França quer ser candidato pelo PL e, caso partido não acate a candidatura, ele não vai concorrer ao pleito

Leia em: < 1 minuto

O empresário e engenheiro civil, Chico França (PL), disse que a pré-candidatura a prefeito de Itabuna nas eleições de 2024 está confirmada. De acordo com França, mesmo tendo o desejo de ser chefe do Executivo itabunense, ele depende da decisão do partido ao qual está filiado.

Ainda segundo o engenheiro, caso o PL não acate a candidatura, ele não concorrerá ao pleito no próximo ano. O empresário foi sabatinado nesta segunda (19.junho) pelos senadores do Café Pomar, em Itabuna. 

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

A cadeira anteriormente ocupada pelo vereador Dando Leone (PDT) estava vazia: PDT disse que está à disposição das autoridades, mesmo não tendo relação direta com o caso

Leia em: 2 minutos

Por meio de nota, o PDT de Itabuna, presidido por Edmilson Silva, informou que segue acompanhando as investigações do Ministério Público que apuram o possível cometimento do crime de rachadinha pelo vereador Dando Leone (PDT). A residência do edil foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã de hoje (20.junho).

De acordo com o PDT, “a legenda não coaduna com irregularidades eventualmente cometidas por quaisquer de seus membros, mas pondera que precisa aguardar o resultado das apurações e garantir o amplo direito de defesa ao vereador antes de tomar uma atitude concreta”.

Ainda na nota, o diretório municipal da sigla disse que está à disposição do Ministério Público e demais autoridades para prestar esclarecimentos sobre o assunto, mesmo não tendo relação direta com o caso.

AFASTAMENTO
Na sessão ordinária desta 3ª feira (20.junho) na Câmara de Itabuna, a cadeira anteriormente ocupada pelo vereador Dando Leone (PDT) estava vazia. Na Casa, nenhum edil quis se pronunciar sobre o assunto ou defender o colega do suposto crime de rachadinha. 

LEIA TAMBÉM E ENTENDA O CASO ⤵️

URGENTE❗ Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão na casa do vereador Dando Leone

//

Andreyver, Oziel e Lavínia: um trio de sucesso das rádios itabunese

Leia em: < 1 minuto

O trio de jornalistas formado por Oziel Aragão, Lavínia Sizinio e Andreyver Lima está de casa nova.

Ainda falta ajustar alguns detalhes para o novo programa matinal, mas a expectativa é que a estreia aconteça no mês de julho. Em qual rádio será?

O Pauta Blog deseja sucesso aos colegas nessa nova jornada!

Débora Régis acusa prefeita Moema Gramacho de perseguição política

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou hoje (20.junho) o mandato da vereadora do município de Lauro de Freitas, Débora Régis (PDT). A decisão foi tomada de forma unânime pelos sete membros da Corte, mas a vereadora ainda pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O processo de cassação de Débora foi movido pelo PSB, que alega que ela cometeu os crimes de caixa dois e arrecadação ilícita para a campanha eleitoral de 2020.

Nas redes sociais, Débora afirma que tem sofrido perseguição política da prefeita Moema Gramacho (PT).

📷 Foto de Reprodução/Redes Sociais

Gabinete do vereador Dando Leone está trancado

Leia em: < 1 minuto

O clima está tenso na Câmara de Vereadores de Itabuna na tarde desta terça-feira (20.junho).

O vereador Dando Leone (PDT) foi afastado das atividades por um período de 180 dias após uma operação do Ministério Público, que investiga o cometimento do crime de rachadinha no gabinete do edil, e o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), disse que já foi notificado sobre o afastamento do colega.

O gabinete de Dando, claro, está trancado.

Glebão vai assumir vaga deixada por Dando Leone, afastado após operação do MP

Leia em: < 1 minuto

O ex-vereador Glaby Carvalho, mais conhecido como Glebão (PDT), pode voltar a assumir uma cadeira na Câmara de Itabuna a qualquer momento. Glebão vai ficar com a vaga deixada por Dando Leone (PDT), que foi afastado das funções pelo período de 180 dias após uma operação deflagrada pelo Ministério Público na manhã de hoje (20.junho).

Nas eleições de 2020, Glebão “perdeu” a vaga para Dando por uma diferença de apenas 24 votos. Com o afastamento do colega de partido, o ex-edil tem a oportunidade de retornar à Casa.

Glebão exerceu o primeiro mandato entre 2012 e 2016, mas não conseguiu a reeleição em 2020. Informações preliminares dão conta que, uma vez empossado, ele vai “nadar” na base do prefeito Augusto Castro (PSD).  

Sessão seria presidida pelo vereador Sivaldo Reis, mas Ávila já retornou para Itabuna e vai assumir o posto

Leia em: < 1 minuto

Depois de uma manhã movimentada no meio político itabunense por causa da operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) que cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do vereador Dando Leone (PDT), a sessão ordinária prevista para esta 3ª feira (20.junho) está mantida. O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), vai conduzir a sessão normalmente.

Inicialmente, o vereador Sivaldo Reis (PL) presidiria a sessão porque Ávila estava em viagem por motivos pessoais, mas ele já está retornando para o município e vai estar na Câmara. 

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

URGENTE❗ Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão na casa do vereador Dando Leone

Vereador foi afastado das funções pelo período de 180 dias

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (20.junho), equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do vereador de Itabuna, Dando Leone (PDT). No local, os agentes colheram documentos e equipamentos eletrônicos para verificação.

De acordo com o Gaeco, a operação foi deflagrada contra um esquema criminoso conhecido popularmente como “rachadinha”, que estaria acontecendo dentro da Câmara de Vereadores. A operação foi denominada Partilha e o vereador foi afastado das funções, inicialmente, pelo período de 180 dias, além de não poder comparecer às instalações da Casa Legislativa nem manter contato com as testemunhas do caso.

A operação contou com auxílio de equipes do Gaeco e chegou à residência do edil por volta das 5 horas da manhã.

Ainda segundo as investigações, desde o início do mandato, em meados de 2021, Dando Leone teria nomeado servidores comissionados e indicado um servidor para ocupar um cargo temporário na prefeitura, mas exigiu o repasse de parte das remunerações recebidas, o que configura o crime de concussão.

Este Pauta Blog tentou manter contato com o vereador, mas, até o fechamento dessa edição, não recebemos nenhum retorno. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

O primeiro suplente de Dando Leone é o ex-vereador Glebão (PDT) que poderá assumir o mandato.

A Polícia Rodoviária Federal esteve na residência do vereador.

CLIQUE AQUI, LEIA E ENTENDA O CASO ⤵️

VIXE❗ Acusado de “rachadinha” pelo ex-assessor, vereador Dando Leone comenta o caso; assista ao vídeo!

388 aprovados no concurso da Polícia Civil e 47 excedentes do Curso de Formação de Oficiais foram convocados

Leia em: < 1 minuto

O governo da Bahia autorizou a convocação de 388 candidatos excedentes habilitados no concurso para o provimento de cargos na Polícia Civil. Além disso, foi autorizada a convocação de 47 candidatos excedentes do Curso de Formação de Oficiais 2022 da Polícia Militar da Bahia.

A convocação dos excedentes tem o objetivo de ampliar o efetivo na Segurança Pública do Estado, em cumprimento aos Projetos de Lei que prevêem, respectivamente, reestruturações organizacionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil.

A convocação de candidatos excedentes da Polícia Civil consta na resolução do Conselho de Políticas de Recursos Humanos do Estado (Cope) n° 309/2023, que autoriza a ampliação do número de vagas do concurso para os cargos de delegado e investigador. Já a convocação de excedentes do Curso de Formação de Oficiais 2022 da Polícia Militar consta na resolução do Cope n° 310/2023.

Crime aconteceu no sábado e suspeita chegou a filmar marido agonizando até a morte

Leia em: < 1 minuto

Na tarde desta segunda (19.junho), a Justiça ilheense converteu em preventiva a prisão da mulher suspeita de envenenar e matar o marido e os dois filhos em Ilhéus. O caso aconteceu no último sábado (17.junho) na Avenida Princesa Isabel e a mulher foi presa no domingo (18.junho) na zona rural de Uruçuca.

De acordo com a polícia, em depoimento, Kelly Mendes Barreto, de 26 anos, confessou os crimes e não demonstrou nenhum tipo de arrependimento. Inclusive, após dar o veneno de rato conhecido como “chumbinho” para as vítimas, ela filmou o marido agonizando até a morte.

As crianças foram identificadas como Benjamyn Kleyton, de 4 anos, e Rosymary Mendes, de 2. Já o marido foi identificado como Marcos Paulo Mendes, de 23 anos de idade. Os três corpos foram sepultados na tarde desta segunda-feira em Ilhéus.

Kelly Mendes havia sido presa em flagrante, mas, agora, teve a prisão convertida em preventiva. Ela foi levada para o Conjunto Penal de Itabuna e permanece à disposição da Justiça.

Notícias mais lidas

Outros assuntos