//

Imunizante contra a Influenza e reforço Bivalente contra a Covid-19 vão ser ofertados das 8h às 16h

Leia em: 2 minutos

No próximo sábado (6.maio), tem Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família do município de Itabuna. O objetivo é mobilizar e conscientizar o público para a vacinação contra o vírus Influenza e reforçar o imunizante Bivalente Pfizer contra a Covid-19.

Para a vacinação contra o vírus Influenza, o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhadores em Saúde, idosos maiores de 60 anos e professores da rede pública ou privada (ensino básico, fundamental ou superior).

Além destes, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, trabalhadores no transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas também são elegíveis.

Já para vacinação do reforço contra a Covid-19 com a Pfizer Bivalente, o público-alvo é composto por adultos maiores de 18 anos (com ou sem comorbidades), gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), pessoas com imunossupressão (a partir de 12 anos de idade) e portadores de comorbidades maiores de 12 anos.

A documentação necessária é o CPF e o cartão de vacinação. Vale destacar que os pacientes portadores de comorbidades deverão trazer relatório médico atualizado (últimos 6 meses).

DOCs podem ser agendados até o dia 29 de fevereiro de 2024 e, depois, vai ser extinto completamente

Leia em: < 1 minuto

Os bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vão deixar de oferecer transferências via DOC e TEF em 2024. A mudança vale tanto para pessoas físicas quanto empresas.

Os DOCs podem ser agendados até 29 de fevereiro de 2024, data em que o sistema será extinto completamente. No mesmo prazo, os bancos darão fim à TEC (Transferência Especial de Crédito), feita exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Um levantamento feito pela Febraban com dados do Banco Central mostra que as transações via DOC, em 2022, somaram 59 milhões, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões feitas no período. É menos usado que cheque, TED e boleto. No ano passado, o DOC também perdeu para os cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boletos (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e Pix (24 bilhões), o preferido dos brasileiros.

Além disso, as movimentações feitas via DOC são efetivadas só um dia depois de o banco receber a ordem de transferência. De acordo com a Febraban, outras modalidades oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, como a TED e o próprio Pix, que também é gratuito.

Tags: , , , ,

//

Desembargador afirma que Comissão não tinha representação proporcional de partidos políticos que compõem a Câmara

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a criação da Comissão Processante que foi criada pelos vereadores de Eunápolis com o objetivo de afastar a prefeita Cordélia Torres (União Brasil) do cargo. O TJ-BA entendeu que a Comissão não foi constituída em observação à representação proporcional dos partidos políticos, como determina a Lei Orgânica do Município.

O desembargador Ângelo Jeronimo e Silva Vita justificou a suspensão: “A Câmara de Vereadores de Eunápolis é formada por 10 partidos, sendo que 1 deles (União Brasil) tem 3 representantes, 5 deles (PSD, PP, Solidariedade, PMB e PSC) têm 2 representantes cada e 4 deles (Republicanos, PDT, PTC e Avante) têm 1 representante cada. A comissão processante, todavia, foi constituída com 1 vereador do União Brasil, 1 vereador do PP e 1 vereador do Republicanos. Com efeito, tratando-se de comissão a ser formada por apenas 3 vereadores dentre 10 partidos, obviamente, não é possível extrair um representante de cada uma das 10 siglas”.

Roma descartou possibilidade da sigla apoiar reeleição de Augusto Castro por causa da proximidade do prefeito com o PT

Leia em: < 1 minuto

Em entrevista à Rádio Interativa FM nesta 4ª feira (3.maio), o presidente do PL na Bahia, João Roma, afirmou que a legenda vai concorrer à prefeitura de Itabuna nas eleições municipais do próximo ano. Roma disse, ainda, que é improvável que a sigla apoie a reeleição de Augusto Castro (PSD) por causa da proximidade do gestor com o Partido dos Trabalhadores (PT).

Também na entrevista, Roma disse que está aberto ao diálogo com outros partidos, mas que o posicionamento é claramente contrário às siglas de esquerda. Atualmente, o principal nome ventilado pelo PL em terras grapiúnas é o de Dr Mangabeira.

Prova de vida dos aniversariantes do mês de maio vai até o dia 31

Leia em: 2 minutos

A Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (Suprev) está convocando os inativos e pensionistas aniversariantes do mês de maio para realizar a prova de vida. Mais de 12 mil beneficiários do Poder Executivo Estadual, 335 do Tribunal de Justiça e 8 do Ministério Público, terão até o próximo dia 31 para realizar o procedimento.

