Médica alerta para aumento de casos graves de Covid-19 em crianças

Fabiane Chávez ressalta que a situação só tem se agravado

Leia em: 2 minutos

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Itabuna, Fabiane Chávez, voltou a alertar sobre o aumento de casos de novo coronavírus em crianças e adolescentes no sul da Bahia. O número de atendimentos a pacientes com suspeita ou positivados não para de crescer. Nos primeiros 15 dias de fevereiro, por exemplo, foram 70 atendimentos. Esse número saltou para 105 no mesmo período de março.

Esse é o pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus, conforme avaliação da médica pediatra. Segundo Fabiane Chávez, as equipes do Hospital Manoel Novaes nunca fizeram tantos atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus em um período tão curto de tempo. Na terça-feira (16), por exemplo, todos os 16 leitos Covid-19 estavam ocupados e a unidade não teve como receber novos pacientes naquele dia.

A médica observa que o aumento de casos de Covid-19 em crianças e adolescentes é registrado também na rede básica de saúde em Itabuna, onde também atua. “Dia desses, de 10 crianças que atendi na unidade de saúde, oito testaram positivo para a doença. Há crescimento na quantidade de pacientes graves, que precisam de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O número de vagas nos hospitais pediátricos no Brasil já era insuficiente antes das internações por Covid e, piorou com esse aumento de casos”, afirma.

A SITUAÇÃO VEM SE AGRAVANDO
Fabiane Chávez ressalta que a situação só tem se agravado. “Atualmente, o plantonista atende pacientes Covid-19 o dia inteiro. Mas não é só isso. Tem chegado cada vez mais pacientes necessitando de internação. Isso ocorria com BEM menos frequência no ano passado, durante a primeira onda da pandemia”. Ela lembra ainda que já há, no sul da Bahia, mortes confirmadas de crianças infectadas pela doença.

De acordo com a diretora técnica, muitos pais ainda não entenderam a crise sanitária que o mundo está atravessando e não têm sido rigorosos nos cuidados com as crianças e adolescentes. “Quase toda a hora temos que convencer os pais de que a doença apresentada pelos seus filhos é indicativo de Covid-19. Quase sempre o resultado é positivo para o vírus. Eles precisam ter mais cuidado e pararem com o negacionismo”.

Aumentou também, nos últimos meses, o percentual de mulheres grávidas infectadas pela Covid-19 e os bebês estão nascendo positivados. “Todos devemos redobrar os cuidados, principalmente, por causa da circulação das variantes de Manaus e do Reino Unido. As pessoas estão morrendo mais. Em muitos casos jovens, sem comorbidades e até crianças”, finaliza. Nesta quarta-feira (17), a taxa de ocupação de leitos do Manoel Novaes de UTI e clínicos é 100%.  

Notícias mais lidas

Outros assuntos