Júnior Brandão: "A avaliação que eu faço é que o trabalho aumentou muito, mas trabalhar é bom e faz parte da vida da gente. Dou graças a Deus por essa oportunidade de experiência de serviço".

Leia em: 5 minutos

O Pauta Blog conversou com o professor universitário, educador físico, ex-vereador de Itabuna, ex-secretário de Governo e atual secretário municipal de Educação, Júnior Brandão (Rede). O profissional falou sobre os avanços à frente da secretaria após 3 meses de gestão e sobre os desafios enfrentados desde que assumiu o cargo. Para Júnior, “o trabalho aumentou muito, mas trabalhar é bom e faz parte da vida da gente”.

Confira a entrevista completa ⬇️

Pauta Blog // Atualmente, qual é o maior desafio à frente da secretaria de Educação?
Júnior Brandão // O maior desafio que a pasta tem, hoje, é de voltar 100% da presencialidade dos nossos mais de 19 mil estudantes. Nós temos 62 escolas com 100% de presencialidade, mas ainda temos 26 unidades educacionais que, devido a pandemia e atraso no processo licitatório para contratação de uma empresa, a gente está efetuando as revitalizações visando o retorno o mais rápido possível do total de estudantes. A intenção é dar mobilidade, segurança mínima, conforto no sentido de que os sanitários estejam funcionando adequadamente, parte elétrica com segurança no trabalho, parte da estrutura de cobertura das escolas perfeitamente revisadas para que não tenha nenhum tipo de acidente. Naturalmente, além da questão da presencialidade, outros projetos vão acontecendo na secretaria. Entrei na pasta há 3 meses com 36 escolas e, hoje, a gente está com 62, então a intenção é chegarmos as 89 e, dentro desse número, a gente ainda tem uma que será entregue, que é a Escola Conjunto Cachoeira, na área da Fazenda Progresso. Essa escola é fruto de uma parceria feita através de um movimento chamado “Amigos do Sul da Bahia”. Foi cedida a casa de um trabalhador e esse grupo, que conta com pessoas de outros países, fez a reforma, construiu o banheiro e a prefeitura vai entrar com o mobiliário e com os professores.

Pauta Blog // Como estão os índices de evasão escolar nesse período pós-pandemia?
Júnior Brandão // É interessante porque o número matrículas na rede municipal, a cada semana, tem aumentado. Com o retorno dessas 62, muitos pais que estavam fazendo um sacrifício muito grande para manter os filhos em pequenas escolas particulares, eles estão trazendo os filhos de volta para as escolas municipais. Isso dá mais responsabilidade para quem está dirigindo as escolas públicas no sentido do acolhimento dessas pessoas. Além disso, nós aderimos a um programa do governo federal, que é a “busca ativa”, ou seja, ao detectarmos que temos alunos matriculados nas escolas, mas que não retornaram depois do retorno presencial, uma equipe vai até a localidade ou faz contato telefônico para tentar trazer o aluno que não apareceu na escola ainda. Isso acaba combatendo a evasão escolar. Estamos com a merenda regular, que é outra coisa que atrai o estudante. Estamos muito confiantes de que vamos encerrar o ano letivo com mais estudantes do que quando começamos, o que é algo interessante. Se nossas escolas estiverem mais estruturadas, em 2023, a gente pode ultrapassar os mais de 20 mil estudantes na nossa rede municipal.

Pauta Blog // Entre essas escolas mencionadas, estão contempladas as da zona rural?
Júnior Brandão // Sim! Estamos muito felizes porque o prefeito Augusto Castro determinou que todo o mobiliário novo também seja colocado nas escolas do campo. A gente precisa de um olhar para as escolas do campo e estamos tendo. A felicidade dessas escolas em receber um computador novo para os trabalhos burocráticos tem sido muito interessante. O prefeito determinou que a prefeitura adquirisse um lote de 100 computadores novos porque já tínhamos muitas escolas com computadores ultrapassados, então já estamos distribuindo e tem sido muito positivo. O transporte escolar também está funcionando com 5 vans e 5 ônibus, quer seja levando o aluno do campo para a escola ou da escola para o campo. Inclusive, nessa locomoção do aluno do campo para a cidade, a gente também transporta os alunos da rede estadual que estão no Ensino Médio, então esse diálogo com o governo do estado, através do NTE 5 tem sido muito interessante.

Pauta Blog // Faça um resumo do que é a secretaria municipal de Educação.
Júnior Brandão // A secretaria de Educação, hoje, é uma secretaria que tem que trabalhar com um público de cerca de 2 mil servidores, então é uma quantidade até maior que de algumas prefeituras menores do país. É preciso estar atento à questão da valorização e, graças a Deus, com o piso nacional com o reajuste de 33,24%, deu uma valorizada nesses profissionais. Os servidores receberam, também, pouco mais de 10% de revisão anual, além da revisão no ticket. A gente está lutando para não atrasar o vale transporte porque temos servidores e professores que moram fora de Itabuna, então, há muito tempo, a prefeitura disponibiliza o vale para eles. Temos um grupo de servidores que fez o concurso, mas mora em outras cidades e recebem o vale para que venha trabalhar em Itabuna e retorne. A gente tinha uma visão micro de ter gestado uma escola e, de uma hora para outra, ter que gestar um sistema de Educação tem sido desafiador. A equipe que está na secretaria tem dado 100% de nossa energia para que a gente possa avançar. 

Pauta Blog // O senhor já foi vereador de Itabuna e, agora, faz parte da gestão municipal. Em sua opinião, é mais fácil legislar ou executar?
Júnior Brandão // São duas tarefas diferentes. Estive como legislador e, em dados momentos, fui da base do prefeito. Eu ajudava Vane quando foi prefeito e cheguei a ajudar Geraldo Simões quando ele foi prefeito. No caso de Fernando Gomes, eu ajudei em uma parte e depois senti que eu não podia mais continuar na base e fui para a oposição. Enquanto secretário e ex-vereador, tenho recebido questionamentos de vereadores com pedidos de providências e a gente tenta esclarecer e responder. Tem alguns que não entram com requerimento, mas ligam e eu sempre tenho atendido. A gente tenta atender vereadores, Ministério Público e Conselhos municipais. A gente é cobrado pelo Legislativo, mas também pela sociedade como um todo. Estou com sono reduzido porque a preocupação é grande para a gente atender a todas as demandas. A avaliação que eu faço é que o trabalho aumentou muito, mas trabalhar é bom e faz parte da vida da gente. Dou graças a Deus por essa oportunidade de experiência de serviço.

Professor universitário, educador físico, ex-vereador de Itabuna, ex-secretário de Governo e atual secretário municipal de Educação, Júnior Brandão (Rede).

Almir Melo estava de malas prontas, mas o prefeito brecou

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro não concedeu a saída do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Júnior (MDB). Nos bastidores, comenta-se que o clima não é dos melhores, porém o engenheiro civil deve permanecer no cargo até o final deste ano e, assim, cumprir alguns projetos que estão em andamento.

“O secretário Almir Melo Júnior, recebeu o convite para coordenar a campanha majoritária de Jerônimo e Geraldinho Júnior. O que não impede de continuar tocando a execução dos projetos estruturante de nossa cidade, pois competência não lhe falta”, disse Castro.

Candidato a governador da Bahia, ACM Neto mantém relação pessoal com Zé Ronaldo há mais de 20 anos

Leia em: 3 minutos

Uma das piores frustrações do ser humano é criar esperanças e, no final, não ser correspondido. No dicionário da Língua Portuguesa, expectativa significa o estado de quem espera algum acontecimento baseando-se em probabilidades ou na possível efetivação.

Assim pode ser definido o estado atual de José Ronaldo de Carvalho. O experiente político está chateado após a expectativa de ocupar o posto de vice na chapa de ACM Neto ao governo do Estado pelo União Brasil não ter sido atendida. São unânimes os comentários de pessoas ouvidas pelo Pauta Blog a respeito da situação.

Zé Ronaldo, como é mais conhecido, é aliado ao carlismo desde a época do PFL (Partido da Frente Liberal), ao qual se filiou em meados da década de 80, ou seja, há mais de 36 anos. Com vasta caminhada, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Feira de Santana por quatro mandatos. Mesmo assim, não conseguiu entender que a probabilidade de ser escolhido como vice poderia não se concretizar e causa estranheza um político com tanta bagagem ainda ficar com “birra” a 58 dias das eleições.

Vamos aos erros não contabilizados por Zé Ronaldo:

1️⃣ Aos 71 anos de idade, se fosse tão sagaz, teria saído do União Brasil e ido para outra legenda em uma clara mensagem de “estou às ordens, Neto!”;

2️⃣ Não foi perspicaz politicamente, caso contrário, teria levado em conta que uma chapa “puro sangue” traria muito mais sangria ao projeto porque descontentaria os aliados.

Em bom tom, ao ser questionado pela imprensa sobre a ausência de Zé Ronaldo na convenção do União Brasil realizada hoje (5.agosto), ACM Neto respondeu: “Eu preciso que perguntem a ele”. Segundo informações, Neto teria dialogado bastante com Zé e prometido uma vaga no primeiro escalão caso seja eleito em outubro, mas, mesmo assim, se o ex-prefeito de uma das maiores cidades da Bahia não tomar um calmante e calçar a sandália da humildade, vai se afundar!

Outro grande problema é se Zé Ronaldo resolver ceder à oposição. Eventualmente, seria um suicídio político uma aliança com a ala da esquerda a essa altura do campeonato sendo que dedicou toda a carreira à direita baiana. Será que Geraldo Alckmin está fazendo escola na Bahia?

Deputado federal Marcelo Nilo decidiu se candidatar à reeleição após não ser escolhido como vice na chapa de ACM Neto.

Além de Zé, o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) também ficou cismado ao não ser escolhido para compor a chapa, mas, nesse caso, Neto já solucionou o impasse e disse que vai votar nele na tentativa de reeleição à Câmara Federal. No caso de Zé, só depois que o “calundu” passar. Enquanto isso, o chororô continua!

Lição 1️⃣: Faz parte da estratégia de ACM Neto compor chapas com mulheres, assim como fez em 2012 com Célia Sacramento. Em 2016, não foi uma mulher, mas o próprio sucessor, Bruno Reis, que, em 2020, trouxe Ana Paula como vice. E por fim, Ana Coelho (Republicanos) como candidata a vice-governadora.

Lição 2️⃣: Todo político e, neste caso, ACM Neto, tem um radar acionado e reprogramar é difícil. Na estratégia, existe a dose boa e a dose ruim.

Anúncio foi feito hoje após uma reunião da Executiva nacional em Brasília

Leia em: < 1 minuto

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), vai ser candidata a vice-presidente na chapa do candidato Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República. O anúncio foi feito hoje (5.agosto) depois de uma reunião da Executiva nacional em Brasília.

Ana Paula é professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras. Além disso, é graduada em Finanças Corporativas e Mestre em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Já foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do Instituto de Previdência Municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Governo em Salvador.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

ANÁLISE❗ O chororô de Zé Ronaldo após não ter sido escolhido como vice na chapa de ACM Neto

//

Interessados devem se dirigir à sede da escola, localizada na Rua São Vicente de Paula, centro de Itabuna, para efetuar matrícula

Leia em: 2 minutos

Reinaugurada na última 5ª feira (4.agosto), a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, em Itabuna, vai abrir inscrições para os cursos de Artesanato, Arte Culinária, Bordado a Mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Manicure, Pintura e Informática. As inscrições começam na próxima 2ª feira (8.agosto) e seguem até o dia 19.

Entre as 485 vagas oferecidas para os cursos nos turnos matutino e vespertino, 50% vão ser direcionadas aos beneficiários dos programas sociais do governo. Os interessados devem ter RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS ativo para conseguir efetuar a inscrição gratuita, que deve ser realizada na sede da escola, localizada na Rua São Vicente de Paula, Centro.

Nos dias 8 e 9 de agosto, vão ser efetuadas as confirmações das matrículas efetuadas ainda em 2020, período em que a escola foi fechada por causa da pandemia da Covid-19. No dia 10, é a vez dos interessados nos cursos de Artesanato e Bordado comparecem para efetuar a matrícula. Já no dia 11, vão estar disponíveis as vagas para os cursos de Corte e Costura.

Além disso, os candidatos aos cursos de Pintura e Manicure devem comparecer à escola no dia 12 e, no dia 15, é possível se inscrever para fazer o curso de Cabeleireiro. Já no dia 16, é a vez dos interessados nos cursos de Estética e Crochê e, no dia 17, é possível garantir uma vaga no curso de Informática. Para fechar o calendário, interessados em aprender mais sobre Arte e Culinária devem comparecer à escola no dia 18 para efetuar a matrícula.

A previsão é que as aulas de todos os cursos comecem no dia 22 de agosto. Boa sorte a todos!

Bairro Santo Antônio vai ser um dos primeiros a ser contemplado com a obra

Leia em: < 1 minuto

Em conversa com o Pauta Blog, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), afirmou que o próximo grande passo da prefeitura é pavimentar ruas e avenidas de vários bairros da cidade. Entre os primeiros locais contemplados nessa etapa, está o Bairro Santo Antônio onde, na semana passada, os moradores receberam a entrega da praça principal completamente revitalizada.

A partir de agora, as ruas laterais, a parte de cima do bairro e a Avenida José Monstans, vão começar a receber a visita dos operários que vão trabalhar, dia e noite, para realizar o serviço. A obra tão esperada pela população vai ser executada com recursos próprios e com a verba proveniente de um convênio firmado com a Conder.

//

As comemorações de aniversário contarão com uma programação especial, que acontece dos dias 5 a 30 de agosto

Leia em: 2 minutos

No próximo dia 10 de agosto, o escritor Jorge Amado completaria 110 anos de idade. Para comemorar a data em grande estilo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura, homenageará um dos nomes mais importantes da cultura e literatura brasileira.

O objetivo é mostrar ao público a importância do escritor para a construção da cultura, história e acervo literário de Ilhéus. “Jorge não foi apenas um escritor, ele deu vida às ruas, praias, construções e aos personagens ilheenses, contribuindo para que a nossa cidade se tornasse conhecida não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

Jorge Leal Amado de Faria nasceu em 1912, na cidade de Itabuna. Em janeiro de 1914 mudou-se com a família para Ilhéus. Aos 11 anos foi estudar em Salvador, onde aprendeu o gosto pela leitura com o padre Cabral. Aos 12 anos fugiu do internato e mudou-se para Sergipe, passando a morar com o seu avô. Contudo seu pai mandou buscá-lo e sem desejar voltar para a escola, Jorge foi plantar cacau.

Após seis meses tomou conhecimento da luta entre fazendeiros e exportadores de cacau, que iria marcar fortemente sua obra. Em Salvador, ingressou no Ginásio Ipiranga, onde fez o curso secundário. Ainda com 14 anos, Jorge estreava seus primeiros poemas na revista. Entre as suas principais obras, estão Capitães da Areia, Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e seus Dois Maridos e Tieta do Agreste. Além de escritor, Jorge foi deputado Federal e membro da Academia Brasileira de Letras.

No dia 27 de junho de 1997, a Câmara de Vereadores de Ilhéus lhe conferiu o título de cidadão. Para ele, Ilhéus era a terra da sua vida. “Poucas vezes me senti tão honrado em minha vida como me sinto agora. Aconteceram-me fatos diversos que levaram a mim e aos meus livros mundo afora. Eles significaram, antes de tudo, Ilhéus”, disse na ocasião.

Programação completa do aniversário de Jorge Amado.

//

Vítima chegou a ser socorrida até o HBLEM, mas não resistiu aos ferimentos

Leia em: < 1 minuto

Uma verdadeira tragédia chocou a população da cidade de Itabuna logo nas primeiras horas de hoje (5.agosto). Uma idosa morreu depois de ser atropelada por um veículo de passeio na BR-415, proximidades do Bairro Ferradas, no perímetro urbano de Itabuna.

A vítima foi identificada como Nadilene Araújo Leite, de 71 anos de idade. Com o atropelamento, ela recebeu uma forte pancada na cabeça e foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas faleceu horas depois.

Após a confirmação da morte, o corpo de Nadilene foi levado para o Departamento de Polícia Técnica e familiares estiveram no local para realizar a liberação.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

📷 Vídeo e Foto Redes Sociais

Denúncia anônima ajudou polícia a localizar e prender suspeito de tráfico de drogas

Leia em: < 1 minuto

No fim da manhã de ontem (4.agosto), policiais militares conseguiram tirar 10 quilos de entorpecentes de circulação em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A apreensão aconteceu no Bairro Nova Cidade depois que os agentes receberam uma denúncia anônima de que um homem estaria transportando entorpecentes dentro de uma mochila.

Ao chegar ao local indicado pela denúncia, a polícia conseguiu identificar o suspeito que, ao avistar a viatura, tentou fugir e deixar a sacola para trás. O homem foi alcançado e, durante a abordagem, foi constatado que ele estava com uma grande quantidade de drogas.

Ao todo, foram apreendidos 10 barras, 95 cocadas e uma sacola contendo maconha, 4 pedaços de cocaína, R$ 164 em dinheiro, uma balança de precisão e um celular. O suspeito foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos, onde permanece à disposição das autoridades.

Notícias mais lidas

Outros assuntos