Arquiteta e Urbanista, Mariana Grobério, é formada pela Universidade Federal do Espírito Santo

Leia em: 2 minutos

Arquiteta, com 31 anos, Mariana Grobério já é um nome reconhecido no extremo sul da Bahia, por seus projetos e residências tipicamente baianos e com materiais ecologicamente corretos. “Trancoso e região vem atraindo cada vez mais pessoas neste momento atual em que estamos vivendo. Descobrimos que o home office pode funcionar bem, e que a saúde física e mental é o que mais importa. Daí o boom no mercado imobiliário por aqui no sul da Bahia”, disse.

Arquiteta e Urbanista formada pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Mariana é também bailarina clássica formada pela Royal Academy of Dance of London, de onde herdou um olhar mais apurado para a arte. “A decoração rústica, principalmente com madeira, pode ser arrojada e leve ao mesmo tempo. Levar um estilo cômodo, casual e com a cara da natureza para o ambiente é o que têm feito os olhos dos meus clientes brilharem”, explica ela, que vem sendo pioneira em algo inusitado: o fato dos novos moradores ou turistas não trazerem um profissional de fora. “É o olhar daqui, o material daqui, construídos por pessoas daqui. Quem disse que santo de casa não faz milagres?!”, brinca sobre o tema, acostumada a trabalhar com os nativos de Trancoso.

O resultado tem ganhado vôos altos. Recentemente, por exemplo, Mari, como é carinhosamente chamada por todos, teve um de seus projetos destacado no site casa.com.br, um dos maiores de decoração, arquitetura e design do Brasil, com cerca de um milhão de seguidores no instagram.

Clique e confira alguns projetos e o olhar de Mariana Grobério para o mundo, em seu Instagram.

A Uesc está incluída novamente no Times Higher Education Latin America University Rankings(THE)

Leia em: 2 minutos

A Uesc está incluída novamente no Times Higher Education Latin America University Rankings(THE). O Times Higher Education Latin America University Rankings lista as melhores universidades da região da América Latina e do Caribe.

O ranking é baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho rigorosos que sustentam o THE World University Rankings, mas os pesos foram redefinidos para refletir as características das universidades da América Latina. As universidades foram avaliadas em todas as suas missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

A classificação de 2021 inclui 177 instituições em 13 países, contra 166 instituições no ano passado. O Brasil é o país mais representado no ranking, com 67 instituições, seguido pelo Chile com 28, Colômbia com 24 e México com 23.

A Universidade Estadual de Santa Cruz obteve a 87ª posição, uma posição acima no mesmo ranking em relação ao ano de 2020. Na Bahia, a Uesc tem a apenas a Ufba à sua frente e, na região Nordeste, a Uesc ficou atrás somente das universidades Federal da Bahia (Ufba), Federal de Pernambuco (UFPE), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federal de Sergipe (UFS).

Para o reitor da Uesc, prof. Dr. Alessandro Fernandes, “é uma alegria coletiva recebermos esse resultado de uma instituição externa que avalia o resultado do trabalho da nossa Universidade em termos de ensino, pesquisa e extensão. Isso nos coloca em um ranking dentre universidades de destaque internacional, com ações mostrando a importância e a relevância dos trabalhos realizados dentro da nossa instituição. Ressalto, porém, que devemos mensurar os critérios estabelecidos pela instituição avaliadora, visando aperfeiçoarmos ainda mais esse caminho de crescimento”.

O professor Dr. Maurício Moreau parabenizou a comunidade acadêmica: “o reconhecimento é mérito do fazer universitário coletivo. Destaco que a Uesc não parou, se reinventou diante do cenário de pandemia e prosseguiu cuidando das pessoas, valorizando cada vez mais a ciência, servindo a sociedade e cumprindo seu papel nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

A assessora de Relações Internacionais, professora Ticiana Moura, afirma que “considerando o contexto de enormes dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, trata-se de um grande feito, pois demonstra a qualidade do corpo docente, discente e do staff administrativo da Uesc. Isso significa que a Universidade continua a cumprir sua missão como centro emissor e disseminador de conhecimento científico e tecnológico”.

//

A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85

Leia em: < 1 minuto

Termina hoje (14) às 23h59 o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do exame devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 19 de julho.

PROVAS
As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração. Da Agência Brasil.

As vagas de empregos devem ser preenchidas até esta 5ª feira, 15 de julho

Leia em: 3 minutos

Para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho, vejas as oportunidades de trabalho que são intermediadas pelo SineBahia, em Itabuna, Buerarema e Itajuípe.

Caso você tenha interesse em alguma vaga, basta agendar atendimento no dia e horário de atendimento disponíveis no site sacdigital.gov.br ou pelo Aplicativo Sac Digital. O horário de atendimento é: das 8h às 17h.

Imprescindível levar para o atendimento documentos de RG, CTPS, CNH (se tiver), comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Vagas exclusivas para serem ocupadas até dia 15 de julho.

📌 AUXILIAR ADMINISTRATIVO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Administração, Contábeis ou Economia e não exige experiência. Domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. ▶️ 02 VAGAS

📌 ANALISTA ADIMINISTRATIVO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Administração, Contábeis ou Economia, Técnico da Informação ou áreas afins. Não exige experiência. Domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. ▶️ 02 VAGAS

📌 TREINEE DE LOGÍSTICA: Pós-graduação em Engenharia de produção ou áreas a fins com domínio de pacote Office intermediário. Experiência mínima de 6 meses na função e ter veículo próprio. Residir em Itabuna. ▶️ 01 VAGA

📌 COMPRADOR: Ensino Superior completo em Administração, Contábeis ou Economia com domínio de pacote Office intermediário, ter experiência mínima de 6 meses na função e residir em Itabuna. ▶️ 01 VAGA

📌 CONSULTOR DE VENDAS: Ensino Médio ou Superior com domínio de pacote Office intermediário, disponibilidade para viajar e residir em Itabuna ou Ilhéus. Necessário ter veiculo próprio e com experiência mínima de 6 meses na função. Realizar negociação dos produtos da empresa (café moído, derivados de milho, refresco, cápsulas, entre outros). CNH A ou B. ▶️ 01 VAGA

📌 AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO EM AR-CONDICIONADO: Ensino Médio Completo com experiência mínima de 6 meses na carteira e possuir curso na área. ▶️ 01 VAGA

📌 JARDINEIRO: Ensino Fundamental Completo com experiência mínima de 6 meses na função e residir em Itabuna. ▶️ 01 VAGA

📌 CARPINTEIRO: Ensino Fundamental Completo com experiência mínima 6 meses na carteira e experiência em obras de médio e grande porte. ▶️ 01 VAGA

📌 MARCENEIRO: Ensino Fundamental Completo com experiência mínima 6 meses na carteira. ▶️ 01 VAGA

📌 ENCARREGADO DE SERVIÇOS: Ensino Médio Completo, com experiência mínima de 6 meses na função. Controlar materiais, equipamentos, e desempenho da equipe operacional. ▶️ 01 VAGA

📌 CHAPEIRO: Ensino Fundamental Completo com experiência mínima de 6 meses na função e experiência com hambúrguer. Residir em Itabuna. ▶️ 01 VAGA

📌 MOTORISTA ENTREGADOR: Ensino Médio Completo com experiência mínima de 6 meses na carteira. Atuar com entrega de laticínios, possuir disponibilidade para viajar e possuir “A e B”. ▶️ 01 VAGA

📌 MOTORISTA CARRETEIRO: Ensino Médio Completo com experiência mínima de 6 meses na carteira. Possuir disponibilidade para viajar, com experiência com caminhão Munck. Possuir CNH “E” e residir em Itabuna. ▶️ 01 VAGA

📌 OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO DE VENDAS: Maior de 18 anos com Ensino Médio Completo. Não exige experiência e possuir computador e internet em casa. Itabuna, Buerarema e Itajuípe. ▶️ 100 VAGAS

📌 RECEPÇÃO: Ensino Médio Completo, com inglês intermediário, experiência mínima de 6 meses na carteira. ▶️ 01 VAGA

📌 SERVENTE DE OBRAS: Ensino Fundamental Completo com experiência mínima de 6 meses na carteira. ▶️ 02 VAGAS

📌 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: Ensino Médio Completo e curso Técnico em Edificações com experiência mínima de 6 meses em obras. ▶️ 01 VAGA

📌 MESTRE DE OBRA: Ensino Médio Completo, experiência mínima 6 meses na carteira, experiência em obras de médio e grande porte e disponibilidade para viajar. ▶️ 02 VAGAS

Eric Santarém alerta para o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo

Leia em: 2 minutos

O Brasil registra 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, que causa cerca de 10 mil mortes por ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O consumo de álcool e o tabagismo são os maiores causadores dos tumores. O hábito de beber e fumar pode multiplicar em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa desenvolver a doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). De acordo com especialistas, entre as armas para combater o câncer estão a informação correta e diagnóstico precoce da doença.

