//

Leia em: 2 minutos

A CVR Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada para a coleta de resíduos sólidos, montou um estande no Shopping Jequitibá em Itabuna, para estreitar as relações com a comunidade e promover ações que valorizam o meio ambiente. O Espaço “Instagramavel” fica aberto até esta 3ª feira (12.outubro), das 14 às 20 horas, na Alameda da Moda, ao lado das Lojas O Boticário,

Durante a campanha, os visitantes recebem informações sobre a destinação correta de resíduos, utilização de produtos reciclados de madeira e pneus como objetos de decoração e recebem mudas para plantio em espaços públicos ou residências. O espaço multimídia também incentiva postagens nas redes sociais, impulsionando o alcance da campanha e permitindo a interação com milhares de pessoas.

“É uma ação super importante, porque orienta como preservar o meio ambiente, evitar a poluição dos rios e contribuir para arborizar a cidade”, disse o comerciante José Ferreira . “A conservação ambiental é um tema relevante e precisa ser difundida para a comunidade”, destacou a comerciária Erika Dafne. Para a promotora de vendas Mariana Andrade, “Itabuna estava precisando acabar com o lixão e a CVR empresa presta um serviço que melhora qualidade de vida as pessoas e torna a cidade melhor para se viver”.

Estão sendo distribuídas mudas de jambo, graviola, ipê amarelo e abil roxo.

O gerente comercial da CVR Costa do Cacau Mauricio Ramos Sena, afirma que o Shopping Jequitibá “é um local de grande circulação de pessoas de toda a região, o que amplia o alcance desse projeto de divulgação do serviço de gerenciamento de resíduos realizado pela empresa no Sul da Bahia, atendendo municípios e empresas privadas, que passam a atender as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento”.

Primeira-dama de Ilhéus Soane Galvão e o novo bispo Dom Giovanni

Leia em: 2 minutos

Na manhã deste sábado (9.outubro), Soane Galvão prestigiou com bastante desenvoltura na posse do novo Bispo Dom Giovanni Crippa após 26 anos do comando de Dom Mauro.

A celebração começou na igreja São Jorge, com a entrega simbólica da chave da cidade, hino nacional e mensagens das autoridades políticas, militares e civis. Em seguida, os fiéis foram em procissão para a Catedral São Sebastião para a celebração da primeira missa do Bispo Dom Giovanni Crippa.

“Ilhéus e região está de braços abertos! Que possamos em oração e com a bênção de Deus realizar grandes feitos em prol do nosso povo. Meu sentimento é de alegria e gratidão”, disse Soane Galvão.

O Papa Francisco nomeou o novo bispo para a Diocese de Ilhéus no dia 11 de agosto passado.

Soane Galvão recebe a bênção de Dom Mauro Montagnoli

Um simulacro de pistola, seis celulares, dois televisores e dezenas de cartões bancários em nome de terceiros foram apreendidos com os suspeitos

Leia em: < 1 minuto

Dois casais suspeitos de estelionato foram presos em flagrante, ontem (8.outubro), por uma equipe do Setor de Investigação da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. A quadrilha foi localizada no bairro São Lourenço.

De acordo com o titular da unidade policial, delegado Ricardo Amaral Magalhães, os investigadores identificaram várias ocorrências em que pessoas anunciavam em redes sociais a venda de celulares, eletrônicos e móveis. “As vítimas entregavam seus pertences aos criminosos, após negociarem as vendas por telefone, e recebiam falsos comprovantes de depósitos bancários”, detalhou Ricardo.

Ao perceberem que o pagamento não era creditado em suas contas, os vendedores tentavam contato com os supostos compradores, sem sucesso. “Apuramos que os suspeitos, naturais de Itabuna, estavam na cidade há poucas semanas, mas já haviam aplicado o golpe em 15 pessoas”, destacou o titular da Delegacia de Teixeira de Freitas.

Um simulacro de pistola, seis celulares, dois televisores e dezenas de cartões bancários em nome de terceiros foram apreendidos com a quadrilha. Duas vítimas já identificaram seus produtos, que serão restituídos. Os casais vão responder por associação criminosa e estelionato.

LEIA TAMBÉM ⤵️

RUMO A 10 REAIS/LITRO❗ Gasolina e gás de cozinha vão ficar 7% mais caros a partir deste sábado, dia 9

Guinho foi categórico: "Eu não quero tirar benefício nenhum de vila e de campo amador. Quem tem que tirar é a população"

Leia em: 2 minutos

Em entrevista concedida ao canal do youtube Café com Pimenta na última 4ª feira (6.outubro), o vice-prefeito de Itabuna e secretário de esportes, Enderson Guinho (DEM), abriu o jogo e detonou a atuação da Setre (Secretaria de Esporte, Trabalho, Renda e Emprego), que tem à frente o ex-deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB).

Questionado sobre a relação entre a secretaria municipal e a secretaria estadual de esportes, Guinho enfatizou que não existe ligação entre eles: “Hoje, não existe nenhum tipo de relação da minha parte com o secretário ou a secretaria estadual. Aí eu digo que não foi uma atitude minha. Aí é uma opção de quem, hoje, conduz a Setre, o esporte no estado. Seja quem representa lá mesmo em Salvador ou está aqui”.

O vice-prefeito classificou como politicagem a falta de interesse da Setre em concluir as obras prometidas para a cidade de Itabuna, a exemplo da reforma da Vila Olímpica e construção do Campo Amador. Segundo Guinho, o prazo para entrega desses equipamentos não foi cumprido pela secretaria estadual e ele chegou a ser cobrado pela população.

Ainda na entrevista, Guinho chegou a dizer que acredita que a falta de relacionamento entre as secretarias seja fruto de uma implicância com sua pré-candidatura a deputado federal: “O que eu desejo é que as obras sejam entregues. Talvez estão esperando eu me licenciar para concluir, mas eu não quero tirar benefício nenhum de vila e de campo amador. Quem tem que tirar é a população”.

Ao citar os projetos que tem proposto à frente da pasta, Guinho pontuou que isso deveria ter sido feito muito antes porque o incentivo à prática esportiva não era priorizado na cidade: “O esporte foi abandonado nos últimos anos em Itabuna, nas últimas gestões. A gente chegou ao estado de falência do esporte itabunense”.

Guinho, para quem não o conhece, foi vereador de Itabuna e ferrenho opositor à gestão passada. Ou seja, de oposição, ele entende!

Acordo foi selado durante passagem do governador por Floresta Azul

Leia em: < 1 minuto

Após o anúncio de que Ivoneide Caetano (PT) será pré-candidata a deputada estadual em 2022, começou o burburinho. O marido, Luiz Caetano (PT), é o atual secretário estadual de Relações Institucionais e ex-prefeito de Camaçari e chegou a afirmar, inclusive, que não tem medo dos ciúmes da base aliada de Rui Costa (PT) com a candidatura da esposa.

Eis que a pré-candidatura já ganhou força e, nesta 6ª feira (8.outubro), uma grande aliança foi firmada entre Ivoneide e um medalhão itabunense que pretende se lançar como candidato a deputado federal.

Por enquanto, o Pauta Blog não pode revelar o nome, mas o acordo foi selado durante a passagem do governador pela cidade de Floresta azul.

Vem dobradinha forte por aí e mais uma concorrente chegando em Itabuna.

Leia em: 2 minutos

Em reunião realizada na tarde desta 6ª feira (8.outubro), o governador Rui Costa (PT) decidiu liberar o retorno, com restrições, das torcidas aos estádios de futebol baianos. A autorização vale a partir deste sábado (9.outubro), quando decreto sobre o assunto será publicado no Diário Oficial do Estado.

“A flexibilização foi possível em razão dos atuais índices da pandemia na Bahia”, explicou o governador. Neste retorno, deverá ser respeitado o limite de até 30% da capacidade dos estádios e serão obrigatórios o uso de máscara, o distanciamento social e o álcool em gel para higienização das mãos. Somente torcedores que comprovarem vacinação completa contra a Covid-19 poderão acessar os estádios.

A secretária estadual de saúde em exercício, Tereza Paim participou da reunião e aproveitou a oportunidade para alertar para a necessidade de que todas as pessoas, independente de ir ou não aos estádios, completem o esquema de vacinação. “Mais de 700 mil pessoas não foram tomar a segunda dose. O gol do seu time é motivo de comemoração, mas o distanciamento ainda se faz necessário”.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Trabalho educativo será realizado com condutores, mas, depois, punições serão aplicadas nos desobedientes

Leia em: < 1 minuto

A partir da próxima 2ª feira (11.outubro), será proibido estacionar veículos na Avenida Manoel Chaves, em Itabuna. O comunicado foi anunciado pelo Settran (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito).

Segundo a Settran, a proibição vale para o trecho que compreende o cruzamento da Avenida Manoel Chaves com a Rua Juarez Távora nos dois sentidos da via. Inicialmente, será feito um trabalho educativo com a população para que a determinação seja seguida e, depois, serão aplicadas as punições cabíveis em quem desobedecer a proibição.

O Pauta Blog entrou em contato com o secretário titular da Settran, Thales Silva, e ele informou que a avenida é uma pista de rolamento e, por esse motivo, não é permitido estacionar. O mesmo acontece com a Avenida J.S. Pinheiro, por exemplo.

Atenção, condutores! Placas de sinalização serão instaladas na avenida com o objetivo de orientar os motoristas, mas é importante ficar atento e obedecer às regras para contribuir para um trânsito mais seguro.

Secretário de Governo, Josué Brandão Júnior, coordena a consolidação do Código Municipal de Posturas

Leia em: < 1 minuto

O Código de Postura de Itabuna, instrumento que norteia a conduta dos cidadãos, está sendo atualizado e consolidado. A informação é do secretário municipal de Governo, Júnior Brandão, que nesta sexta feira, dia 8, disse que o Código será republicado com todas as 14 modificações realizadas na Lei original, que é de 1985. Brandão informou que as pessoas poderão ter acesso ao Código que será republicado no Diário Oficial do Município até final deste mês.

“Todo cidadão terá acesso, em um só instrumento, a todas as leis que alteraram o Código Municipal de Postura, o que será um benefício para escolas, faculdades e empresas que poderão estudar como deve ser a conduta em toda as instâncias do município”, disse o secretário de Governo.

Ele destacou que as modificações mais importante no Código ocorreram em 2003, normatizando sobre a divulgação de mensagens publicitárias em logradouros públicos. “As mudanças foram com base no tamanho e formatos, se era estático ou se tinha luminosidade. Na época, inclusive, fizemos uma emenda permitindo que taxistas colassem adesivos perfurados nos vidros traseiros dos carros”, lembra Júnior Brandão que à época era vereador.

📷 Foto de Roberto Santos

//

Em 2021, a gasolina já aumentou 62% e o gás de cozinha 48%

Leia em: < 1 minuto

Nesta 6ª feira, a Petrobras anunciou que a gasolina e o gás de cozinha vão ficar 7% mais caros a partir deste sábado (9.outubro). Os reajustes valem para as distribuidoras que, por sua vez, podem aplicar o reajuste para o consumidor final.

Neste ano, o preço da gasolina já subiu 62% e, no gás, o aumento já representa 48%. Agora, o litro da gasolina vendido nas refinarias passará de R$ 2,78 para R$ 2,98, um reajuste de 7,19%. No gás, o preço médio de venda subirá 7,22%, para R$ 50,15 no botijão de 13 quilos.

De acordo com o comunicado da estatal, esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento.

//

Leia em: 2 minutos

A partir do dia 18 de outubro, as escolas da rede estadual de ensino da Bahia devem retomar o modelo de aulas 100% presenciais. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta 6ª feira (8.outubro), durante agenda no município de Floresta Azul, no sul baiano.

“Vamos dar início às aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino no dia 18 de outubro. O retorno acontecerá de forma segura, respeitando todos os protocolos, como já ocorria no modelo híbrido. Sobre a volta da torcida aos estádios, vamos divulgar esta definição em breve”, pontuou Rui Costa.

Sobre a liberação da volta do público aos estádios, o governador disse que irá concluir o alinhamento junto à Secretaria da Saúde do Estado e que deve anunciar a decisão ainda nesta sexta.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos