Tudo indica que Mattos prepara novos voos fora da gestão municipal

Leia em: < 1 minuto

No Centro Administrativo de Itabuna, a informação é de que o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, delegado Humberto Mattos, deve entregar a pasta nos próximos dias. Segundo apuração deste Pauta Blog, o prefeito Augusto Castro (PSD) já avalia novos nomes para reorganizar a área. A leitura política aponta para 2026.

Tudo indica que Mattos prepara novos voos fora da gestão municipal, mas vale ressaltar que o prefeito considera o secretário um amigo de primeira hora, logo, fará a mudança com cálculo de futuro.

Humberto desempenhou um papel muito importante à frente da Segurança e Ordem Pública e deixou um legado na pasta.

Diante da possibilidade do correligionário migrar para a base do PT, Leão se antecipou e decidiu deixar público o seu posicionamento de que o prefeito precisa ter cuidado antes de tomar qualquer decisão

Leia em: < 1 minuto

O ex-vice-governador da Bahia, João Leão (PP), fez um comentário curioso em uma publicação do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), nas redes sociais. Na verdade, a frase escrita por Leão soou como alerta para o companheiro de partido: “Juízo. Veja para onde vai. Juízo, amigo”.

Não é segredo que Leão rompeu com a base estadual e, atualmente, marcha ao lado de ACM Neto (UB), mas Cocá está flertando com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) há algum tempo, embora não tenha dito publicamente quem receberá seu apoio no pleito de outubro.

Diante da possibilidade do correligionário migrar para a base do PT, Leão se antecipou e decidiu deixar público o seu posicionamento de que o prefeito precisa ter cuidado antes de tomar qualquer decisão.

A informação foi confirmada por este Pauta Blog e sinaliza que, no oeste baiano, o projeto eleitoral seguirá em família, com cálculo e timing bem definidos.

Leia em: < 1 minuto

No oeste da Bahia, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), decidiu mudar a rota e lançou a esposa, Cinthya Marabá, como pré-candidata a deputada estadual. Atual secretária municipal de Cidadania, a primeira-dama entra oficialmente no cenário da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A aposta inicial era outra porque o próprio Júnior Marabá era cotado para concorrer a deputado. O recuo veio acompanhado de uma estratégia clássica de manter o capital político dentro de casa e preservar a musculatura eleitoral, já que foi reeleito em 2024 com 83,52% dos votos.

A informação foi confirmada por este Pauta Blog e sinaliza que, no oeste baiano, o projeto eleitoral seguirá em família, com cálculo e timing bem definidos.

Apesar de bolsonarista, Marabá declarou que não fará campanha contra o petista Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia e cravou que apoia a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à presidência.

“Tá nervoso, larápio? Calma que vamos com tudo pra cima de você”, disse o parlamentar nas redes sociais

Leia em: < 1 minuto

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) subiu o tom e chamou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de “larápio”. De acordo com o dicionário, o termo refere-se ao “indivíduo que rouba, realiza furtos ou tem o hábito de se apropriar daquilo que não o pertence”.

“Tá nervoso, larápio? Calma que vamos com tudo pra cima de você”, disse o parlamentar nas redes sociais.

Tudo isso porque Lula disse, em Salvador, no último sábado (7.fevereiro), que quem fizesse críticas à gestão não teria que apagar as mensagens e, sim, ”mandar os opositores tomar naquele lugar”, instruindo a militância.

Para França, o vereador não está seguindo a cartilha do PL porque não tem lutado pelos interesses da legenda. Ao mesmo tempo, Clodovil garante que reconhecer o trabalho feito por Castro não significa que ele está ferindo os princípios da sigla que o elegeu

Leia em: < 1 minuto

O clima esquentou entre o presidente do PL Itabuna, Chico França, e o vereador do partido, Dr. Clodovil. Depois que Clodovil concedeu entrevista ao jornalista Oziel Aragão garantindo apoio à pré-candidatura de Andréa Castro a deputada estadual e elogiando a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), França deu nota 2 ao edil durante participação no programa Central de Política.

Aconteceu que Chico também pretende concorrer a deputado estadual, ou seja, Clodovil vai virar as costas para o mandachuva do partido para marchar ao lado da esposa do prefeito. O engenheiro não está digerindo bem a rejeição do delegado e decidiu atirar.

Para França, o vereador não está seguindo a cartilha do PL porque não tem lutado pelos interesses da legenda. Ao mesmo tempo, Clodovil garante que reconhecer o trabalho feito por Castro não significa que ele está ferindo os princípios da sigla que o elegeu. Ambos têm pontos de vista completamente diferentes a respeito do significado de oposição e parece que, nos bastidores, a relação não é das melhores.

>>ASSISTA AO VÍDEO:

Segundo Gilson, essa postura é vista como de políticos que rifam a própria comunidade, ou seja, aceitam dinheiro para fazer campanha para candidatos que não olham por Itabuna

Leia em: < 1 minuto

O diretor da 5ª Ciretran/Itabuna, Gilson Nascimento, criticou, em entrevista ao @ipoliticabahia, a postura dos vereadores que apoiam candidatos a deputados que nunca destinaram recursos para a cidade. Segundo Gilson, essa postura é vista como de políticos que rifam a própria comunidade, ou seja, aceitam dinheiro para fazer campanha para candidatos que não olham por Itabuna em vez de valorizar nomes que sempre enviam emendas para o município.

Gilson foi além ao dizer que tais candidatos apenas aparecem na hora de receber votos da população itabunense porque, nos anos seguintes, não aparecem para resolver as demandas do eleitorado. O diretor citou a atuação marcante do deputado Paulo Magalhães (PSD), mas alegou que alguns edis não conseguem enxergar a importância do político para a região.

>>ASSISTA AO VÍDEO:

O senador solicitou, ainda, os relatórios do Coaf sobre as movimentações financeiras de empresas de Viviane Barci de Moraes e do Banco Master

Leia em: < 1 minuto

O senador Alessandro Vieira (MDB), relator da CPI do Crime Organizado, pediu a convocação da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Além dela, também foram solicitadas as convocações dos irmãos do ministro Dias Toffoli.

O senador solicitou, ainda, os relatórios do Coaf sobre as movimentações financeiras de empresas de Viviane Barci de Moraes e do Banco Master. No pedido de convocação da esposa de Moraes, Alessandro afirma que documentos preliminares e informações de inteligência financeira “indicam a existência de um contrato de honorários no valor de R$ 129 milhões celebrado entre o Banco Master e Barci de Moraes Sociedade de Advogados”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos