A reunião iria contar com a presença do prefeito e de secretários

Leia em: < 1 minuto

A reunião que seria realizada na Câmara de Itabuna, na tarde de hoje (4.janeiro), com a presença do prefeito Augusto Castro e secretários para discutir o pagamento do Auxílio Recomeço às famílias afetadas pela enchente do Rio Cachoeira foi cancelada.

A nova data ainda não foi comunicada.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: 2 minutos

Em decorrência do surto epidêmico de sintomas gripais em Itabuna e em todo o estado, as unidades de saúde se encontram lotadas para atendimentos de sintomas da gripe no município. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde implantará mais dois gripários até o fim desta semana, sendo um adulto e outro pediátrico, os quais darão suporte às unidades com acolhimento das 7 às 19 horas.

A partir de hoje (4.janeiro), o Gripário Pediátrico iniciará os atendimentos a crianças com síndromes gripais e dará assistência ao Hospital Manoel Novaes. A unidade está localizada no anexo do Cemepi (Centro Médico Pediátrico de Itabuna) em frente à unidade principal do próprio Cemepi, na Avenida das Nações Unidas.

Já o Gripário Adulto, a estrutura está em processo final de adaptação e funcionará no ambulatório do Hospital São Lucas. Os atendimentos aos pacientes devem começar até o final desta semana.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que essa é uma medida adotada para dar suporte às unidades que estão com alto fluxo de atendimento e internação. “Na semana passada, em um único dia, a UPA-24 Horas, no Monte Cristo, realizou 400 atendimentos de sintomas gripais e atingiu 21 internamentos. Precisamos que as pessoas se cuidem e evitem aglomerações. Por isso, adotamos algumas medidas para atender a essa alta demanda”, disse.

TELEMEDICINA
Além dos gripários, a cidade contará também com o “Eu Saúde – Bahia Urgente”, um recurso tecnológico de Telemedicina da empresa Near Telemedicine, que disponibilizou voluntária e gratuitamente, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, suporte virtual de profissionais de saúde. A metodologia visa realizar atendimentos online e evitar a superlotação das unidades.

Por meio do número de WhatsApp da “Eu Saúde” operadora mais (31) 99674-7263 o paciente entrará em contato e responderá perguntas do prontuário eletrônico para realização de triagem. No próprio bate-papo do aplicativo, ele será atendido por um enfermeiro que avaliará a necessidade de encaminhamento para uma unidade e/ou especialista.

TESTAGENS
A partir de amanhã, serão realizadas testagens contra o Covid-19 em ponto fixo. A ação acontece também em virtude do aumento crescente do fluxo de atendimentos de sintomas gripais nas unidades. As testagens serão realizadas na terça e quinta-feira, das 8 às 15 h no térreo do Espaço Cultural Professor Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores.

A orientação é que as pessoas que estiverem com sintomas gripais, procurem realizar as testagens no ponto fixo para que haja melhora no fluxo das unidades como a UPA 24 Horas que se encontra em lotação.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus continua em campanha para arrecadar donativos e prestar apoio às pessoas afetadas pelas fortes chuvas registradas na cidade no mês de dezembro. Para ampliar a corrente de solidariedade, além do recebimento de materiais de higiene, roupas e alimentos, o Município abriu uma conta bancária para viabilizar recursos, que serão revertidos em itens destinados às famílias desalojadas. Conforme balanço parcial de doações realizado pela Secretaria da Fazenda e Orçamento, do dia 27 de dezembro de 2021 até o dia 3 de janeiro de 2022, o total arrecadado foi de R$ 24.914,16.

TRANSPARÊNCIA
A administração municipal frisa que os recursos serão convertidos em materiais necessários para a população afetada pelos temporais. A Prefeitura segue atuando em diversas frentes, através de uma força-tarefa formada por várias secretarias, com apoio dos governos estadual, federal e voluntários. Todo trabalho realizado visa reduzir o sofrimento das famílias e recuperar parte do que perderam.

DOAÇÕES
A entrega de donativo pode ser realizada na Central de Doações, na antiga sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, situada à Rua Mário Alfredo, s/n, próximo à Associação 19 de Março, na Conquista. A ajuda também pode ser dada via transferência bancária em nome da Prefeitura de Ilhéus, conforme os dados abaixo:

Chave Pix – CNPJ: 13.672.597/0001-62
Banco do Brasil
Agência: 19-1
Conta Corrente: 81998-0

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

No primeiro semestre serão disponibilizadas 66.555 vagas e no segundo semestre 44.370 novas vagas

Leia em: 2 minutos

O Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) divulgou no fim da tarde da quarta-feira (29/12), a quantidade de vagas que serão disponibilizadas para o Fies em 2022. Ao todo serão disponibilizadas 110.925 vagas para o exercício de 2022, primeiro ano do Plano Trienal, período de 2022 a 2024, com aporte de 500 milhões de reais no Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), provenientes do orçamento do Ministério da Educação (Mec). No primeiro semestre, os estudantes terão acesso a 66.555 vagas, 60%, e 44.370 vagas, no segundo semestre, 40% do total.

O Fies é um programa do Governo Federal destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Mec.

Para efetuar a inscrição, é necessário que o estudante tenha realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020. Além disso, o participante precisa ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até três salários mínimos por pessoa.

COMO SE INSCREVER
Para se inscrever no Fies é preciso ter uma conta no Portal gov.br, que possibilitará o acesso ao Portal Fies. As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Atualmente, o valor do auxílio é de R$ 200

Leia em: < 1 minuto

O vereador e líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), protocolou, nesta 2ª feira (3.janeiro), um pedido para que o valor do Auxílio Aluguel cedido pela prefeitura às famílias vítimas da enchente do Rio Cachoeira seja de R$ 600. Atualmente, o valor é de R$ 200.

Segundo o vereador, o objetivo é que, nesse momento de dor, as famílias desabrigadas sejam acolhidas pelo poder público para que tenham um amparo para recomeçar. Depois de ser analisado pelo plenário da Câmara, o projeto será enviado para o prefeito Augusto Castro (PSD).

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Ministros João Roma, Marcelo Queiroga e Damares Alves concederam entrevista coletiva em Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Nesta 2ª feira (3.janeiro), os Ministros do Governo Federal, João Roma (Cidadania), Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroga (Saúde), estiveram em Ilhéus para trazer 23 profissionais de saúde do Programa Mais Médicos para atuar na região Sul do Estado. O objetivo é intensificar os atendimentos às pessoas vitimadas pelo temporal caiu sobre a Bahia.

Em entrevista coletiva concedida logo após a chegada à cidade, os ministros discursaram ao lado do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária de saúde do estado, Tereza Paim. Na ocasião, eles citaram a verdadeira força-tarefa que está sendo montada para atender a região e garantir que a população seja amparada pelas esferas municipal, estadual e federal.

Os ministros salientaram que a união entre os poderes, além dos ministérios, vai beneficiar os moradores das áreas afetadas, além de acelerar as ações que devem ser adotadas para minimizar os efeitos das chuvas. Além dos 23 médicos, ações ligadas ao setor social e diretamente aos direitos e à cidadania, vão ser ampliadas ao longo dos próximos dias.

DÊ PLAY E ASSISTA A COBERTURA COMPLETA⤵️

Projeto altera em até 50% valores dos imóveis comerciais e empresariais; para loteamentos e terrenos, valores podem ser alterados em até 70%

Leia em: < 1 minuto

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Itabuna o projeto que revisa os valores referentes à Planta Genérica de Valores do Município (PGV), ou seja, altera os preços do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As novas diretrizes passaram a valer no dia 1º de janeiro.

Neste ano, a revisão dos valores se limitará em até 50% para imóveis comerciais e empresariais e 70% para loteamentos e terrenos.

O texto foi votado pela Câmara de Vereadores no dia 20 de dezembro e foi aprovado por 19 votos a favor e 2 contra. Os vereadores Danilo da Nova Itabuna (PSL) e Fabrício Pancadinha (PMN) foram os únicos que votaram contra o projeto.

CLIQUE AQUI E VEJA O DIÁRIO OFICIAL DE ITABUNA

Vereador Erasmo Ávila, prefeito Augusto Castro e secretário Davi Dultra se reúnem nessa terça-feira

Leia em: < 1 minuto

Nessa 3ª feira (4.janeiro), o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), e o prefeito da cidade, Augusto Castro (PSD), vão se reunir para discutir o pagamento do Auxílio Recomeço às famílias afetadas pela enchente do Rio Cachoeira. O encontro também vai contar com a participação do secretário municipal da Fazenda, Davi Dultra.

O objetivo da reunião é ajustar os últimos detalhes sobre o pagamento do benefício no valor de R$ 3 mil e dar total transparência às etapas do processo. Vale lembrar que o projeto foi aprovado pelos vereadores da Casa em caráter de urgência na semana passada durante uma sessão extraordinária e visa atender a população castigada pelas chuvas.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

O ex-vereador de Ituaçu, município baiano, filiou-se ao PDT. Ele é o reforço do partido que está se preparando para a disputa das eleições municipais de 2024. O ato de filiação foi realizado de forma muito simples com a presença de Chiquinho raposa (Presidente Municipal de Ituaçu), também estiveram presentes Manoel Gusmão (Presidente Municipal da cidade de Vitória da Conquista), e a presença de Silva Neto (membro da executiva do partido e pré candidato a deputado estadual), pelo qual Cocão teve o aval e sua filiação abonada, em Ituaçu.

Segundo Emanoel Cocão, a mudança de partido é uma necessidade diante da nova legislação que tirou da disputa partidos com baixa representatividade. O ex-vereador afirma que tem recebido pedidos de apoiadores para participar do processo eleitoral e que o PDT está estruturado com condições necessárias para poder participar do pleito legalmente. “Além disso, o partido tem ideais que eu venho defendendo ao longo de minha trajetória política, que é a busca do pleno desenvolvimento, onde há o cuidado com as pessoas com uma saúde pública e educação de qualidade para todos”, justificou.

Para Silva Neto, participar ativamente da política é uma forma importante de contribuir com projetos e soluções para resolver os problemas do município e que isso passa pelo processo eleitoral. “Quem governa decide quem vai ser beneficiado com o desenvolvimento, influenciando todos nós. O partido está bem estruturado e fortalecido com a presença do nosso amigo e vice prefeito Luiz e tantos outros membros que compõe o partido, por isso da nossa decisão em fortalecer o PDT e novamente participar das eleições municipais”, concluiu ele.

Emanoel Cocão é natural de Ituaçu, é servidor público, atuante na área da saúde e já foi vereador na cidade. Tem como bandeiras a saúde pública, educação de qualidade, meio ambiente, defesa da dignidade humana e da democracia.

“Manoel Gusmão, como presidente Municipal e articulador Regional eu que o fortalecimento do PDT vêm acontecendo de forma natural a cada dia, pois estamos tendo o apoio de Silva Neto e do nosso presidente estadual e Deputado Federal Félix Mendonça júnior, nós dando livre arbítrio em buscar pessoas sérias e que querem transformar, a nossa bahia e as nossas cidades com a nova política por meio do partido. Finalizou”.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: 2 minutos

Contrariando as expectativas, o Ministério da Saúde enviou apenas 23 médicos à Bahia, do total de 119 prometidos pelo ministro Marcelo Queiroga, para atender a população atingida pela catástrofe ambiental que culminou em mais 90 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e em 156 municípios em situação de emergência. Adicionalmente, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) remanejou oito médicos do quadro para atuar na região. Além de socorrer os feridos, os profissionais de saúde têm a missão de minimizar os efeitos do contato com as águas sujas das enchentes e combater doenças como cólera, leptospirose, hepatite, doenças diarreicas e febre tifoide, por exemplo.

Todos eles já desembarcaram em Ilhéus e estão em deslocamento para os seguintes municípios: Gandu, Itajuípe, Piraí do Norte, Dário Meira, Teolândia, Canavieiras, Apuarema, Nova Ibiá, Ibicaraí, Angical, Paratinga, Wanderley, Cotegipe, Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto, Ibicuí, Itarantim, Jiquiriçá, Ubaíra e Amargosa.

De acordo com a secretária estadual da Saúde da Bahia, Tereza Paim, a distribuição dos médicos foi feita pela Sesab em parceria com Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA). “Buscamos uma equidade com foco nos municípios muito afetados e com população desabrigada e desalojada. Periodicamente novas avaliações serão feitas, a fim de incluir novos municípios”, destaca a secretária

Vinda de São Paulo, a médica Rita Cândido fala da sensação de vir à Bahia nesse momento: “É muito gratificante e emocionante trabalhar para suprir as necessidades médicas de uma a população que tem sofrido muito. “Já o médico paraibano Gomes Machado tem uma motivação a mais porque “estou ajudando meu povo porque minha família também é baiana. A gente se formou pra isso, para salvar vidas e não há nem o que se discutir quanto a isso. Temos de estar onde se precisa de um médico” Para a sergipana Josefa Oliveira, o sentimento é de esperança: “Estar aqui, contribuindo, compartilhando o que estudamos e oferecendo o nosso trabalho para quem mais está precisando nesse momento nos faz acreditar na vida, mesmo após as piores tragédias”.

DÊ PLAY E ASSISTA A DRª DÉBORA LIMA ⤵️

Notícias mais lidas

Outros assuntos