//

Hoje, por exemplo, é um marco histórico, pois há 100 anos estava sendo criada a vacina BCG

Leia em: 2 minutos

Em tempos em que a palavra vacina tem feito parte do dia-a-dia de todo terráqueo, a gente sonha com a agulha em nosso braço o tempo todo. Corrigindo, nem todo mundo sonha com a agulha – apenas com a imunização. Mas e as outras vacinas, como ficam? Hoje, por exemplo, é um marco histórico, pois há 100 anos estava sendo criada a vacina BCG.

Quase todo mundo sabe que vacina é essa. É aquela que deixa a marquinha no braço direito, sabe? A BCG é aplicada na maioria das crianças nas primeiras horas de vida para protegê-las da tuberculose.

A doença, que teve reincidência forte no Brasil após o surto de HIV, continua sendo uma questão de saúde pública, como explica o imunologista e professor da Medicina UniFTC, Celso Sant’Ana.

“A tuberculose é um importante problema de saúde pública do país. Estima-se que surgem cerca de 100 mil casos por ano de tuberculose e esses doentes são tossidores crônicos. Muitas vezes, o diagnóstico é lento no sentido de se descobrir que tem a doença. Dessa forma, os contaminados podem transmitir a doença sem saber que tem e os grupos mais vulneráveis, como as crianças, podem ter consequências devastadoras”, explicou o imunologista.

MAS POR QUE A VACINA É APLICADA NA INFÂNCIA?
A BCG é aplicada, geralmente, nas primeiras horas de vida da criança. Isso porque, quanto mais cedo ela é aplicada, maior é o efeito oferecido, segundo explicação do professor Celso.

“Essa vacina é muito importante por vários motivos, entre eles porque é a primeira que abre o calendário de vacinação de crianças e deve ser feita o mais rápido possível, preferencialmente ainda na maternidade, nas primeiras horas de nascimento. Isso é fundamental porque quanto mais cedo se fizer essa vacina, maior o efeito imunológico protetor que ela oferece”, explica.

MAS, SÓ UMA DOSE E AINDA NA INFÂNCIA? É SEGURO?
Claro que sim! A BCG tem 100 anos de existência e a voz da experiência… digo… a experiência científica (que é muito mais segura que a voz da experiência) tem mostrado que a vacina é extremamente segura, principalmente para evitar casos graves da doença.

“A BCG é uma vacina extremamente segura, ela existe desde 1921 e basta uma dose intradérmica. Além disso, os efeitos colaterais são baixíssimos”, explica o imunologista Celso Sant’Ana.

Ainda de acordo com o especialista, hoje em dia não se faz mais a segunda dose como acontecia antigamente. “Estudos recentes demonstram que basta uma dose e, mesmo que não haja a cicatriz ou sinal, que a maioria das pessoas têm, não há a necessidade da reforço”, explica.

//

O parlamentar alega a tradição cultural, a importância econômica para o setor e municípios e lista uma série de protocolos sanitários para serem adotados

Leia em: 2 minutos

O deputado Eduardo Salles (PP) protocolou, na Assembleia Legislativa, indicação ao governador Rui Costa solicitando a liberação da realização das vaquejadas no Estado. Autor da lei que regulamentou as vaquejadas e cavalgadas na Bahia, Eduardo Salles reconhece a preocupação do governador Rui Costa para a liberação de eventos, mas acredita que o avanço da vacinação na Bahia e a adoção de protocolos sanitários permitem a volta dos eventos, assim como tem ocorrido em outros estados nordestinos como Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco.

“Sei que vivemos nos últimos meses momentos difíceis, com a perda de milhares de pessoas em função da Covid-19. Mas acredito que podemos estabelecer um protocolo sanitário para regulamentar a volta desta importante tradição e fundamental pilar da economia para milhares de baianos”, destacou Eduardo Salles.

No indicativo elaborado pelo parlamentar, as vaquejadas aconteceriam sem a presença de público, com os vaqueiros tendo acesso ao parque apenas no momento de sua participação na pista, disponibilização de álcool em gel a 70%, obrigatoriedade do uso de máscara para competidores e organização, distanciamento de três metros entre os caminhões e cada veículo com apenas o tratador e seu auxiliar, proibição de qualquer aglomeração, inscrições pela internet, evento transmitido de forma virtual, locutor e juiz sozinhos em espaços distantes e diversas outras medidas sanitárias.

“A retomada das vaquejadas neste modelo enquanto durar a pandemia vai permitir a manutenção da tradição, a retomada de empregos e a geração de renda fundamental à economia de muitos municípios baianos”, reforça o deputado.

A quantidade de atendimentos realizados na Santa Casa de Itabuna no decorrer de 2020 mostra a importância da instituição para a população no interior da Bahia

Leia em: 3 minutos

Nesta 2ª feira (5.julho), o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), Francisco Valdece, fez um balanço do primeiro ano de sua gestão. Entre os destaques neste primeiro ano estão o aumento da oferta de procedimentos cirúrgicos, a retomada de serviços concedidos a terceiros e a aquisição de 52 máquinas para a unidade de hemodiálise.

A SCMI passou a oferecer, neste ano, procedimentos cirúrgicos de cardiologia e neurocirurgia pediátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e para particulares. O provedor destaca que a implantação de serviços inéditos de alta complexidade vem assegurando, com sucesso, cirurgias em crianças em adolescentes não só do sul da Bahia, mas de municípios como Itamaraju, no extremo-sul, Caetité, no sudoeste, e Barra da Estiva, na Chapada Diamantina.

Francisco Valdece 👇 lembra que são procedimentos cirúrgicos que até o ano passado eram feitos em centros como Salvador e Feira de Santana, mas que agora são disponibilizados no hospital materno-infantil Manoel Novaes, em Itabuna. Foi nessa unidade de saúde que o pequeno Lucas Gabriel Pimentel, de 2 anos, foi submetido a uma cirurgia para remodelação e reconstrução de crânio. A família viajou 471 km, de Caetité a Itabuna, para o procedimento cirúrgico.

Quem também recuperou-se bem depois de passar por cirurgia no HMN foi Alice de Souza, submetida a cirurgia de correção de persistência do canal arterial, quando tinha apenas 40 dias de nascida. Prematura de 29 semanas e quatro dias, pesando 1,225 kg, a criança poderia enfrentar uma série de complicações de saúde, caso não fosse submetida ao procedimento cirúrgico cardíaco. A menina já recebeu alta médica e está com os pais em Itamaraju, no extremo-sul da Bahia.

Mas a implantação de novos serviços de alta complexidade não são as únicas marcas deste primeiro ano de gestão de Francisco Valdece. A instituição investiu na melhoria dos serviços de hemodiálise, com a substituição de 52 máquinas antigas por novas e na reforma do espaço onde centenas de pacientes são tratados diariamente.

Esse primeiro ano de gestão de Francisco Valdece foi marcado ainda pela retomada de serviços como hemodinâmica e radiodiagnostico. “Foi um processo iniciado pelo meu antecessor, ex-provedor Eric Júnior, que percebeu a necessidade da SCMI ofertar os serviços. Foi uma decisão acertada dele e, por isso, retomamos o controle desse atendimento”, relata o provedor.

ATENDIMENTOS SUS
A quantidade de atendimentos realizados na Santa Casa de Itabuna no decorrer de 2020 mostra a importância da instituição para a população no interior da Bahia, principalmente para as famílias mais carentes, com percentual maior de pessoas procurando pelos serviços de hemodiálise (82%), radioterapia (92%) e quimioterapia (93%).

Além disso, as pessoas que usam o SUS forma o maior contingente entre os infectados pelo novo coronavírus que precisaram de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Os dados mostram que 73% dos doentes em estado grave foram hospitalizados nas duas unidades pelo sistema público de saúde.

O número de internações pelo SUS na Santa Casa também atingiu um alto percentual. Das 10.561 pessoas que necessitaram de um leito, 6 mil usaram o serviço público, o que representou 80% das internações. Outro dado que comprova a importância da instituição para o interior da Bahia foi o número de partos. Das 3.341 pacientes que tiveram filhos no HMN em 2020, 2.436 foram atendidas pelo SUS. Esse número representa 73% dos atendimentos na unidade hospitalar.

O time do Grapiúna está invicto na a Série B // Foto de Divulgação/Grapiúna AC

Leia em: < 1 minuto

Com duas rodadas realizadas, o Grapiúna lidera a Série B do Baianão 2021. O time de Itabuna disparou na ponta após os resultados deste domingo (4).

Pela 2ª rodada, o Grapiúna foi até Senhor do Bonfim e venceu o Botafogo, no Estádio Pedro Amorim, por 1 a 0. Com o triunfo, foi aos seis pontos ganhos e se isolou na dianteira da classificação.

Na vice-liderança aparece o Camaçariense, que recebeu o Camaçari no Barradão e venceu o rival por 3 a 1. O Camaçariense foi aos três pontos ganhos, com saldo positivo de um e três gols marcados.

O terceiro colocado é o Barcelona, que venceu o clássico ilheense contra o Colo-Colo por 2 a 1. O Barça de Ilhéus também foi aos três pontos ganhos, com saldo de zero e três gols marcados.

O Tigre, com a derrota, caiu para a quarta colocação, também com três pontos, saldo de zero, mas dois gols marcados. Fecham a classificação o Botafogo, com três pontos na quinta colocação, e o Camaçari, sem pontos ganhos.

A bola volta a rolar na Série B no meio de semana. A 3ª rodada terá Colo-Colo x Botafogo e Grapiúna x Camaçari, na quarta-feira (7), e Barcelona x Camaçariense na quinta (8).

👉 Clique aqui e confira a classificação completa.

//

70% e 90% dos criadouros estão dentro das residências, dai a importância da orientação e o cuidado redobrado em casa

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna não tem dado trégua ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. Na semana passada, Agentes de Combate às Endemias da Diretoria de Vigilância visitaram diversos os bairros, a exemplo do Lomanto, Bananeira e Jardim Grapiúna. Na 5ª feira (1º.julho), foi realizado um mutirão no bairro da Conceição.

Além de ações de combate e controle do mosquito, por meio de vistorias em quintais, recolhimento de vasilhames que possam acumular água parada, os profissionais da saúde também orientaram as famílias sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar que o transmissor das arboviroses se prolifere na cidade.

Durante as visitas domiciliares, os agentes orientam as famílias de como eliminar objetos que possam conter água parada, lavar regularmente tanques e demais reservatórios de água e até o descarte correto do lixo doméstico.

O supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Santos de Oliveira, disse que não basta apenas realizar atividades para o combate e o controle ao mosquito, se não houver a participação em peso da população nessa guerra que é de todos.

O serviços são realizados de acordo com as condições climáticas favoráveis

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus continua com a execução de serviços públicos em várias localidades da cidade. Com a atuação da secretaria municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o município tem alcançado bairros como Teotônio Vilela, Esperança, Centro, Conquista, Boa Vista, Barra, Alto do Coqueiro e Alto do Nerival. O serviços são realizados de acordo com as condições climáticas favoráveis.

A Rua Jerusalém, situada no Loteamento São Caetano, bairro Teotônio Vilela, recebeu a instalação de rede pluvial. Já o serviço de reposição de paralelos, por sua vez, foi realizado no Alto Seringal, da Avenida Esperança, e na Rua Antônio Lavigne de Lemos, Centro.

A reposição de paralelos também aconteceu na Rua Arthur Bernardes, na Conquista, na 2° Travessa do Alto do Nerival e na Rua 7 de setembro, Centro, locais onde também foram realizadas a desobstrução de rede pluvial e a troca de manilhas. Estes serviços chegaram também para a Ladeira do Canecão, na Conquista, incluída a confecção de placa de concreto, e na 3° Travessa do Alto Nerival, onde também foi feita a restauração da calçada.

Na Rua 7 de setembro, ainda foram confeccionadas caixas para rede pluvial, assim como na Rua 5, do bairro Boa Vista, local que também recebeu a reposição de paralelos e a desobstrução da rede pluvial.

“Determinei que a Seinfra verificasse os pontos críticos na cidade para esses serviços de manutenção e elaborasse um cronograma de atividades para melhorias em todas as zonas de Ilhéus. O objetivo é tornar Ilhéus uma cidade mais organizada, de modo que o pacote de urbanismo alcance as pessoas e promova uma melhor qualidade de vida”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

O vereador Luca Lima (PSDB) é acusado por três ex-servidoras do seu gabinete de praticar “rachadinha”

Leia em: 2 minutos

Intimado a depor e apresentar sua defesa à Comissão Processante – criada pela Câmara Municipal de Ilhéus para apurar as acusações de crimes de quebra de decoro parlamentar e contra a administração pública, como vem sendo acusado por ex-servidores do seu gabinete -, o vereador Luca Lima (PSDB) não compareceu à oitiva que estava marcada para acontecer no dia 1º de julho, no plenário da Câmara. O vereador foi alvo da Operação Cúria, deflagrada pela Polícia Civil, que apura crimes de rachadinha (divisão de salários dos assessores), assédio sexual e desvio de função de servidores do seu gabinete para atividades particulares. Celulares, notebooks e cadernos de anotações do vereador foram apreendidos pelos agentes e serão periciados.

O presidente da Comissão Processante, Ederjúnior dos Anjos (PSL), disse que apesar de estar acompanhando pelas redes sociais informações publicadas pelo próprio Luca Lima sobre a existência de uma liminar favorável ao seu mandato, suspendendo os trabalhos de apuração da comissão, a Câmara até a manhã desta 5ª feira (1.julho) não havia sido notificada pela Justiça sobre a medida. “Por este motivo, seguimos trabalhando, oferecendo a ampla defesa e do contraditório ao parlamentar”, assegurou.

LEGALIDADE
A audiência de hoje seria a terceira sob o comando da Comissão Processante, aprovada e criada no dia 13 de maio, depois que um relatório da Comissão de Ética do Legislativo decidiu que as provas protocoladas na denúncia deveriam servir como base para a investigação. A comissão processante tem o prazo de 90 dias, com data-limite 13 de agosto, para apresentar um relatório final que será levado à plenário para uma decisão da Casa pela cassação ou não do vereador. Até o momento a comissão ouviu as testemunhas de acusação e defesa, na presença de advogados do vereador e da Assessoria Jurídica da Câmara.

Apesar da ausência do vereador Luca Lima e dos seus representantes jurídicos à oitiva de hoje, é possível que lhe seja dada uma nova oportunidade para apresentação da sua defesa, desde que a ausência de hoje seja justificada, de acordo com o presidente da comissão, vereador Ederjúnior dos Anjos.

Mesmo assim, a sua ausência foi criticada por membros da comissão. “A partir de hoje ele não poderá dizer que foi cerceado direito da livre defesa”, destacou o vereador Augusto Cardoso, o Augustão, do PT. Relator do processo, o vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), destaca que o trabalho de apuração seguirá atendendo aos critérios da justiça, de forma equilibrada, “procurando criar juízo de valor apenas dentro das provas obtidas e do que a sociedade espera da Câmara”.

TRANSPARÊNCIA
Desde o início desta investigação, o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), tem destacado a importância de que todos os procedimentos adotados pela Câmara estejam dentro do que estabelece o Regimento Interno da Casa, para que não haja nenhum impedimento legal até a decisão dos vereadores sobre o destino do mandato de Luca Lima.

//

Presidente da Cooperast, Marcello Layandys e o deputado estadual Rosemberg Pinto

Leia em: < 1 minuto

O deputado estadual Rosemberg Pinto, recebeu em seu escritório de Itabuna, o presidente da Cooperast, Marcello Layandys. A reunião abordou a análise sobre os relevantes temas que correspondem às atividades desenvolvidas pela Cooperativa na zona rural, nas 26 cidades que integram o Litoral Sul.

Durante a reunião, foram estabelecidas estratégias para que juntos possam trabalhar em defesa da fundamental proposta política de desenvolvimento e comprometimento com a agricultura familiar, fortalecendo assim, as ações já desenvolvidas pela Cooperast na região, e estratégias para que novos investimentos.

Vale ressaltar que, a Cooperast (Cooperativa de Desenvolvimento Territorial), já oferece assistência técnica a mais de dois mil agricultores familiares no Litoral Sul da Bahia, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e por meio da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).

Segundo o presidente da Cooperast: “É fundamental que a instituição apoie os políticos que trabalham em defesa de propostas políticas, que defendam a agricultura familiar, fortalecendo assim as ações. Melhorias foram pautadas ao deputado afim de que possamos avançar em nossos trabalhos. E Rosemberg Pinto, atua na defesa e desenvolvimento das condições que favorecem o trabalho no campo”, finalizou Marcello Layandys.

//

Leia em: 2 minutos

A sócia e administradora da Rádio Cacau FM, Nildete Cruz, visitou durante a semana diversos locais (terrenos e fazendas) no entorno da cidade de Ibicaraí, de moradores e empresários locais que se solidarizaram com os atos cometidos contra a rádio (remoção do transmissor e derrubada da torre) e se colocaram a disposição para doar o local da implantação da futura torre da emissora.

Nildete Cruz visitou os locais, acompanhada do Diretor da Rádio, Otaviano Neto, Valmar Oliveira, Juarez Santos, Orley Alves, Dega Gama e os donos de cada local ou propriedade. Na oportunidade foram feitas fotos, vídeos e tiradas as coordenadas e a altitude de cada local para serem enviadas para o engenheiro que irá analisar todos os pontos e escolher o melhor local para a implantação da torre.

Vale lembrar que desde a madrugada do dia 8 de junho, quando um dos sócios da rádio retirou os transmissores, deixando a emissora fora do ar, e na madrugada do dia 14 do mesmo mês, quando elementos que ainda não foram identificados derrubaram (de forma criminosa) a torre da rádio, a cacau FM vem funcionando com apenas uma antena e com a potência reduzida. Imediatamente após os fatos, a emissora informou a ocorrência à Anatel e iniciou os procedimentos de instalação provisória.

A derrubada da torre sensibilizou milhares de pessoas das mais de 20 cidades que recebem o sinal da Cacau FM. Em Ibicaraí e nas cidades circunvizinhas os atos que tentaram calar a emissora foram amplamente reprovados pelos moradores/ouvintes que vestiram literalmente a ‘camisa da Cacau’ com mensagens, vídeos e declarações de apoio à rádio nas mídias sociais.

“A retirada dos equipamentos e a derrubada da torre da Cacau só nos fortaleceu e trouxe a comunidade local e os milhares de ouvintes da nossa região para o nosso lado. Temos recebido o conforto e o apoio de todos os seguimentos da sociedade civil organizada. Dos mais humildes a classe empresarial. Nos últimos dias visitamos 8 propriedades de pessoas que amam Ibicaraí e a Cacau FM. Para alegria de muitos e tristeza de poucos…pouquíssimos, a rádio está no ar, firme e forte”, disse Otaviano Neto.

“Visitamos essa semana vários locais e fomos muito bem recebidos. Nesse momento quero agradecer (em meu nome e de Otaviano) a Pedro Gama e sua esposa, na Serra do Córrego Grande; Ninho da Kombi, fazenda localizada na BR-415, próximo a ponte de Miudinho; a José Nilton Calazans e toda a comunidade do Andrezão que abraçaram a nossa causa e ofereceram um terreno; Raimundo Coletivo, que também ofereceu um local no alto do bairro Novo Horizonte; Ordival Gama, que colocou a disposição um terreno lado das casinhas do Bairro Bela Vista; o locutor Orley Alves, que ofereceu um terreno no Bairro Bela Vista; Milton Gama, que disponibilizou um pedaço de terreno em sua Fazenda ‘Coração de Jesus’ e Otto Oliveira que ofereceu uma área próxima a 63º CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar). O momento é de agradecer a Deus e a todas as pessoas que querem ajudar e amam a Cacau FM”, finalizou Nildete Cruz.

//

30 barracas foram distribuídas em Caravelas

Leia em: < 1 minuto

A entrega das barracas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Caravelas e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As barracas foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

São 30 barracas duráveis e muito resistentes, construídas em aço carbono, medindo 2 (dois) metros de comprimento por 1 (um) de largura, com a proposta de facilitar a exposição de frutas, verduras e outros produtos da agricultura familiar.

Segundo o Secretário de Aquicultura e Pesca, Daniel Siquara, “as barracas vão oferecer maior dignidade, melhor exposição de produtos e maior organização da feira livre”, argumenta.

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, disse: “esta é mais uma ação do governo municipal para requalificar a atuação dos feirantes, oferecendo mais conforto aos consumidores das feiras livres, melhorando a exposição e a qualidade dos produtos, além de atuar para diminuir a ação de intermediários, com o fortalecimento dos laços de cooperação e solidariedade entre produtores e consumidores”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos