Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (21.dezembro), a Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza entregou dez mil cestas básicas natalinas para as famílias em vulnerabilidade social que são cadastradas e assistidas nos Serviços de Convivência do Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

A ação foi um pedido da secretária de Promoção Social, Andrea Castro para compor as ações do Programa de assistência alimentar, nutricional Emergencial do município, objetivando assistir as famílias que possuem renda per capita abaixo de R$89,00 e que se encontram em situação de pobreza, extrema pobreza, vulnerabilidade social e com cadastro ativo no CadÚnico.

“O prefeito Augusto Castro segue sensível às necessidades de quem mais precisa, sendo um compromisso do governo minimizar os efeitos da pandemia e, assistir as famílias que tanto precisam, portanto entregamos hoje, dez mil cestas com itens que compõem a ceia de Natal, como queijo cuia, panetone, chocolate, frango, além dos itens básicos da cesta, para que essas famílias, nesse momento, tenham a possibilidade de juntar seus familiares e celebrarem o natal com mais dignidade e com comida na mesa”, declarou a secretária Andrea Castro.

As cestas natalinas foram entregues no Parque de Exposições Antônio Setenta, quadra do Colégio CISO e Estádio Luiz Viana Filho, para as pessoas que estavam de posse dos vouchers. Os locais escolhidos para entrega das cestas foram em virtude do amplo espaço, para possibilitar o cumprimento de todas as medidas de segurança contra o Covid-19.

Em Salvador: Edmilson é atual vice-presidente do PL em Itabuna e Presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior

Leia em: < 1 minuto

O atual vice-presidente do PL em Itabuna e ex-diretor de transporte e trânsito de Itabuna, Edmilson Silva, está de malas prontas para se filiar ao PDT. A informação foi confirmada ao Pauta Blog por um medalhão da legenda.

A saída de Edmilson do PL era considerada natural já que o presidente Jair Bolsonaro se filiou ao partido, mas Edmilson é ligado ao Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes.

Quando o convite foi feito a Edmilson, o PDT o classificou como “uma grande liderança que chega para somar”.

LEIA TAMBÉM ⤵️

ACABOU A NOVELA❗ Dr. Edson Dantas assume comando do PDT de Itabuna a convite de Félix Júnior

//

Ex-secretário critica argumentos de entidades privadas e de gestores públicos, que tentam impedir a criação do benefício à categoria

Leia em: 2 minutos

O ex-secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se colocou a favor da criação de um piso salarial para a enfermagem, conforme projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. Em artigo publicado no jornal Correio nesta 3ª feira (21.dezembro), o pré-candidato a deputado federal criticou quem tenta impedir o benefício à categoria.

Para Vilas-Boas, o poder econômico tem usado argumentos análogos aos dos escravagistas para impedir uma remuneração digna dos profissionais da saúde. A opressão os obriga a acumular empregos e a se submeterem a cargas de trabalho desumanas: “Não se pode querer segurar os crescentes custos da saúde às expensas da exploração de uma categoria profissional”.

“É fundamental que o sistema se adapte para absorver esse realinhamento salarial, assim como faz, regularmente, com os materiais, medicamentos, órteses e próteses. No fim da linha, temos pais e mães de famílias, que se qualificaram tecnicamente durante anos e que, para muitos de nós, serão os últimos a segurarem nossas mãos nesse mundo”.

O ex-secretário disse que o discurso dos que pressionam o Congresso é análogo aos do Século XIX. “Semelhante ao que ocorreu no período abolicionista, temos visto empresários e gestores sinalizarem uma desestabilização econômica do sistema de saúde como efeito de uma iminente garantia de um piso salarial que ofereça dignidade à profissão dos enfermeiros, técnicos e auxiliares”.

O projeto de lei de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi aprovado no Senado no final de novembro. Porém, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já disse que não pretende pautar a votação em plenário, e sim levá-la a comissões temáticas. Lira cedeu à pressão de gestores públicos, assim como de entidades privadas que controlam hospitais..

Félix Mendonça e Dr. Edson Dantas

Leia em: < 1 minuto

Da mão de um médico para outro médico. Sai Dr. Mangabeira e entra Dr. Edson Dantas. Presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior convidou hoje o médico e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna para comandar o PDT do município. Dantas, que também já foi secretário municipal de Saúde, será candidato a deputado estadual em 2022, e vai apoiar Félix, numa dobradinha na região sul da Bahia. O convite foi feito durante encontro realizado hoje (21.dezembro), em Salvador.

“Queremos fazer uma reestruturação do PDT em toda a região, construindo ainda candidaturas competitivas. Itabuna, cidade onde nasci e onde meu pai, Félix Mendonça, foi prefeito, precisa ter um PDT atuante e forte”, acrescentou o deputado.

Edson Dantas afirmou que se sentirá à vontade no comando do PDT municipal. “O partido precisa fortalecer, inclusive, os movimentos das mulheres, dos jovens e crescer ainda mais no município e na região. Precisa, ainda, reativar a sua sede na cidade. Nosso projeto é esse. Além disso, Itabuna merece ter deputados que de fato trabalhem pelo município, como quero fazer na Assembleia e como Félix sempre fez lá em Brasília”, frisou.

Emenda de R$ 800 mil será destinada à saúde do município do sudoeste baiano

Leia em: < 1 minuto

Em visita à cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado, o deputado federal pelo PDT, Félix Mendonça Júnior, assegurou, no orçamento da União de 2022, a verba de R$ 800 mil para o município. As verbas serão utilizadas em prol da rede de atenção básica na aquisição de equipamentos e qualificação do atendimento na cidade que é administrada pela prefeita Sheila Lemos (DEM).

O valor foi destinado ao município após uma articulação promovida pelo presidente municipal do PDT em Conquista, Manoel Gusmão, e do ex-prefeito de Araci e membro do diretório estadual do partido, Silva Neto.

De acordo com Félix Júnior, o objetivo é contribuir para a qualidade de vida da cidade: “Esperamos, com a emenda, contribuir para melhorar a saúde em Conquista e o atendimento básico à população. Certamente, o montante se somará a outros destinados por colegas parlamentares, tanto para a saúde quanto para outras áreas”.

A prefeita Sheila Lemos ficou bastante satisfeita com a destinação da emenda e garantiu que os recursos vão ser utilizados da melhor forma possível durante a gestão.

//

Leia em: 2 minutos

O presidente da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), deputado Adolfo Menezes, afirmou ontem (20.dezembro), que vai conversar com o governador Rui Costa para que a questão do orçamento do Poder Legislativo seja equacionada em 2022. “Todos os anos o orçamento da ALBA é aprovado com defasagem, o que obriga o presidente a pedir suplementação. Precisamos trabalhar com um orçamento real”, comentou Adolfo.

O Projeto de LOA (Lei Orçamentária Anual) 2022 – PL 24.313/2021 – foi aprovado em primeiro turno, com os votos contrários da oposição. A proposta do Poder Executivo atinge um montante de R$ 52,6 bilhões. O segundo turno de votação está previsto para a sessão extraordinária mista da próxima quarta-feira (22.12).

Outra iniciativa do Executivo aprovada, com o voto contrário do deputado Hilton Coelho (PSOL), foi o PL 24.426/2021, um pedido de autorização para prorrogação dos contratos em Reda (Regime Especial de Direito Administrativo), devido à Pandemia.

Por unanimidade foi aprovado o PL 24.432/2021, destinando recursos para as famílias atingidas pelas chuvas no Extremo Sul do Estado. Já o PL 24.353/2021, autorizando o Executivo a vender um terreno em Lauro de Freitas, com os recursos provenientes destinados à Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado) teve votos contrários da oposição.

Na sessão de hoje também foram aprovados os Requerimentos de Urgência para a votação dos Projetos de Lei do reajuste geral de 4% para os servidores públicos estaduais e dos reajustes diferenciados para algumas categorias, aí incluídos professores dos ensinos médio e superior, policiais, servidores da saúde, dentre outros, todos oriundos do Poder Executivo, além do reajuste de 4% nos subsídios do governador, vice-governador e secretários de Estado. A votação está prevista para a próxima quarta-feira (22.12), junto com Projetos de autoria dos deputados, encerrando o ano legislativo.

//

Maior evento do setor de cacau e chocolate no país movimentou R$ 5 milhões em negócios em Ilhéus, Bahia

Leia em: < 1 minuto

A retomada do Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Festival após dois anos sem eventos – por conta da pandemia – foi marcada por uma edição especial de Natal em Ilhéus, na Bahia, entre os dias 16 e 19 deste mês de dezembro. O Festival reuniu 120 expositores, entre marcas de chocolate bean to bar, tecnologia e arte, além de promover atrações culturais com apresentações de música, dança, teatro e circo.

Cerca de 25 mil pessoas visitaram a exposição durante os quatro dias do evento, que chegou a movimentar R$ 5 milhões em negócios sem considerar acordos para negócios futuros, como distribuidores e redes.

“Essa edição especial de Natal superou todas as nossas expectativas, apesar do tempo curto que tivemos para preparar um evento de excelência. Mas tínhamos um compromisso em atender ao pleito das pessoas. Em 2019 tínhamos 80 marcas de chocolate no Sul da Bahia e hoje já são mais de 100. Portanto, mesmo nesse período de hiato, houve iniciativas. O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é a grande vitrine e grande exposição do cacau e do chocolate do Sul da Bahia para o Brasil e para o mundo”, destacou Marco Lessa, empresário e organizador do evento.

Augusto Castro disse que município reduziu, consideravelmente, despesas com combustíveis desde que ele assumiu o governo

Leia em: < 1 minuto

Durante a assinatura da ordem de serviço que autoriza as obras de revitalização do prolongamento da Avenida Manoel Chaves, em Itabuna, o prefeito Augusto Castro (PSD) relatou que, neste ano, o município conseguiu reduzir os gastos com combustíveis.

De acordo com o gestor, em comparação aos anos anteriores, Itabuna apresentou um saldo positivo nesse quesito graças ao comprometimento da gestão com o povo da cidade: “É isso que deu pra fazer a exemplo das obras e dos investimentos que fizemos na área da saúde. Tudo isso é fruto da economia que nós fizemos com o combustível”.

Além disso, o prefeito garantiu que vai tornar públicos os relatórios que comprovam que houve essa redução e como esse assunto era gerido nas gestões passadas: “Nós vamos mostrar para a cidade que se gastou, em 2018, quase R$ 5,5 milhões por ano em combustível. Em 2019, se gastou um pouco mais de R$ 6 milhões no ano em combustível. Em 2020, quase R$ 7 milhões foram gastos em combustível. Em nossa gestão, vamos fechar este ano em R$ 2,3 milhões em combustível, mesmo com a alta dos preços e a inflação corroendo o salário dos trabalhadores”, disse nesta 6ª feira (17.dezembro).

"Se eu fosse pedreiro o carpinteiro, eu não seria tão criticado", admite vereador sobre polêmicas envolvendo seu nome

Leia em: < 1 minuto

O vereador Cosme Resolve (PMN) utilizou o espaço destinado a ele durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itabuna do ano de 2021 para desabafar sobre os problemas pessoais vivenciados por ele nos últimos tempos.

Cosme admitiu que errou, mas disse que a vida é feita de altos e baixos: “Em um momento de displicência, eu fui irresponsável. Mas não dizendo que eu tenho que ser crucificado porque a vida é feita de vitórias e derrotas”.

Ainda segundo o vereador, os acontecimentos tiveram uma dimensão maior por ele ser uma pessoa conhecida: “Feliz eu fui nessa Casa, eu fui sim. Problemas pessoais, a gente não pode colocar nessa conta. Se hoje eu fosse um pedreiro ou um carpinteiro, eu não era tão criticado como hoje eu sendo uma pessoa pública, tenho que ter exemplo a dar”.

DÊ PLAY E OUÇA O ÁUDIO DO DISCURSO COMPLETO ⤵️

"O deputado Bacelar me disse que vai marchar com o governador e com o presidente Lula", declara Rosemberg sobre posicionamento do Podemos

Leia em: 2 minutos

O deputado estadual e líder do governo Rui Costa na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), Rosemberg Pinto (PT), concedeu entrevista ao programa Frequência Política e afirmou que o partido Podemos marchará ao lado do PT na Bahia nas eleições do próximo ano. O que causa estranheza nessa afirmação é que o pré-candidato à Presidência e ex-juiz federal Sérgio Moro se filiou, recentemente, ao Podemos e, pela lógica, deveria ser a primeira opção da legenda.

De acordo com Rosemberg, o deputado federal e presidente do Podemos na Bahia, João Carlos Bacelar 👆, afirmou que vai marchar do lado do senador Jaques Wagner (PT) e do ex-presidente Lula (PT) no pleito de 2022: “Não sei, exatamente, qual é a posição do juiz Sérgio Moro, mas sei qual é a posição do deputado federal Bacelar. Ele disse a mim que, aqui, ele marcha com o governador fruto dessa aliança nossa e, a nível nacional, ele marchará com o presidente Lula. Se isso for impeditivo para essa composição, nós vamos ter que recebê-lo em um desses partidos para que a gente possa estar juntos e manter o grupo unido”.

Questionado sobre o posicionamento da sigla, Rosemberg disse que a decisão do partido no estado independente da ligação com o posicionamento nacional: “Eu acho que isso vai ser, muito mais, uma decisão do Podemos aqui na Bahia de como deve se comportar. É lógico que fica uma situação com um pouco de dificuldade, mas temos o exemplo do PP que estava em diálogo com o presidente Jair Bolsonaro e havia uma discussão anterior de que, aqui na Bahia, o PP não marcharia com Jair Bolsonaro”.

Curioso é pensar que o Podemos vai deixar o próprio candidato, Sérgio Moro, sem um palanque na Bahia. Ao declarar que vai estar ao lado de Wagner, o partido deixa o caminho completamente fechado para que o ex-juiz federal tenha votos no estado baiano.

Não teria mais lógica abraçar a campanha de ACM Neto e se comportar como oposição ao ex-presidente Lula na tentativa de promover Moro? Quem viver, verá.

Notícias mais lidas

Outros assuntos