A Previdência Estadual faz um alerta, também, aos 2.900 beneficiários aniversariantes de abril que ainda não atenderam ao chamado para a realização do procedimento. Desde o início do ano, o cronograma de convocação dos pensionistas passou a seguir a mesma regra já adotada para os aposentados inativos com a realização do procedimento no mês de aniversário do beneficiário.

Existe, ainda, uma facilidade oferecida aos beneficiários, que é realizar a Prova de Vida Digital de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. O serviço, no entanto, está disponível apenas para os beneficiários que estão em dia com o cronograma de convocação e que tenham cadastro no TRE e SENATRAN.

Já as modalidades por videoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular).

📷 Foto de Carol Garcia/Arquivo GOVBA

Cerimônia aconteceu na noite de ontem no Teatro Municipal Candinha Doria

Leia em: < 1 minuto

Na noite de ontem (3.maio), 42 mulheres foram homenageadas com a entrega da Comenda Otaciana Pinto. A iniciativa foi da Câmara de Vereadores de Itabuna e a solenidade aconteceu no Teatro Municipal Candinha Doria.

Uma das homenageadas foi a ex-vereadora e líder política, Neide Oliveira, indicada pelo vereador Piçarra (Solidariedade). O edil Adão Lima (PSB) indicou a trabalhadora rural do Ribeirão Seco e conselheira esportiva, Lucidalva Carvalho, e a jornalista da TV Santa Cruz, Aracelly Romão.

Já a deputada estadual Soane Galvão (PSB) foi homenageada pelo vereador Júnior do Trator (PMN). A vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB) tornou comendadoras a professora Rute Menezes e a comerciária Amanda Santos.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes, foi lembrada pelo edil Ricardo Xavier (Cidadania), e a gestora escolar Adriana Aparecida Santos foi indicada pelo Pastor Francisco (Republicanos). A coordenadora municipal de Educação no Trânsito, Elessandra Bispo, foi homenageada por Cosme Resolve (PMN).

//

Criminosos utilizaram conta para realizar postagens oferecendo serviços financeiros

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta 4ª feira (3.maio), a conta oficial do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), foi alvo de um ataque hacker. Os invasores fizeram postagens oferecendo serviços financeiros com promessas de “multiplicação de pix” e “retorno imediato”.

Prontamente, a assessoria do vice-governador se pronunciou para informar que nenhuma transação financeira deveria ser realizada. As equipes técnica e jurídica já adotaram as medidas necessárias.

TSE considerou que empresário cometeu abuso de poder econômico nas eleições de 2020

Leia em: < 1 minuto

O empresário e proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, está inelegível após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a decisão do órgão, Hang cometeu abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020.

O colegiado entendeu que Luciano Hang fez, ostensivamente, campanha em favor de um candidato mobilizando a própria empresa, a rede de lojas Havan, para favorecer o aliado.

10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta 4ª feira (3.maio), equipes da Polícia Civil deflagraram a Operação Rixa com o objetivo de neutralizar dois grupos criminosos responsáveis por homicídios e tráfico de drogas na região de Eunápolis. A cidade de Irecê também esteve entre os alvos da operação.

Durante as ações, que envolveram centenas de policiais, foram cumpridos cerca de 10 mandados de busca e apreensão, dos quais 4 têm cumprimentos em unidades prisionais. Também foram realizadas 14 transferências de internos integrantes de grupos criminosos para o regime disciplinar diferenciado.

De acordo com o delegado e coordenador da 23º Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Moisés Damasceno, coibir a articulação entre os criminosos dentro e fora dos presídios é um dos principais objetivos das ações: “A disputa por territórios entre integrantes destes grupos, tanto os que estão presos, quanto os que estão em liberdade, é danosa para as comunidades. Estamos coibindo essa prática e qualquer outro tipo de atuação criminosa nesta região”.

Leia em: < 1 minuto

O Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública contra o ex-prefeito do município de Biritinga, Antônio Celso Avelino de Queiroz, porque ele nomeou e empossou pessoas após o concurso público ter expirado sem sequer os nomeados terem sido aprovados para os respectivos cargos.

Segundo consta na ação civil pública, a prefeitura promulgou o edital do concurso visando preencher cargos com função técnica de nível escolar fundamental, médio e superior, o qual foi homologado em 27 de maio de 2012, sendo prorrogado por dois anos, em 27 de abril de 2014. Após o concurso ter expirado, o ex-gestor municipal nomeou e deu posse às pessoas que não foram aprovadas no certame.

Na ação, a Promotoria de Justiça da comarca de Serrinha requer que a Justiça condene o ex-prefeito pela prática de improbidade administrativa, com pagamento de multa civil de até 24 vezes o valor da remuneração recebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a quatro anos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos