"A gestão vai ter que se organizar porque Guinho é candidato a federal e a gestão vai ter que dar esse apoio", dispara o vice-prefeito

Leia em: 2 minutos

Em entrevista concedida ao programa do Bené na Rádio Interativa FM, o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), falou sobre a pré-candidatura a deputado federal e afirmou que a gestão municipal vai apoiá-lo. Segundo o vice-prefeito, esse acordo foi selado ainda em 2020 quando ele e Augusto Castro (PSD) uniram forças para disputar as eleições municipais.

Em tom descontraído, Guinho deixou claro que vai contar com o apoio do prefeito e da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro: “Eu vou pedir o voto a Augusto e a Andrea e aí eles vão decidir em quem votar. O voto, eu vou pedir aos dois”.

Questionado sobre as alianças que foram firmadas desde a eleição de 2020, quando ele e o prefeito receberam mais de 40 mil votos dos itabunenses, Guinho salientou que as conversas sobre 2022 já tinham sido iniciadas: “Em 2020, quando eu aceitei estar vice de Augusto, isso foi conversado entre o meu partido e o partido dele. Ficou definido, após a retirada de minha candidatura para apoiar Augusto, nós alinhamos que eu seria candidato, em 2022, a deputado. A princípio, seria a deputado estadual novamente, mas mediante a candidatura da primeira-dama, que é legítima porque todo cidadão tem direito a se candidatar, optamos para abrir para deputado federal”.

O vice-prefeito comentou, também, sobre a importância de eleger deputados da região para juntar esforços e trazer melhorias para os municípios: “A crise tem escancarado a necessidade de representação que não só Itabuna, mas a região, necessita. Quando nós temos um representante que destina recursos para Itabuna, ele ajuda toda a região”.

Ao falar sobre a proximidade entre o prefeito Augusto e o deputado federal Paulo Magalhães, que vai concorrer à reeleição em outubro, Guinho deixou claro que entende a relação, mas é preciso ter espaço para o nome dele: “O prefeito tem como obrigação apoiar o deputado Paulo Magalhães, mas a gestão vai ter que se organizar porque Guinho também é candidato a federal e a gestão, também, vai ter que dar esse apoio. O prefeito já disse isso, como também o deputado Paulo Magalhães tem conhecimento disso”.

"Augusto é muito querido entre nós, entre nosso grupo político", declara Régis sobre opinião de grupo ligado a ACM Neto

Leia em: < 1 minuto

Eleito três vezes consecutivas como deputado estadual, Sandro Régis (DEM) concedeu entrevista ao programa Frequência Política no último sábado (5.fevereiro) e elogiou o atual prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante a passagem dele pela Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Ao radialista Binho Shalon e ao analista político João Matheus, Régis elogiou a relação que construiu com o gestor itabunense: “Augustinho, meu colega. Figura ilustre. Muito querido no parlamento, um jovem, um amigo. Tenho muito carinho e muito respeito”.

Já no quesito política, o atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia relatou que o prefeito itabunense é querido pelo grupo de ACM Neto: “Augusto é muito querido entre nós, entre nosso grupo político”.

Para finalizar, o parlamentar teceu ainda mais elogios ao prefeito de Itabuna e à postura adotada por ele enquanto deputado: “Foi um deputado muito firme na oposição e que sempre respeitou a opinião do eleitorado”. A época a que Régis se refere é quando Castro estava filiado ao PSBD e fazia oposição ao senador e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner.

Apesar de estarem em lados opostos atualmente, a afinidade entre Régis e Castro parece ter permanecido. Será que, nos bastidores, os petistas e aliados de Jaques Wagner gostam desta relação do prefeito de Itabuna com o grupo Carlista?

//

O equipamento de saúde vai funcionar na UPA e visa atender pacientes com sintomas gripais de leve a grave complexidade

Leia em: 2 minutos

O gripário de Ilhéus foi entregue na última 6ª feira (4.fevereiro) pelo prefeito Mário Alexandre, que visitou as instalações acompanhado de secretários (Soane Galvão e André Cezário) e vereadores. O equipamento de saúde vai funcionar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento da Conquista) e visa atender pacientes com sintomas gripais de leve a grave complexidade.

O prefeito ressaltou a importância da abertura do centro de referência para garantir ampla assistência à população e diminuir a pressão sobre as unidades de saúde do município. “Mais um trabalho realizado para salvar a vida das pessoas. Com o apoio do Governo da Bahia, montamos o gripário, que conta com atendimento ambulatorial e toda assistência necessária para prestar um serviço de qualidade, com leitos de hidratação e semi-intensivos. Mais uma vez Ilhéus é referência em saúde para toda a nossa região”.

O gestor frisou ainda que os cuidados contra a Covid-19 precisam ser mantidos. A nova estrutura complementa a rede de urgência e emergência da cidade e presta assistência em regime de plantão 24 horas, dispondo de sala para medicação; hidratação; leitos de retaguarda, montados com monitores, ventiladores mecânicos e suporte de oxigênio intensivo; além da coleta diária de teste rápido e RT-PCR para detecção da Covid-19, no turno da manhã.

ONDE DEVO IR?
Pessoas que apresentarem sintomas gerais, excluindo o quadro respiratório, devem procurar o PA da Zona Sul e os hospitais conveniados ao SUS Hospital São José, COCI e Hospital Regional Costa do Cacau. Já as crianças com ou sem sintomas gripais devem se dirigir ao Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Santa Dulce, antigo Hospital Vida Memorial.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), são considerados sintomas gripais de leves a graves: dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, dificuldade para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados. Além da abertura do gripário e do avanço da vacinação, é essencial que a população mantenha as medidas de prevenção contra a Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico.

Festas aconteciam nos Bairros Maria Pinheiro e Ferradas

Leia em: 2 minutos

O último fim de semana foi de muitas denúncias sobre perturbação alheia do sossego e a Polícia Militar, é claro, trabalhou para encerrar eventos com aglomeração acontecendo sem autorização do poder público.

No sábado à noite (5.fevereiro), após receber denúncias da população, a guarnição da PM foi até o bairro Maria Pinheiro, onde acontecia uma festa tipo paredão na praça. No local, os policiais apreenderam a aparelhagem de som e apresentaram o material no Complexo Policial.

Já no domingo (6.fevereiro), outra festa tipo paredão acontecia na Rua de Palha, Bairro Ferradas, e as guarnições policiais foram acionadas por meio de denúncia anônima. Segundo a PM, suspeitos de envolvimento com o mundo do crime participavam da celebração e, no local, a aparelhagem de som foi apreendida.

Ainda no domingo, outra festa clandestina foi interrompida com a chegada dos policiais na Rua de Palha. De acordo com as forças de segurança, cerca de 400 pessoas participavam do evento e, ao perceber a aproximação da viatura, todas fugiram. No local, o dono do veículo foi notificado, paredão foi encaminhado ao Complexo Policial e uma motocicleta com o lacre rompido também foi apreendida.

📞 CONTRA “SOM ABUSIVO” EM ITABUNA LIGUE: 153.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Deputado Sandro Régis (DEM) sobre atuação de Augusto Castro (PSD) na Alba: “Foi um deputado muito firme na oposição [ao PT]”

Veículo e máquinas foram encontrados no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado

Leia em: < 1 minuto

No fim da manhã de hoje (7.fevereiro), guarnições da Polícia Militar, ao realizarem patrulhamento e abordagem no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado, em Itabuna, localizaram um veículo com restrição de roubo e três máquinas caça-níqueis.

Tanto o veículo como as máquinas foram levadas para o Complexo Policial de Itabuna. Além disso, um homem foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre a origem do carro e dos equipamentos.

Veículo e máquinas foram encontrados no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado

Leia em: < 1 minuto

No fim da manhã de hoje (7.fevereiro), guarnições da Polícia Militar, ao realizarem patrulhamento e abordagem no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado, em Itabuna, localizaram um veículo com restrição de roubo e três máquinas caça-níqueis.

Tanto o veículo como as máquinas foram levadas para o Complexo Policial de Itabuna. Além disso, um homem foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre a origem do carro e dos equipamentos.

Sesab orienta que medidas sanitárias continuem sendo adotadas pela população

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta 2ª feira (7.fevereiro), a cada 100 testes de detecção da Covid-19 realizados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), 70 apresentam resultado positivo. Esse percentual, no dia 1º de janeiro, era de apenas 6,55%, o que significa que houve um aumento de 974,5% no número de casos positivos em pouco mais de um mês.

Pelo Twitter, a Sesab reiterou a importância de manter as medidas restritivas para o combate à pandemia, assim como a adoção de medidas simples que podem minimizar a disseminação da doença: “Medidas simples podem ajudar a minimizar o contágio do coronavírus e, também, de outras síndromes gripais: complete a sua imunização, continue usando máscara, evite aglomerações e higienize as mãos”.

Jovem de 21 anos transportava 37 quilos de maconha e homem de 43 anos carregava travesseiro com 1,7 quilos de cocaína

Leia em: < 1 minuto

No último domingo (6.fevereiro), a Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, realizou duas apreensões de drogas na BR-116. Maconha e cocaína foram apreendidas dentro de dois ônibus que passavam pela cidade.

Na primeira apreensão, cerca de 37 quilos de maconha foram encontrados nas bagagens de um jovem de 21 anos, que estava em um ônibus interestadual que saiu de São José do Rio Preto com destino a Recife. À PRF, ele confessou que receberia a quantia de R$ 5 mil pelo transporte da droga, mas foi autuado em flagrante pelo crime
de tráfico de drogas.

Horas mais tarde, os agentes rodoviários federais pararam outro ônibus e, dessa vez, desconfiaram do comportamento de um homem de 43 anos que carregava um travesseiro. Dentro do objeto, a polícia encontrou 1,7 quilos de cocaína e ele também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Motorista estavam com CNH vencida desde 2018 e veículo não tinha registro das horas de viagem

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (7.fevereiro), policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um veículo de carga com placas de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, durante uma fiscalização em um trecho da BR-101, em Eunápolis. Durante a abordagem, foram encontradas irregularidades no veículo e na documentação do motorista, além do flagrante de 121 comprimidos de ‘rebite’.

Segundo a polícia, o caminhoneiro trafegava sem registro das horas de viagem e estava com a CNH vencida desde o ano de 2018, ou seja, não poderia conduzir o veículo. Além disso, em revista feira no caminhão, foram encontrados 121 comprimidos de Nobésio Extra Forte, uma das marcas mais conhecidas do famoso rebite.

Aos PRF’s, o motorista confessou que fez uso do medicamento com o objetivo de dirigir várias horas seguidas sem precisar descansar. Diante do flagrante, o homem de 39 anos assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.

Leia em: 2 minutos

A partir de hoje (7.fevereiro), começam as aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública estadual. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseje ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais.

A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança.

Vale lembrar, que as escolas estão estruturadas e seguindo os protocolos de biossegurança desde que as aulas foram iniciadas para o ano letivo continuum 2020/21 e estas medidas foram ainda mais fortalecidas com as aulas presenciais, por meio da disponibilização de recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 250 milhões do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES).

Os recursos transferidos para a conta da Caixa Escolar das unidades escolares foram destinados à cobertura de despesas de custeio e capital, de forma a contribuir para a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.

Notícias mais lidas

Outros assuntos