//

Manifestação do Ministro é em resposta a uma ação apresentada pelo partido Novo

Leia em: < 1 minuto

No primeiro despacho como Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça determinou, nesta 4ª feira (12.janeiro), que a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e a Presidência da República apresentem informações sobre a criação do fundo eleitoral para as eleições deste ano.

Mendonça determinou o prazo de cinco dias para que as informações sejam apresentadas. Depois, os autos seguem para a Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), que vão ter três dias para se manifestar.

O partido Novo pediu ao STF que o fundo eleitoral, incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA), seja declarado inconstitucional e afirmou que ele caracteriza uma “imoralidade”. Inicialmente, o fundo eleitoral seria de R$ 5,7 bilhões, valor que consta na ação apresentada pelo partido Novo no ano passado. Diante da repercussão negativa, o Congresso reduziu o valor para R$ 4,9 bilhões. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: < 1 minuto

O Estado da Bahia se posicionou contrário à retomada da temporada de cruzeiros no país. A exposição foi feita pela secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, e pelo secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, durante uma reunião, realizada de forma virtual, com representantes do Governo Federal e dos setores de saúde e de turismo de estados e municípios que recebem os navios.

Tereza Paim pontuou a atual situação que o país vem enfrentando com o aumento de casos de Covid-19 e também um surto de Influenza. “Além da explosão de casos dessas doenças, ainda estamos enfrentando na Bahia problemas por conta das chuvas, que levou mais de 175 municípios a decretar estado de emergência”. A secretária ainda destacou que 6 casos da variante Ômicron foram identificados em pessoas que estavam em navios atracados no porto de Salvador.

O secretário de Turismo reafirmou o posicionamento exposto pela secretária de Saúde. “Só é possível retomar qualquer atividade quando houver protocolo que atenda o atual cenário. Por enquanto não temos isso”, afirmou.

📷 Foto de Mateus Pereira/GOVBA
Leia em: 3 minutos

A Prefeitura de Itabuna publica na edição eletrônica do Diário Oficial de hoje (12.janeiro), o Decreto nº 14.781 limitando em três mil pessoas o público nos eventos em logradouros públicos ou privados, eventos urbanos e rurais, circos, parques de exposições, passeatas, solenidades de formatura, cerimônias de casamento e afins, no período de 12 a 27 de janeiro. Mas é obrigatório o cumprimento dos protocolos de segurança e de saúde contra o Covid-19.

Além disso, os eventos e atividades referidos, deverão ocorrer com a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, respeitando o limite de três mil pessoas. Por isso, a realização de eventos com venda de ingressos fica condicionada à normal, e ao atendimento pelo público, artistas, colaboradores e equipe técnica às exigências sanitária e de segurança. O mesmo se aplica a espaços culturais, cinemas e teatros.

A vacinação das pessoas deverá ser comprovada mediante apresentação de carteira fornecida no momento da imunização ou do Certificado Covid-19 obtido por meio do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde, desde que contenha duas doses ou dose única da vacina, uma dose para crianças e adolescentes ou doses de reforço subsequente.

Já os eventos desportivos coletivos profissionais poderão ocorrer com a presença de público, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos: acesso condicionado à comprovação da vacina, ocupação máxima limitada a 50% da capacidade do local e presença de público não superior a três mil pessoas, controle de fluxo de entrada e saída e o contingenciamento de público nas regiões subjacentes para evitar aglomerações. Por último, respeito aos protocolos.

A presença de crianças não alcançadas pela Campanha de Imunização contra a Covid-19 fica autorizada nos eventos desportivos coletivos profissionais, nos espaços culturais como cinemas e teatros, bem como em museus, parques de exposição e espaços congêneres, quando acompanhadas por responsável que cumpram as normas quanto a vacinação.

As atividades letivas ficam autorizadas em 100% presenciais nas unidades de ensino públicas e particulares, conforme disposições já estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação e demais protocolos sanitários. Já os estabelecimentos comerciais, de serviço e financeiros, tais como mercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas e afins, deverão controla, rigorosamente, a capacidade de lotação.

A visitação social às unidades de saúde se subordina às normas do Decreto, enquanto a visitação social às unidades prisionais e policiais do Estado, fica condicionada ao Decreto Estadual nº 21.027 de 10 de janeiro de 2022. O acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais situem-se órgãos, entidades e unidades administrativas também fica condicionada às normais.

Os fiscais e agentes das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Infraestrutura e Urbanismo, Saúde e Transportes e Trânsito apoiarão as medidas em conjunto com a Polícia Militar da Bahia. As secretárias, observadas suas peculiaridades, poderão estabelecer medidas complementares de prevenção e combate à pandemia, como revezamento de turnos entre os seus servidores.

BREVE RESUMO ⤵️
✅ Redução da capacidade de público nos eventos para 50% da capacidade do local, no limite de 3.000 pessoas;

✅ Exigência de comprovação da vacina no eventos com cobrança de ingressos;

✅ Manutenção da autorização para aulas 100% presenciais nas unidades de ensino públicas e particulares;

✅ Exigência de comprovação da vacina nas visitações sociais nas Unidades de Saúde do município;

✅ Exigência de comprovação da vacina para acesso aos prédios públicos nos quais funcionem órgãos, entidades e unidades administrativas. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Fundação Oswaldo Cruz possui IFA suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses da vacina Covid-19 100% brasileira

Leia em: 2 minutos

As primeiras doses da vacina Covid-19 100% nacional começarão a ser aplicadas nos braços dos brasileiros na primeira semana de fevereiro. A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, na tarde de hoje (12.janeiro). De acordo com ele, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já possui Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses da vacina 100% brasileira. O registro do insumo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última 6ª feira (7).

“Este é um passo que o Brasil dá na autossuficiência das vacinas contra a Covid-19 e para também, quem sabe, passar a ser um exportador de vacina e um supridor desse insumo para toda a América Latina. Vimos no começo do ano passado o quão importante é investir no parque industrial de saúde no Brasil. Esse passo sinaliza a independência para a produção desse insumo, que se mostrou fundamental no enfrentamento à pandemia”, afirmou.

Até o momento, as mais de 120 milhões de doses da vacina Astrazeneca distribuídas e aplicadas durante a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foram produzidas na Fiocruz com IFA importado. A produção do IFA em solo brasileiro só foi possível porque em junho de 2021, Astrazeneca e Fiocruz assinaram um contrato para a transferência da tecnologia. Para aprovar o IFA 100% brasileiro, a Anvisa fez diversos estudos de comparabilidade, analisando se a vacina teria o mesmo desempenho que a desenvolvida no exterior.

Como resultado, os estudos comprovaram que o insumo mantém a mesma eficácia do produto importado. Desde maio de 2020, a Fiocruz vem produzindo diversos lotes testes que foram submetidos a análises da Anvisa, que já havia feito a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA.

“A vacina com o nosso IFA passou por vários processos de controle de qualidade, quando na semana saiu a aprovação da agência reguladora e a liberação para a fase final de distribuição. O imunizante já está incorporado ao Sistema Único de Saúde e o brasileiro mostrou que tem uma cultura de se vacinar. Mais de 90% do público-alvo já tomou a primeira dose e mais de 80% tomou a segunda dose. Diante disso, a produção da vacina em solo brasileiro vai suprir essa demanda”, finalizou. 

📷 Foto de Myke Sena

Para a nova instalação da CPI é necessário 27 assinaturas de senadores

Leia em: < 1 minuto

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou um requerimento para que a CPI da Pandemia seja retomada. O colegiado funcionou de abril a outubro de 2021 e, segundo Randolfe, foi fundamental para pressionar o governo por ações mais assertivas de combate à pandemia.

A nova CPI também teria essa função em um momento de alta da variante Ômicron do coronavírus, além de investigar fatos que aconteceram após o encerramento da CPI, como o apagão de dados do Ministério da Saúde e a demora para o início da vacinação infantil. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

A Declaração pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30

Leia em: < 1 minuto

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio de 2022 para entregar a Declaração Anual de Faturamento. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o documento é obrigatório e deve ser apresentado por todos os contribuintes. A Declaração pode ser realizada na Sala do Empreendedor, localizada no térreo do Anexo da Prefeitura de Ilhéus, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30.

A declaração também pode ser solicitada diretamente no Portal do Empreendedor. O MEI precisa fazer um relatório das receitas obtidas mensalmente e conferir o valor das notas fiscais emitidas. Depois basta enviar as informações pelo próprio site. O descumprimento desta obrigação gera multa e bloqueio do CNPJ. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Silva Neto, prefeita Sheila Lemos e deputado federal Félix Mendonça Júnior discutiram projetos para principal cidade da região sudoeste

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (12 de janeiro), membros do PDT de Vitória da Conquista se reuniram com o membro da executiva estadual do partido e ex-prefeito de Araci, Silva Neto, e com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM). Virtualmente, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) também participou da conversa.

A reunião teve o objetivo de discutir assuntos pertinentes ao desenvolvimento da principal cidade da região sudoeste, além de tratar sobre recursos e investimentos que devem ser destinados à Conquista para garantir bons resultados à gestão do município.

Na ocasião, Silva Neto fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pelas lideranças do PDT na cidade, que tem à frente o presidente Manoel Gusmão da Silveira. A confiança e o apoio imprescindíveis são frutos de uma parceria que deve perdurar por muitos anos, sempre priorizando o cuidado com uma das regiões mais prósperas da Bahia. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: < 1 minuto

Após um período de negociação, a Faculdade de Ilhéus, instituição pioneira no ensino superior privado no município, há 19 anos, informa que efetivou a aquisição da Faculdade Madre Thaís.

Nesse sentido, é importante salientar que serão mantidas as atividades acadêmicas de todos os cursos em funcionamento. Outras informações ou esclarecimentos serão divulgados posteriormente. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Queiroga declarou que governo federal vai dar suporte aos estados e municípios para que não haja uma nova crise

Leia em: 2 minutos

Nesta 4ª feira (12.janeiro), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu o aumento dos casos de Covid-19 no país às festas de fim de ano. Disse, ainda, que essas celebrações não foram estimuladas pelo governo federal.

Segundo Queiroga, ainda nesta semana, o governo vai se posicionar, oficialmente, sobre a política para a aprovação dos autotestes, o que vai ampliar a capacidade de testagem por meio de exames a serem adquiridos em farmácias.

Ainda de acordo com o titular da pasta da saúde, houve uma reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o suporte que vai ser ofertado aos estados e municípios caso haja aumento da sobrecarga no sistema hospitalar. Queiroga admitiu, também, que a situação só não é pior graças ao avanço da vacinação contra a doença: “Sabemos que os indivíduos que não têm o esquema vacinal completo têm mais chances de desenvolver formas graves da doença. (…) “Há estados lá com baixo nível de aplicação de segunda dose e da dose de reforço. É preciso ampliar no Pará, Maranhão, Amapá, em Roraima, no Tocantins e em Manaus”. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Até o momento não há previsão de retomada

Leia em: < 1 minuto

Feira de Santana continua sem receber novas doses da vacina contra a gripe Influenza e a vacinação na segunda maior cidade do estado segue suspensa. Nesta terça-feira, 11, a capital baiana retomou a imunização e com isso a expectativa é de que novas doses sejam destinadas aos municípios do interior.

Para oferecer uma previsão à população, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, questionou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e o Núcleo Regional de Saúde (NRS) sobre o envio de novas doses para o município, mas até momento não obteve resposta.

“Continuamos sem vacina e sem perspectiva. Recebemos a notícias que Salvador retomou a vacinação e estamos aguardando as doses de Feira de Santana. Se a vacina chegou para a capital, temos que receber também”, pontuou.

Até o momento, no município, cerca de 186 mil pessoas estão imunizadas contra a Influenza. Desse total, quase 6 mil vacinadas durante a Campanha Natal Sem Gripe. Quem recebeu o imunizante em 2021, não precisa ser vacinado novamente.

Para prevenir a doença, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que as pessoas utilizem máscaras, mantenham a higienização frequente das mãos e evitem grandes aglomerações. 

📷 Foto de Roberta Costa

Notícias mais lidas

Outros assuntos