//

Leia em: < 1 minuto

Quanto mais aumenta o número de criadores de cavalo da raça Mangalarga Marchador no Sul da Bahia, também aumenta a carência de mão de obra qualificada para o tratamento desses animais.

Por conta disso, o Senar com o apoio do Núcleo Mangalarga Marchador e a Agesul, promove um curso com oito módulos para capacitação de tratadores de equinos.

As aulas do primeiro módulo começaram hoje, 4ª feira (29.setembro) no Parque de Exposições de Itabuna e inicialmente vão beneficiar 15 futuros tratadores e aperfeiçoar alguns já existentes.

Para informações contatar.

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura por meio da secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza firmou uma parceria com o Abrigo São Vicente de Paulo para assistência aos idosos abrigados na instituição. O prefeito Mário Alexandre juntamente com a diretoria do Abrigo, assinou um termo de cooperação no domingo (26.setembro), na sede da entidade, para a destinação de gêneros alimentícios e assistência psicológica.

De acordo com a secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, o município de Ilhéus realizará doação de cestas básicas, carnes e prestará por meio de profissionais psicólogos, assistência terapêutica durante um período de três meses, convênio a ser renovado por igual período.

Leia em: 2 minutos

Com o recente anúncio do edital para contratação da empresa que irá reformar o espaço que sediará o Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais, em Salvador, e de olho no planejamento do calendário para 2022, a CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) anuncia a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade no estado.

O diretor-geral da Sudesb Vicente Neto reuniu-se com o presidente da CBBoxe, Marcos Cândido de Brito, o presidente e o vice-presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional da Bahia, respectivamente Afonso Carlos e Joílson Santana. Na pauta, foi discutida a possibilidade de reunir os principais atletas do Brasil disputando eventos na Bahia.

Ainda de acordo com o gestor, a parceria torna-se ainda mais consistente com o investimento de R$ 4,2 milhões que o Governo da Bahia está fazendo para a implementação do Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais.

Vicente também lembra que o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, passa, neste momento, por reforma, num investimento de R$3,3 milhões. Após a conclusão, o equipamento irá abrigar as principais competições nacionais e internacionais de várias modalidades esportivas, dentre elas, as artes marciais.

Empolgado com a reunião, o presidente da CBBoxe, Marcos Cândido, entende que é preciso dialogo e força de vontade para grandes eventos acontecerem.

Leia em: < 1 minuto

Equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Sul capturaram um traficante de drogas com uma submetralhadora e uma pistola calibre 9mm, carregadores, munições e R$ 8 mil em espécie. O flagrante aconteceu, no final da tarde de ontem (28.setembro), em Itabuna.

Os PMs realizava ações de combate ao tráfico de drogas, no bairro de Antique, na Rua A1, quando decidiram abordar um homem que carregava uma mochila. Dentro dela os militares localizaram os materiais ilícitos.

O criminoso foi apresentado, na Delegacia Territorial (DT) de Itabuna, que investigará a origem das armas e da alta quantia em espécie.

A votação ocorreu na sessão desta 3ª feira na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 3 minutos

A população, empresários e diversos setores estiveram presentes.

Empresários e representantes de entidades civis da cidade de Itabuna compareceram à sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores na tarde desta 3ª feira (28.setembro) com o objetivo de tentar entender os termos nos quais o projeto de lei de autoria do Prefeito Augusto Castro (PSD) foi aprovado. O grande questionamento dos profissionais é que eles serão os maiores atingidos com os reajustes dos impostos e, portanto, deveriam ter sido consultados antes mesmo da proposta ser redigida e enviada para votação na Casa Legislativa.

O lojista e presidente da Associação Comercial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro 👆, questionou os reajustes nos valores do Imposto Sobre Serviços (ISS) e as mudanças no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): “Foram dois pontos que nos assustaram, todos nós. Primeiro porque a gente não tem conhecimento, a gente não leu e a gente não teve acesso ao projeto. A nossa preocupação é com o município”.

Presidente da Câmara sugeriu que uma Comissão seja formada para indicar adequações no projeto inicial.

Segundo o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) 👆, as alterações do IPTU vão beneficiar os moradores da cidade porque houve uma “alteração para baixo”. Em outras palavras, mais de 20 mil imóveis ficarão isentos do pagamento do imposto porque, com a modificação, quem tiver algum imóvel no valor de até R$ 100 mil, não vai pagar a taxa de IPTU. Já em relação ao ISS, o presidente da Casa explicou que a alíquota saiu de 2% para 3% e atinge apenas 10 segmentos específicos, ou seja, um acréscimo de 50%.

Eduardo Carqueja Júnior, vice-presidente da ACI, desabafou e questionou o porquê do projeto não ter sido divulgado anteriormente: “Se o projeto é tão bom e tem tantas isenções e tanto alívio ao contribuinte, por que não foi dada publicidade? (…) Eu fico em dúvida se isso está sendo bom para o contribuinte mesmo porque a gente nem sabe o que é que foi aprovado”.

Carqueja 👆 deu continuidade à crítica falando que a Câmara, assim como o Executivo, também errou: “A Câmara errou em não dar publicidade, errou em ter aceitado que o Executivo impusesse o ritmo que era conveniente a ele, errou o Executivo quando mandou o projeto onde ele mesmo elencou alguns segmentos sem ouvir a sociedade como um todo, talvez outros segmentos deveriam ter sido contemplados. Então, .

O presidente da Câmara chegou a admitir que, realmente, o processo foi bastante rápido e que esse ‘erro’, inclusive, foi reconhecido pelo Executivo. Erasmo sugeriu, então, que uma Comissão seja formada com o objetivo de apresentar ao prefeito as indignações de cada segmento para que adequações sejam realizadas. Ávila também citou que é mais do que necessário promover o diálogo frequentemente para que a sociedade seja beneficiada e que a gestão seja, de fato, eficaz.

Clima na Câmara de Vereadores esquentou depois do pronunciamento de Pancadinha

Leia em: 2 minutos

Em sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna nesta 3ª feira (28.setembro), o clima esquentou depois que o vereador Fabrício Pancadinha (PMN) fez duras críticas ao projeto de lei de autoria do Poder Executivo e que sugere o reajuste da carga tributária municipal.

Segundo o edil, ainda estamos em pandemia e esse não é o momento de fazer reajustes que vão impactar diretamente na vida da população: “Ontem, eu falei não. Hoje, eu falo não novamente. Eu acho que, no momento que a gente está, de pandemia, não é momento de reajustar nada, reajuste de nada! O povo precisa de trabalho, o povo está passando fome!”.

Ontem (27.setembro), várias entidades como CDL, ACI, ABIH, CRC, MESB, OAB e Sindicontasul emitiram um comunicado de indignação sobre o aumento dos impostos. Na sessão, Pancadinha também criticou o fato do projeto ter sido apresentado sem, antes, ter sido discutido com membros da sociedade civil e da comunidade: “Tem que chamar o povo, tem que entender, conversar com os empresários, conversar com o povo. (…) Se vai passar para os empresários, quem paga depois essa conta?”.

No final do pronunciamento, o criador do Projeto Cores e Vida deixou claro que votaria a favor das pessoas que o elegeram, ou seja, contra o projeto que propõe o reajuste dos impostos: “Não tenho medo de ‘seu ninguém’! Quem me elegeu foi o povo! Não tenho medo e ninguém vai me calar. O meu nome é Pancadinha. Eu sou homem! Ninguém vai me calar, não! Nem nessa casa nem em lugar nenhum!”.

DÊ PLAY E ASSISTA O DISCURSO DO VEREADOR ⬇️

Leia em: 2 minutos

O distrito de Inema, a localidade rural mais afastada da sede municipal, vai receber a primeira Sessão Itinerante da Câmara de Ilhéus, no dia 13 de outubro, em praça pública. A escolha que abre a iniciativa, passou pelo significado central do projeto: levar o Poder Legislativo aos pontos mais distantes da cidade. Autor do Projeto de Lei que criou a Câmara Itinerante, o presidente Jerbson Moares (PSD) afirma que este será um importante instrumento voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade. Apesar da sede do evento ocorrer em Inema, serão debatidas as necessidades da população de Inema e Pimenteira, que fica a 10 quilômetros do distrito.

“Vamos visitar bairros, distritos e levar o legislativo para despachar perto do povo”, assegura. O Programa será desenvolvido durante este e o próximo ano, podendo ser realizado no período das Sessões Ordinárias, constituindo reunião Legislativa de Trabalho informal em diversas localidades do município. A Sessão Itinerante será realizada mensalmente.

“O que buscamos é promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharmos juntos a partir da discussão comum dos problemas comunitários”, afirma Moraes. A iniciativa também pretende propiciar ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, atuando como interlocutor no estudo de seus problemas e encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração.

A participação popular é outro ponto de destaque do projeto. “Em todas as reuniões de trabalho serão convidadas a participar lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos, renomados profissionais liberais, empresários, autoridades classistas, eclesiásticas, da segurança, judiciarias, enfim, todos cidadãos identificados como agentes ativos que residam naquela localidade”, exemplificou o presidente da Câmara.

O projeto, segundo Jerbson Morais, pretende romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que, segundo sua análise, o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos no plenário do Poder Legislativo. “Partindo dessa premissa, haverá uma conscientização da comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição mais transparente para o cidadão”, assegura.

//

A instituição oferece do ensino fundamental ao ensino médio. Nesses 28 anos de existência, já encaminhou estudantes às mais conceituadas universidades do país e do exterior. Muitos deles, hoje, são profissionais renomados em suas áreas de atuação

Leia em: 2 minutos

Uma das mais tradicionais instituições de ensino do sul da Bahia, o Colégio Batista de Itabuna completou 28 anos ontem. Fundado em 27 de setembro de 1993 pelo pastor Hélio Lourenço, o Colégio Batista funciona em amplas instalações no bairro da Conceição, em Itabuna.

“A instituição tem como missão proporcionar uma educação de qualidade e, ao mesmo tempo, despertar nos nossos estudantes uma cosmovisão cristã que torne Deus presente na forma como eles compreendem o mundo”, diz a diretora do Colégio Batista, professora Graça Silva Guimarães Souza.

De acordo com o vice-diretor da instituição, Tiago Nascimento Souza, que também é professor da escola “a identidade confessional significa que todo o exercício de busca pelo conhecimento e a observação do universo são também formas de louvor ao Criador”.

“Somos gratos a Deus, que proporciona a existência de nossa escola e que nos dá o privilégio de cumprir a missão do servir através dessa instituição. Nossa gratidão também às famílias e aos nossos estudantes por tê-los conosco numa belíssima e exitosa parceria”.

A escola tem como princípio basilar a educação cristã. “Louvamos a Deus por toda a equipe de professores e colaboradores que com muito afinco e criatividade fazem de nossa escola um espaço de excelência”, diz o professor Aurélio Macedo, presidente do Conselho da escola. “Nosso muito obrigado a todos os estudantes e profissionais que ao longo desses 28 anos estiveram conosco e participaram da história do Colégio”, ressalta.

A diretora do Colégio Batista diz que, completando 28 anos, a instituição olha com muita confiança e otimismo para o futuro. “Que venham muitos anos sob a direção de Deus e que possamos contribuir com a educação de nossa cidade”, finaliza.

Função Social
Cumprindo seu papel social, anualmente a escola tem oferecido bolsas de estudo para estudantes carentes através de edital amplamente divulgado na imprensa. São bolsas parciais e integrais que garantem educação de qualidade a centenas de estudantes ao longo de quase três décadas de ensino.

Município de Ilhéus prorroga Refis por mais 30 dias

Leia em: < 1 minuto

Com a prorrogação do Refis (Programa Especial de Recuperação de Crédito Judicial) por mais 30 dias, em Ilhéus, os contribuintes que ainda não regularizaram seus débitos tributários junto ao Município, terão uma nova chance para aproveitar as vantagens da redução de juros e multas.

O decreto no dia 22 de setembro, e o acesso ao programa com a negociação dos débitos já pode ser feito no setor de Tributos situado no Palácio Paranaguá, Centro.

A medida foi tomada em razão do estado de calamidade pública gerado pela pandemia do coronavírus e a consequente crise financeira ocasionada pelos efeitos econômicos daí provenientes.

Com fundamento no art. 11 da Lei municipal nº 4.022, de 2019, a prorrogação chega em um momento importante para quem quer chegar ao final do ano com as contas em dia.

ACM Neto e o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM) // 📷 Fotos de Divulgação

Leia em: 3 minutos

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, disse na noite desta 2ª feira (27.setembro) que existe uma inversão de valores na Bahia. “Nosso estado devia ser primeiro lugar na educação, mas, infelizmente, é o último. Devia ser último em número de homicídios, mas, infelizmente, é o primeiro”, afirmou o ex-prefeito de Salvador, pouco antes de participar da reabertura do Horto Florestal Linaldo da Silva, em Camaçari.

De acordo com ACM Neto, o governador Rui Costa evita falar sobre segurança pública porque sabe que os índices de criminalidade na Bahia são alarmantes. “Os governantes da Bahia fingem que o problema não é deles, ficam procurando desculpas, mas, a realidade é que muitas cidades do interior têm um ou dois policiais para fazer a segurança de todo o município”, afirmou o democrata.

De acordo com ACM Neto, os baianos querem ação do governo, e não propaganda. “Eles (os governantes) querem responsabilizar as drogas pelos absurdos índices de criminalidade em nosso estado. Mas o que os baianos querem mesmo é que as drogas sejam combatidas; os usuários; tratados; e os traficantes, presos”.

Durante entrevista coletiva à imprensa de Camaçari (região metropolitana de Salvador), ACM Neto disse que está faltando na Bahia, há quase 16 anos, um governador que combata a criminalidade de frente e que tenha coragem de se expor no assunto. “Bandido não pode se criar na Bahia. Se muitos estados conseguiram reduzir os assaltos, roubos e mortes violentes, por que a Bahia não pode? Não vou falar que em quase 16 anos o PT não fez alguma coisa boa. Fez, sim, mas na educação e segurança pública, por exemplo, o fracasso foi total”.

Fusão DEM-PSL
Ainda em Camaçari, ACM Neto acrescentou que os entendimentos para a fusão do Democratas com o PSL estão bem adiantados. “Nosso objetivo é realizar a convenção para oficializar a fusão no próximo mês. Depois, vamos encaminhar as questões formais para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e oficializar a criação do novo partido”.

Ao lado do prefeito Elinaldo Araújo (DEM), o presidente nacional do Democratas disse que, da fusão entre DEM e PSL, vai nascer o maior partido do Brasil. “Naturalmente, o caminho é ter um candidato à Presidência da República. Queremos construir uma frente mais ampla de debates, com diversos partidos. Um campo que deseja uma alternativa à polarização”.

Pouco antes de participar de um evento com jovens e lideranças políticas, ACM Neto disse que o fechamento da Ford é um símbolo da decadência econômica da Bahia. “A vinda da Ford foi uma conquista história para o Nordeste. Graças ao empenho do senador ACM, trouxemos para a Bahia a primeira montadora da região, mas as administrações do PT não foram capazes de definir estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia”, afirmou.

O ex-prefeito de Salvador também falou sobre suas expectativas para os próximos anos. “Olhando para o futuro, precisamos traçar metas para que, a partir de 2023, haja um novo ciclo na Bahia, com geração de empregos, atração de investimentos, incremento do setor se serviços, fortalecimento do comércio e exploração de todo o potencial turístico da Bahia”.

Horto Florestal
O novo Horto Florestal Linaldo da Silva será aberto para visitação a partir desta terça-feira (28), dia em que Camaçari comemora 263 anos de emancipação política. O espaço, criado na década de 1970, possui cerca de 42 mil metros quadrados e foi completamente requalificado pela administração municipal.

Notícias mais lidas

Outros assuntos