//

Infartos e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) chegaram a aumentar em 132% em Manaus, 126% em Belém, 87% em Fortaleza, 71% em Recife, 38% no Rio de Janeiro e 31% em São Paulo. A pesquisa comparou dados de 2019 e 2020

Leia em: 4 minutos

Além dos óbitos causados diretamente pela doença, a Covid-19 também é apontada como responsável pelo aumento de mortes entre pessoas com doenças cardiovasculares. Segundo estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as mortes por doenças cardiovasculares não especificadas, infartos e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) chegaram a aumentar em 132% em Manaus, 126% em Belém, 87% em Fortaleza, 71% em Recife, 38% no Rio de Janeiro e 31% em São Paulo. A pesquisa comparou dados de 2019 e 2020.

Na Bahia, um levantamento realizado pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, revelou que apenas 30 consultas cardiológicas foram realizadas entre março e abril de 2020. No mesmo período do ano de 2019, a quantidade alcançou o número de 379 consultas, portanto, uma redução de 90% nos atendimentos preventivos. O levantamento constatou ainda que a rotina dos atendimentos na unidade hospitalar teve redução de 84% na realização dos testes ergométricos e a procura por exames como Eletrocardiograma e Ecocardiograma diminuiu em 94% e 81%, respectivamente.

A hipótese levantada por cientistas e médicos é que, por medo de se expor ao novo coronavírus, os pacientes que apresentam sintomas ou mesmo diagnósticos de doenças cardiovasculares não estejam buscando atendimento médico. Este comportamento causou a redução de 15% nas internações hospitalares e os procedimentos e cirurgias caíram 45% e 44%, respectivamente. Sem o acompanhamento adequado, esses pacientes evoluem para quadros mais graves e têm mais riscos de morte.

Para a cardiologista e professora da Rede UniFTC Lucélia Magalhães, os pacientes devem continuar buscando os serviços de saúde normalmente, seguindo as orientações para evitar a contaminação pela Covid-19, como usar máscaras e lavar as mãos corretamente. “As pessoas devem procurar os serviços de saúde, principalmente os pacientes que já são assistidos por obesidade, diabetes, hipertensão, gordura no sangue ou que já tiveram AVC. Estes pacientes devem continuar os atendimentos regularmente. Este cuidado é fundamental para diminuir as doenças do sistema cardiovascular e a mortalidade, inclusive”, explica a especialista.

Ainda de acordo com a cardiologista, é possível evitar complicações cardiovasculares com cuidados simples no dia a dia. “Primeiro é preciso ter muito cuidado com a alimentação. Procurar uma orientação adequada com uma nutricionista e buscar profissionais para pôr em prática as atividades físicas. Em casa, todos acabam comendo bastante e de forma irregular e, sem dúvida, ganhando peso”, informou.

Segundo o Ministério da Saúde, a prática de atividade física é considerada um serviço essencial para manutenção da saúde física e mental da população. A coordenadora do curso de Educação Física da Rede UniFTC, Marion Dias, destaca que a prática regular de exercícios está associada a uma melhora da função imunológica, otimizando as defesas do organismo perante agentes infecciosos. “Isso não quer dizer que uma pessoa fisicamente ativa esteja imune ao coronavírus, pois é um agente infeccioso novo”, disse a profissional de Educação Física.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, os exercícios ao ar livre são mais seguros, mas é importante seguir o protocolo de prevenção da Vigilância Sanitária. “Está comprovado que em locais abertos e ventilados, como praças e orlas, o risco de contaminação é pequeno. Se preferir ficar em casa, aderir às atividades domésticas através de vídeos de profissionais de Educação Física, disponibilizados pelas redes sociais, mas é essencial que a população fique atenta se a prática é feita por um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Educação Física”, explicou Marion Dias.

Os que preferirem ir às academias devem ter muita atenção ao realizar os exercícios nestes locais fechados. “Todas as academias estão seguindo os protocolos de biossegurança, mas é importante que o praticante verifique se o local está bem ventilado, se os aparelhos estão sendo higienizados regularmente, além de respeitar o distanciamento de 1,5 m e usar álcool gel a 70%. O uso da máscara é imprescindível. Sabemos que incomoda, mas já existem no mercado máscaras próprias para prática de atividades físicas que oferecem melhor respiração, proteção e ventilação. É só buscar na internet ou em locais de vendas esportivas”, considerou a especialista em Educação Física.

PROJETO VASCOR ATUA NO COMBATE ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
O projeto Vascor é fruto de uma parceria entre o Centro Integrado de Ensino em Saúde (CIES) da UniFTC, o Instituto Gonçalves Moniz (Fiocruz-BA) e a Universidade do Minho (Portugal). O Vascor/UniFTC foi criado em 2016 para estudar e investigar a comunidade em relação ao risco precoce de adoecer do coração e das artérias.

A pesquisa Vascor tem base populacional e é realizada na comunidade carente do Vale do Ogunjá, situada em Salvador. São realizadas coletas de informações, investigações e observações, como também o exame Velocidade da Onda de Pulso – VOP, que é um estudo sofisticado para identificar quando o vaso está envelhecido. De maneira mais específica, a pesquisa investiga casos de obesidade visceral (acúmulo de gordura na barriga), inflamação crônica e rigidez arterial. Tudo feito dentro da clínica do Ogunjá.

“No ano passado, realizamos diagnósticos em pessoas que estavam em casa,sem sentir nada e sem saber que precisavam de atendimento. Pacientes com problemas de hipotiresoidismo, hipertensão, obesidade sem orientação adequada, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do projeto Vascor, Lucélia Magalhães, os dados coletados são divulgados em revistas internacionais, ajudando na compreensão do envelhecimento vascular precoce e os fatores de risco cardiovasculares em pessoas que estão bem em domicílio. “É uma forma de conscientização populacional e produção científica sobre as doenças”, concluiu.

Em breve, o projeto começará uma nova fase da pesquisa, com a seleção de novos voluntários. 

A imunização será das 8h30min às 12h e das 13h às 15h30min

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna vacinará nesta quarta-feira (10.mar), idosos com idade entre 80 e 84 anos, agentes funerárias e fará repescagem com os profissionais das redes de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade que estão com pendências na vacinação.

Com exceção dos idosos, que receberão a primeira dose do imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan com a chinesa Sinovac, os demais receberão a segunda dose.

O atendimento não será por drive-thru, mas, exclusivamente em salas da Rede de Frio, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). 

//

Jerbson Moraes (PSD), presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

No momento em que os hospitais públicos e privados de Ilhéus estão próximos ao colapso por conta da gravidade da Covid-19 no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), iniciou uma série de visitas à estas instituições, com o objetivo de verificar in loco o funcionamento das unidades e o atendimento que está sendo oferecido à população.

O presidente abriu a série sendo recebido pela direção do Hospital Regional Costa do Cacau. Jerbson visitou as instalações, conversou com familiares de pacientes nas recepções, ouviu dos profissionais médicos, enfermeiros e servidores administrativos, relatos sobre o dia-a-dia de quem vive o drama da doença. “É função do vereador fiscalizar, conhecer de perto a realidade do povo e se colocar à disposição no sentido de contribuir para melhorar o serviço prestado à coletividade”, destacou.

No Costa do Cacau, o presidente da Câmara percorreu toda a sua estrutura acompanhado pelo diretor técnico, médico José Américo Resende Júnior; pelo Assessor Técnico, médico Márzio Ázaro; pelo gerente de Enfermagem, Anderson Luís Franco e pela diretora Operacional, Cristine Alves Câmara.

CENTRAL COVID-19
O próximo espaço a ser visitado pelo vereador será a Central Covid-19, instalada temporariamente no Centro de Convenções de Ilhéus. Inaugurada em abril de 2020, a Central funciona 24 horas por dia no atendimento a pacientes com suspeita da Covid-19 e, também, àquelas que seguem internados em leitos de UTI instalados provisoriamente naquele espaço.

//

A CVR Costa do Cacau está instalada numa área na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna)

Leia em: 2 minutos

Instalada numa área na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), a CVR Costa do Cacau, é uma Central de Tratamento de Resíduos que entrou em operação em 2021, e atua com foco em modernas tecnologias de meio ambiente e sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos, além de promover a geração de empregos para a região.

A CVR possibilita às empresas, instituições e prefeituras municipais a destinação adequada e segura de seus resíduos sólidos, suprindo de imediato a necessidade urgente de promover a gestão dos resíduos como preconiza a nossa Política Nacional de Resíduos Sólidos.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
A unidade, devidamente licenciada, é a única credenciada, num raio de 200 quilômetros, para atender não só dos dois principais municípios do Sul da Bahia, Ilhéus e Itabuna, mas de toda região da Costa do Cacau. A empresa tem localização estratégica entre as duas cidades sulbaianas que mais geram resíduos e que conseguirão realizar sua destinação adequada, sem a necessidade de implantação imediata de transbordos.

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
A CTR Ilhéus tem participação do grupo capixaba Marca Ambiental, com 25 anos de experiência na construção e operação de centrais de tratamento de resíduos. A Marca Ambiental é uma empresa pioneira e a maior do Espírito Santo, atuando desde 1995 em soluções completas para resíduos, com forte impacto para a preservação ambiental e foi fundamental para que o estado atingisse a meta de lixão zero.

O foco de atuação é gerenciamento integrado de resíduos para os setores de saneamento urbano, industrial, saúde, mineração, construção civil, portos, aeroportos, alimentos, petróleo e gás, etc. O empreendimento implantado no Sul da Bahia será referência em inovação, tecnologia, qualidade e respeito ao meio ambiente.

Leia em: < 1 minuto

Atento às demandas dos nossos leitores, o nosso blog recebeu uma denúncia de uma leitora que prefere não ser identificada, dando conta de que no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem) tem sido adotada a prática da diferença salarial de profissionais da mesma área.

Os profissionais da área técnica de enfermagem denunciam que recebem valor bem abaixo do que é pago aos concursados da mesma área. “Estamos tentando há algum tempo ser reconhecidos da maneira que merecemos, já que trabalhamos a mesma carga horária que os concursados e temos as mesmas responsabilidades. Porém, até o momento sem sucesso”, diz a denunciante.

E completa: “Hoje recebemos um salário mínimo (R$1.100) + insalubridade, enquanto que os concursados recebem cerca de R$1.700 , além de R$ 300,00 em ticket alimentação. Estamos buscando meios de sermos vistos pelo Poder Executivo e Legislativo, para que a Secretaria de Saúde, juntamente com a administração do hospital reveja a nossa situação”.

✔️ Nossa redação tentou contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, mas tivemos retorno até o fechamento desta matéria.

O suspeito estava escondido no forro do teto da casa onde foi preso

Leia em: < 1 minuto

Um homem de 21 anos, suspeito de envolvimento na tentativa de homicídio contra uma vereadora, ocorrida na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, em Itapebi, foi preso hoje (8.nar), por equipes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, de Eunápolis.

De acordo com as investigações, o homem é sobrinho do mandante do crime, um suplente a vereador pelo mesmo partido da vítima, que pretendia ocupar a vaga da vereadora na Câmara Municipal de Itapebi. Ele está sendo procurado.

O veículo utilizado na tentativa de homicídio foi apreendido na zona rural daquele município. A polícia realiza diligências para tentar localizar uma espingarda calibre 12 e uma pistola ponto 380, que estariam escondidas no forro do teto da casa onde o homem foi preso, conforme denúncias encaminhadas à 23ª Coorpin/Eunápolis.

Uma das armas foi usada no atentado contra a vereadora. Durante a execução da prisão, o homem quebrou seu aparelho de celular, na tentativa de inutilizar provas contra ele e o mentor intelectual do homicídio tentado.

O suspeito quebrou seu aparelho de celular para ocultar provas

Aprovadas na Seletiva: Jenifer Santos Aguiar, Laís Matthiesen Corrêa

Leia em: 2 minutos

Aprovadas em seletiva nacional que aconteceu através de vídeo, teixeirenses levarão mais uma vez o nome do município a uma das mais importantes escolas de balé do mundo, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, Santa Catarina. Entre as 4 aprovadas, está ainda uma aluna do Casa da Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura.

O diretor da Casa da Cultura Ricardo Aguiar ressaltou a satisfação de ter o município de Teixeira de Freitas na classificatória do Bolshoi e garantiu que elas terão todo o apoio para participarem da seletiva. “Estamos muito felizes, já nos reunimos com os familiares de três das aprovadas, inclusive uma de nossa Casa da Cultura, e daremos todo o suporte para viagem e a estadia delas em Joinville. O sonho do Bolshoi é também uma grande realização para nós”.

Para a professora de balé da Casa da Cultura, Camila Andrade, ter esta conquista, vivenciando todos os desafios impostos pela pandemia, é uma grande realização. “Todo o trabalho que realizamos é com muito carinho e responsabilidade, tanto para a Casa da Cultura, quanto para o balé de uma forma geral, é uma alegria imensa”.

Para fortalecer ainda mais o apoio da Prefeitura para estas meninas, além da Secretaria de Educação e Cultura e o Departamento, elas terão também o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Também foram aprovadas na Seletiva: Bianca Guimarães Moraes dos Santos e Letícia Santos Silva

Vereadora de Itabuna, Wilma Oliveira (PCdoB)

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (8.mar), a Câmara de Itabuna promove uma sessão especial para marcar o Dia Internacional da Mulher e discutir sobre as políticas públicas desenvolvidas para o público feminino no município. Proposta pela vereadora Wilma Oliveira (PCdoB), a sessão a partir das 14 horas já parte de um questionamento central: “O que estamos fazendo pelas mulheres de Itabuna?”

São convidadas para compor o debate as seguintes mulheres: a advogada Andréa Peixoto, presidente da Comissão da Mulher na OAB Itabuna; a cientista social Eva Dayane; professora Ivone Miranda (doutoranda e mestra em Estado e Sociedade (PPGES – UFSB), integrante da Rede Feminista e MNU (Movimento Negro Unificado), além da Tenente PM Nalygia Feitosa, comandante da Ronda Maria da Penha.

Presidente da Comissão de Políticas de Defesa dos Direitos das Mulheres, Wilma é a única representante feminina da legislatura. Ela convida a sociedade para acompanhar o evento, que será transmitido pelo YouTube da Câmara. Devido às medidas sanitárias, os atos na Câmara estão sendo realizados sem a presença do público externo.

“Será um debate muito rico, onde vamos responder ao seguinte questionamento: O que, nós, enquanto poderes públicos constituídos, sociedade organizada, cidadãs e cidadãos, estamos fazendo pelas mulheres de Itabuna? Essa conversa vai dar ‘pano pra manga’”, afirmou.

//

Rui Costa afirmou que alguns hospitais passaram a ser abastecidos 48h por 48h

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (8.mar), o governador Rui Costa (PT) comentou sobre o estoque de oxigênio nos hospitais baianos. Rui afirmar que as unidades de saúde baianas não trabalham com cilindros de oxigênio, como outros estados, mas com grandes tanques que são abastecidos com regularidade. “Em funcionamento normal eles são abastecidos uma vez por semana. Com a Covid, o consumo de oxigênio é muito maior, em alguns hospitais passaram a ser abastecidos 48h por 48h”, afirmou o governador.

O governador informou que entrou com ações no STF para agilizar o processo de compra e aplicação dos imunizantes. Que fechando o contrato com o laboratório russo da Sputnik V, a expectativa é receber, ainda em março, um lote da vacina.

A pretensão é alcançar o público com idade acima de 60 anos, que esta faixa é a que mais demanda leito. “Não dá para ficar com apenas duas vacinas, isso é muito pouco, e, além disso, a cada dia que passa o Ministério da Saúde tem reduzido a quantidade de vacina”.

QUATRO REGIÕES BAIANAS EM RISCO
Atualmente, 04 regiões baianas chamam a atenção em relação a reprodução do vírus e ocupação dos leitos: Região Metropolitana de Salvador, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Guanambi. Por isso, adoção de medidas diferenciadas nessas áreas para conter as taxas. O governador Rui Costa informa que estão sendo abertos leitos em Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Tags: , , ,

//

Deputada federal Flávia Morais (PDT)

Leia em: 3 minutos

Por Samuel Straioto

Apesar de representarem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda são minoria na política e ainda estão longe dos espaços de poder, com exceções. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2020, a desigualdade foi mantida. Os dados mostram a baixa representatividade feminina na política do país. Foram eleitas no ano passado, 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%).

No Brasil, mudanças recentes na legislação tentam reverter esse cenário, com a criação de cotas para candidaturas e regras de financiamento para equiparar as chances de disputa. Nas eleições proporcionais, para as câmaras de vereadores, a assembleias legislativas e o Congresso Nacional, os partidos são obrigados a apresentar uma porcentagem mínima de 30% e máxima de 70% para candidaturas de cada gênero. O objetivo, portanto, é criar um equilíbrio entre os sexos nas eleições, levando os partidos a terem pelo menos 30% de candidatas mulheres. Em 2020, as urnas registraram um pequeno avanço em relação a 2016. Por exemplo: O número de mulheres não-brancas eleitas para legislativos locais subiu 23%.

Estudos associam os investimentos das mulheres líderes à melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano e a maior empreendedorismo feminino. Estudo coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres, com o apoio da organização IDEA Internacional, o Brasil é um dos últimos países na América latina em relação aos direitos e representação feminina, ficando em 9º lugar entre onze países. Segundo dados compilados pela Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo – no Brasil, pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. Ocupamos o 154º lugar entre 193 países do ranking elaborado pela associação, à frente apenas de alguns países árabes, do Oriente Médio e de ilhas polinésias.

“Na verdade cada vez mais as mulheres têm ocupado os bancos das universidades, passado em concursos públicos, ocupado com muita competência espaços no mercado de trabalho. hoje temos dois grandes desafios, um deles é a participação das mulheres na política. Nós tivemos aqui no Brasil um atraso de 400 anos, das mulheres em relação aos homens que é o direito de votar e por isso hoje o Brasil é um dos países mais sub-representados pelo gênero feminino nos parlamentos. Temos países que as mulheres usam burca como a Cisjordânia e tem mais mulheres no parlamento do que o Brasil, neste ponto precisamos melhorar. E outro ponto é a violência, uma mancha que a sociedade carrega”, afirmou a deputada federal Flávia Morais (PDT).

A longa história de quasemonopólio masculino sobre a política se expressa nos partidos. Com ampla maioria masculina em sua direção na maior parte dos casos e privilegiando quem já faz parte do jogo político-partidário, colocam em ação vieses que são desvantajosos para as mulheres. Vale lembrar que, se o voto das mulheres foi conquistado em 1932 e exercitado a partir de 1946, com o fim da ditadura do Estado Novo, foi apenas com a Constituição de 1988 e após o fim de mais uma ditadura, aquela instaurada em 1964, que a população analfabeta passou a ter direito a votar nas eleições. A violência sofrida pelas mulheres é um dos desdobramentos do machismo e apresenta padrões diferentes dos da violência que atinge os homens no país.

Notícias mais lidas

Outros assuntos