"Nós pegamos uma gestão completamente desorganizada do ponto de vista fiscal", declara prefeito Augusto sobre atual situação da prefeitura // Fotos de Pedro Augusto

Leia em: 4 minutos

Em conversa com o Pauta Blog nesta 3ª feira (15.fevereiro), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), fez um balanço dos 14 meses de governo, se defendeu das críticas feitas pela oposição recentemente e garantiu que tem trabalhado para trazer o melhor para a cidade.

De acordo com o gestor, o grande problema do andamento das ações é a burocracia: “Na gestão, tem um pouco de tudo, mas o que preocupa qualquer gestor é a estrutura de qualquer máquina, seja ela municipal, estadual ou federal. A burocracia da máquina pública, em função da legislação e dos órgãos de controle, é muito forte. O que muda a realidade das pessoas é entrega de obras, o povo gosta de entregas”.

Questionado sobre o porquê Ilhéus tem recebido mais investimentos que Itabuna, ele declarou que o município caminha para obter grandes vitórias: “Ilhéus tem um apelo turístico muito grande e os investimentos que Ilhéus recebeu foram muito importantes, como a ponte e o investimento no trecho da zona sul. Estamos trabalhando com projetos e investimentos necessários para Itabuna. Nós vamos fazer investimentos necessários para o crescimento da cidade”.

Augusto, declarou, também, que tem feito mudanças na administração municipal e que o cenário encontrado por ele quando assumiu era caótico: “Nós pegamos uma gestão completamente desorganizada do ponto de vista fiscal. A prefeitura de Itabuna, hoje, tem uma organização financeira e um planejamento financeiro. Nós pagamos as nossas obrigações, rigorosamente, em dia. A prefeitura paga fornecedores e tributos em dia. Nós planejamos a ação para chegar no momento dos investimentos”.

Sobre as obras que já deveriam ter sido entregues pela gestão, o prefeito destacou que o planejamento existe e a máquina pública tem trabalhado: “Tudo tem que ter planejamento financeiro. A Avenida Manoel Chaves, vamos entregar a qualquer momento porque é uma obra do governo da Bahia com a prefeitura de Itabuna. Já está pronta a obra, estamos fazendo ciclovia e ciclofaixa e repondo o que foi furtado. Estamos aguardando a confirmação da agenda do governador. A rotatória do São Caetano, precisamos fazer intervenções para dar mobilidade e vamos inaugurar dentro desse mês. Vamos inaugurar a Praça do Jardim do O até a próxima semana. Vamos entregar a Praça do Maria Pinheiro e tem mais dois postos de saúde, um deles vai ser inaugurado nesta semana e, na próxima semana, vamos entregar outro posto”.

O gestor, ressaltou, inclusive, que a grande preocupação do atual governo é com a saúde e a área social: “Nesse momento de pandemia, a preocupação maior foi montar a estrutura para salvar vidas e assim foi feito com o Hospital de Campanha, assim foi feito com o gripário e com as unidades de saúde. Outra preocupação que a população sente hoje é com a área social e, neste ano e no ano passado, nós investimos muito na área social. Se pegar os últimos 8 anos de gestão, de 2013 a 2016 e 2017 a 2020, faça um comparativo do investimento da prefeitura na área social. O Auxílio Emergencial para 3 mil pessoas, a abertura do CRAS que está prevista para agora, o Restaurante Popular que está com obras no processo final, o CRAM que foi instalado e está funcionando, o peixe da Semana Santa e cestas básicas, além do Natal Social. Tudo isso ajudou muito! Além do Auxílio Recomeço, que chamou a atenção das autoridades, como o ministro João Roma e o governador Rui Costa”.

Sobre a perspectiva para os próximos meses, Augusto Castro disse que está confiante nos planos que tem traçado para a cidade: “Primeiro, eu tenho muita confiança e sou muito perseverante no que procuro fazer. Estou muito confiante neste ano, primeiro, pela organização do nosso município se encontra hoje. Nós conseguimos elevar o município junto ao Tesouro. Isso vai ajudar gente com empréstimos junto ao Governo Federal. Nós estamos com vários projetos de infraestrutura, mobilidade, novas vias, pavimentação dos bairros de toda a cidade, principalmente da periferia. Entregar os bairros pavimentados e com esgotamento sanitário, entregar novas praças porque, quando se constrói uma praça, você dá ambiente de humanização”.

QUANTO AS CRÍTICAS FEITAS À GESTÃO, ESCUTE O ÁUDIO 🔈

 

O Pauta Blog quis saber, também, como o prefeito tem recebido as críticas feitas à gestão, mas disse encarar essa questão com tranquilidade: “Avalio as críticas com muita naturalidade. É a coisa da política! Isso faz parte do ambiente político. Quem não tem oposição, acaba procurando despertar a atenção pra gestão. Isso é muito bom porque são críticas que vão ajudar. Eu não esquento com essas críticas. O governo está no caminho bom de investimentos para a cidade. (…) A oposição não tem o que falar porque a prefeitura, hoje, é organizada e que tem compromisso pontual com o servidor, com fornecedores, tem crédito na praça e isso acaba incomodando muito os adversários. Eles têm que esperar o momento certo e esperar a eleição municipal porque, agora, é eleição do governo”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Pela primeira vez, prefeito Augusto Castro confirma pré-candidatura de Andrea Castro à deputada estadual

Marcone Amaral deve concorrer a uma vaga na Alba pelo PSD

Leia em: 2 minutos

De acordo com informações repassadas por uma fonte ligada ao Pauta Blog, o atual prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral (PSD), deve concorrer a uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia). Quanto à legenda escolhida, tudo indica que vai ser pelo PSD do senador Otto Alencar.

Em entrevista concedida recentemente ao nosso blog, Marcone Amaral evitou confirmar a pré-candidatura, mas também não descartou a possibilidade. Está no segundo mandato como prefeito da terra dos lagos e foi prudente ao dizer que tem compromisso, acima de tudo, com o município de Itajuípe.

Até agora, a região sul do estado corre para ter quatro nomes no páreo disputando uma cadeira na Alba. Além do prefeito Marcone, estão na disputa a primeira-dama de Ilhéus e secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, a primeira-dama de Itabuna e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, e o vereador de Itabuna, Fabrício Pancadinha (PMN).

Dos nomes ventilados, três são da base do senador e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner (PT) e apenas um é do grupo ligado ao ex-prefeito de Salvador e também pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil).

Por enquanto, as peças ainda estão se movimentando no tabuleiro e, a qualquer momento, novos nomes podem aparecer para compor as chapas e ameaçar os concorrentes.

Quem viver, verá. E haja articulações.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Pela primeira vez, prefeito Augusto Castro confirma pré-candidatura de Andrea Castro à deputada estadual

Porfírio garante que viagem pretende conseguir recursos para municípios onde ele atua

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itabuna e líder do governo na Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio (PT), está em Brasília para tentar angariar recursos para o município. Em contato com o Pauta Blog nesta 3ª feira (15.fevereiro), o edil garantiu que a viagem é para buscar melhorias para a cidade, mas também para a região sul do estado.

De acordo com Porfírio, a viagem a Brasília também faz parte de uma articulação política com membros da Câmara Federal: “Estou indo ver algumas emendas minhas porque, amanhã, é o último dia do prazo. Vou encontrar o deputado federal Paulo Teixeira, que é o líder nacional da nossa corrente, nosso grupo interno do PT”.

Ainda segundo o vereador, essa não é a primeira vez que ele busca recursos para Itabuna e região: “Estou garimpando recursos porque, amanhã, é o último dia para colocar emendas no município. Já coloquei R$ 1 milhão de reais, mas minha atuação não é só em Itabuna. Agora, a dura missão é conseguir recursos para Itabuna e região, municípios onde tenho atuação”.

"Primeiro, essa conversa passa, necessariamente, pelo senador Otto Alencar", declara Augusto sobre disputa de Andrea Castro por uma vaga na Alba

Leia em: < 1 minuto

Nesta 3ª feira (15.fevereiro), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), confirmou ao Pauta Blog, com exclusividade, que a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, será candidata à deputada estadual nas eleições de outubro deste ano.

De acordo com Augusto, quem vai decidir pela candidatura de forma definitiva é o alido político e senador Otto Alencar (PSD): 📌 “O nosso foco agora é, primeiro, finalizar e ela se desincompatibilizar. O prazo é até dia 5 de abril pra ir tanto ela quanto Enderson Guinho. A partir daí, vamos pensar na possibilidade ativa de pensar a eleição de 2022. Eu vou ter uma conversa com o senador Otto Alencar para tratar desse assunto com relação às eleições e o nome de Andrea para deputada estadual, que é uma coisa natural que aconteceu dentro do processo de 14 meses de governo. Até porque eu tenho várias cidades na Bahia em que fui deputado e tenho representação, relações e amigos. Mas, primeiro, essa conversa passa, necessariamente, pelo senador Otto Alencar”.

Câmara tem 187 servidores, entre efetivos, comissionados e vereadores

Leia em: < 1 minuto

Os vereadores de Itabuna estão apreciando um projeto que pretende aumentar os salários dos edis em 10,06%. O quadro de 187 servidores da Câmara, entre efetivos, comissionados e vereadores, vai ser contemplado caso o projeto seja aprovado.

A proposta passou pela relatoria do vereador Sivaldo Reis (PL), responsável por elaborar pareceres para a Comissão de Legislação e de Finanças. O parecer do edil se respalda no artigo 37, inciso X da Constituição Federal, que assegura revisão geral anual dos vencimentos.

Ao todo, a Câmara de Itabuna tem 50 servidores efetivos, 84 assessores parlamentares de gabinete, 32 cargos de chefia e 21 vereadores.

REVISÃO
As comissões técnicas da Câmara de Itabuna apreciaram o projeto da mesa-diretora (09/2022), que assegura revisão anual dos vencimentos de servidores do Poder Legislativo. E a primeira votação será na sessão de hoje (16.fevereiro), às 15 horas.

ATUALIZAÇÃO ÀS 9H49MIN DESTA QUARTA (16) PARA ACRESCENTAR O TÓPICO “REVISÃO”.

"Se Alckmin me ajudar a governar, não vejo nenhum problema dele ser meu vice", declara Lula sobre o antigo rival político

Leia em: < 1 minuto

Nesta 3ª feira (15.fevereiro), o ex-presidente Lula (PT) utilizou as redes sociais para confirmar a possibilidade de fazer uma aliança com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na disputa pela Presidência em outubro deste ano.

De acordo com Lula, só falta ele se definir como candidato e Alckmin escolher um partido para que eles se unam em uma chapa para disputar as eleições gerais. Ainda segundo o ex-presidente, o desafio maior que ganhar as eleições é consertar o país.

//

Leia em: 2 minutos

Crianças e adolescentes de baixa renda, na faixa etária de 8 a 14 anos e que residem nos municípios da região, serão contemplados com a prática de atividades esportivas que serão coordenadas pelo Comando de Policiamento da Região Sul (CPR-SUL). A parceria foi firmada nesta terça-feira, 15, entre o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral e o Comandante, Vanderval Menezes.

Atualmente, os jovens de comunidades carentes estão cada vez mais sendo inseridos no mundo da criminalidade, e, na maioria das vezes, não teve a oportunidade de estar envolvido em uma atividade social ou recreativa que ajude na sua socialização.

Nesse sentido, o Comandante da CPR-Sul explicou que a ideia do projeto é desenvolver atividades esportivas, como judô, jiu jitsu, capoeira, futebol, natação, voleibol, além de cursinhos preparatórios para concursos, voltado para esses jovens.

“Nós temos uma relação de policiais militares, da reserva e da ativa, habilitados e capacitados para atuarem nessas áreas. Com isso, a gente vai ajudando as comunidades dos municípios a se desenvolverem, ocupar esses jovens e essas crianças com atividades em segurança”, destacou o Comandante.

A proposta foi prontamente atendida pelo presidente Marcone Amaral, e estará sendo implementada, inicialmente, no município de Itajuípe, ao tempo em que será compartilhada entre os gestores dos municípios associados. “Iniciativa de suma importância que a Amurc abraça nesse momento e vai impactar na segurança das nossas cidades”, concluiu o gestor.

Teatro Municipal Candinha Dória será palco da abertura da Pré-Jornada Pedagógica // Foto de Pedro Augusto

Leia em: 2 minutos

Com o objetivo de socializar e coletar dados técnico-pedagógicos relativos ao início do ano letivo 2022, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), abre nesta 4ª feira (16.fevereiro), às 8 da manhã, no Teatro Candinha Dórea, a pré- jornada pedagógica reunindo diretores, vices e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.

Durante a realização do evento, inicialmente será feita uma avaliação escolar do continuum letivo 2020/2021, seguida de discussão sobre diretrizes e estratégias para garantir ao estudante o direito de aprender. Ainda pela manhã, dentre os pontos a serem trabalhados, estão blocos de atividades, currículo mínimo, avaliação e aprovação dos alunos.

O DEB apresentará na pré-jornada dados da avaliação, bem como número de matrícula, índice de aprovados, reprovados do ano passado e a lista de desistentes. O evento continua na 5ª feira na UniFTC.

VESPERTINO
Alunos da Educação Especial farão uma apresentação de dança para abrir a programação no turno vespertino, seguida da discussão sobre o Plano Municipal de Educação (PME), as metas e estratégias e orientações para a eleição do Conselho Escolar de 2022.

Na 5ª feira (17.janeiro), também na UniFTC, o evento acontece para o mesmo público, mas divididos por grupos, sendo dois com a participação de diretores e vice-diretores e outros quatro  formados pelos coordenadores por etapa de ensino.

Na pauta, o protocolo de biossegurança e a participação de nutricionistas que abordarão temas relativos à alimentação saudável, armazenamento de alimentos, cardápio e orientações legais.

Também haverá informações para a formação dos Comitês Intersetoriais das unidades escolares, tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A pré-jornada se encerrará com a apresentação e análise de documento de orientações pedagógicas do ano letivo de 2022, que incluem períodos letivos, avaliação e recuperação da aprendizagem, currículo, matriz curricular e avaliações internas da Rede Municipal de Ensino.

A diretora do Departamento de Educação Básica, professora Elisângela Melo, adianta que a pré-jornada é a preparatória para a XXXIV Jornada Pedagógica 2022 que será realizada na próxima 2ª feira (21.fevereiro), no teatro.

“Os dois eventos serão importantes para esse início do ano letivo, pela troca de experiência, aprendizados, discussões, reflexões e atualizações de dados que vão nortear a vida da escola e, por extensão, dos estudantes da Rede Municipal de Ensino”, afirma a diretora do DEB. Na abertura, da pré-jornada a orquestra da Guarda Civil Municipal fará uma exibição musical.

//

Leia em: 2 minutos

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) se uniu a várias entidades representativas da lavoura cacaueira na Região Sul da Bahia para formular um documento em que apresenta as principais demandas do setor. A intenção é entregar o documento ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

O documento assinado pelos representantes dos Sindicatos Rurais de Uruçuca e Ilhéus, além das entidades Somos Todos Cacau e ADASB. O presidente da ADASB Pablo Nascimento e vice-presidente Antônio Mário, se reuniram com o presidente do Sindicato Rural de Uruçuca, Águido Muniz, para discutir o assunto.

“Nosso objetivo é sensibilizar o presidente Jair Bolsonaro para a necessidade de recuperar a Lavoura Cacaueira da Região do Sul da Bahia, que há cerca de 30 anos vive uma crise decorrente de um crime biológico e de uma ação equivocada da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac)”, reforçou Antônio Mário.

E informa que a proposta é que seja elaborado um novo programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira do Sul da Bahia por meio da participação direta de representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Economia e Meio Ambiente, além é claro, de produtores rurais da região.

“Também queremos a reabertura da Sindicância interna no Ministério da Agricultura de nº 21000.012117/2006-18, com a instauração do respectivo processo administrativo, para apurar e responsabilizar a Ceplac que errou nas recomendações para o controle da vassoura-de-bruxa, culminando num desastre econômico em toda a região”, encerra.

A integração entre as forças de segurança pública, com efetivos da PM e da Guarda Civil Municipal, visa coibir os delitos e contribuir para a diminuição dos índices de criminalidade em Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Polícia Militar, em parceria com a Administração da Central de Abastecimento do Malhado, realizaram no último domingo (13) operações pontuais, dando ênfase à segurança dos feirantes e das pessoas que frequentam o comércio na localidade. A integração entre as forças de segurança pública, com efetivos da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM), visa coibir os delitos e contribuir para a diminuição dos índices de criminalidade em Ilhéus.

A operação foi coordenada pelo Major Wesley Siqueira, comandante da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, e pelo Subtenente Ricardo, comandante do 2° Pelotão do Malhado. As ações atendem às necessidades de cada comunidade, principalmente aquelas que registram maiores ocorrências.

A GCM também realizou o patrulhamento preventivo na Central de Abastecimento da Urbis, no Hernani Sá. O trabalho dispõe ainda de equipe embarcada em viatura, com o objetivo de dar todo suporte necessário.

Em caso de denúncia, o cidadão pode acionar a Polícia Militar, através do 190.

Notícias mais lidas

Outros assuntos