Danilo de Almeida Barbosa, mais conhecido como “Danilo T10 Guerreiro Baiano”, é um verdadeiro exemplo de superação e resiliência. O atleta fisiculturista de 41 anos, natural de Lajedo do Tabocal, passou a infância colhendo café com os pais no interior baiana. Mais tarde, a família se mudou para São Paulo, depois para Espírito Santo, onde Danilo e os pais trabalharam como vendedores ambulantes.
Aos 20 anos, o atleta voltou para a Bahia e estudou bacharelado em Física na Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz). Estudioso declarado, deu continuidade à carreira no Espírito Santo, onde fez mestrado em Engenharia Mecânica e doutorado em Engenharia Ambiental.
Em 2019, já morando em Itapetinga, Danilo encarou mais um desafio na vida: tornar-se atleta de fisiculturismo. No mesmo ano, participou de um campeonato regional e obteve um resultado excelente: foi TOP 2 mesmo tendo se preparado sozinho!
Desde então, ele não parou mais. Também em 2019, participou de outro campeonato e foi campeão da categoria. Nos anos seguintes, ele continuou o desafio de se preparar para vários campeonatos e sempre se destacou.
CAMPEONATO BRASILEIRO
No último domingo, participou do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e veio a consagração de tantos anos de abdicações e sacrifícios. Danilo ficou no TOP 2 da mais importante competição da categoria. Ao Pauta Blog, emocionado, ele declarou: “O ato de sonhar dá direito ao homem poder progredir. Nunca encare um problema como um buraco negro. Entenda que ele, nada mais é, que uma oportunidade de crescimento. Ninguém evolui fazendo as mesmas coisas. Temos que arriscar e risco significa que você pode ser derrotado, porém, a frustração faz parte da vitória”.