“A gente vai pra cima da Coelba!”, declara deputado Tum sobre CPI que investiga atuação da concessionária de energia da Bahia

Expectativa é que CPI seja instaurada ainda nesta semana e deputado Tum pretende ser relator da investigação

Leia em: 2 minutos

No mês passado, a Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovou a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a atuação da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). O deputado estadual Tum (PSC) foi o autor do requerimento com o pedido de investigação.

O Pauta Blog conversou com o parlamentar e ele garantiu que é necessário abrir uma investigação porque a empresa lucra muito, mas não melhora a qualidade do serviço que é ofertado à população: “O que a Coelba vem fazendo na Bahia é um absurdo, é inaceitável! A Coelba não investe 10% da obrigação que ela ficou de investir, ou seja, não podemos aceitar que uma empresa que tem R$ 10 bilhões de lucro em um semestre não invista 10% no contrato que ela foi obrigada a fazer. O que vem acontecendo de queda de energia, queima de aparelho doméstico, falta de investimento em energia solar em decorrência do monopólio que a Coelba faz no estado da Bahia, é um absurdo”.

O parlamentar afirmou, também, que pretende ser o relator da investigação porque está estudando o tema há algum tempo e tem propriedade para fundamentar as acusações: “A gente está com a expectativa de que, até amanhã, a CPI seja instaurada e a nossa expectativa é que eu seja o relator por eu ter sido o autor. Estou estudando o tema há 2 anos, estou preparado para poder convocar a Coelba e a gente fazer valer o direito do povo baiano, que é o direito de ter energia sem cobranças indevidas de multas, com os investimentos necessários e sem o consumidor pagar o pato”.

Questionado sobre o desenrolar da CPI e se ela não será deixada de lado, Tum foi categórico: “A Coelba será investigada, será convocada e nós vamos fazer a CPI valer todo o esforço que a gente vem trabalhando há 2 anos, estudando o tema. A Coelba é a campeã de reclamações no Procon e nós, como deputados, não podemos ficar parados vendo a Coelba fazer um absurdo desse e ficar calado. Pode ter certeza que a CPI vai adiante e a gente vai pra cima da Coelba!”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos