Leia em: 9 minutos

📚 Educação tamanho GG

O professor Jerônimo Rodrigues foi secretário de Educação do Estado e, hoje, é pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT. Ao que tudo indica, ele faltou à aula de gentileza.

Jerô, como quer ser chamado, compareceu ao velório do ex-prefeito Fernando Gomes no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, mas, ao sair do salão principal, um jornalista solicitou uma entrevista com o político ao coordenador de campanha. Prontamente, Jerô retrucou: “EU NÃO DISSE QUE ENTREVISTA TERIA QUE SER NA CHEGADA?”.

Por obséquio, alguém da secretaria de Educação pode providenciar o diploma da ignorância para o nobre Jerô? É Rui Costa fazendo escola, é?

🎅 Devo, não nego, pago quando quiser!

O governador Rui Costa (PT) foi indagado pelo Pauta Blog sobre a construção das 1.100 casas para as pessoas afetadas pela enchente do Rio Cachoeira no fim do ano passado, mas o gestor estadual foi curto e grosso: “Hoje, eu não vou falar de obra, tá? Obrigado”.

Será que a execução da construção vai vir com o Papai Noel? Enquanto isso, o governador mandou um recado para o povo de Itabuna: Devo, não nego, pago quando (EU) quiser!

⌛ Visita de médico (1)

Pareceu uma visita de médico a passagem de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues pelo velório do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. O governador chegou primeiro por volta das 8h30min da manhã e, Jerônimo, logo depois, mas deixaram o local.

Só para relembrar, em abril deste ano, o ex-prefeito Fernando Gomes confessou que não votaria em Jerônimo, pois o seu amigo mesmo era Rui: “Eu sou amigo de Rui Costa! Não sou amigo do PT, eu não sou petista”.

⌛ Visita de médico (2)

Em entrevista coletiva, Rui disse que, quando estava em Itabuna, Fernando o convidava para se hospedar na casa dele. O governador provou o nível de amizade entre ele e o ex-gestor itabunense. Jerônimo, no caso, era só o “papagaio”.

⌛ Visita de médico (3)

Quem também chegou para prestar homenagem a Fernando Gomes foi o atual deputado federal e um dos principais líderes do bolsonarismo na Bahia, Jonga Bacelar (PL). A Coluna Balão perdeu a oportunidade de registrar a dupla Jonga e Rui juntos. Será que Bolsonaro iria gostar?

🏄 Surfou bem (1)

Quem também fez questão de ir ao velório foi o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). O pré-candidato ao governo da Bahia surfou bem, fez questão de cumprimentar a maioria dos familiares, permaneceu ao lado dos amigos, dialogou com a ex-secretária de Governo, Maria Alice, e até passou da hora de embarcar no helicóptero de volta a Salvador.

🏄 Surfou bem (2)

ACM Neto aproveitou a oportunidade para dialogar com diversos políticos que estavam no salão principal do Teatro Candinha Doria. De dois prefeitos e um ex-prefeito do PSD que estavam presentes, Neto fez questão de falar com dois, mas “janelou” o terceiro. Quem era ele?

♟️ Jogada inteligente (1)

Quem aproveitou os 5 minutos de jogo político foi o vereador Danilo da Nova Itabuna que, em feito inédito, reuniu ACM Neto (União Brasil) e o pré-candidato a deputado estadual, Marcone Amaral (PSD).

♟️ Jogada inteligente (2)

O vereador Danilo declarou ao Pauta Blog: “Marcone levanta a bandeira do partido dele, que é o PSD, eu levanto a minha do União Brasil e, para estar bem com os dois, eu tenho que estar com os dois”. Danilo é um dos principais líderes apoiadores de Marcone em Itabuna.

🤝 Relação além da política

A relação entre o ex-prefeito Fernando Gomes e o vereador Danilo da Nova Itabuna era semelhante à ligação entre pai e filho. O edil foi um dos poucos que ficou no velório ao lado de familiares e amigos até os últimos momentos. Gomes ajudou a elegê-lo vereador em 2020.

🤙 O cortês (1)

O ex-prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, teve uma atitude muito nobre quando perguntado se poderia tirar uma foto ao lado de ACM Neto. Sem pestanejar, respondeu de forma cortês: “Vamos sim”.

Na política, ganha o jogo quem trilha pela linha da humildade e do respeito!

🤙 O cortês (2)

ACM Neto confabulou de forma diplomática com Marcone Amaral, que também é ex-jogador de futebol e rodou mais de 40 países durante a carreira no esporte. Em outras palavras, Neto disse que Marcone também é um bom jogador na política e vai ter uma boa votação na Bahia no pleito de outubro.

🙏 Bênção, Maria?

Tanto ACM Neto (à esquerda) como Rui Costa (à direita) fizeram questão de sentar ao lado da ex-secretária Maria Alice, considerada o braço direito do ex-gestor de Itabuna. Alice, inclusive, era chamada por Fernando, carinhosamente, como “dama de ferro”.

Agora, quais foram as cartas lançadas por Neto e Rui, só o futuro vai dizer…

🤗 …já disse!

O abraço de ACM Neto em Maria Alice foi de sentimento de perda, além, é claro, de uma longa amizade.

🧵 Alinhamento

Os vereadores Cosme Resolve (PMN) e Sivaldo Reis (PL) tiveram um bom diálogo com o prefeito Augusto Castro (PSD) no velório de Fernando Gomes.

Qual foi o alinhamento acordado? Cosme foi bastante ligado a Gomes que, inclusive, ajudou a elegê-lo. Já Sivaldo foi eleito com a ajuda do grupo de Capitão Azevedo (PDT), mas, hoje, é um dos fiéis a Augusto e não tem outra bandeira na Câmara.

📒 Pra lá de histórico

O prefeito Augusto Castro encontrou Jonas Boamorte que, além de professor de história de Itabuna, foi vereador na cidade. Excelente historiador em sala de aula!

👀 Encontro descontraído

Para quem apostava que ambos estavam “bicados”, o ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, e o prefeito Mário Alexandre (Marão), se encontraram de forma bem descontraída.

A primeira-dama do município e pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão (PSB), também participou do bate-papo.

Quem se engana é quem pensa que política é feita de rancor!

🤏 Encontro dos ex’s

Capitão Azevedo e Zé Pretinho, ambos ex-prefeitos de duas cidades do Sul da Bahia. De Itabuna, Azevedo vem navegando para entrar no mar da pré-candidatura a prefeito de Itabuna em 2024 enquanto Zé Pretinho, ex-prefeito de Una, escalou o filho, o jovem Keko, para batalhar na política.

Keko vai apoiar a pré-campanha de reeleição do deputado federal Elmar Nascimento e do deputado estadual Sandro Régis, ambos do União Brasil.

⚽ Tomou olé (1)

O delegado aposentado e atual secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Humberto Mattos (PSD), até tentou se aproximar de ACM Neto, mas recebeu um olé no Teatro Candinha Doria.

⚽ Tomou olé (2)

Após a chegada de Neto, Humberto correu para a porta de acesso ao salão principal para tentar chamar a atenção, mas tomou outro olé.

⚽ Tomou olé (3)

Neto pode não ter enxergado Humberto com bons olhos depois dele dizer, claramente, que apoia ACM em Itapé, mas que está disposto a marchar por Jerônimo em Itabuna caso o prefeito Augusto Castro solicite.

Todo cuidado é pouco com o “lá e cá”, mas parece que a conta chegou e o olé foi tomado.

👠 Mulher no comando

Elas fazem a diferença! A jornalista Arysa Souza (à esquerda), coordenadora de comunicação da campanha de ACM Neto, e a coordenadora de marketing Marina Camboim, uma das principais pessoas ligadas ao vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil). Mulheres no comando, mulheres no poder!

✈️ Águia na política

O único vereador de Itabuna convidado a sair com o carro ao lado de ACM Neto foi Danilo da Nova Itabuna. O edil vem demonstrando grande articulação política na região. Entendeu ou não?

🤦‍♂️ Isolamento (1)

Quem também marcou presença nos dois dias do velório de Fernando Gomes foi Erasmo Ávila (PSD), atual presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna. Sabe o ditado “entrou mudo e saiu calado”? Pois é. Politicamente, então, estava completamente isolado e deslocado.

🤦‍♂️ Isolamento (2)

Nos bastidores, comenta-se que o vereador Dando Leone (PDT) vem fazendo uma oposição com um apito sem bolinha, ou seja, Augusto Castro ligou o modo rádio velho e “nem liga” para os questionamentos do edil. Itabuna não é para iniciantes.

📻 Rádio do povo

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), concedeu entrevista ao programa Frequência Política e comentou as diferenças entre os pré-candidatos a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). Pinto ativou o modo “sincerão” e assumiu que o escolhido da ala petista é “desconhecido” pela população.

Rosemberg foi além e trouxe dados de uma pesquisa que aponta a disparidade entre os dois postulantes ao Palácio de Ondina: “Ele [Jerônimo] ainda tem um nível de desconhecimento muito alto. O nosso principal adversário tem um nível de conhecimento alto. Para se ter uma ideia, apenas 30% da população baiana conhece ou já ouviu falar em Jerônimo enquanto o nosso adversário [ACM Neto], 94% já ouviu falar ou conhece”.

0️⃣ Rui Costa, o governador nota zero

O prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (União Brasil), detonou a gestão do governador Rui Costa em entrevista ao Pauta Blog: “Eu dou zero! Embora eu seja baiano, eu não consigo dar uma nota positiva a um governador que não consegue enxergar que, em todas as cidades da Bahia, nós temos baianos. Eu não consigo acreditar que, na cabeça de um governador, passe a possibilidade do baiano bueraremense ser inferior ao baiano itabunense ou ibicaraiense ou itajuipense. Ele tinha que olhar aqui em Buerarema e dar atenção, mas isso não aconteceu. Enquanto gestor, eu não posso dar uma nota maior que zero ao governador Rui Costa”.

ENTREVISTA❗ Prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann detona gestão do governador Rui Costa: “No mapa do Sul da Bahia, acho que o governador apontou para Buerarema e disse ‘não quero contato’!”

✅ Menos um problema para Augusto Castro

O prefeito de Itabuna pode ter um problema a menos no Centro Administrativo Firmino Alves. Isso porque o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Júnior (MDB), pode ser o próximo a deixar a gestão.

Um problema a menos porque o secretário deixou a desejar desde o início, né? São obras sem fiscalização, planejamento aquém do esperado e/ou obras concluídas e que apresentam deficiências. Para constatar isso, basta olhar para a rotatória do São Caetano que alaga quando chove, além das traves na ponte do Marabá, que foram instaladas há mais de 7 meses e, até hoje, a população não teve acesso ao laudo técnico sobre a verdadeira situação do equipamento. Entre outras coisas!

O desenrolar desse carretel veio porque Almir preferiu ser fiel aos Geddel’s do MDB e contrariou o prefeito anunciando que vai apoiar os pré-candidatos a deputados Fábio Vilas Boas (MDB) para federal e Matheus Ferreira (MDB) para estadual.

Qual é o prefeito que gosta de tomar uma bolada nas costas? O fato é que Augusto soube da notícia por telefone quando ainda estava em Brasília e, daí, veio a gota d’água.

O secretário entrou no governo com o status de “super secretário” e, pelo visto, vai sair com fama de turista e de que é alguém inacessível.

A leitura política da Coluna Balão é que Augusto vai deixar ele no estaleiro e já que vem colocando panos quentes na situação.

Almir, se for por falta de tchau, ADEUS! Itabuna agradece!

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Ex-prefeito Fernando Gomes no dia 27 de abril deste ano, na ocasião, o ex-gestor concedeu entrevista exclusiva ao Pauta Blog.

Leia em: 3 minutos

Morte de Fernando, ocorrida em Salvador no último domingo, deixa lacuna na história política itabunense.

Nos últimos dias, um sentimento de luto profundo tomou conta da cidade de Itabuna, que completa 112 anos de emancipação política nesta semana. A partida do ex-prefeito Fernando Gomes, de 83 anos, deixou uma verdadeira lacuna no cenário político do município.

Não precisa ser fã de Gomes para reconhecer que ele foi grande. Não só porque governou Itabuna por cinco mandatos, mas pela incrível capacidade de articulação com diferentes lideranças e, principalmente, pela proximidade com o eleitorado. Não à toa conseguiu viabilizar grandes obras em suas gestões e ter a aprovação do povo.

Após a partida e a saudade deixada pelo ex-gestor, a pergunta que fica é: quem vai ser capaz de se igualar a ele? Como Fernando, dificilmente, vai surgir alguém tão autêntico e defensor das próprias vontades. Quem vai ter coragem de dizer “quem manda sou eu e pronto” sem medo de julgamentos e caras feias? Quem vai falar com veículos de imprensa sem consultar os assessores e calcular, milimetricamente, as frases ensaiadas? É inegável! Ninguém faz política como ele fez.

Para as eleições municipais de 2024, o que se espera é que surja ALGUÉM no horizonte uma vez que a popularidade do atual prefeito Augusto Castro (PSD) não está das melhores. A menos que o líder do Executivo municipal passe “sebo nas canelas” e realize grandes mudanças no Centro Administrativo Firmino Alves, pode ir se acostumando com a ideia de que não vai conseguir o feito da reeleição, até então, inédita em Itabuna.

Analisando friamente quem já passou pela cidade e é conhecido pelo povo, o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal, Capitão Azevedo (PDT), pode ter grandes chances de ser “o escolhido”. Além de ser “cria” de Fernando Gomes, Azevedo também é uma pessoa simples e gosta de estar perto do povo. Contando com a hipótese de ser bem votado no pleito de outubro, pode chegar a 2024 levando grande vantagem frente aos adversários.

Correndo por fora, tem o ex-candidato a prefeito e pré-candidato a deputado federal, Dr Mangabeira (PL), que já demonstrou que pode tentar ser prefeito novamente em 24. Assumidamente bolsonarista, pode se prejudicar ao assumir essa postura uma vez que a rejeição do público ao presidente Jair Bolsonaro (PL) indica que ele não vai permanecer ocupando o Palácio do Planalto por muito tempo.

Além dos dois, tem o vice-prefeito e também pré-candidato a deputado federal, Enderson Guinho (União Brasil). O jovem político rompeu relações com o prefeito recentemente justamente para se desvincular do que ele considera uma fuga do que foi prometido durante a campanha em 2020. Nos bastidores, comenta-se que Castro o enxerga como uma ameaça nas próximas eleições.

Até o momento, tudo não passa de especulação, mas, a partir da definição do cenário de sucessão estadual, uma provável vitória de ACM Neto (União Brasil) pode mudar as peças do tabuleiro e colocar seus correligionários em uma posição bastante confortável. Isso se, até lá, as alianças continuarem exatamente como estão.

Fato é que os eleitores de Fernando estão órfãos de um dos maiores líderes políticos que Itabuna já conheceu. A falta de Fernando nesse cenário deixa uma lacuna imensa porque, mesmo afastado da cidade desde que deixou a prefeitura no início de 2021, a marca e o legado deixados por ele são impossíveis de apagar.

📷 Fotos de Tayna Borges

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

Jerônimo e Rui Costa, Jonga Bacelar, ACM Neto e Marcone Amaral, Maria Alice, José Nazal e Marão, Capitão Azevedo e Zé Pretinho, Humberto Mattos, Vinícius Ibrann, Augusto Castro e Almir Melo

//

Curso vai ministrado pelo piloto Júnior Miranda nos dias 13 e 14 de agosto

Leia em: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Pilotos de Drones, que vai acontecer em Itabuna nos dias 13 e 14 de agosto. A primeira turma formou 12 novos pilotos que já estão atuando no mercado de trabalho.

O piloto profissional de drones, Júnior Miranda, responsável pelo canal do Youtube, Zé Drone Filmes, é quem vai ministrar o curso que vai entregar certificado aos participantes.

O investimento no curso custa apenas R$ 450 e há várias formas de pagamento. Não perca a oportunidade de ter um diferencial na carreira e, literalmente, alçar novos voos!

Para mais informações e para se inscrever, entre em contato pelo telefone 73 98885-8216.

 

PF considera que situação de Lula é considerada de risco máximo

Leia em: < 1 minuto

Desde a última sexta-feira (22.julho), agentes da Polícia Federal reforçaram a segurança do ex-presidente Lula (PT) durante os atos de pré-campanha eleitoral. Após a homologação da pré-candidatura à Presidência, foi firmado um acordo para que o petista seja acompanhado de perto pela PF a fim de garantir que ele esteja seguro.

Além da Polícia Federal, agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estão acompanhando Lula já que, como qualquer ex-presidente, ele tem direito à proteção do órgão. A situação do pré-candidato foi considerada pela PF como nível de risco máximo por ele ser conhecido por muitas pessoas e já ter recebido ameaças.

📷 Foto de reprodução Facebook

//

Crime aconteceu em 2012 e ficou conhecido como "atropelamento do Jardim do O"

Leia em: 2 minutos

Foi a júri popular hoje (26.julho) o homem acusado de tentar matar a ex-companheira no dia 22 de setembro de 2012 na região central de Itabuna. Quase dez anos depois do ocorrido, Rogério Gomes de Araújo foi julgado por tentar matar a então esposa, Ingrid Katiuschia, com quem viveu por 17 anos e tem 2 filhos.

Após o crime, Ingrid ficou internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães durante 60 dias lutando pela vida após o caso que ficou conhecido como “atropelamento do Jardim do O”. Segundo uma das advogadas de acusação, Dra Jurema Cintra Barreto, a vítima foi escalpelada, perdeu massa cefálica, teve os órgãos internos esmagados, quebrou a bacia em várias partes e, atualmente, é uma pessoa com deficiência permanente reconhecida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Na época, o crime chocou a população itabunense pela brutalidade com que o homem agiu. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Rogério atropelou Ingrid, engatou a marcha-ré e, durante a fuga, passou por cima do corpo dela novamente. Uma amiga que estava com Ingrid no momento também foi atingida e teve ferimentos leves.

RESULTADO DO JÚRI POPULAR

Nesta 3ª feira (26.julho), foram ouvidas algumas testemunhas e o acusado de cometer o crime. Uma das pessoas interrogadas deu informações sobre o cenário encontrado no local e o que repassou à polícia quando encontrou Ingrid agonizando. Familiares da vítima e do acusado também foram ouvidos para ajudar o júri a entender as circunstâncias em que o crime aconteceu. No período da tarde, os embates aconteceram entre os advogados da defesa e da acusação.

Rogério foi condenado a 11 anos e 3 meses por duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e sem possibilidade de defesa) e perdeu o direito de dirigir. No entanto, vai responder inicialmente em liberdade.

“Vai responder em liberdade, porque aguardou todo esse momento com bom comportamento, sem declarar ameaças ao processo. Mas pegou todas as agravantes, a defesa recorreu e ele vai aguardar até a última instância”, disse a presidente da Comissão da Mulher, Larissa Moitinho.

Notícias mais lidas

Outros assuntos