1352 policiais foram promovidos

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Gabinete da Delegada-Geral (GDG) realizou a promoção de classes de 1352 policiais, entre delegados, escrivães e investigadores. Os nomes daqueles que conquistaram as ascensões nas suas respectivas carreiras foram publicados nas edições de terça-feira (16.mar) e quarta-feira (17.mar) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre os delegados, 82 saíram da 1ª Classe para a Classe Especial (último patamar), sete ascenderam da 2ª para a 1ª e mais oito, da 3ª para a 2ª. Entre os escrivães, 218 migraram da 1ª Classe para a Especial, três, da 2ª para a 1ª e 27, da 3ª para a 2ª. Além disso, 911 investigadores saíram da 1ª Classe para a Classe Especial, 28 foram da 2ª Classe para a 1ª e 68, passaram da 3ª Classe para a 2ª.

As promoções resultam não somente em melhorias nas remunerações, como também em maiores possibilidades de os policiais alcançarem novos cargos, com maiores responsabilidades. A delegada-geral Heloísa Campos de Brito parabenizou os servidores contemplados. “É uma merecida conquista para estes servidores, que se dedicam com compromisso e disciplina por uma sociedade mais segura”, afirmou.

//

A reunião foi para tratar da ponte Salvador-Ilha de Itaparica

Leia em: < 1 minuto

Executivos da CR20 e CRCC, duas das empresas chinesas que compõem o consórcio que irá construir a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, se reuniram com o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, e Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura, nesta quarta-feira (17). O encontrou serviu para tratar de assuntos técnicos e burocráticos, necessários para o início das obras.

“Estamos seguros do início das obras até o final do ano. A pandemia atrapalhou o cronograma, mas o governador Rui Costa está emprenhado em vacinar todo o povo baiano e, juntos, vamos vencer o coronavírus e iniciar essa importante e estruturante obra para o crescimento econômico do nosso estado, para a geração de emprego e para a integração do desenvolvimento com as cidades do interior”, disse Leão.

“Reuniões como essa nos permite realizar o acompanhamento do processo anterior à execução da obra, que também é importante. Em breve os baianos poderão acompanhar o andamento da construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica que permitirá um crescimento e um maior desenvolvimento ao estado”, ressalta Marcus Cavalcanti.  

Fabiane Chávez ressalta que a situação só tem se agravado

Leia em: 2 minutos

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Itabuna, Fabiane Chávez, voltou a alertar sobre o aumento de casos de novo coronavírus em crianças e adolescentes no sul da Bahia. O número de atendimentos a pacientes com suspeita ou positivados não para de crescer. Nos primeiros 15 dias de fevereiro, por exemplo, foram 70 atendimentos. Esse número saltou para 105 no mesmo período de março.

Esse é o pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus, conforme avaliação da médica pediatra. Segundo Fabiane Chávez, as equipes do Hospital Manoel Novaes nunca fizeram tantos atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus em um período tão curto de tempo. Na terça-feira (16), por exemplo, todos os 16 leitos Covid-19 estavam ocupados e a unidade não teve como receber novos pacientes naquele dia.

A médica observa que o aumento de casos de Covid-19 em crianças e adolescentes é registrado também na rede básica de saúde em Itabuna, onde também atua. “Dia desses, de 10 crianças que atendi na unidade de saúde, oito testaram positivo para a doença. Há crescimento na quantidade de pacientes graves, que precisam de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O número de vagas nos hospitais pediátricos no Brasil já era insuficiente antes das internações por Covid e, piorou com esse aumento de casos”, afirma.

A SITUAÇÃO VEM SE AGRAVANDO
Fabiane Chávez ressalta que a situação só tem se agravado. “Atualmente, o plantonista atende pacientes Covid-19 o dia inteiro. Mas não é só isso. Tem chegado cada vez mais pacientes necessitando de internação. Isso ocorria com BEM menos frequência no ano passado, durante a primeira onda da pandemia”. Ela lembra ainda que já há, no sul da Bahia, mortes confirmadas de crianças infectadas pela doença.

De acordo com a diretora técnica, muitos pais ainda não entenderam a crise sanitária que o mundo está atravessando e não têm sido rigorosos nos cuidados com as crianças e adolescentes. “Quase toda a hora temos que convencer os pais de que a doença apresentada pelos seus filhos é indicativo de Covid-19. Quase sempre o resultado é positivo para o vírus. Eles precisam ter mais cuidado e pararem com o negacionismo”.

Aumentou também, nos últimos meses, o percentual de mulheres grávidas infectadas pela Covid-19 e os bebês estão nascendo positivados. “Todos devemos redobrar os cuidados, principalmente, por causa da circulação das variantes de Manaus e do Reino Unido. As pessoas estão morrendo mais. Em muitos casos jovens, sem comorbidades e até crianças”, finaliza. Nesta quarta-feira (17), a taxa de ocupação de leitos do Manoel Novaes de UTI e clínicos é 100%.  

O terceiro suspeito conseguiu fugir

Leia em: < 1 minuto

As ações de combate ao tráfico de drogas que têm sido intensificadas na região Norte do estado resultaram na localização de mais uma plantação de maconha, hoje (16.mar). Desta vez, o flagrante ocorreu no município de Casa Nova, com a localização de 11 mil pés da erva.

Além dos plantios, as equipes da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Casa Nova), Rondesp Norte e a Companha Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga também encontraram 26 kg da mesma droga já prontos para serem comercializados.

Três pessoas estavam na localidade de Santana do Sobrado, no momento da chegada das equipes. As guarnições conseguiram apreender um adolescente e capturar um comparsa.

“Cada pé de maconha tinha quase dois metros de altura. Eles estavam distribuídos em duas mil covas e todos com sistema de irrigação”, disse o comandante da 25ª CIPM, major Ederson da Silva Cirnei.  

//

Nos últimos dias foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Caetité, Guanambi, Alagoinhas e Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Foram abertos na noite de ontem (16.mar), dez novos leitos de UTI no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covi-19). Diariamente o Governo da Bahia vem abrindo novos leitos clínicos e de terapia intensiva a fim de ampliar a assistência à saúde dos baianos.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalha que “a macrorregião Extremo-Sul possui 85 leitos ativos, sendo 55 de UTI Covid-19. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas”, afirma o secretário.

//

O sorteio será realizado às 20h, no horário de Brasília

Leia em: < 1 minuto

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (17) um prêmio acumulado em R$ 40 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.353 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador acerte o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 46,3 mil de rendimento no primeiro mês.

A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência no período estipulado para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências

Leia em: 3 minutos

A Prefeitura de Itabuna atualizou as medidas de restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 05 horas, desta terça-feira, dia 16 a 1° de abril, no Município, conforme estabelecido no Decreto Estadual n° 20.311 de 14 de março de 2021.

As hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência ficam excetuadas. A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

DELIVERY
Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, com consumo no local, deverão encerrar o atendimento presencial às 18 h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery), somente de alimentação, até meia-noite, sendo proibida a comercialização de bebidas alcoólicas após 18 horas.

No período compreendido entre o dia 19 até 5h de 22 de março (feriado e final de semana), fica autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, prioritariamente as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, bem como as atividades de urgência e emergência, em todo o território do Município.

CONSIDERAM-SE SERVIÇOS ESSENCIAIS
Clínicas médicas, de fisioterapia; consultórios odontológicos; farmácias; postos de combustível; borracharias; oficinas mecânicas; indústrias; empresas de construção civil; transporte coletivo; serviços funerários; supermercados; mercados; mercearias; hortifrútis, granjeiros; padarias; açougues; abatedouros de aves; peixarias; centrais de abastecimento; revendas de gás e água; casas lotéricas; casas de materiais para construção; casas de produtos agropecuários; clínicas e estabelecimentos de produtos veterinários; serviços de telecomunicações e internet; serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

A autorização para funcionamento das feiras livres está limitada, exclusivamente, à comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedada qualquer outra atividade. O Decreto considera serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações. Não serão consideradas como unidades de saúde os estabelecimentos de serviços estéticos.

Em todo o território do Município, fica vedada a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18 h do dia 18 até as 5 horas do dia 22. Também se proíbe a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 16 de março ao dia 1° de abril de 2021, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Fica vedado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, do dia 17 de março até as 5 h de 22. Academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, excetuado o período de 17 a 22, poderão funcionar, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 30%.

ACADEMIAS E EVENTOS
Fica proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e
ginástica, que promovam contato físico. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, durante o período de 17 de março a 1° de abril de 2021.

RELIGIÕES
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local. 

//

A bolsa no valor de R$ 150 será oferecida a 292.987 alunos cadastrados

Leia em: < 1 minuto

Um novo programa de apoio aos estudantes da Educação Básica com famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica será implantado pelo Governo do Estado como parte das ações desenvolvidas durante a pandemia na Bahia.

Uma bolsa no valor de R$ 150 será oferecida a 292.987 alunos cadastrados no CadÚnico para fortalecer o vínculo com a escola e combater o abandono escolar.

A iniciativa, somada ao vale-alimentação e o Mais Estudo, programa que garante R$ 100 de bolsa para estudantes que dão monitoria aos colegas em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, totaliza em mais de R$ 410 milhões que serão destinados para assistência estudantil em 2021.  

Também serão imunizados, idosos com 80 anos ou mais

Leia em: < 1 minuto

Idosos com 77 anos de idade ou mais serão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira, dia 18, em Itabuna. O atendimento será exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 15 horas.

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, informa que neste mesmo dia também serão imunizados com a segunda dose da vacina, os trabalhadores de saúde dos Hospitais Calixto Midlej Filho e de Base Luiz Eduardo Magalhães.

Também serão imunizados, idosos com 80 anos ou mais. “Para este grupo da segunda dose da vacina o atendimento será das 9 às 14 horas, na sede da Rede Frio, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). Haverá também Drive Thru em frente ao Sesp, só que o atendimento será exclusivo para os idosos”, alerta a coordenadora de imunização.  

//

Todas as informações poderão ser consultadas no site www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo)

Leia em: 2 minutos

Os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 têm até os dias 30 e 31 de março, respectivamente, para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em cota única. Para realizar a transação, o contribuinte deve utilizar uma agência, um caixa eletrônico ou um aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. No caso de veículos com placas de final 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0, o condutor também poderá pagar com o abatimento de 5%, observado o vencimento na tabela do IPVA 2021.

O IPVA também pode ser dividido em três parcelas, sem o desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes, devendo efetuar o pagamento integral do imposto até a data da última parcela.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 1º de junho de 2021.  

Notícias mais lidas

Outros assuntos