, Moura imaginou que não sobreviveria mais por tanto tempo, sobretudo porque o processo, na época, era arcaico e muito desgastante. Por isso, a maioria dos pacientes da diálise tinha pouco tempo de vida.

Na flor da juventude, com muito sonhos pela frente, Rosenildo Moura decidiu que tentaria levar uma vida normal. Na maior parte desses 30 anos em que é atendido no Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Itabuna, ele trabalhou duro para garantir o sustento da família. “Tinha uma vida normal. Nunca tive medo de trabalho. Eu mesmo que construir a casa onde moro em Itajuípe. Fiz tudo. Da base a pintura”, conta orgulhoso do feito. O pedreiro ainda pilota moto e faz atividades mais leves.

Rosenildo Moura, hoje com 49 anos de idade, casou-se, mas preferiu não ter filhos. Há dois anos, depois de ser submetido a uma cirurgia em uma das penas e contrair uma bactéria no local do procedimento, o pedreiro não mais conseguiu executar as atividades mais pesadas. Depois disso, ele passou a se locomover com ajuda de moletas. “Antes trabalhava como pedreiro e pintor. Fazia tudo que as pessoas sem complicação de saúde fazem”, relata.

INTERNAMENTO
O pedreiro recorda-se do dia em que a médica nefrologista Célia Kalil decidiu pelo seu internamento porque estava sofrendo uma crise renal. “Ela disse que o risco era grande de me liberar e eu sofrer um infarto no retorno para casa porque minha pressão era muito alta. Ela passou uma bateria de exames e descobriu que eu sofria com complicações renais. Tive de passar por um procedimento que ficava 24 horas de barriga para cima. Era muito desconfortável”, lembra-se.

Rosenildo Moura conta que os 13 primeiros anos de tratamento foi de muito sofrimento para ele porque, na época, não havia tecnologia disponível que tem hoje. “Conheci muita gente que não resistiu ao tratamento que era feito em uma máquina tanque. Salvava muitas vidas, mas matava muito também. Até hoje tenho sequelas causadas pela máquina, que não conseguia o processamento que as novas fazem hoje”.

Rosenildo não é o único da família Moura a ser submetido a sessões de diálise. A irmã dele, Rosimeire Moura dos Santos fez o procedimento durante 12 anos. Até ser submetida ao transplante de rins na Santa Casa de Itabuna, em março de 2013, e segue com a vida normal. “Graças a Deus, ela está bem”.

DOENÇA CRÔNICA
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, porque os rins têm muitas funções, dentre quais regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo e produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

Esta matéria faz parte de uma série produzida pela Santa Casa de Itabuna para mostrar a importância dos cuidados para evitar-se as doenças renais e lembrar o Dia Mundial do Rim, que é celebrado na quinta-feira (11). Neste ano a campanha nacional tem como tema principal “Vivendo bem a doença”. 

Serão investidos R$ 10 milhões em projetos inovadores que possam solucionar problemas reais da gestão pública, garantiu Rui Costa

Leia em: 2 minutos

O governador Rui Costa usou as redes sociais, hoje (10.mar), para anunciar o lançamento do edital Governo Inteligente, voltado aos micro e pequenos empresários. Serão investidos R$ 10 milhões em projetos inovadores que possam solucionar problemas reais da gestão pública. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e faz parte do Programa de Apoio à Pesquisa na Micro e Pequena Empresa (PAPPE).

Pensando na potencialização da economia do estado, o edital também é inovador, pois as propostas devem ser apresentadas a partir de desafios do dia a dia dos brasileiros. Para chegar a cada desafio apresentado no edital, a Fapesb indagou diversas secretarias do governo e outras instâncias da esfera pública quais eram as suas maiores dificuldades perante o momento atual. Com base nessas demandas, os micro e pequenos empreendedores poderão criar soluções inovadoras, gerando projetos com tecnologias específicas.

Para o diretor de inovação da Fapesb, Handerson Leite, o edital lançado, além de outros benefícios, injeta dinheiro na economia do estado. “Com esses projetos apresentados pelos empresários, faremos com que todos saiam ganhando: o governo, os empresários e principalmente a população. É uma maneira de ajudar a impulsionar a economia do Estado nesse momento de crise. Além disso, as propostas apresentadas poderão gerar emprego e renda para os baianos, pois os projetos admitem a possibilidade de contratação de profissionais com os recursos. E o melhor, os valores investidos não serão reembolsáveis”, contou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, também vê essa oportunidade como um grande investimento econômico e tecnológico para o estado. “As propostas que serão aceitas pelo edital não só contribuirão com o desenvolvimento de produtos para o uso na governança pública, mas também impulsionarão a economia do estado após a pandemia”, afirmou.

Para se inscrever, é preciso ser micro ou pequena empresa residente no estado da Bahia e estar em situação regular junto ao governo e ter um projeto de desenvolvimento de um processo, produto ou serviço, propondo a solução do desafio escolhido no edital. Os interessados já podem acessar os detalhes do edital Governo Inteligente no site da Fapesb.  

Notícias mais lidas

Outros assuntos