//

Erivaldo e Leilane Benevides são o casal responsável pela fábrica

Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (8.fevereiro), o casal de empresários Erivaldo e Leilane Benevides, responsáveis pela Benevides Chocolates Finos, com sede em Itabuna, recebeu alguns empresários da região para falar sobre o trabalho desenvolvido na fábrica. A equipe foi bastante elogiada pelo trabalho de excelência desempenhado com amor, comprometimento e transparência.

Erivaldo Benevides é advogado e contador e Leilane é funcionária do Banco do Nordeste. Juntos, tiveram a ideia de investir em um produto que é considerado paixão nacional e, praticamente, unanimidade nos paladares, mas com um diferencial: respeitando os sabores da região e levando o nome da marca Itabuna afora.

De acordo com a chocolatier Leilane Benevides, a ideia é vender um conceito diferente de como fazer a chocolate e dar a oportunidade para que as pessoas conheçam esse trabalho pioneiro. Ainda segundo Leilane, é preciso vender a imagem da região sul da Bahia: “Quero vender além do chocolate, quero vender a minha região. É desafiador, mas eu entendo que a gente tem que querer. O pessoal de fora vende a nossa imagem, por que a gente não pode vender? A gente pretende abrir a fábrica para visitação de escolas e turistas. Muita gente vem de fora, então a gente pode receber essas pessoas”.

Atualmente, a fábrica conta com uma espécie de aquário, onde é possível acompanhar o processo de produção do chocolate do início ao fim: “O nosso objetivo é mostrar a produção do chocolate para as pessoas, isso significa transparência. Para você fazer um bom chocolate, não precisa de ingrediente secreto, é cacau, açúcar do tipo demerara, até porque a gente preza pelo chocolate saudável. Não tem ingrediente secreto, tanto que a produção está aqui e a pessoa pode ver do início ao fim”.

Zé Ronaldo ex-prefeito de Feira de Santana por três mandatos

Leia em: 2 minutos

Em entrevistas concedidas à Rádio BOA FM e ao site Toda Bahia, o ex-prefeito de Feira de Santana por três mandatos (2004, 2012 e 2016), José Ronaldo (ainda DEM), mais conhecido como Zé Ronaldo, fez duras críticas ao senador e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner (PT). Segundo ele, o nome do petista só ganha destaque quando é associado ao ex-presidente Lula (PT) e isso não é garantia de nada.

Questionado sobre as pesquisas que apontam ACM Neto (DEM) como líder na corrida eleitoral ao Palácio de Ondina, mas também mostram uma mudança de cenário quando o nome do ex-presidente do Brasil é ligado a Wagner, Zé Ronaldo declarou que não acredita nessa interferência. Para o ex-prefeito de Feira, votos para governadores e presidentes são independentes: “Acho que o povo não tem esse negócio, não. O voto de governador é um e o de presidente é outro. A escolha é independente. Eles estão sonhando com a história que aconteceu em 2006 (primeira eleição de Wagner para governador, derrotando Paulo Souto, do DEM), mas o raio não cai duas vezes no mesmo lugar”.

Zé Ronaldo disse acreditar na vitória de ACM Neto por ele ser escolhido ‘pelo coração’ dos eleitores: “Tenho certeza de que o cidadão está colocando ACM Neto disparado na frente e vai escolher o candidato a presidente do coração. Uma coisa não está vinculada a outra”.

Para finalizar, o aliado carlista disse que confia nos projetos e ideias de ACM Neto e não de alguém que só pontua quando é ligado à figura de outra pessoa: “Como eleitor, quero votar em um candidato que tenha projetos, ideias e propostas, que diga o que fez ao longo da vida. ACM Neto tem o discurso que transformou Salvador em oito anos em uma das melhores capitais do Brasil. Foram oito anos sendo o melhor prefeito do país. Para se eleger governador, tem que ter projeto e não se atrelar a outra pessoa, com todo respeito. Isso é até triste!”.

//

Projeto vai ser analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Leia em: < 1 minuto

O projeto de Lei 3472/21 quer reduzir para zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) que incidem sobre a venda de cacau de categoria superior (bruto ou torrado) e derivados (manteiga, gordura e óleo). Para ter direito ao benefício, o produtor tem que ter o Selo Verde Cacau que, assim como o PL, foi criado pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT).

O órgão ambiental federal é responsável por conceder o Selo Verde, que atesta a conformidade da produção com as leis ambientais e a exploração de forma sustentável. A criação desse Selo também está em tramitação na Câmara Federal.

A legislação considera de categoria superior o cacau classificado como de alto padrão de qualidade pelas características físicas, químicas e sensoriais, de acordo com processos de análise e certificação reconhecidos pelo poder público. Essa proposta de redução das alíquotas vai ser analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

De acordo com Félix Mendonça Júnior, o projeto vai estimular a produção do cacau de qualidade: “Trata-se de uma medida de estímulo à produção do cacau de qualidade superior e dos produtos derivados, sem esquecer-se da necessidade de conservação da diversidade ecológica e dos valores associados, mantendo-se o máximo possível as funções ecológicas da floresta”.

//

Para ter acesso ao PIS, trabalhador precisa estar inscrito no programa há 5 anos e ter trabalhado por, pelo menos, um mês de carteira assinada no ano anterior

Leia em: 2 minutos

Em decreto publicado pelo Governo Federal no dia 10 de dezembro do ano passado, ficou definido que o pagamento do abono PIS começaria a ser feito hoje (8 de fevereiro) para trabalhadores nascidos no mês de janeiro. Além disso, as pessoas que moram nas cidades afetadas pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais podem começar a sacar o benefício a partir desta data, independentemente do mês de nascimento.

Na Bahia, as cidades que decretaram estado de calamidade pública até o início de dezembro do ano passado estão na lista para que os trabalhadores recebam o PIS. São elas: 📌 Anagé, Camacã, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Mesmo com várias cidades baianas tendo amargado estragos causados pelas chuvas do mês de dezembro, elas não constam na relação de municípios contemplados no decreto. Isso porque a decisão do Governo Federal foi publicada no dia 10 de dezembro, onde outro temporal já havia afetado algumas áreas do estado. Depois, as chuvas arrasadoras atingiram cidades do sul baiano, mais precisamente entre os dias 24 e 25 de dezembro, mas, até então, não foi publicado um novo decreto para incluí-las na lista.

Para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa estar inscrito no programa há, pelo menos, cinco anos. Também é necessário ter tido, no mínimo, um mês de atividade remunerada com carteira assinada no ano interior, recebendo até dois salários mínimos, em média. Outro requisito é que o trabalhador conste na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do ano-base do abono. No caso de 2022, o ano-base é 2020.

Reunião realizada ontem (7), na sede da Fábrica Benevides Chocolates Finos, em Itabuna

Leia em: < 1 minuto

Durante a Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, nesta segunda-feira, 7, na fábrica de chocolates Benevides, os empresários debateram sobre as dificuldades vivenciadas pelos lojistas atingidos pela enchente de dezembro para obter o empréstimo emergencial garantido pelo Governo do Estado, para a reconstrução do seu negócio.

As condições ofertadas chegaram num momento importante para o lojista que teve suas mercadorias comprometidas. No entanto, dentre os empresários que conseguiram dar entrada no empréstimo, a maioria reclama que não recebeu o protocolo de acompanhamento e tem muita dificuldade de comunicação. A grande maioria não recebeu retorno nenhum, “nem que sim, nem que não”, enfatizou um dos empresários presente na reunião.

Para responder aos questionamentos da classe, foi convidado o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Alves (Kiko) e o gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, Thales Quadros. Porém, os mesmos não foram autorizados a participar da reunião e responder às ações do órgão responsável pelo empréstimo. “O Desenbahia trata o setor produtivo mais importante da cidade, que é o comércio, com descaso”, desabafa o presidente da ACI, Mauro Ribeiro (foto).

Partida final vai ser entre o Zizo FC e Vila Zara FC

Leia em: 2 minutos

No próximo domingo (13.fevereiro), após seis meses de competição, acontece a grande final da Copa Gué de Futebol. A grande disputa entre os times Zizo FC e Vila Zara FC vai acontecer no Campo do Bairro São Pedro, em Itabuna.

Com 12 equipes participantes e mais de 8 mil reais em premiação, a competição é considerada um verdadeiro sucesso pelos organizadores. Além disso, os comerciantes locais faturaram bastante nesse período, assim como os vendedores ambulantes, que sempre tiveram espaço nos locais onde os jogos aconteceram.

O evento é mais uma das ações sociais do Projeto Alô Comunidade, em parceria com a Associação de Moradores do São Pedro. O vereador Fabrício Pancadinha (PMN), grande incentivador do esporte e dos atletas locais, apoiou a realização do campeonato desde o início.

O nome da copa é uma homenagem ao ex-jogador e ex-treinador de futebol, Alex Pereira Costa, mais conhecido como Gué, que faleceu aos 46 anos de idade por complicações da Covid-19 em junho do ano passado.

Leia em: 2 minutos

Nos últimos dias, aumentou o número de pacientes que chegam ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, com sintomas gripais e têm o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. De acordo com a diretora técnica, a médica Fabiane Chávez (foto), 80% dos pacientes que dão entrada na Unidade Covid estão infectados com o vírus.

Diante desse cenário, está cada vez mais difícil encontrar uma vaga em um dos 13 leitos regulados no hospital materno-infantil, pela Secretaria de Saúde do Estado, para atendimento exclusivo a pacientes positivados para a Covid-19. Hoje, são 10 vagas na enfermaria e outras três na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e todas estão ocupadas, conforme Fabiane Chávez.

GESTANTES COM TESTE POSITIVO
Fabiane Chávez acrescenta que outra constatação é o aumento no número de gestantes com testes positivos para o novo coronavírus. A médica alerta que é uma situação delicada porque, às vezes, não encontra leitos em hospitais para internação dessas mães, pois o número de vagas para adultos foi reduzido no sul da Bahia.

Outro agravante é que também cresceu a quantidade de pacientes internados com doenças como gripe. Muitos dessas crianças estão se recuperando em leitos obstétricos no Pronto Socorro. “O paciente apresenta os sintomas da gripe e, cinco seis dias depois, apresenta pneumonia grave”, informa a médica.

A diretora técnica observa que, geralmente, esse paciente fica internado por mais tempo na UTI pediátrica convencional e, quando sai, fica até 20 dias em leito de enfermaria. “Nestes anos todos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como esta, com aparecimento simultaneamente da pneumonia e derrame pleural, e nessa época do ano que não é comum”, afirma.

Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Leia em: 2 minutos

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Ilhéus, apurou que 666 novas empresas foram constituídas e registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia, no ano de 2021. A secretária Soane Galvão comemorou o resultado em um ano pandêmico, principalmente por representar um crescimento significativo de 57,45% em relação a 2020. “Esse é o melhor desempenho desde 2017, mesmo com a Covid-19, se compararmos com os anos anteriores e observarmos a série histórica”, frisou.

A secretária afirma que as mais de 600 novas empresas constituídas em Ilhéus, refletem a atuação do poder público municipal para atrair investimentos públicos, bem como o momento favorável para o ambiente de negócios na cidade.

De acordo com Vinicíus Briglia, assessor técnico especial da SDE, conforme o levantamento no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, incluídos os dados de dezembro de 2021, Ilhéus registra um estoque total de 27.318 empregos formais, com um saldo de 2.154 novos postos de trabalho gerados em 2021. Soane lembra que o saldo é crescente também em razão da atuação da pasta junto a congressistas.

Mesmo com a Covid-19, Ilhéus teve o melhor desempenho desde 2017 na quantidade de criação de empresas registradas na Juceb

//

Ministro Edson Fachin e o vice, Alexandre de Moraes, foram eleitos pelo Plenário

Leia em: < 1 minuto

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, eleitos presidente e vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), respectivamente, tomarão posse no próximo dia 22 de fevereiro, às 19h. A cerimônia marcará a despedida do presidente Luís Roberto Barroso, que está à frente da Corte desde maio de 2020.

Fachin e Moraes foram eleitos em Plenário, por meio de urnas eletrônicas, no dia 17 de dezembro do ano passado.

PERFIL
Edson Fachin é ministro titular do TSE desde 16 de agosto de 2018, mas é integrante como ministro substituto desde junho de 2016. É doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem pós-doutorado no Canadá e é autor de diversos livros e artigos publicados. Tomou posse como ministro do STF em junho de 2015.

Alexandre de Moraes é ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como ministro substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

//

Se aprovado, texto vai viabilizar reajustes de até 15,96% para a categoria, com impacto de R$ 119,5 milhões para os cofres públicos só em 2022

Leia em: < 1 minuto

O governo baiano encaminhou ontem (7.fevereiro), para a Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia) o projeto de lei que altera a Lei 14.406/2021, readequando os valores dos vencimentos do magistério público da educação básica. A medida vai beneficiar mais de 17 mil educadores da ativa, entre professores e coordenadores pedagógicos, além de mais de 6.500 aposentados, que terão seus vencimentos adequados em função do novo piso nacional da categoria.

Caso aprovado, o Projeto de Lei vai viabilizar a concessão de reajustes de até 16,10%, a depender do grau e do padrão que o educador ocupa na carreira. O impacto da medida para os cofres públicos do Estado será de 119,9 milhões só em 2022.

De acordo com a tabela de vencimentos que está sendo proposta, um professor do grau III do padrão P, por exemplo, passará a receber R$ 3.850,00. Já o vencimento de um professor do grau III-A, padrão P, será definido em R$ 3.903,02.

Notícias mais lidas

Outros assuntos