Para melhor orientar a população sobre as medidas que podem ajudar a evitar os tumores, foi criado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. A data é celebrada em 27 de julho. No sul da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna abre nesta terça-feira (13), a programação do Julho Verde, que será promovido conjuntamente com o Julho Bordô. Este último para orientar sobre os sintomas e tratamento das mucosites orais, que são inflamações na boca e garganta (feridas).

Promovidas pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), as atividades serão realizadas em dias alternados nos hospitais Calixto Midlej Filho (HCMF) e Manoel Novaes (HMN). Nesta terça-feira, a partir das 9h, na sala de espera do Centro de Radioterapia, do HMN, haverá distribuição de laços da campanha e apresentação da equipe multiprofissional, com orientações da assistente social Maria Vitória Cunha, a dentista oncológica Thais Barreto e a enfermeira Erika Mascarenhas. Essas mesmas ações serão realizadas na quarta-feira (14) na unidade de Quimioterapia, do HCMF, às 9h.

CONSUMO EXCESSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E TABAGISMO
A programação nas unidades de Radioterapia e Quimioterapia prossegue até o final do mês e inclui orientações sobre combate, detecção precoce e prevenção do câncer de cabeça e pescoço e palestras sobre os cuidados bucais e tratamento da mucosite oral, além de uma live mediada pelo provedor da SCMI, Francisco Valdece, com participação do médico Lincoln Ferreira Warley e supervisora do serviço de oncologia da SCMI, a enfermeira Sayara Aragão.

O diretor técnico da Unidade de Radioterapia da SCMI, Eric Santarém, explica que parte dos tumores ocorre por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo. Entre os sinais do câncer de cabeça e pescoço estão ferida na boca com demora de cicatrização, rouquidão e nódulo no pescoço.

Eric Santarém alerta que 70% dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço já iniciam o tratamento tarde, o que dificulta a cura, porque a maior chance de sucesso ocorre quando a doença é descoberta precocemente. Ele observa que, além de tabagismo e bebidas alcoólicas, os tumores de cabeça e pescoço estão relacionados a drogas ilícitas, colocação imperfeita de próteses dentárias e falta de higiene.

Mandados são cumpridos em Juazeiro e Lauro de Freitas, além da cidade pernambucana de Petrolina

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, nesta 3ª feira (13.julho), deflagrou a Operação Carga Viral, que investiga fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Juazeiro para a aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Estavam envolvidos 32 policiais federais e 9 auditores da CGU estão cumprindo 8 mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pelo Juízo Federal da Subeção Judiciária de Juazeiro, sendo 1 em Petrolina, 6 em Juazeiro e 1 em Lauro de Freitas.

Os elementos colhidos durante a investigação apontaram fortes indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão da Secretaria de Saúde, em conluio com empresários, fraudaram contratos e elevaram arbitrária e significativamente os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para Covid-19.

Estima-se um prejuízo ao erário de mais de R$ 1 milhão.

Mais de 5.384.620 pessoas já receberam a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19 na Bahia

Leia em: < 1 minuto

Mais de 50% da população baiana com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. A marca foi alcançada no último sábado (10.julho). Ao todo, 5.384.620 pessoas receberam a primeira aplicação e outras 202.885 já estão imunizadas com a vacina de dose única. Isso representa 50,1% da população baiana acima dos 18 anos, estimada em 11.148.781.

A diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, ressalta que mesmo com esse avanço na vacinação, ainda é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “Precisamos manter o uso de máscaras e manter o distanciamento físico. O vírus ainda está em circulação”, aponta.

A diretora também pontua que as pessoas que tomaram a primeira dose devem buscar os postos para completar o esquema vacinal na data aprazada. “A vacina de duas doses só tem sua eficácia completa quando feita a segunda aplicação”, explica. Na última 5ª feira (8.julho), 127.137 pessoas estavam com a segunda dose da Coronavac atrasada e outras 40.644 com o imunizante da Oxford/AstraZeneca em atraso.

Até na 6ª feira (9.julho), a Bahia já recebeu o total de 9.333.930 doses de vacinas, sendo 3.422.000 da Coronavac, 4.698.900 da AstraZeneca/Oxford, 958.230 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

O oeste da Bahia é vital para a agricultura do estado, afirmou o secretário João Carlos // Foto de Fernando Vivas/GOVBA

Leia em: < 1 minuto

Conhecido como o “ouro-branco”, o algodão é hoje um dos destaques da matriz produtiva da Bahia. Este ano, a colheita já se iniciou. O estado plantou 266.662 hectares da commodity e é disparado o líder do Matopiba, região que também engloba as áreas de cerrado do Maranhão, Tocantins e Piauí e que contabilizou, ao todo, 305.351 hectares na safra em curso. A expectativa de colheita é de 520.363 toneladas na Bahia e 587.067 na região do Matopiba.

A região oeste é a principal fronteira agrícola da Bahia, o que impacta positivamente na economia do estado, considerando que a produção acolhe o mercado interno e também a exportação. A agricultura da região, bem como a produção de algodão, tem se desenvolvido aproveitando as condições climáticas ideais e a disponibilidade hídrica, somadas ao manejo adequado das culturas e uso de tecnologia de ponta.

O secretário da Agricultura do Estado, João Carlos Oliveira da Silva, destaca a representatividade da safra baiana. “O oeste da Bahia é vital para a agricultura do estado. Agora, por ocasião da safra de algodão, a região mostra novamente sua força, aumentando em 2% a produtividade da cultura e com estimativa de colheita total de mais de 520 mil toneladas”.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, vai visitar as cidades de Ipiaú, Ibirataia, Itagibá e Itagi

Leia em: < 1 minuto

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, vai visitar nesta semana quatro municípios da região cacaueira e do Médio Rio de Contas em mais uma etapa do movimento ‘Pela Bahia’. A agenda inclui as cidades de Ipiaú, Ibirataia, Itagibá e Itagi e vai contar com visitas a empreendimentos da região e encontros com moradores e lideranças políticas.

ACM Neto desembarca em Ipiaú na 5ª feira (15.julho), onde visita o Laticínio Diamantina e a Fábrica GranKakao. Em Ibirataia, o presidente nacional do Democratas vai a uma piscicultura e à Cores da Terra, que é uma referência de esculturas em cerâmica. Ele ainda terá agenda na Doce Mel e à Fazenda Flor de Liz.

Já na 6ª feira (16.julho), ACM Neto vai a Itagi. Em ambos os dias, ele deve se reunir com empresários e conversar com moradores para ouvir um diagnóstico sobre os problemas da região e colher sugestões para o desenvolvimento dos municípios do entorno. Esta é a terceira edição do Pela Bahia, por meio do qual Neto tem percorrido as principais regiões do estado e conversado com as pessoas para traçar um diagnóstico da Bahia. A primeira foi na Chapada Diamantina e a segunda, no Sudoeste.

A agenda deve contar com a participação do deputado federal Leur Lomanto Jr. (Democratas), do prefeito de Itagi, Dr. Olival (Democratas), além do pré-candidato a deputado federal Alipinho da Doce Mel, entre outras lideranças locais e estaduais.

Diretor e apresentar da Rádio Bahiana, Adilson Neves; vereador Kaique Souza (Podemos); e o presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD)

Leia em: 2 minutos

A histórica goleada de 8 a 0 neste final de semana, sobre o Camaçari, pelo Campeonato Baiano da 2ª. Divisão reanimou a torcida do Colo-Colo que sonha em retornar à elite do futebol baiano. Mas, também, representou o resultado de um eficiente planejamento que conta com a participação decisiva do vereador Kaique Souza (Podemos), diretor do clube. O reconhecimento foi feito ontem, logo após o jogo, pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD).

“Você é um exemplo de como um vereador atuante é importante para a população. E você não faz isso pelo Colo Colo com o interesse de ajudar. Por que você é apaixonado pelo clube e não pode negar as suas origens, eles te levam ao estímulo à prática esportiva”, elogiou Jerbson. O presidente se colocou à disposição de Kaíque para, juntos, buscarem uma ajuda do prefeito Mário Alexandre neste momento decisivo da competição. Falta uma rodada da fase inicial da competição. Depois vem o mata-mata. “Mário é desportista, já foi médico do clube, tem esse mesmo sentimento nosso”, lembrou.

Moraes também prometeu a Kaíque mobilizar na Câmara um movimento de ajuda ao clube junto aos demais parlamentares. “A união vai fazer com que as coisas aconteçam. Agora não é hora de política partidária. Isso fica pra depois. A prioridade é o trabalho sério feito no clube. O povo reconhece quando o trabalho é sério”, finalizou Jerbson.

Dê play e assista a participação do vereador Kaique Souza na Rádio Bahiana ⤵️

Notícias mais lidas

Outros assuntos