Emasa implanta hidrante no bairro de Fátima para auxiliar o 4º GBM em caso de incêndio

Novo hidrante é testado no bairro de Fátima

Leia em: 2 minutos

O Bairro de Fátima foi contemplado com a instalação de mais um hidrante dentro da política preventiva e da parceria entre a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Itabuna. O equipamento está instalado na Rua Francisco Ferreira da Silva, tendo sido testado com boa vazão de água na manhã desta quarta-feira, dia 18, por um técnico da Emasa e integrantes da instituição militar de combate a incêndios.

Desde o início do ano, a Emasa vem implantando hidrantes em diversas áreas da cidade, com a finalidade de facilitar a ação do Corpo de Bombeiros diante da necessidade de combater eventuais incêndios.

O gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, afirma que esse é o quinto hidrante dos 15 adquiridos pela empresa para o programa com o 4º GBM. “Com o equipamento instalado, os moradores de áreas como João Soares, Vila das Dores (Canecos), Parque Verde, Parque Boa Vista e parte do Califórnia, além do Bairro de Fátima, terão a vida mais protegida e também o patrimônio”, diz.

Para o tenente do 4º GBM Robson Nascimento, os hidrantes garantem segurança e eficiência em caso de incêndio e pânico, otimizando o tempo resposta das viaturas. “A agilidade do reabastecimento de água da guarnição no combate a sinistros, que por ventura venham acontecer é fundamental para o nosso trabalho”, atesta.

O 4º GBM cobre uma região que abriga 27 municípios e, segundo o tenente Nascimento, a parceria com a Emasa serviu de estímulo para que outros municípios e a concessionária estadual Embasa, que responde pelo abastecimento de boa dessas cidades, passassem a adotar a política preventiva semelhante com a implantação de hidrantes.

“O comandante do 4º GBM, tenente-coronel Manfredo, manteve encontros com a direção da Embasa, a presidência da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e os prefeitos realçando a importância de execução de ações que auxiliem o trabalho do Corpo de Bombeiros”, salienta o tenente Nascimento.

João Bitencourt disse que a Emasa e o 4º GBM farão estudos de viabilidade nos bairros Santo Antônio e Nova Itabuna para definir os locais onde novos hidrantes serão implantados. “Vamos buscar pontos adequados para os equipamentos que são vitais no enfrentamento de sinistros”, garante o gerente Técnico da Emasa.

Notícias mais lidas

Outros assuntos