O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), anunciou a vice-prefeita Ana Paula Matos como nova secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult). O posto vinha sendo ocupado interinamente por Walter Pinto Júnior desde a saída de Pedro Tourinho.
Bruno Reis justificou que a escolha da nova titular da Secult partiu da indicação do próprio Tourinho, diante da capacidade de Ana Paula com a gestão e de diálogo com diferentes setores. O prefeito também divulgou as principais metas que deverão ser tiradas do papel para que a capital baiana se consolide ainda mais como um dos principais destinos do Brasil e do mundo.
Entre as prioridades, estão a conclusão das negociações com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para obtenção de recursos para o Prodetur 2, que será focado no programa Salvador Capital Afro, além do início das obras para construção de um novo centro de convenções no Centro Histórico e o lançamento do programa habitacional que realizará o retrofit de casarões abandonados na mesma região.
Segundo o chefe do Executivo municipal, diversos outros espaços serão entregues ainda neste ano. A lista envolve as requalificações da sede do Ilê Aiyê, do Teatro Vila Velha, assim como a nova Casa de Espetáculos e Escola de Música Maestro Letieres Leite. Outra novidade é que o Elevador Lacerda, que passou por amplas obras de restauro e modernização, deve ser inaugurado na próxima semana.
PERFIL DE ANA PAULA MATOS
Professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras, Ana Paula Matos, 47 anos, possui uma trajetória consolidada na administração pública. Com pós-graduação em Finanças Corporativas e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ingressou na gestão municipal em 2013, como diretora geral de Educação.
Desde então, foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do Instituto de Previdência Municipal, além de assumir o comando das secretarias de Prefeituras-Bairro, Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), cargo ocupado por duas vezes, Governo (Segov) e Saúde (SMS).