//

Leia em: 2 minutos

O primeiro voo direto da Gol Linhas Áreas, de Florianópolis para Salvador, pousou na capital baiana na tarde do último sábado (4.dezembro). Os passageiros foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), ganharam fitinhas do Senhor do Bonfim e posaram para fotos com a tradicional baiana.

A aposentada catarinense Mônica Barroso desembarcou acompanhada da mãe, para passar uma semana em Salvador. “Já conhecemos a cidade, mas é sempre bom voltar. Viemos matar a saudade, visitar um familiar e relaxar”.

Segundo o diretor de Planejamento de Malha da Gol, Rafael Mello, inicialmente, o voo terá uma frequência semanal na alta temporada, mas pode acontecer também na baixa estação. “Se tivermos demanda, vamos manter o voo. Estamos expandindo a capilaridade, a partir de Salvador, destino de muita importância para a Gol, onde temos um centro de conexões. Na capital baiana, está o melhor desempenho de toda a nossa rede, com um crescimento de 20%”.

Ainda em dezembro, a Gol vai ampliar as conexões de Salvador com outras cidades da Bahia e do Nordeste, por meio da parceria com a companhia Voepass. A oferta de voos regulares será 30% maior que no mesmo mês de 2020. A capital baiana contará com quase 40 mil assentos distribuídos em 581 voos, em rotas que atendem os municípios baianos de Porto Seguro, Barreiras, Ilhéus e Vitória da Conquista, além de Petrolina (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE).

//

Leia em: 2 minutos

A Embasa recebeu o Prêmio Ser Humano 2021, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na categoria Sustentabilidade. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Com o intuito de reconhecer as empresas que se destacaram este ano em boas práticas de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável, a premiação contou com quatro categorias: Administração, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Jovem. As instituições, públicas e privadas, concorrentes do prêmio Ser Humano 2021, foram analisadas por avaliadores da ABRH de diversos Estados, como Distrito Federal, Alagoas e Paraíba.

Ganhadora também da última edição do prêmio, em 2019, a equipe da Gerência de Administração de Carreira e Desempenho da Embasa se manteve motivada a escrever um novo case em 2021, o que envolveu toda a equipe em um trabalho de união, dedicação e de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia. Como resultado de todo empenho, a Embasa foi premiada pelo case Aprendizagem Profissional em Tempos de Pandemia — uma experiência em home office, projeto que descreve as ações desenvolvidas com os jovens aprendizes, pertencentes ao Programa Primeiro Emprego – Vertente Aprendizagem, durante o trabalho remoto.

Leia em: 2 minutos

O soldado da Rondesp Leste Bruno Guimarães, 37 anos, conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2021, promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo (FIJJD). A final da competição ocorreu no Ginásio Esportivo do Serviço Social da Indústria (SESI) da cidade de Feira de Santana, no último domingo (5.dezembro).

Graduado em Direito e pós graduado em Gestão Pública, o militar se considera apaixonado por esportes. Com 10 anos de treinamento em capoeira e ostentando no histórico a prática de basquete, capoeira e xadrez, ele ingressou na arte marcial em 2014 e no domingo, além de alcançar a medalha de prata, recebeu a faixa azul por merecimento.

“Este foi meu segundo campeonato. O primeiro foi a Copa Street Fighter, uma regional feirense, em que também conquistei o vice-campeonato. Agora, meu desejo, assim como o de todo jiujiteiro, é conquistar o mundial Meus projetos para o futuro incluem participar de dois eventos muito importantes que acontecerão agora em 2022, o pan americano de Jiu-Jítsu e o mundial”, declarou o soldado.

O comandante da unidade, major Fernando Afonso Cardoso, assegura que a prática de todo tipo de esporte, especialmente artes marciais, é incentivado por ser considerado muito benéfico para a saúde do policial e desempenho da guarnição. “Incentivamos a prática esportiva porque ser policial exige bom condicionamento físico. Artes marciais como judô e jiu-jítsu, por exemplo, ajudam ainda na segurança do policial quando é necessário empregar a força corporal durante abordagens, imobilização e desarmamentos, por exemplo”, detalhou o major.

Jonathas agradeceu Wagner pela construção de uma estrada que liga as cidades de Itabuna e Barro Preto

Leia em: < 1 minuto

O senador Jaques Wagner (PT) elogiou o trabalho desempenhado pelo vereador e presidente do PT em Barro Preto, Jonathas Guimarães. Ao lado do senador, o edil foi elogiado por estar no terceiro mandato e fazer parte do time que briga pelas melhorias da cidade.

Convicto opositor ao governo do prefeito Juraci da Saúde (PP), Jonathas tem se preocupado em levantar questões que direcionem o município para o melhor lado. Inclusive, hoje (6.dezembro), fez questão de elogiar o trabalho de Wagner enquanto governador da Bahia por ter levado desenvolvimento para aquela região com a construção de uma rodovia que liga as cidades de Itabuna e Barro Preto.

Jonathas declarou apoio a Wagner nas eleições de 2022 e o senador, por sua vez, reiterou que a população espera empenho quando deposita a confiança e o voto nos políticos eleitos.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Leia em: 2 minutos

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) receberá o prêmio de excelência parlamentar, Troféu Bom Parlamentar 2021, promovido pelo Ranking dos Políticos devido a sua contribuição em votações positivas para o desenvolvimento do país. Em 2019 e 2020, Dayane foi eleita a melhor parlamentar da Bahia e também figurou entre os 30 melhores parlamentares do Brasil segundo o Ranking.
Dayane Pimentel destaca que, em meio à crise política, ter o trabalho reconhecido é um importante marco.

“É gratificante ser reconhecida, pela terceira vez consecutiva, pelo trabalho realizado em prol dos baianos. Minha trajetória na política é pautada pela ética e eficiência e por atenção às demandas dos mais necessitados. Não vendo os meus ideais e valores. Nesses 3 anos de mandato, tenho sido coerente com o que propus aos meus eleitores e isso tem dado resultado”, disse Dayane Pimentel.

A plataforma premiará os melhores parlamentares do Brasil de acordo com o desempenho deles durante o ano de 2021, levando em consideração os seguintes critérios: presença nas sessões, economia da cota parlamentar, ficha limpa, voto nas principais decisões do Congresso, tendo como critério os votos anti-corrupção, anti-privilégio e anti desperdício de recursos.

O Ranking dos Políticos é uma entidade do terceiro setor, sem dinheiro público, que de forma transparente e apartidária, classifica senadores e deputados do melhor para pior. O objetivo é oferecer informação para ajudar de forma clara as pessoas a votarem melhor, levando em consideração principalmente o combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública.

Jerbson e Wagner posaram juntos dentro das novas instalações da unidade de saúde

Leia em: < 1 minuto

Em Ilhéus, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), e o senador Jaques Wagner (PT), posaram juntos dentro das novas instalações do Hospital Materno-Infantil, inaugurado nesta segunda-feira (6 de dezembro) com a presença de várias lideranças políticas regionais.

Jerbson, que é da base do prefeito ilheense Mário Alexandre (PSD), demonstrou prestígio com os políticos da base e deve ser mais um aliado na candidatura de Wagner ao Governo da Bahia nas eleições de 2022.

"Wagner é o nome que mais unifica entre todos os postulantes", declarou o deputado estadual sobre a candidatura do senador

Leia em: 2 minutos

Durante a inauguração do Hospital Materno-Infantil em Ilhéus nesta 2ª feira (6.dezembro), o deputado estadual pelo PT, Rosemberg Pinto, afirmou ao Pauta Blog que acredita que o senador Jaques Wagner (PT) seja o nome indicado pelo grupo para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2022.

Considerando que outros nomes ligados à base aliada do governador Rui Costa (PT) demonstraram interesse em se candidatar, Rosemberg avaliou que Wagner é o mais aceito entre todos: “Eu acho que é uma candidatura natural, uma vez que há uma discussão entre os principais partidos que apoiam esse projeto. Entendendo que o nome de Wagner é o nome que mais unifica entre todos os postulantes, é natural e é legítima a postulação de outras companheiras e outros companheiros ao governo do estado, mas, sem dúvida alguma, o nome dele é o que mais unifica o grupo e estamos discutindo. Espero que, até a primeira quinzena de janeiro, a gente apresente, oficialmente, a candidatura”.

Rosemberg também comentou sobre a atual situação de Rui em relação às eleições do próximo ano. Questionado sobre a possibilidade do gestor estadual concorrer ao Senado, o deputado deixou claro que a intenção é que ele termine o mandato como governador: “O que nós estamos trabalhando é no sentido dele permanecer no governo. Essa é a posição do Partido dos Trabalhadores. Eu espero que a gente possa consolidar isso, mas política é como nuvem, tudo pode alterar”.

Sobre a própria situação, o Pauta Blog quis saber se o deputado petista tem interesse em concorrer a uma vaga na Câmara Federal, mas ele afastou essa hipótese: “Serei candidato à reeleição porque essa é a posição do governador, é a posição do nosso grupo”.

//

Leia em: 3 minutos

Governador Rui Costa cumprimenta Ricardo Mendonça e a diretora do hospital, Aline Costa

Instituída em maio de 2009 por 69 municípios do Estado da Bahia, tendo como base os princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) assume um dos seus maiores projetos nestes 12 anos de existência: comandar a gestão, operacionalização e execução das ações e de serviços de saúde do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, inaugurado hoje pelo governador da Bahia, Rui Costa.

“Todo o projeto do hospital está baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da nossa ação de trabalho”, destaca o diretor-geral da fundação, Ricardo Mendonça. O hospital é um dos mais modernos do Brasil e, conforme destacou o governador Rui Costa, atenderá a todos os municípios da região, condição que exige da FESF-SUS a união de experiência administrativa, qualidade técnica e eficiência operacional.

Para dirigir este projeto, a fundação designou a psicóloga Aline Costa. Mestre em Saúde Coletiva com ênfase na saúde da mulher e da criança, ela trabalha há 15 anos no Sistema Único de Saúde, tendo participado da Política Nacional de Humanização e da construção da Rede Cegonha no Ministério da Saúde. Na Bahia, atuou como coordenadora estadual da atenção hospitalar na Sesab e foi diretora geral da maternidade Albert Sabin, em Salvador.

Diretores da FesfSus

A direção médica ficará a cargo do obstetra Antônio Monteiro. O médico considera o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus uma unidade-referência, com equipamentos de alta complexidade. “Será um divisor de águas no cuidado materno-infantil para a região de Ilhéus e para toda a Bahia”, assegura.

A missão – reforça Ricardo Mendonça – é oferecer segurança e eficiência no cuidado com o público materno-infantil do sul da Bahia, contribuindo para a redução das mortes materna, neonatal e infantil no estado. O diretor-geral da FESF-SUS lembra que a entidade, além de ser uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS, oferece um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia, cumprindo função essencial para a gestão compartilhada de serviços de saúde. “Esse modelo inovador apresenta-se como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção à saúde no Estado da Bahia, propicia agilidade e segurança para gestores, usuários e trabalhadores, como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental da saúde”, destaca Mendonça.

Ricardo Mendonça presta homenagem ao governador da Bahia

O hospital tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados. Além da realização de partos e da internação, o hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.

//

Nova rodovia vai ter 18 quilômetros de extensão e promete desafogar fluxo na 415

Leia em: 2 minutos

Facilitando o deslocamento de quem sai do sul baiano em direção ao oeste, meio oeste e extremo sul do estado, a nova via terá extensão de 18 quilômetros, duplicando a ligação entre Ilhéus e Itabuna.

Quando concluída, a obra será um importante vetor de desenvolvimento, beneficiando mais de 511 mil moradores e contribuindo para escoamento da produção agrícola, principalmente de grãos em direção ao Porto do Malhado, em Ilhéus, além de fortalecer o turismo e o transporte de minério da região de Brumado.

Nos últimos cinco anos, a região sul recebeu um expressivo investimento do Governo da Bahia em diversas obras. No dia 16 de novembro deste ano, foi assinada a ordem de serviço para a restauração e manutenção por um período de cinco anos da BA-001, nos trechos Valença – Nazaré e Itacaré – Ilhéus. O investimento é de R$ 53,9 milhões.

A duplicação da BA-001, em Ilhéus, do entroncamento da BR-251 até o Hotel Opaba, foi concluída neste ano, no valor de R$ 10,5 milhões. Em 2020 foram entregues a ponte sobre o Rio Cachoeira – Ponte Ilhéus/Pontal e o Sistema Viário de Acessos ao Porto do Malhado e Urbanização Norte e Sul, com um investimento de mais de R$ 32,3 milhões.

Em 2017, Rui inaugurou uma das mais importantes unidades hospitalares do estado, o Hospital Regional Costa do Cacau, que recebeu R$ 124 milhões em investimentos e beneficia 1,7 milhão de pessoas da região. Em 2019, com um investimento de R$ 25,6 milhões, o governador entregou a policlínica regional de saúde que funciona em Ilhéus e atende 29 municípios.

LEIA TAMBÉM ⤵️

Rui Costa autoriza início de obra de ligação entre Ilhéus e Itabuna

Notícias mais lidas

Outros assuntos