O sistema foi instalado na sede do sindicato em Ilhéus

Leia em: 2 minutos

A instalação de um sistema de energia solar deve gerar economia de cerca de R$30 mil anuais ao Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação (APPI/APLB Delegacia Sindical Costa do Cacau), que representa cinco municípios da região sul da Bahia: Canavieiras, Itacaré, Una, Uruçuca e Ilhéus. O sistema foi instalado na sede do sindicato em Ilhéus e a direção da entidade quer transformar a ação em uma iniciativa estadual. Segundo a direção, essa é uma iniciativa que abre alas para as comemorações de aniversário do sindicato, que completa 42 anos de luta no dia 25 de agosto.

“É o compromisso do sindicato de fazer o debate sobre a questão ambiental a partir do uso de energia limpa e renovável. Esse projeto de instalação do sistema solar foi executado pela empresa OTL Engenharia e Serviços. São 37 módulos de 440w que vão gerar uma economia anual de aproximadamente R$30 mil nos gastos do sindicato com luz elétrica, um investimento de R$ 76 mil com prazo de retorno de dois anos e sete meses”, descreve o secretário de Finanças da APPI, Josimar Ferreira. De acordo com o sindicalista, a ideia demonstra o compromisso e a transparência da direção do sindicato com o recurso da categoria.

Para o presidente da entidade, Osman Nogueira, a ideia também perpassa pela ampliação do atendimento, mas ao mesmo tempo, ampliação da atuação do sindicato em todas as áreas sociais. “Esse é um grande presente que abre alas para as comemorações de aniversário do sindicato, 42 anos de luta, que completamos no dia 25 de agosto. Quatro décadas de luta, compromisso, responsabilidade e transparência. Vamos continuar com ações para alcançarmos ainda mais autonomia e ajudar no desenvolvimento da educação em todos os municípios que atuamos”, completa Nogueira.

Em Ilhéus, mais de 1000 imóveis já utilizam energia solar, segundo a empresa. Essa fonte energética possui vantagens por ser ambientalmente renovável, não polui, além de ter vida útil de aproximadamente 25 anos. Além de gerar uma redução na conta de luz em até 90%, tem necessidade mínima de manutenção.

CONQUISTAS
Outro importante investimento recente do sindicato foi a aquisição de um elevador para sua sede, o que representa uma conquista para os nossos filiados. Funcionando desde o segundo semestre de 2019, o equipamento objetiva garantir uma maior mobilidade no espaço interno do prédio, beneficiando, inclusive, as pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida. O investimento foi de R$ 130 mil com a compra e instalação do elevador.

O objetivo da campanha é alavancar as vendas em comemoração ao Dia da Independência do Brasil

Leia em: 2 minutos

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna anunciaram a adesão à campanha Semana do Brasil, que acontece de 2 a 12 de setembro em todo o país, com a participação dos maiores varejistas do país. O evento contou com a presença de representantes das entidades, da imprensa e do comércio local.

A campanha já conta com a adesão do Jequitibá Plaza Shopping, que esteve representada pela gerente de Marketing, Kaliane Rocha, da Associação de Bares e Restaurantes, representada por Rogério Sbardelotto e do comércio, através da CDL de Itabuna. O objetivo, segundo o presidente Carlos Leahy, é atrair os consumidores com descontos e promoções, que sejam atrativos e que possam aquecer o comércio.

“O mês de setembro não é um período de muito apelo às vendas. Então, será uma oportunidade para os comerciantes atraírem os consumidores e aumentar as vendas, fazendo promoções que tenham credibilidade para atender ao consumidor cada vez mais informado”, explicou Carlos.

O presidente da ACI, Mauro Ribeiro destaca que a participação das empresas é fundamental para engajar o comércio local e muito fácil de aderir. “É só acessar o site oficial da campanha: semanadobrasil.com, se cadastrar e baixar o material de divulgação para lojas físicas e virtuais, sem custos para o empreendedor”.

A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Renda foi representada por Oton Dantas, que destacou o apoio da prefeitura de Itabuna na promoção da Semana do Brasil. .

DIVULGAÇÃO
A cidade ganhará portais temáticos com o material de divulgação da campanha e os postes serão ornamentados com as cores verde e amarelo. As empresas poderão desenvolver suas estratégias de comunicação a partir do perfil de cada segmento, sempre explorando as redes sociais.

Com a prorrogação, é dada uma nova chance para o pagamento dos tributos atrasados, no momento em que a cidade convive com os efeitos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19

Leia em: < 1 minuto

A sessão ordinária de ontem (11.agosto) na Câmara de Ilhéus, contou com a presença e a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), direto de Brasília, onde busca novos recursos para a gestão. Logo na abertura dos trabalhos, o vereador Ivo Evangelista (Republicanos) lembrou que o Refis (Programa de Refinanciamento Fiscal), colocado em prática pela Prefeitura com autorização do Poder Legislativo, venceria na próxima 6ª feira (13). Diante desse fato ele apresentou um requerimento, pedido para que o programa fosse prorrogado.

A partir deste pedido, o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), entrou em contato com o prefeito e ele aceitou fazer uma transmissão, ao vivo, na sessão ordinária, informando que atendendo à solicitação das entidades representativas e da Câmara, vai autorizar a prorrogação da medida até 31 de dezembro.

“É mais um estímulo que fazemos à economia e ações como estas ajudam Ilhéus a ter um resultado positivo na geração de renda. É por este motivo, por exemplo, que Ilhéus apresenta saldo positivo de empregos, enquanto que os índices nacionais de desemprego crescem”, afirmou, atribuindo a sua decisão, “à um pedido da base do governo na Câmara”.

As demais nomeações serão publicadas conforme cada eixo da reforma administrativa

Leia em: 2 minutos

A prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD) ou Marão, anunciou na edição do Diário Oficial de 4ª feira (11.agosto) trouxe as nomeações de cinco secretários que irão compor o Executivo Municipal no eixo de gestão. A relação divulgada apresenta os seguintes nomes:

Bento Lima na Casa Civil;
Gabriel Bittencourt na Gestão;
Roberval Alves na Controladoria Geral;
Mozart Aragão na Fazenda e Orçamento; e
Jefferson Domingues na Procuradoria-Geral do Município.

Confira o perfil de cada secretário:
Bento Lima é Graduado em Direito (FTC-BA), Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (UESC/PROFNIT), Especialista em Direito Público e Privado (FTC-BA); especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (FTC-BA) e doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

Gabriel Bittencourt é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (2006), Advogado e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (2008) e Secretário de Mobilidade e Ordem Pública do Município de Ilhéus (2021).

Roberval Alves é Graduado em Letras (1989) e Gestão em RH (2015) e Especialista em Administração Pública Municipal (2016). Atuante na Administração Pública desde 2009, Roberval Santos já exerceu os cargos de Chefe de Controle Interno, Auditor de Controle Interno, Controlador Interino, Inspetor de Controle Interno e Diretor de Controle Interno na Prefeitura de Uruçuca.

Mozart Aragão é Bacharel em Direito pela Uesc, especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá em Convênio com a Associação dos Magistrados da Bahia (2002) e Secretário de Administração (2012).

Jefferson Domingues é Bacharel em Direito pela UESC (2018), Pós-graduando em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atual Procurador-Geral do Município. Domingues é Autor de artigos jurídicos publicados pela UESC e pela UFRN, tendo ocupado o cargo de Subprocurador de Licitações do Município de Uruçuca (2013-2016), com passagem pelo Escritório Harrison Leite Advogados Associados, em Itabuna.

As demais nomeações serão publicadas conforme cada eixo da Reforma Administrativa.

Leur Lomanto Júnior descumpre orientação partidária e vota a favor de PEC

Leia em: 2 minutos

O deputado federal Leur Lomanto Júnior (DEM) contrariou a decisão do partido e votou a favor da PEC do voto impresso. Leur foi um dos 229 deputados que votaram a favor da proposta contra 218 que votaram contra. A PEC foi rejeitada porque precisava de 308 votos favoráveis para ser aceita.

Nas redes sociais, o político fez uma publicação alegando que votou a favor da emenda: “Por mais segurança e transparência no processo eleitoral votei sim pelo voto impresso e auditável!”.

CONFIRA ⤵️

Foto: https://www.instagram.com/p/CSahUQlpIJN/

Dias antes da votação acontecer, o presidente nacional do DEM ACM Neto disse que a bancada do partido na Câmara estava orientada a votar contra a PEC que foi a plenário ontem 3ª feira. O partido de Neto conta com 27 deputados federais.

ACM havia esclarecido que: “Neste momento, a matéria traz muito mais insegurança ao sistema eleitoral e eu diria que até risco à democracia do que qualquer outra coisa”, afirmou o ex-prefeito à coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

Dos 39 deputados federais da Bahia, 9 não participaram da votação, outros 9 votaram a favor da PEC e 21 votaram contra.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, estelionato, peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e Associação

Leia em: 2 minutos

A Polícia Federal deflagrou nesta 4ª feira (11.agosto), em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Operação Nefanda, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Apurou-se que o município de Ilhéus, mediante dispensa de licitação, contratou empresa sem capacidade técnica e operacional cabalmente demonstradas, cujo objeto social é “recreação e lazer”, para gerir abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19. Referida empresa recebeu cerca de R$ 1.200.000,00,00 (um milhão e duzentos mil reais) para administrar o abrigo.

As investigações se iniciaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa, dentre os quais: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.

Estão na operação: 36 policiais federais e 9 servidores da CGU estão cumprindo 9 mandados de busca e apreensão em Ilhéus e Itabuna, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região.

Informações atualizadas às 10h52min de 5ª feira (11.agosto).

CONFIRA O ÁUDIO QUE O PAUTA BLOG OBTEVE DO SUPERINTENDENTE DA CGU RONALDO MACHADO ⤵️

OUÇA O ÁUDIO DO DELEGADO DA PF ANDERSON ALVES ⤵️

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Circula nas redes sociais, mas trata-se de uma notícia falsa, garante o vereador Manoel Porfírio

Leia em: < 1 minuto

O vereador Manoel Porfírio é o atual líder do prefeito Augusto Castro (PSD) na Câmara Municipal de Itabuna. O petista garante que foi vítima de ❌ fake news ao ser divulgada uma notícia falsa de que ele pode sair da liderança do governo na Câmara.

Porfírio é conhecido por não ter meio termo, com ele, ou é sim, sim, ou é não, não. Em contato com o Pauta Blog afirmou com veemência “Sou aliado do prefeito [Augusto Castro] de primeira hora, e assim continuarei”.

Ainda finalizou declarando que: “Claro que pode ter um ou outro vereador insatisfeito, mais a base do prefeito é sólida igual rocha na Câmara”.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Causa da morte ainda é desconhecida, mas ex-prefeito Zito já estava sob cuidados médicos

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Itabepi, José de Souza Santos, mais conhecido como Zito, morreu nesta 3ª feira (10.agosto) aos 82 anos de idade.

Zito comandou o município do extremo Sul da Bahia entre os anos de 1998 e 2000, depois que o prefeito Almir Stolze foi assassinado.

A causa da morte ainda não foi divulgada pela família, mas o ex-gestor estava recebendo cuidados médicos em casa há algum tempo.

Zito deixa esposa, filhos, netos e bisnetos. Será sepultado ainda nesta hoje. Foto e informações A Gazeta Bahia.

Evento esportivo atrai atletas apaixonados pelas artes marciais e o estudante de medicina estará lá: Eduardo Vital Filho

Leia em: 2 minutos

Entre os dias 19 e 22 de agosto, o Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu acontecerá na capital carioca e promete reunir os melhores atletas do Brasil de todas categorias. Entre os competidores, estão 35 brasileiros no peso médio de até 82,3kg.

Muitos dos lutadores que vão competir já têm experiência com o esporte. É o caso do estudante de medicina da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Eduardo Vital Filho, de 25 anos, que é faixa azul, treina há 3 anos e irá competir pela categoria peso médio de até 82,3kg. Ele, inclusive, já foi campeão baiano enquanto ainda era faixa branca e se diz ansioso pelo campeonato.

Segundo o lutador, que treina na academia Gracie Barra de Feira de Santana, disse: “esse evento tem tudo para ser um dos maiores do Brasil e ele tem se preparado para trazer o melhor resultado para a equipe que representa e para o estado da Bahia”. O atleta tem como treinadores, os seguintes senseis: Valnei Valadão e Samuel Carvalho.

A CBJJ, Confederação Brasileira de Jiu-jitsu, informou que está tomando todos os cuidados necessários nesse momento de pandemia para que o evento seja um exemplo de sucesso dentro e fora da arena de competição.

O ATLETA CONTA COM OS SEGUINTES PATROCINADORES
Samar Malhas, Nexca Store, Olympus, Comunidade de Poker Feirense, Disktech, Seja Fitness fsa, Academia Olympus.

Eduardo Vital Filho e o sensei Valnei Valadão

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

//

Medida Provisória foi entregue ao Congresso e revoga o Bolsa Família para criar o Auxílio Brasil, pacote composto por nove benefícios. Valor dos pagamentos ainda não foi definido

Leia em: < 1 minuto

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), afirmou em publicação que foi entregue à Câmara dos Deputados, a medida provisória que cria condições para implementar o novo programa social do Governo Federal, o Auxílio Brasil, em substituição ao já existente Bolsa Família.

Ainda segundo o ministro, não existe ainda um valor exato para o benefício que será pago, mas tudo será feito respeitando o teto de gastos já que é importante que a área social caminhe junto com a responsabilidade fiscal. Além disso, Roma afirma que se trata de um programa social mais robusto, fortalecido e que tem o objetivo de proteger a população em situação de vulnerabilidade, mas que busca emancipar o beneficiário.

Notícias mais lidas

Outros assuntos