//

Leia em: 3 minutos

A região sul da Bahia agora possui serviços de referência em cirurgia pediátrica e parto de alto risco no Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na manhã desta 2ª feira (6.dezembro), após um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos. Com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva, o hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. Durante a viagem, o governador também autorizou o início das obras de construção da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

“Com muito orgulho, hoje entregamos mais uma unidade de saúde. Já havíamos entregue, alguns anos atrás, o Hospital Regional Costa do Cacau e hoje esta unidade se soma ao Costa do Cacau para complementar o atendimento. Aqui, estamos construindo também a UPA, estamos licitando uma nova UBS e já foi publicada a licitação de uma nova policlínica regional. Temos uma policlínica em funcionamento em Itabuna, mas como a região é muito adensada, com quase 800 mil habitantes, nós estamos licitando a policlínica em Ilhéus, que fica pronta no ano que vem. Estamos realizando, portanto, o maior investimento da história da Bahia em saúde pública e também o maior da história na região sul”, destacou Rui.

O Hospital Materno-Infantil disponibiliza ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar e está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

Segundo a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, o hospital começa a funcionar já nesta segunda-feira (6). “A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados. Lembrando que este é um hospital regional, que vai atender não somente os habitantes de Ilhéus, mas toda a região sul”, afirmou.

Além da realização de partos e da internação, o hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo ainda procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.

A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.

O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio faz parte de uma série de investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na região sul, onde a população já conta, entre outros serviços, com o Hospital Regional da Costa do Cacau e a policlínica regional de saúde em Itabuna. A construção da policlínica em Ilhéus ampliará a capacidade de atendimento especializado na região.

//

Ligação Ilhéus-Itabuna: caminho para o desenvolvimento

Leia em: < 1 minuto

Com investimentos previstos de R$ 142,6 milhões, a nova via terá extensão de 18 quilômetros, duplicando a ligação entre as duas principais cidades do sul do estado e contribuindo para o desenvolvimento de toda a região, com o destaca o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

“A implantação do novo trecho de estrada vai permitir a melhoria do deslocamento entre ambos os municípios com mais conforto e segurança, pois passará a ser feito em um trajeto de mão única. Uma obra que beneficia mais de 511 mil moradores na região e facilitará o deslocamento para quem sai do sul baiano em direção ao oeste, meio oeste e extremo sul do estado. Isso contribuirá no escoamento da produção agrícola, principalmente de grãos em direção ao Porto do Malhado, em Ilhéus, no turismo do sul baiano e no transporte de minério da região de Brumado”, afirma o secretário.

Durante a viagem, o governador vai anunciar a realização de licitação para construção de quatro pontes e um viaduto, sobre o Rio Cachoeira, a serem implantados ao longo da via.

//

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, participou da inauguração do hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, nesta segunda-feira, 6, juntamente com os prefeitos da região. Com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva, o hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região.

Durante a sua fala, o governador Rui Costa destacou que o equipamento está instalado no município de Ilhéus, e, assim como funciona com o Hospital Regional Costa do Cacau, “a maternidade vai atender a todos os municípios da região”. Marcone parabenizou o Governo do Estado, que junto ao prefeito de Ilhéus, “se empenharam em trazer um hospital de referência para nossa região”.

Leia em: 2 minutos

As fortes chuvas que caíram em Ibicaraí e região cacaueira desde a última sexta-feira, dia 3 de novembro, além de encher e fazer transbordar o Rio Salgado (rio que corta a cidade) e atingir diretamente alguns moradores que vivem na rua General Osório, no bairro Duque de Caxias, ainda destruiu parte da adutora da represa do SAAE que fica localizada na Fazenda Tupã, na Serra do Córrego Grande, prejudicando o abastecimento da cidade.

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí, Thallis Leal, o município já vem sofrendo com a distribuição de água, em virtude de um problema de ordem estrutural em dois dos três filtros (tanques) que fazem o tratamento da água bruta que chega até a Estação de Tratamento (ETA). Os tanques são antigos e estão passando por uma grande reforma.

De acordo com Thallis, uma equipe começou na semana passada a recuperação do primeiro dos três filtros e infelizmente a chuva forte trouxe mais essa notícia ruim. A prefeita Monalisa Tavares cedeu um carro-pipa para atender a população que mora nos pontos mais altos da cidade e pediu todo o empenho possível da equipe do SAAE para resolver o mais breve possível mais esse problema.

“A ideia é começar o reparo e a reposição dos canos que foram arrancados pelas fortes chuvas que caem em nossa cidade o mais rápido possível. Infelizmente precisamos pedir a Deus para o tempo melhorar, pois só assim poderemos subir a serra e fazer esse conserto. Enquanto não resolvemos esse problema teremos que usar a água da represa do Luxo, que infelizmente é uma água com mais impurezas e requer mais insumos, sem falar que dependemos dos filtros que estão sendo reparados. Nesse momento difícil vamos precisar da compreensão de todos”, disse o diretor do SAAE.

//

Leia em: < 1 minuto

Foi publicada no Diário Oficial no sábado (4.dezembro) a nomeação do ex-presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Eures Ribeiro, ao cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.

O gestor é ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, ex-deputado estadual e representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para região Nordeste.

O prédio é o resultado de convênio da Uesc com a agencia Finep

Leia em: < 1 minuto

O anexo do Centro de Biologia e Genética – CBG da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) está concluído e será entregue aos pesquisadores e a comunidade científica nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, durante a solenidade das comemorações dos 30 anos de estadualização da Universidade. O prédio é o resultado de convênio da Uesc com a agencia Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As instalações atuais do CBG comportam nove laboratórios com equipamentos multiusuários que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas nas diferentes áreas de biotecnologia, genética e biologia molecular. Nos laboratórios de Genômica e Expressão Gênica, Biologia Molecular, Proteômica, Cultura de Tecidos Vegetais, Citogenética e Marcadores Moleculares onde são desenvolvidos trabalhos em nível de biossegurança NB1, além dos laboratórios de Biotecnologia Microbiana, Biologia de Fungos e o de Imunologia em que são desenvolvidos trabalhos em nível de biossegurança NB2.

O reitor Alessandro Fernandes comemora o fato de mesmo durante uma pandemia, com severas restrições sanitárias, a obra tenha avançando. “Com o anexo do CBG concluído, teremos ampliado o espaço atual em laboratórios para pesquisas associadas aos programas de pós-graduação da nossa Universidade”.

//

A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde

Leia em: 2 minutos

O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, será inaugurado nesta 2ª feira (6.dezembro) às 9h, pelo governador Rui Costa, acompanhado pela secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim. A unidade vai funcionar como referência para toda a região sul da Bahia, em cirurgia pediátrica e parto de alto risco. Durante a viagem, o governador assinará ordem de serviço para construção de 18 quilômetros da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o hospital possui 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região de Ilhéus, com funcionamento 24 horas, acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. A unidade tem ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

Além da realização de partos e da internação, o novo hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo ainda procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.

O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio faz parte de uma séria de investimentos que o Governo do Estado vem realizando na região sul do estado, onde a população já conta, entre outros serviços, com o Hospital Regional da Costa do Cacau e com a policlínica regional de saúde instalada em Itabuna. O governador também fez o anúncio da construção de uma policlínica regional de saúde em Ilhéus, o que ampliará a capacidade de atendimento especializado na região.

Leia em: < 1 minuto

A sede administrativa do município de Caravelas está mais aconchegante, segura e confortável.

Internamente, as salas receberam novos mobiliários e climatização. Por fora, revitalização do telhado, do sistema elétrico e hidráulico e nova pintura, em tom verde água, mantendo um tom moderno e clean, sem perder a referência nas cores da bandeira do município, nas quais constam as cores verde, amarelo e vermelho.

As obras serão inauguradas nesta 2ª feira (6.dezembro), num ato marcado para às 10h da manhã.

//

A inauguração será nesta terça às 10 horas, no Shopping Jequitibá

Leia em: < 1 minuto

Nesta 3ª feira (7.dezembro), a maior rede de lojas de materiais para construção inaugura mais uma loja conceito na região. A novidade da vez é no Shopping Jequitibá de Itabuna, a primeira do segmento em um Shopping no Nordeste.

Toda sua estrutura ampla, com 600m², foi projetada para oferecer mais conforto e comodidade aos clientes, que terão acesso a um Showroom de grandes marcas e setores de iluminação, tintas, metais, porcelanatos, pisos, louças e muito mais.

“É um novo conceito de loja em materiais para construção, possibilitando a grande experiência de fazer compras à noite, em segurança, em horário estendido, e também aos finais de semana”, disse o empresário Luiz Ribeiro.

O Grupo Buriti possui 5 lojas físicas na região Sul e Sudoeste da Bahia, sendo duas delas inauguradas em 2021. Além do Centro de Distribuição e o maior E-Commerce, que realiza vendas pela internet.

Leia em: 2 minutos

Começa nesta 2ª feira (6.dezembro), e segue até o dia 28 de dezembro, a renovação da matrícula para o ano letivo 2022 dos estudantes da rede estadual de ensino devidamente matriculados e com frequência regular no ano letivo 2021. A matrícula para alunos novos será realizada no mês de janeiro em datas a serem divulgadas em portaria da Secretaria da Educação do Estado.

Para a renovação de matrícula, o estudante maior de 16 anos ou responsável legal deverá comparecer a unidade escolar onde o estudante está matriculado para assinar a lista de renovação. Será obrigatória a atualização cadastral, com a apresentação do original e da cópia de documentos como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Vacinação. A orientação é para que os estudantes, pais ou responsáveis procurem verificar se há ausência de documentos junto à secretaria escolar.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Educação, Manoel Calazans, explicou que o Estado garante vaga para todos aqueles que procurarem, mas destacou que os estudantes da rede precisam fazer a renovação. “Caso o estudante da rede não faça a renovação, ele corre o risco de perder a vaga na escola onde já está matriculado. É importante tranquilizar as famílias sobre a oferta de vagas que é garantida para todos nas diferentes modalidades. Também é necessário dizer que não precisa fila tanto para fazer a renovação quanto para a matrícula, cujo processo será realizado com o todo planejamento nas datas a serem divulgadas”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos